segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Propostas eleitorais: aceso à profissão


Propostas da Lista A

Realizar
anualmente, em colaboração com as instituições do ensino superior que ministram cursos que dão acesso à inscrição na Ordem, um encontro de reflexão sobre o estado do ensino da Contabilidade, bem como a sua adequação ao exercício da profissão.

Manter
, em moldes a definir pelo Conselho Directivo, os exames de avaliação ou, em alternativa, procurar outros meios ou processos de avaliação dos conhecimentos profissionais dos candidatos à inscrição na Ordem.

Definir as condições e a estrutura dos respectivos exames de avaliação para o acesso aos colégios da especialidade, previstos no artigo 3.º do Estatuto da Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas.


Propostas da Lista C

Rever
o acesso à profissão, exigindo-se que os novos candidatos a admitir sejam portadores de mais conhecimentos e experiência prática, com um sistema de estágios e de exames adequado à aferição dos conhecimentos necessários ao exercício da profissão.

Defender a existência de exames de acesso à profissão como elemento indispensável ao acesso à profissão, tornando-o mais exigente.

Promover
uma profunda reformulação dos conteúdos programáticos e dos exames, da responsabilidade exclusiva da respectiva Comissão, bem como das suas condições de realização, tornando-as mais dignas e minimizando o nível de incongruências já detectadas.

Aprofundar o trabalho com os estabelecimentos de ensino superior e a respectiva tutela, no sentido de se ultrapassarem algumas deficiências, cada vez mais notórias, no ensino da Contabilidade e da Fiscalidade, de forma a se obter uma uniformização lectiva em termos pedagógicos e científicos.

Criar a figura do TOC Estagiário, considerando-o como um pré-TOC, com acesso a todo o sistema de informação, formação e apoio técnico que a Ordem possibilite, incluindo os Fóruns. Dar maior ênfase à fase do estágio, tornando-o uma valia mais enriquecedora do currículo do futuro profissional, inclusive com o possível alargamento do período de duração do estágio.

-------------
A lista B não está neste "post" porque não foram encontradas propostas sobre acesso à profissão de TOC no respectivo site de campanha.

12 comentários:

Anónimo disse...

lol,

Acho um piadão quando brincam com a vida de algumas pessoas... Uns, que criaram os exames como hoje são, uma bela m#&$a, já põem a hipotese de mudar a estrutura do mesmo ou arranjar outra forma de avaliação; outros querem torná-los mais dificeis?!...

Será que nenhuma destas almas percebeu que existem instituições para ensino e avaliação: As Universidades, politecnicos. Devidamente aprovados pelo Governo competentes para o efeito. Só isto cobre a parte dos conhecimentos e exames a ser necessário!

E, especialmente, estes...IDIOTAS que se preocupam mais com posições de poder do que com a responsabilidade que vão assumir... ainda não perceberam que é a experiência profissional que faz um profissional (obviamente para além de conhecimentos académicos)...

Estágios a sério envolvendo também o patrono como elemento de avaliação. Com isto era diferente... mas dá trabalho. Muito. Ter que focar a atenção numa coisinha destas que para além de não dar votos, é uma bela fonte de receitas.

Normalmente é preciso de um bom "par" para seguir o caminho certo...

Eu já tenho o meu "par" bem orientado... vou fazer exame pela 4ª vez agora em Março e não passando tentarei no final do ano. Não passando a nenhum deles...caguei para ser TOC (perdoem-me os TOCs honrados). Não consigo andar bem sempre a trabalhar e a pensar nesta porcaria e a estudar. Chega! Isto só faz que ande sempre em baixo atrapalhando vários sentidos da minha vida.

Quem se sentir assim aconselho o mesmo.

Não me vou sentir mal por "não ter conseguido" ser TOC porque, para além de não ser por falta de esforço nem burrice, vai ser um verdadeiro alivio para ser sincero.

Boa sorte a todos.

Este será, a bem ou a mal, o meu último ano que irei aqui escrever.

Boa sorte para todos.

Anónimo disse...

quem agora condiciona o acesso á profissão, foi quem nunca foi colocado a prova para exercer esta mesma profissão, tao simples quanto isto. será legitimo? nao me parece.

Anónimo disse...

Ponham os três candidatos a fazer o exame, quem tiver melhor nota fica como bastonário!!!

Anónimo disse...

Então ganhava o candidato da Lista B, porque pelo seu curriculum onde consta que já foi professor no ISEG, formador da OTOC, formador da Apeca, da APOTEC, e autor de livros, etc...

Anónimo disse...

a questao de nao deixar os toc exercerem sem passarem por um processo de avaliação e periodo de adaptação ao exercicio da profissao serve tb para os proteger, infelizmente só daki a mt tempo irao entender isto, mas concordo k o processo actual não é justo para ninguem...
eu sou toc e so dp de mts anos de profissao vi os riscos k corri nos primeiros anos de actividade, felizmente ainda numa conjuntura mt mais favoravel p o toc... hoje em dia o toc é carne p canhao entre o fisco e a ordem.

Anónimo disse...

Que engraçado o meu comentário desapareceu, só me ria com a questão do candidatos a bastonário fazerem exame, o melhor era o bastonario da otoc.
Enfim...

Anónimo disse...

Um exame mais exigente???
Então e um exame, com apenas uma resposta correcta e não duas ou três? E um exame com um Português correcto? Que palhaços vcs são, tiram-me do sério, não devia era ir ninguém a exame...

Anónimo disse...

ola... bom dia... por falar em acesso a profissao, alguem tem noçao de como vao ser as coisas em março? eu nao sei o que estudar nem como estudar, se alguem tiver apontamentos em snc ou sugestoes eu agradecia...

Anónimo disse...

Ninguém faz ideia como vai ser em Março, o melhor era fazer-se greve ao exame, mm para vcs que vão a 1ª vez.
Fazendo greve, a ordem fica sem credibilidade, sem receitas, já todos escrevemos mt aqui, mas acho que deviamos partir para isso...
SALAS VAZIAS

Anónimo disse...

bom dia,

alguém já recebeu a convocatória para o exame de março? eu ainda não recebi..é normal a 2 semanas do exame ainda não ter recebido nada?

Anónimo disse...

eu já recebi há uma semana

Anónimo disse...

ainda não recebeste a convocatória?... isso não é nada normal! Deves ter algum problema na tua candidatura que te impede de ao exame de Março... fica para a próxima.

Os posts mais populares (de sempre!)

Pesquisar neste blogue