quarta-feira, 11 de abril de 2007

O "novo" fórum dos TOC já abriu!

... e não o encontram em www.ctoc.pt!

Nada disso! Nesse endereço está uma coisa, uma espécie de coisa, que talvez... vá lá, remotamente, se pareça com um fórum dos TOC...

O verdadeiro fórum da Comunidade TOC está aqui: http://toc.informe.com

Talvez ainda sejam poucos aqueles que o conhecem. Reparei que ainda não existiam 300 registos. No entanto a divulgação não deve ser problema: alguém "mostrou" o fórum "Comunidade TOC" no fórum "oficial". Como no fórum da (direcção) da CTOC existem quase 55 mil registos, não deve ser dificil divulgar a Comunidade TOC... isto se esse post não seja apagado rapidamente - que é o mais certo.

Pelo sim pelo não, e sendo o forumtoques.blogspot.com um dos primeiros resultados no Google para pesquisas por CTOC ou TOC (já que este blog foi criado à vários anos), decidi dar a minha ajuda na divulgação do verdadeiro Fórum dos TOC / da Comunidade TOC: http://toc.informe.com

Passem por lá, registem-se, coloquem posts. Eu já me registei e postei.

Entretanto, este vosso blog - Forum dos TOC (não oficial) - continuará activo.

Quem quiser ser membro e postar livremente (aconselha-se o anonimato), basta enviar um e-mail para umtocnoblog@myway.com manifestando a intenção de efectuar o registo como membro do blog.

Bem hajam!

Um toc no blog.

13 comentários:

Anónimo disse...

entao malta como correu o teste ?

Hugo Gomes disse...

isto é um abuso...sou um estudante do ISCAP escola da contabilidade no mesmo curso e tenho que provar do mesmo modo que outros que nao tenham o curso de contabilidade perante um exame? entao e eu ter estudado na faculdade? onde esta o valor da faculdade? que é isto? onde é que estamos? ainda por cima a pagar!!!

Anónimo disse...

Desculpa colega mas, se tiraste o curso de contabilidade e por isso estas assim tão habilitado, qual é o teu problema? Pagar? A dificiculdade do exame não deve ser porque para ti deve ser "canja"!

Anónimo disse...

Sim, teoricamente está mais habilitado, dado que tirou um curso de Contabilidade, que tem forte componente de contabilidade e de fiscalidade.

O facto de passar ou não á 1ª não significa que o curso seja bom ou mau, porque como já deves ter reparado os exames da CTOC versam vários tipos de matérias, como cada exame de cada disciplina que fizeste, nenhum é exactamente igual.

O que as pessoas com cursos de Contabilidade se queixavam era pelo facto de serem comparados com cursos de outras áreas. Não estou a dizer que são melhores, e que muita gente de Economia, Gestão, etc fez e passou o exame à 1ª. Mas isso foi fruto da dedicação do estudo pessoal, e não da formação que receberam.

Comparando por exemplo aluno de contabilidade e de Economia.
Um aluno de economia fez a licenciatura em economia, não fez a especialização contabilidade. No entanto podiam concorrer a CTOC. Pergunto-te, que preparação teve ele durante o curso? Teve depois, porque teve de estudar, fazer um estágio, etc...
Um aluno de contabilidade também tem cadeiras de Micro-economia, Macro-Economia, Matemáticas, Estatística...não teria também então direito a se "auto-intitular" "Economista"?

Ah pois...essa é que era a questão. É que a área TOC é uma área essencialmente de Contabilidade e Fiscalidade.
Agora a solução achada pela OTOC acho muito bem, já que é exame para toda a gente, então pelo menos existe um número mínimo de créditos para as áreas essenciais. Assim se um aluno com licenciatura em economia quer ser TOC então obrigatoriamente terá de fazer mestrado. Enquanto um aluno de Contabilidade basta ter a Licenciatura (acho que não se passa isto em todos os ISCAs, julgo que é em Coimbra que existe um problema em que eles exigem o Mestrado ao ISCAC, mas falo sem ter conhecimento exacto).

Os Gestores e os Economistas tratam de inferiorizar (E MUITO) o curso de contabilidade, e a profissão de contabilistas, no entanto TOC é, primordialmente, para estes. Esta é a minha opinião, boa ou má, é minha.

O modelo que parece estar a ser agora implementado parece-me ser o mais justo, quem quer ser TOC ao menos tem de ter formação académica sobre a matéria. Não basta ter formação académica.

A situação do exame, infelizmente, existe porque esta "Ordem" abriu as portas a toda a gente, como uma feliz estratégia de aglutinar o maior número possível de associados, e assim conseguiu ter "poder".
Agora como o mercado não consegue absorver os novos profissionais ao ritmo que eles saem das Instituições Superiores, eles são o 1º filtro, e para isso têm o exame de acesso.

Ass:Grifo

Anónimo disse...

Continuo a achar piada a quem fala dos cursos superiores de contabilidade.
Eu tirei Gestão e por curiosidade fui comparar os planos curriculares... e são iguaizinhos... o que muda mesmo é o nome do cursos.
Mas pronto... pelo nome estás mais preparado que qualquer outra pessoa aqui.. força!

Anónimo disse...

Porreiro, então quando ambos concorrermos a um mesmo emprego de Gestor não vai fazer diferença nenhuma se disser que sou "gestor" como tu.

Se tiraste um curso de Gestão, de certeza que o grau de dificuldade maior estaria sobre as disciplinas de gestão, não tanto sobre a contabilidade e fiscalidade.
Não tem a ver com o nome, tem a ver com as unidades curriculares. Se me vens dizer que os cursos são exactamente iguais, então porreiro.
Porque o Curso de Contabilidade no ISCA não é apenas Contabilidade, existe Contabilidade e Administração, e tem MUITAS cadeiras de gestão também, mas todo o curso é centrado para o ensino da Contabilidade.

Tenho quase a certeza que,académicamente, na área da gestão estás melhor preparado do que eu, e o contrário te digo eu para a Contabilidade.

Assim como eu nunca serei "gestor" academicamente, tu nunca serás Contabilista, quanto muito poderás ser Técnico Oficial de Contas.

Anónimo disse...

Obviamente que as disciplinas de um curso de Licenciatura em gestão não são exactamente as mesmas que as de um Curso de Contabilidade, como tal, não é "igualzinho" como aqui foi referido.
Um Contabilista tem alguma disciplinas de gestão, tal como o "gestor" tem algumas disciplinas de contabilidade e fiscalidade (muito pouco).
O contabilista não se intitula gestor, nem como tal se qualifica, nem o gestor é um contabilista, todavis, por paradoxo que pareça, pode ser TOC como foi referido...
isto, por analogia, aos ROC...os quais também não t~em uma licenciatura própria...
Conheço as valências de algumas licenciatura em gestão e em contabilidade de algumas escolas e, não, não são iguais.
É, também, muito maior o número de alunos de cursos de contabilidade que mudam de curso para gestão, do que vice versa... muito poucos alunos de gestão mudam para contabilidade, todavia, de contabilidade para gestão é uma percentagem muito elevada, dizem-me alguns destes que, se isso não fizessem nunca mais conseguiam acabar contabiliadde .... Sabe-se lá porquê !!!

rikj disse...

o forum não está a funcionar? 5/4/2010 15.18

Anónimo disse...

Boas,
Chegei tarde para partecipar mas cheguei...

na minha opinião para ser toc, estudava se contabilidade não era gestão, nem informatica de gestão nem economia cada um exerce para o curso que esta a tirar. Quem quer ser toc estuda contabilidade, quem quer exercer outra profissão então estuda para a área que gosta. Agora vão para informatica de gestão, economia, etc, poruqe razão vão ter acesso ao exame da otoc??????
Se tem acesso então os cursos de contabilidade = curso Otoc tem entrada emidiata, para fazermos exame então só pode ter acesso a profissão quem estuda contabilidade=toc

Não tem a ver se um curso é melhor ou pior, é simplesmente cada macaco no seu galho (sem querer ofender ninguem)

Anónimo disse...

olha macaquinho... então mete-te no teu galho.
é que se fores comparar o curso de contabilidade, é igual ao curso de gestão... muda simplesmente o nome!
esta gente com a mania que sabe mais que os outros...

Anónimo disse...

Ola a todos... Alguem tem os exames com SNC resolvidos? se alguem tiver agradecia o envio... Obrigado

Anónimo disse...

Boa tarde, algum de vós tem exames de 2010 resolvidos? Estou a tentar prepara-me para exame e agradecia muito a vossa ajuda.
Caso queiram ajudar, enviem por favor para lilianapub@sapo.pt
Obrigado

Anónimo disse...

"é que se fores comparar o curso de contabilidade, é igual ao curso de gestão... muda simplesmente o nome!" Claro que não é verdade e, como não é verdade, é mentira! Têm unidades curriculares comuns todavia a diferença de planos de estudos é substancial. Conheço-os de várias escolas e, é verdade, numas escolas são mais próximos, mas, sempre, bastante diferentes.

Os posts mais populares (de sempre!)

Pesquisar neste blogue