terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Pausa nas eleições da OTOC: É Carnaval!


«A festa carnavalesca surgiu a partir da implantação, no século XI, da Semana Santa pela Igreja Católica, antecedida por quarenta dias de jejum, a Quaresma. Esse longo período de privações acabaria por incentivar a reunião de diversas festividades nos dias que antecediam a Quarta-feira de Cinzas, o primeiro dia da Quaresma.

A palavra "carnaval" está, desse modo, relacionada com a ideia de "afastamento" dos prazeres da carne marcado pela expressão "carne vale", que, acabou por formar a palavra "carnaval".


Em geral, o Carnaval tem a duração de três dias, os dias que antecedem a Quarta-feira de Cinzas. Em contraste com a Quaresma, tempo de penitência e privação, estes dias são chamados "gordos", em especial a terça-feira (Terça-feira gorda, também conhecida pelo nome francês Mardi Gras), último dia antes da Quaresma.

No período do Renascimento as festas que aconteciam nos dias de carnaval incorporaram os baile de máscaras, com suas ricas fantasias e os carros alegóricos. Ao carácter de festa popular e desorganizada juntaram-se outros tipos de comemoração e progressivamente a festa foi tomando o formato actual.


De acordo com o modo contemporâneo o carnaval ainda é considerado uma forma de festa bastante tradicional, pois persistiu por vários anos com o mesmo aspecto.»

in Wikipédia

3 comentários:

Anónimo disse...

quem é que publica estas noticias sem interesse?!

Unknown disse...

Venho pedir por este meio a publicação da 2ª apresentação da Lista B : http://videos.sapo.pt/aImCkYm3S1OlqFYA57nd

Anónimo disse...

É que ainda estão a contar as notas das receitas dos exames e a mascararem-se de Tio Patinhas...ahahahha
Palhaços...

Os posts mais populares (de sempre!)

Pesquisar neste blogue