segunda-feira, 26 de outubro de 2009

ORDEM, ORDEM, ORDEM!










ESTATUTO DA ORDEM DOS TÉCNICOS OFICIAIS DE CONTAS

Dia 26 de Outubro de 2009 é mais uma das muito importantes datas que marcam a história da profissão de Técnico Oficial de Contas: a associação profissional passa a ser Ordem!

Todas as novidades do estatuto da OTOC, foram publicadas pelo Decreto-Lei n.º 310/2009.

Algumas das novidades da passagem a Ordem:
- Bastonário;
- Colégios de especialidade;
- Sociedades de profissionais;
- Representante técnico das sociedades de contabilidade.

O que fica na mesma...
-Reconhecimento de cursos;
-Estágio;
-Exame de avaliação profissional...

...ah! e num prazo de seis meses terão se se realizar eleições!

52 comentários:

Anónimo disse...

alguém sabe dizer se para o exame de sabado, se este novo estatuto e codigo já entram ou ainda é por antigo??

a partir de quando é que este DL entra em vigor oficialmente?

Anónimo disse...

o novo estatuto ainda nao sai neste exame pelo que eu sei. eu gostaria de saber se alguem me consegue ajudar se o novo IRC, e a nova portaria das amortizações já sai para este exame.
alguem me pode ajudar? boa sorte para todos os que vao a exame.

Anónimo disse...

pelo que sei neste exame o codigo do IRC e a nova portaria das amortizações ainda não sai pk só entram em vigor a partir de 1/1/2010.

Anónimo disse...

Sim, festeja-se a entrada a ordem tudo bem.
Mas sejam uma verdadeira ordem e façam exames honestos...
Cumprimentos...
Também vou a exame sábado...
Boa sorte para todos

Anónimo disse...

Penso que até para o exame de 13 de Março de 2010 também não sairá a SNC, foi o que me transmitiram.

Boa sorte a todos para sábado.

Anónimo disse...

Bom dia

Reparei que no ultimo exame, eles por vezes "baralham-nos" com a colocação em isento e não sujeito... alguém pode indicar a diferença, ou como saber interpretar...
obrigado

Anónimo disse...

Para mim é uma VERGONHA o que se passa em Portugal com esta profissão e mais não me apetece dizer.

Anónimo disse...

a ver se consigo pôr isto de forma suficientemente clara...

Não sujeito... Não se aplica.
Isento...aplica-se, no entanto existe uma "cláusula" que permite que fique "sem efeito".

Por exemplo:
Não sujeito a IVA - As transmissões de bens e direitos são sujeitas a IVA, no entanto se uma transacção não for considerada como uma tranmissão de bens ou direitos, então não está sujeita ao Código do IVA.

Isento - (aplicando o exemplo de transmissões). As transmissões são sujeitas a IVA.
No entanto, existem algumas transmissões, que apesar de serem reguladas pelo Código do IVA estão isentas de pagar IVA.

Deu para perceber?

cumps

Anónimo disse...

Olá
Boa tarde, Peço desculpa mas se poder explicar Isento e sujeito a IVA, por outra forma, com exemplos, agradecia.
Muito Obrigado.

Anónimo disse...

alguem sabe como se resolve a questao 36 do exame de março de 2008? obrigada

Maria disse...

Colega do IVA,

No Iva há duas coisas:
- estar sujeito; e
- não estar sujeito

As operações que estejam sujeitas, podem ainda estar isentas ou não.

Por exemplo:

O Art.1 do CIVA diz que estão sujeitas:
a) Transmissões de bens e prestações de serviços...
b)Importações...
c) Operações intracomunitárias...

O Art.3 nº4 do CIVA diz que NÃO SÃO transmissões as cessões a titulo oneroso ...do estabelecimento estável..., logo, não está sujeita porque sai fora do âmbito do imposto.

Agora, o Art.14 do CIVA diz que as importações estão isentas, logo, é uma operação sujeita (por força do Art.1) mas isenta.

Ajudou?

Bom estudo.

Bruna disse...

Colegas:

Em relação ao isento e não sujeito, penso que fica mais fácil se pensarmos assim:

- os que não estão sujeitos são os que não se enquadram no âmbito das transmissões de bens e prestação de serviços.

- os que estão isentos, enquadram-se mas, por alguma razão especial (ver art. 9.º) estão sujeitos a taxa 0% ou seja, isentos.

Eu também vou a exame este sábado.
Boa sorte a todos! (bem precisamos...)

Anónimo disse...

Bem pessoal espero que estejam todos preparados para mais um exame misterioso da CTOC ou ordem como lhe queiram chamar, espero é que com este facto os exames sejam correctos e isentos de qualquer erro ou inexactidão nas respostas e perguntas!!amanha vou realizar o exame pela 1ª vez, não estou confiante face aos exames realizados ate agora de anos anteriores,mas veremos!
Desejo a todos muito BOA SORTE tudo com pés assentes nas terra e cabeça no lugar!!!

Anónimo disse...

Olá colegas
eu amanhã tb vou a ex, pela 2ª vez... o que se passou no ex de JUNHO foi uma vergonha
98% de reprovações!!!!
Vamos ver como vai ser desta vez
Boa sorte a todos

Bruna disse...

98% de reprovações?? a sério?? isso desmotiva qualquer um, fogo!

Espero que este exame seja menos "manhoso" e sem gralhas, pq essas sim, fazem-nos perder imenso tempo para nada!

Eu vou a exame pela primeira vez, espero que pela última tb! =) mas as estatísticas nao jogam a meu favor.... vamos lá ver... =)

Anónimo disse...

boa tarde, alguem me conegue explicar a questao 9 do exame de novembro de 2008

Anónimo disse...

Q 8 exame nov 08

O TOTAL FOI A UMA CONTA DO PASSIVO LOGO D 6 60000€
D 27 60.000€

PGTO 26 A 12 60.000.E

E ANULAÇÃO 26 A 27 POR 60.000€

Raquel Moreira disse...

boa sorte a tds para o exame

Anónimo disse...

boa tarde pessoal..garantidamente este foi o meu primeiro e nao ultimo exame...era bem puxado ou a preparação nao era muita..
envio as minhas respostas certamente sei k muitas delas nao estao correctas e sei mm k nao estao!
versao C
1-B
2-D
3-d
4-b
5-d
6-b
7-d
8-c
9-c
10-b
11-c~
13-b
14-a
15-d
16-b
17-b
18-c
19-b
20-c
21-d
22-c
24-b
25-c
26-c
28-c
30-d
33-d mas agora sei k é b
34-b
35-a
39-d
40-c, nao se guiem por isto estarao muitas incorrectas

Anónimo disse...

Pessoal dá para criarem um topico so por causa do exame de dia 31 outubro para trocarmos impressoes?

Vieira disse...

Eu tambem fui fazer pela 1ªvez:

VERSAO B
1A
2C
3A
4B
5A
6B
7A
8B
9
10A
11C
12A
13B
14D
15A
16B
17C
18A
19C
20
21
22A
23D
24A
25D
26A
27A
28D
29B
30B
31
32D
33A
34C
35D
36
37A
38A
39C
40B
Tinha q sair contratos de construção....rrrrrr

mj disse...

Se no ultimo exame a taxa de insucesso foi elevadissima desta vez deve ser total...eles deviam ter vergonha!

mj disse...

Alguem sabe quando saem os resultados??

Anónimo disse...

Mas que vergonha de exame foi este?
Com aquele texto inicial...
Epá contratos de construção...ganhem-me juízo...nao deviamos era dar mais dinheiro...a estes sacanas...

Bruna disse...

eu não comigo as folhas de rascunho, mas estou certa que o meu exame não é exemplo para ninguem...

Aquelas perguntas de analítica baralharam-me toda! :S e eu que pensei que estava minimamente preparada! :(

Os resultados devem sair dentro de 3 semanas, um mês, mas a CTOC acaba por anunciar na página a data prevista para a saída dos resultados.

putofixe disse...

provavelmente foi o exame mais dificil que eu já vi nos ultimos tempos. Estou apenas a referir-me à partir de contabilidade financeira, porque envolvia uma empresa de construção civil, sujeitos passivos mistos de iva e obras de carácter plurianual...cá cena, era realmente puxado e depois tb me distraí com as babes de mini saia q apareceram no exame lol

Anónimo disse...

Boa tarde.. Pela correcção que colocaram também não vou passar.. Mais uns 200€ que vou contribuir para os TOC.. Alguém sabe dizer se em no exame de Março ainda sai matéria do POC?

Anónimo disse...

eu ouvi um membro do juri dizer a um colega que em março já só sai SNC..

Anónimo disse...

As correcções que colocaram aqui da versão C estão com muitas erradas.

Eu não achei assim o exame tão dificil.
Podia ser pior se ainda tivesse questões de concentrações de negócios, consolidação, etc como já sairam em outros exames.

Anónimo disse...

No proximo exame ja deve sair o SNC pois já esta em vigor.

mj disse...

Alguem pode colocar outra resolução da versão C; a grelha da CTOC quando é que sai??

Anónimo disse...

podem colocar a correcção da versão A.

mj disse...

O juri disse que era o ultimo exame que se utilizava o POC.

Anónimo disse...

alguem me sabe dar as respostas da versão A deste exame de hj?

mj disse...

como é que possivel- nós licenciados já passamos por todo tipo de provas das diversas areas e mais algumas, e ter que ser sujeitos a esta m.. de exame, enquanto á outros a exercer a profissão com a 4ª classe, que na maioria não sabem o significado de algumas contas do Poc.

Unknown disse...

concordo plenamente consigo caro colega.. Se alguém conseguir a correcção da versão B que coloque aqui..

Anónimo disse...

Ola pessoal.. Eu tb fiz a versão B e tenho muitas respostas que divergem da resolução proposta. Boa sorte a todos...

Anónimo disse...

bom dia pessoal.. infelizmente ja questionei um elemento do juri ontem no exame e sim em Março vai sair so SNC, por um lado concordo é algo k ja esta em vigor por outro nao faz kk sentido eu ser avaliada a algo que nunca dei na minha licenciatura, por outro lado tambem discordo plenamente da realização do exame para quem tirou a licenciatura em contabilidade e finanças, que foi o meu caso, que pagamos propinas para tirar um curso e depois ainda temos k pagar um exame que é um exagero de dinheiro!! mas por xs começo a entender o facto de cada vez mais existirem toc´s corruptos a propria camara da o exemplo... so pelo xumbo são 200€.. continuo a axar tudo um absurdo!!

Anónimo disse...

Para mj

Desculpa lá contrariar mas isso da licenciatura e da 4ªclasse não está a ser muito inteligente da tua parte.

Apesar de teres a licenciatura e seres Sr(a) Dr.(a), não quer dizer que saibas mais do que os TOCs que já andam nisto há muito tempo.

Sabes perfeitamente que a contabilidade não se aprende num ano ou dois e com os exercicios que te dão na faculdade mas sim com a experiencia e casos reais com que te deparas no dia-a-dia.

Tambem fui ao exame ontem e obviamente que nao me agrada a ideia de estar a estudar, mas como tenho formação em contabilidade (em boas Universidades)e fui trabalhar em contabilidade, sei muito bem do que estou a falar.

Concordo que deveriam adaptar os exames mais à realidade que os potenciais TOCs vão ter que enfrentar, mas não concordo com essa "desculpa" que os que vão a exame são uns coitadinhos porque há TOCs com a 4ªclasse.

Ainda assim, segundo o que tu dizes que por teres a licenciatura sabes muito porque ja fizeste muitos exames, de certeza que mais um não deve ser problema...

Boa sorte com os resultados, Exma. Senhora Doutora (ou Doutor). :)

Anónimo disse...

Parece que os futuros TOCs ainda não entenderam uma coisa...

O exame para admissão à CTOC, não é um exame para testar o que aprendeu na licentura.

O que a colega disse de não achar correcto que no próximo exame entre já o SNc porque não deu na licenciatura é um absurdo.

O SNC (normativo que não gosto pessoalmente) vai entrar em vigor e o que lhe adianta ser TOC e não saber o SNC?

Vai ser TOC e depois vai lá um cliente para fazer a escrita e ele/a vai dizer que tem que fazer a contabilidade em POC porque não deu o SNC?! É um novo normativo que já está aprovado e, se nada for feito, todos os TOCs e futuros TOCs vão ter que aprender.

Anónimo disse...

mj

Já agora, os "TOCs com a 4ªclasse" certamente sabem que "há outros" se escreve com "há" e não "à outros", Senhora Doutora. :)

Anónimo disse...

Mas que palhaçada, vem agora aqui descordar da colega.Vocês Toc´s antigos, devem já saber tanto de SNC, que tem de ir às formações e cagam-se todos, desculpem a expressão,mas fui a exame a 2vez, e aquilo não tem ponta por onde se pegue.Conheço vários Toc´s que me dizem que chumbavam no exame.A questão é esta ó Senhores Toc´s Frustrados, vocês com a 4ª classe tem a oportunidade de o ser, nós licenciados sem emprego, não a temos.E temos de fazer exame de matéria que nunca soubemos.Basta comprar livros, se for isso compro livros e fico TOC...Em vez de nos ajudarem vem para aqui chatear,vão trabalhar, ou então apoiem-nos e organizem melhor esta desorganizada dita ORDEM

Anónimo disse...

E mais uma coisa, um TOC antigo, veio aqui dizer, que adiantava ser TOC e não saber SNC, sim porque você devia saber muito de POC quando iniciou a actividade, deixem-me tar calado...mas é...e já agora se sabe tanto, porque não vai fazer exame na desportiva?Desculpem aos outros, mas a frustração começa a ser enorme, e ver formações em que o responsável diz: Calma não se preocupem com SNC, isto é simplesmente académico...
Pois é, e nós temos de pagar formações para saber alguma coisa e duzentos euros de cada vez...pode ser que em Março não vá ninguém e vos aumentem as quotas..

Anónimo disse...

Caro amigo,

Fui eu que falei dos TOC's e para sua informação, não sou TOC.

Tambem fui a exame e mantenho a minha opinião.

Acho que a desculpa de "não deveriamos fazer exame porque sabemos mais do que os TOCs antigos porque temos a licenciatura e eles a 4ªclasse" demonstra uma grande ignorância.

É a minha opinião.

Anónimo disse...

1º Se nada for feito, o SNC vai entrar em vigor.
2º Se não querem aprender contabilidade (como por exemplo, o SNC)para que é que querem ser TOC?
3º Não querem saber do SNC porque não aprenderam na faculdade e querem ser TOCs para quê? Para depois ter um cliente e não ser possível fazer a contabilidade porque só sabem POC?

É preciso gostar do que fazemos e haver preocupação em actualizar os nossos conhecimentos.

Como já referi ainda não sou TOC (fui a exame no sábado) e não é por isso que vou deixar de dizer o que penso.

Já disse que é uma chatice estudar para os exames mas "quem corre por gosto não cansa".

É importante que "os licenciados que acham que sabem muito porque tiraram o curso" que aprendam que a contabilidade na realidade não é a que se dá na faculdade.

É preciso aprender desde o momento em que chegam os papéis do cliente e temos que os arquivar até sair um balancete.

Para isso, é preciso saber, gostar, e tentar sempre aprender mais.

Não se julguem melhores que os maiores por serem licenciados.
Sejam mais humildes.

Se quiserem podem insultar mas continuo com a minha opinião.

Se a respeitarem (não precisam de concordar) tudo bem.
Caso contrário, quero que voces se ...
tenham muito sucesso! :)

Anónimo disse...

Apoiado!

Tambem fui a exame e acho que são dificeis mas acho que virar contra os TOCs antigos não é desculpa.

Paulo Fonseca disse...

Olá a todos. Terminei o estágio para a CTOC agora terei que fazer o relatório. Será que alguém me pode ajudar? è que não faço ideia de como começar e fazer o relatório. Será que alguém me poderia enviar um relatório apenas para eu ter uma ideia como se faz?
Se alguém estiver disposto a isso enviem para:
pfonseca@macro.com.pt
Agradecia imenso

Anónimo disse...

Atenção, Atenção!!
Eu não estou a criticar os TOC com poucas habilitações,nem a achar que os licenciados sejam superiores... o que eu quero dizer é que a ordem não esta a ser justa a exigir tantos aos recem licenciados quando existem ainda tantos membros sem habilitações.
Concordo que a melhor escola...é a escola da vida!
Já imaginaram o que era a ordem dos advogados admitir incrições sem ter ensino superior, como é que os outros que tiveram de "marrar" se sentirião???

Anónimo disse...

Olha, eu continuo com a minha opinião.

Deveriam modificar os exames, torna-los mais curtos, acessíveis, com matérias que os contabilistas tratam diariamente.

O que acontece é que certas pessoas têm o ego um bocadinho alto e acham que lá por terem a licenciatura (que na maioria das vezes não aprendem nada de contabilidade porque, NA MINHA OPINIÃO, ter um ano de contabilidade na faculdade não dá para aprender nada) acham que sabem mais do que os outros que trabalham há anos com isto.

Ana disse...

Gente gente, calma....

O q está mal, não são os TOC's que já lá estão, sortudos deles q n tiveram entraves, mas q n tem culpa...
O que está mal é a forma como o exame está a ser feito.

Perguntas manhosas, muitas muitas ratoeiras, que nos custam 200€! Isto nao esta certo... erros toda a gente faz, mas a uma entidade que se quer tao digna nao é admissivel tanto erro que tem feito.. pagamos bem, pagamos muito para fazer exame e nao deviamos ser confrontados com erros no proprio... com manhosices, que nao surgem no dia-a-dia dos contabilistas... mas estamos a tratar de que afinal? de contabilidade, fiscalidade e analitica? ou ainda portugues e sua interpretação?

Há que haver entraves sim a esta profissão, mas não assim... há que haver respeito e bom senso.. e isso é coisa que nao há neste exame.

Agora, o sentimento que todos aqueles que tem que ir uma e outra vez a exame, é de frustração e desespero... pelos estudo que s tem, pela dedicação e chegar ao exame e ver que com tamanho grau de dificuldade, o estudo n foi suficiente ou se foi, alguma coisa correu mal... ninguem é burro, ninguem é menos capaz que ninguem qd nao passa no exame, mas a quem nao passa ninguem consegue tirar este sentimento de frustração, desilusão... Mas de que valeu a pena pagar tres anos de propinas, aprender durante tres anos, contabilidade fiscalidade e analitica para chegar aqui e parece que nao sabemos nada!!!

De quem é a culpa? dos estabelecimentos de ensino? da CTOC pelo grau de dificuldade que impoem?

Parece que num é de ninguem, mas para a CTOC a receita c estes exames deve ser absurda... ne? e entao nao convem rever o que aqui s anda a fazer.

Agora com ou sem experiencia, gostariamos era de ver os TOC's desde ja ha mts anos passarem pelo mesmo q nos, ter que fazer estes exames e ver qts deles passavam... Porque ha muitas perguntas que nao é a experiencia que o dita... nem apenas uma licenciatura de tres anos, eu sei...

E porque a este exame não é so gente nova,recem licenciada que la vai.. Ha tb gente com experinecia, anos e anos de experiencia e tb nao conseguem fazer....

Até quando OTOC???????

Anónimo disse...

O que esta mal é esta cambada de pseudo-licenciados acharem-se os melhores e não sabem nada!

Anónimo disse...

Senhor caro anónimo, o que está mal não é esta cambada de pseudo-licenciados.O que está mal, é exames com gralhas, é o custo dos exames,é o pagar para ter formações.É o ter SNC em exames que se dão em formações para os TOCS.Os cursos são caros, mts de nós n tem emprego,isto é uma mais valia, e como tal, devia ser correcta, isenta de incorreções,e questões mais subjectivas,pois como você sabe último anónimo, a contabilidade não é assim tão objectiva...
Apenas queremos ter um direito mais humano.
Neste exame as reprovações vão ser imensas, porque é um exame...que nem comento...
Os meus cumprimentos

Os posts mais populares (de sempre!)

Pesquisar neste blogue