sábado, 13 de março de 2010

Dia de exame para inscrição como TOC

Dia 13 de Março de 2010, dia de mais um exame para inscrição como Técnico Oficial de Contas.

Hoje, centenas de candidatos que pediram inscrição na Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas, realizam o primeiro exame da segunda década do século XXI e o primeiro que avalia conhecimentos sobre Sistema de Normalização Contabilística - uma ocasião histórica!

Réditos, gastos ou imparidades, são termos novos e juntos às "rasteiras" do costume, o SNC deste exame bem pode vir a ser o "Sistema de Neutralização de Candidatos", ou talvez não...

Espero que quem faz hoje o exame tenha sucesso... o que acontecerá com certeza a todos os que estudaram e seguiram as dicas de alimentação e relaxamento sugeridas aqui no Forum dos TOC!

Depois de feito o exame, se quiserem
desabafar ou descomprimir, podem deixar aqui os vossos comentários, experiências, emoções ou o que quer que seja que queiram escrever... partilhem enquanto os resultados não são divulgados.

Boa Sorte a todos e todas!

485 comentários:

1 – 200 de 485   Mais recente›   Mais recente»
Anónimo disse...

"... o primeiro exame da segunda década do século XXI..."
Esse é só para o ano, ainda estamos na primeira década. :)
Mais uma rasteira:)

Anónimo disse...

ALguem já tem as respostas???

Anónimo disse...

1) NCRF
2) ISENTAS
3) 90000/10500
4) 2010
5) NÃO CORRENTE
6) BANCO
7) TOTALIDADE
8) DIFERIDOS
9) 274/59
10) PREJUIZOS
11) FISCALMENTE
12) REPETIDOS
13) NR
14) 7500
15) OU NÃO REALIZADO
16) 12000
17) FAV. 500
18) IVA
19) 75
20) GF
21) 50000
22) REDUZ OS INV..
23) NR
24) ADQUIRENTE
25) 798.56
26) N VERDADEIRA
27) PREVISTA… FISCAL
28) NÃO HÁ
29) NR
30) NR
31) NR
32) 3.13 1.7
33) 742500 22800
34) 9.8
35) DESF. 7500
36) TODAS
37) 10000
38) NR
39) 0
40) REVERSÃO 500000

Anónimo disse...

HOJE ESTÁ CALMO EM COIMBRA ERAMOS SÓ 60.....

Anónimo disse...

ola pessoal! entao como correu? o exame era o que esperavam ou alguma novidade? estou curioso...vou fazer exame em junho...se alguem puder dar umas dicas de como foi este exame agradecia.

Anónimo disse...

NOVIDADES SÓ NO CONTINENTE, AS PERGUNTAS DE CONT. aNALITICA ERAM IGUAIS ÁS DO ULTMO EXAME EXCEPTO UMA. E EU FEITA BURRA PERDI 45 MINUTOS A RESOLVE-LAS, MAS ESTÃO BEM...

Anónimo disse...

a 10 é de financiamento ou operacional?
e a 14 tens a certeza que sao 7500?

Anónimo disse...

Mais alguém quer publicar as respostas...é só para comparar.
Eu acho que é operacional e 10.000

Anónimo disse...

podiam publicar aqui o enunciado como fizeram em Outubro?

Anónimo disse...

alguem pode dizer o que saiu no ultimo grupo? em Outubro foi IFRS/NIC...mas agora com o SNC mantiveram esse grupo?

Anónimo disse...

sim mantiveram mas foram só 4 questões

Anónimo disse...

MA
10. É FINANCIAMENTO... NO QUE DIZ RESPEITO AOS 7500 NÃO TENHO A CERTEZA....

Anónimo disse...

é que o que diz no conteudo dos fluxos de caixa de financiamento é : cobertura de prejuízos, de ambito analogo às realizaçoes de instrumentos de capital proprio

Anónimo disse...

A 14 acho que é 5000, tenho essa ideia :P

Anónimo disse...

e começam as dúvidas
na 10 também acho ser operacional
se verem na NCRF 2, na parte de financiamento nao tem indemnizações lá, ou se tiver digam-me para eu nao tar em erro

Isabel disse...

A resposta 14 é 10000, porque no artigo do código das sociedades comerciais artigo 285, O prémio de emissão não pode ser diferido

Anónimo disse...

Relativamente à questão 10 também acho que é operacional

Anónimo disse...

alguém me pode enviar o enunciado?
obrigda. o meu mail é nina.24@live.com.pt

Anónimo disse...

bem, eu achei o exame acessível...pensei que fosse pior...era mais ou menos o que estava à espera..e voces?

Anónimo disse...

Versão C

1 - c : NCRF
2 - a : Não liquidar… operações isentas
3 - a : Registar um recebimento 94.500…desfavorável 10.500
4 - a : Ser desreconhecido
5 - n/r :
6 - a : O valor nominal.. Cobradas pelo banco
7 - a : São aceites … imposto recuperável
8 - c : Um custo 25.000
9 - b : Reclassificar … 274 para 55
10 - c : Fluxos…financiamento
11 - c : É gasto aceite fiscalmente.
12 - a : A prod … processos repetitivos
13 - d : Todas verdadeiras
14 - n/r :
15 - d : O Capital Próprio … apenas realizado
16 - a : 12.000 unidades
17 - c : Favorável 500
18 - n/r :
19 - n/r :
20 - a : Gastos financiamento
21 - c : 50.000
22 - c : Aumenta
23 - n/r :
24 - c : 6,5% suportados pelo adquirente
25 - a : 798,56
26 - n/r :
27 - b : Doação Imóvel
28 - b : Não há lugar
29 - n/r :
30 - c : Rendimentos trab dependente
31 - n/r :
32 - d : 3.130 e 1.700
33 - n/r :
34 - b : 9,8
35 - a : desfavorável 7.500
36 - a : O cálculo do custo das vendas
37 - n/r :
38 - a : 218.750
39 - n/r :
40 - d : passivo por impostos diferidos de 500.000 u.m.

Anónimo disse...

1) NCRF
2) Isentas
3) 90000/10500
4) 2010
5) não corrente
6) NR
7) aceites na totalidade
8) 200000 e 80000
9) 274/55
10) operacionais
11)NR
12) processos repetitivos
13) NR
14) 7500
15) NR
16) 12000
17) favoravel 500
18) NR
19) NR
20) financiamento
21) 50000
22) NR
23) mais valia 3650
24) 6,5% pelo adequirente
25) 798,56
26) NR
27) Doação de um imovel
28) não há lugar
29) 42000
30) trabalho dependente
31) pode haver tributação em IMT e em IRS
32) 3130 / 1700
33) 742500 / 22800
34) 9,8
35) desfavoravel 7500
36) todas verdadeiras
37) NR
38) 218750
39) NR
40) passivo por imposto diferido 100000

Anónimo disse...

epa... pelo menos voçes os 3 tão mais ou menos de acordo.
uma ou outra diferentes mas que dá para passarem os 3

Anónimo disse...

Olá a todos!
Independentemente do resultado penso que somos todos unânimes que só o alívio depois de tantos dias de estudo é inegável. Depois quero só deixar o seguinte desabafo, o exame de facto não era dificil, mas se formos a ver as coisas muitos de nós andou quase em "pânico" com o SNC e volta e meia saiu assim como dizer uma coisa sem sal, sem eira nem beira, um exame estranho ao ponto de repetir questões de contabilidade analitica de exames anteriores. Eu tenho fé que desta foi de vez mas nunca se sabe.... Seja como for desejo muito boa sorte a todos e quer queirámos ou não somos sobreviventes, pois é a Ordem mais exigente e mais rica do país...
Abraços e muito descanso que bem merecemos :-)

Anónimo disse...

MA
Resultados só no final do jogo.... na volta as 34 questões que respondi, tenho 13 erradas e estou lá em junho. uma coisa é certa 4 questões já eu tenho erradas, para chegar às 13 é só somar, e continuar com a pouca sorte.
Pois em questão já não estão os 200€, mas sim, as noites a estudar, falta de tempo para dar ao filhotes, ect...

Anónimo disse...

Eu respondi a 33 perguntas.
Deveria ter respondido a 34 que era a mesma coisa (mais uma, nem que fosse a sorte). Em ambas as situações necessitava de 22 perguntas certas.

Anónimo disse...

Calma é o que precismos! Acima de tudo e depois ouve uma expressão que o senhor que estava a vigiar que naquele momento em que estava prestes a abrir o envelope me disse tudo: " Calma, ler bem as perguntas, e isto não é o fim do mundo, há muita vida além deste exame..." E de facto ele tinha razão, eu no principio pensei pois mas isso és tu que não precisas, mas depois começei a interiorizar o que disse e de facto tem razão embora seja um subir no degaru nesta profissão em que ser TOC e não faz diferença, ela vale o que vale pela importância que vamos dando, pois se não ha houvesse de certeza não seria assim tão concorrida a admissão ou teriam outros contornos...
O facto é que aquela expressão me acalmou bastante e fez com que encarasse o exame de outra forma pois não posso viver só em função daquilo e além do mais o facto de poder ou não passar não inválida os meus conhecimentos nem o meu saber...
Quero deixar este pensamento para que pensem que sim é importante mas não o mais importante nesta vida há muitas coisa além disto e acima de tudo nunca deixar de acreditar em cada um e naquiilo que cada um vale...
Cumprimentos

Anónimo disse...

Alguem pode me enviar o enuciado?

bjoana@hotmail.com

Anónimo disse...

Olá pessoal, eu também achei que eles não complicaram, poderia ter sido pior. Acho que dá para safar, mas nunca se sabe.

mais logo deixo os meus resultados.

Bem agora é tempo de respirar e descansar, que bem merecemos. Pois eu tou grávida e foram tempos de estudo complicados, mas acho que valeu a pena,


beijinhos a todos

Anónimo disse...

olá a todos, eu sou daquelas que ja fui a exame algumas vezes e nada..... agora decidi fazer uma pausa pra respirar um pouco..... alguem me pode enviar o enunciado?
obrigado.

milena_ferreira84@hotmail.com

Anónimo disse...

MA que questoes tens tu erradas?

Anónimo disse...

Vocês não acham que na questão 5, deveria ser contabilizado uma parte do empréstimo em passivo corrente, uma vez que essa parte vai ser liquidada em menos de um ano?

Anónimo disse...

1) NCRF
2) ISENTAS
3) 94500/DESF. 10500
4) 2010
5) CORRENTE E NÃO CORRENTE
6) BANCO
7) SÃO ACEITES ... IVA RECUP
8) DIFERIDOS
9) 274/55
10) NENHUMA ANTER. (EXTRAORD.)
11) ACEITE FISCALMENTE
12) REPETIDOS
13) TODAS VERDADEIRAS
14) 7500
15) APENAS JÁ REALIZADO
16) 12000
17) FAV. 500
18) NÃO LIQ. IVA (AUTOCONSUMO)
19) 75
20) GASTOS FINANCIAM.
21) 50000
22) AUMENTA O CUSTO PROD. ACAB.
23) MAIS VALIA 3650
24) 6,5% ADQUIRENTE
25) 598.56€
26) NENHUMA VERDADEIRA
27) DOAÇÃO IMOVEL
28) NÃO HÁ LUGAR A RETENÇÃO
29) 43.050€
30) TRABALHO DEPENDENTE
31) IMT E IRS
32) 3.130 e 1.700
33) 742500 22800
34) 9.8
35) DESF. 7500
36) TODAS
37) 10000
38) 218.750
39) 0
40) PASSIVO IMP DIFER. 100000

Anónimo disse...

10 estraordinario?
em SNC essa rubrica nao existe.
quanto ao corrente e nao corrente... medio e longo prazo é nao corrente, curto prazo é que é corrente

Anónimo disse...

RM
Em relação à 5 se o tratamento for igual às normas internacionais, deve-se registar a parte a liquidar no prazo de 1 ano em corrente e o restante em não corrente.

Anónimo disse...

Atenção que a pergunta é a data do balanço, logo na minha opinião o que vai ser liquidado a curto prazo é corrente, o que vai ser liquidado a longo prazo é não corrente. Pelo menos nas normas internacionais é assim.
Consultei balanços de empresas que usam as NIC`s e eles usam a expressão na parte do não corrente: "Empréstimos bancários de longo prazo - líquidos da parcela de curto prazo" e na parte Corrente usam "Parcela de curto prazo dos empréstimos bancários de longo prazo".

Podem ver aqui (retirar espaços):
http://www.sonae- industria-tafisa.com /file_bank /reports /quarterly /SINDMar09PT. pdf

Anónimo disse...

O que destingue o correente e não corrente não é o facto dos emprestimos serem de curto ou de medio e longo prazo.

Os de curto prazo são liquidados até 12 meses logo são correntes.

Os de médio e longo prazo tem uma parte corrente (a parte a liquidar até 12 meses) e o restante é não corrente.

É a minha opinião....

Anónimo disse...

sim é isso
e no exame era de medio e longo prazo, logo irá para não corrente

Anónimo disse...

Bem, o exame deve ter sido mm simples, pq as respostas dos 3 sao mt parecidas.Pena para os que n foram agora, e ja deram dinheiro em outros bem mais complexos.
Parabens

Anónimo disse...

No exame o empréstimo tinha um semestre de carência de juro e capital. Mas tínhamos que classificar o empréstimo a 31/12, data aonde a divida era a mesma que inicialmente foi efectuada.

Por isso independentemente de ser de médio e longo prazo, a parte que seria liquidado nos próximos 12 meses iria a passivo corrente e o restante a passivo não corrente.

Estarei certo? Ou errado?

Anónimo disse...

apesar de ser uma conversão de um conjunto de empréstimos de curto prazo num de médio/longo prazo, isto em Março de 2010, e de ter ainda o período de carência de 1 semestre.
Também sou da opinião que, em 21/12/2010 deve ser apresentado em Balanço uma parte em passivo corrente e outra parte em passivo não corrente, porque é referido que a partir do período de carência o empréstimo renegociado será liquidado em 10 prestações trimestrais.
Esta foi a minha opinião, embora também tenha algumas dúvidas.

Cumps

Anónimo disse...

Os que não foram agora a exame, devem tar a lamentar-se, chumbaram nos outros e eles agora facilitaram...

Nuno Furtado disse...

Boas a todos.
Eu fui a exame pela primeira vez. Infelizmente não será a última. Saí da Universidade em 2008 por isso não me lembrava de algumas coisa de Contabilidade analitica e Fiscalidade. No entanto, tendo em conta os exames que havia visto anteriormentem este não era dos mais dificeis.
Peço já agora, alguém que tenha materia que seja útil para estudar para os exames (tipo apontamentos de estatistica, ou algo do género que considerem útil) para me contactarem para: nuno.furtado23@gmail.com

Agradecia também que quem tivesse a correcção do exame de matérias Estatutárias e Deontológicas (versão A) que colocasse as respostas.

Cumpts a todos

Nuno Furtado disse...

Boas a todos.
Eu fui a exame pela primeira vez. Infelizmente não será a última. Saí da Universidade em 2008 por isso não me lembrava de algumas coisa de Contabilidade analitica e Fiscalidade. No entanto, tendo em conta os exames que havia visto anteriormentem este não era dos mais dificeis.
Peço já agora, alguém que tenha materia que seja útil para estudar para os exames (tipo apontamentos de estatistica, ou algo do género que considerem útil) para me contactarem para: nuno.furtado23@gmail.com

Agradecia também que quem tivesse a correcção do exame de matérias Estatutárias e Deontológicas (versão A) que colocasse as respostas.

Cumpts a todos

Anónimo disse...

bom dia, podem por favor publicar o enunciado do exame?

Anónimo disse...

Eu respondi assim,claro que algumas tenho dúvidas:

Versão C:

1) c)NCRF
2) a)isentas
3) NR
4) NR
5) d)nao corrente
6) NR
7) d)totalidade
8) d) Nenhuma anteriores

9) c) nada fazer
10) b) operacionais
11) NR
12) a) repetitivos
13) NR
14) d)5000
15) d)..apenas já realizado
16) a)12000
17) d) desfavoravel 250
18) b) nao liquidar
19) b) 112,50
20) b) outros gastos
21)c) 50000
22) a) inventários PA
23) NR
24) d) 6,5% VPT ...adquirente
25) a)798,56
26) d) Nenhuma ..anteriores verdadeiras
27) b) doação
28) a) retenção 20%
29) c) 36500
30) c) dependente
31) NR
32) d) 3130;1700
33) c) 742500;22800
34) b) 9,80
35) a) desfavoravel 7500
36) d) verdadeiras
37) c) 10000
38) NR
39) zero
40) NR

vera disse...

Bom dia colegas,

Esclarecam-me como chegaram à mais valia de 3650€. Não consigo chegar a esse valor.

Nas restantes respostas, estão praticamente iguais às vossas.

Obrigado.
Vera

Sérgio Rodrigues disse...

Gostaria de receber o original do exame de 13 Março 2010...carapau_69@hotmail.com.
Obrigado

Anónimo disse...

Olá, Bom dia,

Desta vez não fui a exame, quis aguardar.
Mas será que alguém me pode enviar o enunciado.
Já procureu na página da OTC e não se encontra.
Agradeço imenso.
o meu e.mail é: golfinho.roaz@gmail.com

Anónimo disse...

Olá A todos!

Aqueles que fizeram o exame no passado sábado, desejo que seja compensado o esforço.
Vou fazer exame em Junho, é o 2º exame que vou fazer (fiz em Outubro).
Muito agradecia a quem pudesse disponibilizar o enunciado deste exame e me enviasse : uec_to@iol.pt.
Muito obrigada
Maria

Anónimo disse...

Vera!
Tnbem não consegui chegar a valores nenhuns acerca da +/- valia Fiscal...axo que a resposta não tem solução.
Mas já agora gostava de ver como é que os colegas chegaram ao valor de 3650€.

Anónimo disse...

bom dia!por favor alguem podia enviar-me o exame? o meu mail é nina.24@live.com.pt

Anónimo disse...

Nessa pergunta eu pensei assim:
Coeficientes de desvalorização da
moeda a aplicar aos bens e direitos alienados durante o ano
de 2009 - Portaria 772/2009 de 21 julho


Então eu tentei:115000-((100000-20000)*1.31)=115000-104800=10200.

Ainda tentei:115000-((85000-)*1,31)=115000-89080=25920

Depois fiz as contas ao contraio e para dar + valia de 15000, necessitavamos de coeficiente de 1,25 e ai sim era 115000-80000*1,25=15000. Se usa-se os coeficientes de 2007 então para om ano 1999 era de 1,25. Será que consultaram a portaria errada

Por isso não respondi. Quem lhe deu 3650 que diga alguma coisa, pois estou curioso. Mas como disse pelo sim pelo não Não respondi

Anónimo disse...

Pois, também fiquei curiosa quanto ao resultado da +/- valia que deu aos colegas, porque para os calculos que fiz só era possivel a mais valia de 15000. Mas com o coeficiente de 1.25.

Aos que responderam 3650, gostava que me explicassem como chegaram a esse resultado.

Obrigado
Vera

Anónimo disse...

na pergunta 37 não acham que deve ser zero?
na IAS 2 (ponto 32) diz que se os materiais de consumo não serão reduzidos abaixo do custo se for previsivel que os produtos acabados sejam vendidos pelo custo ou acima.
neste caso, se somarmos o valor dessas materias ao outros custos dá ainda assim um valor inferior ao valor do mercado do produto acabado não é?

Anónimo disse...

porque na pergunta três não deve ser reconhecido o recebimento de 94500? esse é o valor à data do recebimento...
já o custo de 10.000 resulta porque o valor registado na conta de clientes deveria reflectir a taxa de câmbio a 31/12, correcto?

Anónimo disse...

na pergunta 35 acham que devemos quantificar em valor? diferenças de quantidade não deveria ser um valor tipo 10 kilos?

Anónimo disse...

Não necessitas de ir a IAS 2

Uma das NCRF (imparidades ou inventarios??) diz lá isso.

Eu erei porque disse 10000€.

Mas os produtos em 31/12 estavam a 750 e o valor de produção deles era de 740, logo não se fazia nada na minha opinião.

Anónimo disse...

Vamos esperar que façam como no ultimo exame para comentar pergunta a pergunta. É mais intressante.

Não demorem a fazer isso.

Anónimo disse...

recebimento de 94500
Dif cambio desf 10500

Anónimo disse...

podiam publicar aqui o exame s.f.f ?

Anónimo disse...

podiam publicar o exame s.f.f ?

Anónimo disse...

ola pessoal!!!

Isto é uma fantochada! Estes exames sao o cumulo da estupidez!...

Anónimo disse...

RM
Pedia aos colegas que conseguiram calcular a + valia na questão 23 que partilhassem com os restantes, assim podemos ficar todos a saber, para a próxima oportunidade.
Obrigado

Anónimo disse...

boa tarde.também peço que coloquem aqui o exame por favor. é importante para quem já anda a estudar para o de Junho...alguma alma caridosa que envie o enunciado?

Anónimo disse...

Como é habito destes exames da treta, quase todos têm gralhas, é raro o exame que depois não vem uma questão anulada...pois bem, axo que este não será excepção...essa questão 23 para mim é mais uma dessas...pois como a colega Vera diz e exempleficou, não é possivel dar nenhum dos resultados...mas o que é certo é que perdemos tempo a calcular e recalcular valores para depois não haver solução...Penso que deveria-mos tentar fazer qualquer coisa para alargar o tempo do exame, pelo menos para 4 horas!!!...que dizem?

Anónimo disse...

Boa Tarde
Espero que aos que tenham feito exame que desta vez tenham tido sucesso.
eu vou fazer em junho será que alguem me pode arranjar o enunciado
Sabina.rodrigues@gmail.com

Anónimo disse...

Visto que já há vários pedidos para, aqui, iditarem o enunciado do exame, por favor é só colocarem.

Anónimo disse...

Exactamente, coloquem o exame...porque o de Junho, vai ser bem pior...

Anónimo disse...

Boa tarde,

Alguém me pode enviar o enunciado para:
ana.arnauth@gmail.com

Obrigado

Anónimo disse...

oLÁ gostava de pedir por favor que me enviassem o enunciado do exame de 13 de Março, adiei para Junho mas pelo que tenho lido acima já me arrependi..enfim..Desde já muito obrigado pela atenção.
O meu mail é: marciaraquelveloso@sapo.pt

Anónimo disse...

na questão 9 a conta a utilizar é a 59, pois a 55 na defenição do SnS não se enquadra os subsidios enquanto a 59 estão lá explicitos....

Que confusão...

Anónimo disse...

para os mais experimentados: quando será que a otoc vai colocar online as correcções??? algum formador por aqui, para nos dar uma ajuda?

Anónimo disse...

pois parece que nessa questão da mais valia não vamos chegar a resposta nenhuma... como a ctoc faz nestas situações? vai desconsiderar a pergunta ou dá certo a todos???

Anónimo disse...

as notas devem sair no dia 1 de Abril, pois é dia das mentiras.

é sempre passado 1 mês e dias

Tita disse...

Boa tarde, para o colega que perguntou pelas correcções, a OTOC só coloca a grelha de correção no dia em que sairem as notas, ou seja +/- daqui a um mês :(

E para o outro colega, se de facto eles assumirem o erro da questão da mais valia, dão o valor correcto da questão a todos os alunos.
Boa sorte a todos!

Anónimo disse...

de certeza que se reconhecerem o erro dão o 0,5 a todos????? e a quem não respondeu?

Anónimo disse...

RM

Caríssimos, esta coisa de quem não foi ao exame dizer que ele foi fácil é algo de estranho, já que na minha opinião este foi o exame mais difícil que fiz até hoje.
Mas com certeza para quem não o fez que foi sem dúvida fácil.

Não desvalorizem o esforço e valentia de quem se propôs a fazer o primeiro exame deste novo normativo.

Anónimo disse...

RM assino por Baixo. Pois foi a 1ª vez que fui a exame, mas antes resolvi e estudei pelos ultimos 12 exames, e não axei este assim tão facil...agora depois de todos estes comentários e algumas resoluções, quando tiverem o exame vai ser facil ...
António

Anónimo disse...

olá boa tarde, em relação às questões fiscais:
- não haverá que recuperar IVA nos créditos relativos a vendas para espanha porque as vendas são isentas;
- não há regularização de IVA quando se afectam as secretárias ao imobilizado, porque continuam afectas a actividades tributáveis;
- o IMT será devido pelo adquirente sobre o valor de aquisição porque diz no enunciado que é superior;
- poderá haver sujeição a IRS mas não a IMT na transmissão da quota, porque não será superior a 75%

Anónimo disse...

só não concordo com a última, porque não sabiamos a percentagem da quota vendida... daí poder tb estar sujeito a IMT.

Anónimo disse...

RM

"poderá haver sujeição a IRS mas não a IMT na transmissão da quota, porque não será superior a 75%"

Em relação a esta depende da ideia de quem fez a pergunta, já que não houve referência nem à percentagem da parte social, nem sequer se a empresa em questão tinha algum imóvel.

Em última analise pode ser sujeito a quase tudo.

No entanto numa questão "idêntica" de 8 de Novembro de 08 a resposta era de que não existe implicação em sede de IMT.

Anónimo disse...

digo que nao era superior a 75% porque ao inicio falaram em 3 quotas iguais... logo 33%... não acham?

Anónimo disse...

RM

Esta questão já não se encontra enquadrada pelo texto inicial, pelo que em principio pode ser sujeito aos dois impostos.

Anónimo disse...

o que acham da última questão?
acho que o facto da revalorização não ter efeitos fiscais significa que no futuro quando for calculada uma mais valia a base tributável vai ser superior à contabilistica, pelo que isso actualmente é um passivo por impostos diferidos... em relação ao valor, tem de ser a taxa de imposto x 2.500.000, ou seja, 500.000... como chegam ao 100.000?

Anónimo disse...

Alguém me podia enviar o enunciado?

O meu mail é claudia_tasocas@hotmail.com

obrigada

Anónimo disse...

Joana

Boa Noite,

Poderiam publicar o enuciado do exame.

Obrigada

Anónimo disse...

Boa Noite,

Poderiam me enviar o enunciado.

bjoana@hotmail.com

Obrigada

Anónimo disse...

E os conteúdos que saem no exame alguem pode enviar?É que no site não está nada, agradeço que me enviem o enunciado também.
fcmamadu@hotmail.com
Obrigado e boa sorte

Unknown disse...

Ja tenho o exame no PC, passei pelo scanner. Como faço para o colocar aqui no forum? Obrigada!

Anónimo disse...

passivo por impostos diferidos 500000

Reversão efectuada em 5 anos, logo 100000 por ano

Anónimo disse...

Quanto a questão 31, penso que não grandes duvidas, colegas...pois o testo realmente como alguns colegas dizem, já não depende do testo inicial, mas...repqrem na questão: "o sr. Álvaro Sinva VENDEU a sua quota..." se vendeu, logo não pode haver lugar apagamento de IMT. Diz a al. d) n.º 2 do artigo 2.º "A aquisição de partes sociais..." e no nº 4 diz: o IMT É DEVIDO pelas pessoas Singulares ou colectivas, para QUEM SE TRANSMITAM OS BENS, logo o adquirente, pelo que julgo que o Sr alvaro poderá ser tributado em IRS mas nunca em IMT. Concordam?
ATM

Anónimo disse...

Para por o exame aqui no fórum: enviar enunciado em Word ou PDF editável para umtocnoblog@myway.com. Se for imagem ou PDF não editável enviar 1 ficheiro de imagem/PDF por cada questão.
Umtocnoblog.

BARRAS disse...

Quanto à questão da mais valia vou deixar a minha opinião. O imóvel foi adquirido em 1999, logo o seu coeficiente será 1,31 assim, (seria o valor de aquisição actualizado à taxa) retirado ao valor da venda dá os 3650 euros - Mais valia.

Anónimo disse...

Barras...mas isso era se o bem não fosse uma loja e tb diz ai que o bem vinha sendo amortizado pelas cotas constantes desde o ano de aquisição...

ATM

Anónimo disse...

RM

A minha matemática está nas lonas, não consigo chegar a uma resposta para a questão 23 das mais valias.
Talvez a Otoc tenha desenvolvido uma nova fórmula de cálculo.

Na questão 25 conseguem justificar o valor dos 798,56 é que eu também não consigo chegar a esse valor.

Ignorância total :)

Tita disse...

Bom dia,
ao colega que ontem falou acerca de respostas erradas, é assim colega, sempre que a OTOC assume o erro e anula a questão, é dada a cotação correcta a todos os alunos.

VERA disse...

Caro colega,

Quanto à questão 25,

39927,87x0.2=7985.57 Valor da amortização
7985.57x0.10=798.56 valor da tributação autonoma.

No entanto, a resposta correcta a esta é 598.56, dado que a tributação autonoma, é feita sobre a parte aceite como custo fiscal.

29927.87x0.20=5985.57

Espero ter esclarecido a tua duvida.

Vera

Tita disse...

Bom dia,
relativamente à questão 25,penso que será: 39927,87 x 20% =7985,57 depois aplicamos a taxa de tributação autónoma (art. 88º IRC)
7985,57 x 10% = 798,56
Foi assim que eu fiz...

Anónimo disse...

MA
Ainda ninguem conseguiu a correcção...ninguém tem um amigo que entenda do assunto apotes...
Isto mais uma vez está a deixar-me com stress, pois cada um diz sua coisa... e afinal qual é a resposta correcta....

Anónimo disse...

RM

Obrigado Vera fiquei esclarecido.

Anónimo disse...

NÃO DIZ K É A PARTE DO SENHOR ALVARO, MAS SIM AQUELA OPERAÇÃO PODE ESTAR SUJEITA A QUE???
NÃO DIZ SUJEITA PARA QUE PARTE.. LOGO, A OPERAÇÃO EM SI PODE ESTAR SUJEITA A IRS E IMT

Anónimo disse...

RM

Depende da interpretação, uma vez que a alínea d) no n.º 2 do art.º 2º, diz que as aquisições de partes sociais estão sujeitas aquele imposto nos termos do n.º 1 do mesmo artigo, assim, a venda não está sujeita.

Complicado esta coisa de fazerem 55 artigos para sacarem uns trocos à malta nas transmissões de imóveis. :)

Anónimo disse...

PG

Acho que a correcção mais credivel será a do anonimo, que colocou as suas respostas no dia, 14 de Março 2010 , 5h54 pm.

No entanto nao consigo perceber, em relaçao à pergunta 22 como é que ofertas, vao aumentar o custo industrial dos produtos acabados. Para mim, as ofertas nao deveriam contar para o calculo do custo de produtos acabados. Mas talvez me possa esclarecer porquê.

Ja agora, em relação à pergunta 15, em que colocou "apenas já realizado" . Pergunto-me, acho que é obvio para todos, que a conta "devedores - subscritores de capital" figura no activo, não seria obvio colocar essa alinea, em vez, da alinea que escolheu?

Pergunto lhe de maneira humilde, nao me considero dona da razão e continuo a ter muitas duvidas.

Anónimo disse...

não é a aquisição.. é se aquela empresa tem algum imovel ou nao e isso nao sabemos assim como nao sabemos a percentagem.. assim como nao sabemos a que partes se refere...
logo, a operação em si pode estar sujeita aos dois impostos.
porque se tao a pensar pelo lado do senhor alvaro noa ter de pagar imt pk é o vendedor... pensem ao contrario, se é a empresa não pode haver irs pk esta abrangida por irc.
A pergunta é numa situação de venda de quota k impostos podem incidir.. e podem incidir os 2, não queira dizer k incidam, mas podem

Anónimo disse...

essa correcção até pode ser credivel, mas na questao 10 responder que são extraordinarios fico um bocado baralhada. É que em SNC essa rubrica não existe

Anónimo disse...

RM

PG, embora a pergunta não me seja dirigida não vejo forma de colocar no activo o capital subscrito e não realizado, se vermos a NCRF 27 ela aponta para que no balanço se integre no Capital próprio apenas o capital já realizado.
Esta é a minha leitura da questão.

Anónimo disse...

Olá, Bom dia,

Desta vez não fui a exame, quis respirar.
Mas será que alguém me pode enviar o enunciado.
Agradeço imenso.
o meu e.mail é: empa80@gmail.com

Anónimo disse...

Ana podes me enviar o enunciado?? o meu mail é mmartagarcia@gmail.com

Anónimo disse...

RM

PG

Embora a minha resposta seja diferente da sua, considero a sua a mais válida, agora depende de quem fez a questão.

Anónimo disse...

por favor, algume me pode enviar o exame? nina.24@live.com.pt

Anónimo disse...

Alguém me pode enviar o enunciado monteiro.caty@hotmail.com . Obrigado

Vera Lisa Photo disse...

Olá a todos,

Estou a estudar para ir fazer o exame em Junho, será que alguém pode me enviar o enunciado do exame de Março? Obrigada...
O meu email é veralisa.cipriano@gmail.com

Anónimo disse...

Ana podes me enviar o exame para o meu email?

bjoana@hotmail.com

Origada

Anónimo disse...

Bom dia

Podem enviar o exame para bjoana@sapo.pt.

Obrigada

Anónimo disse...

Olá bom dia,
Ana peço desculpa pelo abuso, mas podes enviar-me o enunciado.
Golfinho.roaz@gmail.com
Muito Obrigado

Optimisticamente céptico disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Ola a todos!

Tambem fui fazer exame no sabado, e nao consigo perceber duas das respostas com mais tendencia:
- na questao 40, à reserva de revalorizacao nao deve corresponder um passivo por impostos diferidos de 500.000?
- na questao 39 deve ser apresentado algum valor na demonstracao de resultados? Entao mas a empresa nao recebeu nada!!

Ajudem-me por favor, acho que estas duas vao fazer a diferenca!!

Anónimo disse...

na 40 sim... passivo por imposto diferido de 500000 mas nao tinhas la essa resposta.
dai ser uma reversão de imposto diferido de 100000

Anónimo disse...

Essas ultimas eram complicadas!! Acho que o metodo de revalorizacao com reexpressao da quantia liquida é o segundo metodo do ponto 35 da IAS 16 e por isso numa primeira fase a depreciacao é eliminada contra o valor do imobilizado, pelo q no final do ano vai ser 245 a dividir por 7.. Nao é assim?

Optimisticamente céptico disse...

Em resposta ao colega anónimo da mensagem de Março 16, 2010 12:59 PM, tomo a liberdade de salientar que a opção, afinal, consta do texto do exame ...

Optimisticamente céptico disse...

Em resposta ao colega anónimo da mensagem de Março 16, 2010 1:02 PM, tomo a liberdade de salientar que o método em causa corresponde à alínea (a) do § 35 da IAS 16, logo, a depreciação acumulada é reexpressa, não eliminada ...

Anónimo disse...

obrigado optimista, mas não é reexpressa a quantia liquida? a alinea b) até diz que é a indicada apra imóveis..

Optimisticamente céptico disse...

Em resposta ao colega anónimo da mensagem de Março 16, 2010 1:57 PM, assumo o lapso na interpretação dos pressupostos, pelo que é de considerar que o método em causa corresponde à alínea (b) do § 35 da IAS 16, logo, a depreciação acumulada é eliminada ...
Assim, o saldo da conta "Depreciações acumuladas de edifícios" deverá ser igual a 35.000 € ...

Optimisticamente céptico disse...

Boa tarde, caros bloguistas ...
Tomo a liberdade de partilhar convosco propostas de solução para as questões do módulo Contabilidade Financeira ...
QUESTÃO 1
As Normas contabilísticas e de relato financeiro (NCRF).
QUESTÃO 3
Registar um recebimento de 94.500 EUR e reconhecer uma diferença cambial desfavorável de 10.500 EUR.
QUESTÃO 4
Não ser objecto de qualquer ajustamento, dado que o mesmo foi já desreconhecido aquando da transição para o SNC no início de 2010.
QUESTÃO 5
Uma parte em Passivo corrente e outra em Passivo não corrente.
QUESTÃO 6
O valor nominal do empréstimo.
QUESTÃO 8
Um custo de 25.000 euros relativo à amortização do equipamento e um proveito de 10.000 relativo ao subsídio, restando um saldo credor de 70.000 em Proveitos Diferidos.
QUESTÃO 9
Reclassificar o saldo existente na conta 274 Proveitos diferidos (POC) para a conta 59 Outras variações no capital próprio (SNC), pelo valor do subsídio ainda não reconhecido em resultados.
QUESTÃO 10
Fluxos de caixa das actividades operacionais - Outros recebimentos/pagamentos.
QUESTÃO 14
5.000€.
QUESTÃO 15
O Capital próprio deverá integrar apenas o capital já realizado.
QUESTÃO 19
75€.
QUESTÃO 37
Não deve ser reconhecida qualquer perda por imparidade.
QUESTÃO 38
35.000 €.
QUESTÃO 39
Zero.
QUESTÃO 40
O efeito do reconhecimento de um passivo por impostos diferidos de 500.000 u.m..

Anónimo disse...

isso era óptimo optimisticamente céptico - tens a certeza na questão 10?

Anónimo disse...

Pois é..está provado que isto não é um exame com grande credibilidade...são só rasteiras...com tanta questão , e tão pouco tempo, ainda baralham com os anos dos exercicios...eu na questão 23, por ter levado um codigo actualizado lixei-me... pois o valor que lá constava a partir do qual as amortizações não são aceites como custo, era de 40.000€...para o proximo vou ter que levar a legislação de quantos anos!!!

Optimisticamente céptico disse...

Em resposta ao colega anónimo da mensagem de Março 16, 2010 3:22 PM, salvo melhor opinião, considerando o modelo de demonstração proposto, entendo ser de considerar o valor recebido como associado às actividades operacionais, a título de outros recebimentos ...

Anónimo disse...

Anomino do dia 16 as 11:10.
Julgo que a questão não deverá ser interpretada dessa forma! Pois diz " O sr. Àlvaro Vendeu..", não diz "Numa transacção""...Aliás a unica resposta que fala em transacção é a alinea b)...

Anónimo disse...

Alguém me podia enviar o enunciado?

O meu mail é ana.arnauth@gmail.com
obrigada

Anónimo disse...

pessoal deixem aqui o enunciado como fizeram com o de outubro pra irmos discutindo pergunta a pergunta

Anónimo disse...

aiiii que stress.... não há ninguem que tenha uma proposta de correcção de confiança? devo andar no 9,3, 9,5...

Anónimo disse...

questão 25:
artg 33º CIRC para 2009
não é aceite superior a 29927,87
aplicando a tx dos 20% dá um resultado de 5985,57
aplicando os 10% de tributação autónoma dá 598,56.
e a meu ver é esta a resposta a esta questão

Anónimo disse...

Já vi opinioes sobre a questão 25 como resposta certa a de 598,56 e 798,56.

Eu respondi 748,20€ e chegui lá assim:(atenção que não tenho nenhuma certeza)

O artigo 42 do "antigo Circ" refere como reintegração maxima de 29927,87 a amortizar em 4 anos.

Então 29927,87*0,25=7481,97 por ano.

Se a empresa amortizou 39,927,87=0,20=7985,57 que ultrapassa o limite maximo do circ de 7481,97.

Assim era aceite como custo fiscal o valor de 7481,97 (25% do maximo de 29927,87).

Como a tributação autonoma é 10%, calculei 7481,97*10%=748,20€.

O que acham? Será que foi mais um disparate? Foi esta a resposta que eu dei. 798,56 não é. A explicação dos 598,56 é fildigna, mas na minha opinião não temos que calcular 20% de 29927,87. Mas pegar na amortização anual e compara-la com o maximo aceite.


VERA disse-te e muito bem que a trib autonoma era sobre o valor da amortização aceite fiscalmente. Será que não pode ser aceite o valor de 7481,97 (25% de 29927,87) que é inferor a valor amortizado pela empresa.
Esclarece-me sff

Anónimo disse...

Desculpem não é art. 42 que queria dizer mas sim 33

Anónimo disse...

Acho que todos deveriam enviar um mail à OTOC, comissaoinscricao@otoc.pt , a pedir para anular a pergunta 25. Nao é justo termos que utilizar os codigos que não se encontram em vigor à data do exame. No comunicado que a OTOC emitiu presente no seu site, http://www.otoc.pt/fotos/editor2/Examesconteúdoestrutura.pdf , dizem especificamente que é o "novo" CIRC. Logo.. acho incrivel... Depois fazerem uma pergunta daquelas que implica o "velho" CIRC

BS disse...

Questão 25: 798.56
art.º 33º do CIRC, DL n.º 159/2009, de 13 de Julho. "...valor de reavaliação excedente a € 40.000..."

Anónimo disse...

Caro colega
apesar de eu ter respondido 748,20€, não desminto a resposta 798.56 que já admiti que é fiavel.

Mas deixe que retifique uma coisa: a questão diz respeito ao ano de 2009 e o tal art.º 33º do CIRC, DL n.º 159/2009, de 13 de Julho. "...valor de reavaliação excedente a € 40.000..." só entrou em vigor em 1-1-2010.
Nesse sentido o tal limite do artigo 33 do circ é 29927,87.

Mas não desminto a sua resposta pq tenho duvidas

Anónimo disse...

BS esse decreto lei aplica-se aos periodos que se iniciem em, ou apos, 1 de Janeiro de 2010... acho que deviamos mesmo enviar o e-mail!!

Anónimo disse...

Tantas dúvidas!!!!

BS disse...

Está correcto, não se pode aplicar o DL n.º 159/2009, de 13 de Julho, logo não será 798.56€. Sendo assim, para exame dvemos levar a legislação em vigor e a que lhe antecede.

Anónimo disse...

Tudo bem.. Mas ninguem nos disse para levar a legislação que "antecede"!!! pelo contrário... emitiram um comunicado todo pomposo... a dizer que aplicam o SNC e o "novo" CIRC (palavras deles...) , depois.. mandam-nos para casa uma carta a dizer que podemos consultar o POC (o que até não está mal, pois há entidades que não aplicam o SNC, exemplo, uma autarquia) mas depois sai uma pergunta, como a pergunta 8. Nao acho correcto!!! Mas mais grave ainda, será essa pergunta 25, que aplica o "velho" CIRC... Acho que a OTOC devia ser uma entidade completamente transparente!!! Agora para o proximo exame, vou pedir um carrinho de mão.. para levar os códigos de IRC dos ultimos 10 anos........... Ou entao... os respectivos POC's dos ultimos anos!!!! Poupem-me!!! isto é gozar com uma pessoa!!! Nao querem mais TOC's alterem os estatutos para nao terem que fazer exames de admissao todos os anos!!! Isto eh gozar com as pessoas, com a moral, o dinheiro e o tempo das pessoas!!!

Anónimo disse...

O POC acabou, o SNC aplica-se igualmente às entidades públicas. Já dev0 ter lido em algum lado de que se deve ser SNC em vês de POC

Anónimo disse...

O POC acabou, o SNC aplica-se igualmente às entidades públicas. Já dev0 ter lido em algum lado de que se deve ler SNC em vês de POC, apartir de 2010.

Anónimo disse...

Tens razao. Achava que as autarquias estavam sujeitas ao POC. Enganei-me.

Mas esse facto não altera a falta de clareza e de transparência.

Se é a legislação que está em vigor à data do exame, como sempre nos foi dito...
1.º - Nao tinham nada que mandar um programa igual ao dos exames passados.. cheio de terminologia POC... "imobilizado Corporeo" ... "Existências.." etc...
2.º - Não tinham que fazer nenhuma menção ao POC, porque aparentemente ele não se encontra em vigor à data do exame!!
3.º - Não tinham que fazer nenhuma questão em relaçao ao POC no exame


Não acho justo, tarmos a ser avaliados em dois sistemas. E para alem do aspecto da questão 25, que é o "velho" CIRC...... Agora fazem-nos uma pergunta... "em 1996 diga nos qual foi a tributação autonoma (exemplo!!!)" ... É ridiculo!!!

Anónimo disse...

As atarquias locais aplica-se o POCAL, aos hospitais o POCH, as escolas o POCE e as inst sol social o POCISS salvo algum erro de iniciais e a estas instituições não se aplica o SNC nem podia.
Aonde estavam as contas de controlo orçamental,dotações iniciais,cabimento, compromissos e as contas 251 Devedores pela execução do orçamento e 252 Credores pela execução do orçamento e os mapas de execução orçamental.

O SNC não se aplica a entidades publicas....nem podia sem se aproximar deste tipo de realidades

Anónimo disse...

Eu lebei o meu velhinho CIRC de 2007 que me identifico com ele. Sei aonde estam as coisas de cor. Mas tb levei o FISCAL 2009 porque na pergunta 25 iria errer já que essa tributação autonoma em 2007 era de 5% e só depois é que vi melhor...

Anónimo disse...

Desculpem os erros no comentario anterior:

Eu levei o meu velhinho CIRC de 2007 que me identifico com ele. Sei aonde estão as coisas de cor. Mas tb levei o FISCAL 2009 porque na pergunta 25 iria errei já que essa tributação autónoma em 2007 era de 5% e só depois é que vi melhor...

Anónimo disse...

mas acham que vale a pena reclamar sobre esta questão?
uma coisa será reclamar uma questão mal formulada, como a da mais valia; outra coisa é só dizer que nao nos disseram que podia sair outro código, porque a pergunta está bem feita...

Anónimo disse...

Todo o exame foi feito a fugir do SNC, tem muito poucas perguntas de SNC, é tudo fiscalidade e analitica.
Mesmo as perguntas de fiscalidade, muitas delas são sobre o ano de 2009, ou seja outro CIRC.
Eu acho que vale a pena reclamar.. Não se perde nada.. O máximo que podemos é ouvir um "não".. :) Mas se tivermos sorte pode ser que anulem a quantidade de perguntas que falam em ano "2009" a todos.. :)

Anónimo disse...

pela minha parte, e-mail para a comissão de inscrição com cc para o bastonário!
não desejo que seja dada razão a quem respondeu 798 em detrimento de quem viu esse aspecto e respondeu 598, mas se poderem dar certo a todos melhor!!!!

Anónimo disse...

E quem viu 748,..
Poderá ser esta a resposta certa

Anónimo disse...

Se anularem as perguntas dão 0,5 a toda a gente, quer tenham feito a pergunta ou não, ou qualquer que seja a sua resposta. Por isso é que é de todo o interesse em mandar o mail.. :P

Anónimo disse...

malta, postei essa minha opinião sobre a questão 25 porque penso que seria de interesse de todos conseguirmos opiniões fidedignas, deveríamos aproveitar estes meios para isso mesmo.
a regra de aplicação do artigo 33 é assim, 1º vemos o custo aceite, depois calculamos a amortização e só depois a tributação autónoma.

quanto ao anular essa questão, sinceramente não vejo grandes motivos. o de aplicar o CIRC de 2009? estava mais que previsto isso, na carreira que estamos a tentar seguir irá ser assim, no ano N estaremos a trabalhar os resultados de N-1, como nesta época estamos a calcular o IRS de 2009 e é o código de 2009 que temos que seguir.
eu pessoalmente optei por comprar a colectânea com todos os códigos de impostos que interessa para este exame, claro que tudo se complica se optasse por imprimir os ditos códigos.
pensem como seria óptimo todos juntos conseguirmos uma correcção bem fundamentada de todas as questões.
abraços e boa sorte a todos

Anónimo disse...

então qual é a tua sugestão para a perg. 25

Anónimo disse...

Boas,
Alguém me pode enviar o enunciado?
Email: the_green_power@hotmail.com
Cumprimentos

Tita disse...

Ola colegas, de facto relativamente à questão 25 está muito confuso, mas ele no enunciado do exame dizem para utilizar a legislação em vigor à data do exame. Não temos que andar com os códigos antigos atrás de nós...

NF disse...

Bons dias a todos.
Seria muito melhor se eles tivessem adoptado a estratégia que me disseram quando vieram ao meu local de estágio: Um só exame com questões de Ética e Deontológica e também de Avaliação Profissional. Penso que teriamos muito mais probabilidade de passar pois podiamos "compensar" alguns erros na Avaliação Profissional com maior número de respostas cercas nas Matérias Estatutárias e Deontológicas. Ficavam as 40 perguntas na mesma mas de todas as matérias. Não seria melhor? Teriamos era de batalhar para isso.
Cumpts a todos.

Anónimo disse...

Eu apliquei o CIRC em vigor á data do exame, pois era o referido no exame. Mas com tantas dúvidas era melhor enviar esse email a OTOC. Assim se eles considerarem que foi engano, dão a cotação de 0,5 a toda a gente.

BJ e Abraços

Anónimo disse...

isso vai ser assim, mas só será bom para quem não tem dispensa do exame de ética.
Pessoas como eu que têm.. não será melhor nao

Anónimo disse...

RM

Em relação à questão do CIRC, não vejo forma de dar a volta à OTOC, tentar não custa.
De qualquer forma se alguém tiver um parecer a dizer que na realidade esta questão devia ser anulada, do tipo Saldanha Sanches, então o melhor é avançar. ;)

Anónimo disse...

NO outro exame podiamos comentar pergunta a pergunta e isso tornou-se muito interessante para retirar duvisas sobre perguntas muito duvidosas

Anónimo disse...

bom dia, para o anonimo que diz que comprou a colectanea de todos os codigos podia-me indicar qual a editora e o nome exacto da colectanea? já andei à procura mas não vejo nenhuma que tenha todos os codigos necessários, falta sempre um ou outro....obrigada.

Anónimo disse...

3) 90000/10500, nos exames de 2007, está uma questão deste tipo.

Anónimo disse...

na questao 7´eu penso k seja na totalidade, porque era uma transmissao intracomunitaria isenta.. logo nao ha iva pra recuperar porque tb não o liquidou

Anónimo disse...

Qual é o exame de 2007 onde aparece uma pergunta igual? Qual o número da pergunta?

Anónimo disse...

Porque é que dizes que é uma transmissão intracomunitária isenta?

Anónimo disse...

Eu pensei assim:
Em 15 Out: 21a71 - 90000

Em 31 Dez: 21
a Dif Cam Fav 15000


Em 15/Jan: 12 94500
dif cambio desf 10500
a21 - 105000

Anónimo disse...

transmissão intracomunitaria pq diz lá que o cliente é espanhol. Eu tb não reparei e respondi com IVA recuperavel

Anónimo disse...

94500/10500
tem razão, mais uma errada....

Anónimo disse...

Caro colega eu tb já descobri umas quantas erradas, respondi 33 e tenho de acertar em 22, mas estou a tentar manter-me tranquilo se não ainda dou em "doido"

Comprimentos

Anónimo disse...

Alguem me pode enviar enunciado?

Agradecia imenso...

sofiabicho80@gmail.com

Anónimo disse...

bem vindo ao clube eu respondi a 34 e tenho que acertar 22, até ás 17 chego, o pior é as restantes, estamos todos no mesmo barco...

calma pessoal um dia ainda chegamos ao destino.....OTOCCCC

Anónimo disse...

Boa tarde, também agradeço a quem me envie os inunciados do ultimo exama para acesso á OTOC

Anónimo disse...

Alguem me pode enviar enunciado?

Agradecia imenso...

mjmcge@gmail.com

Anónimo disse...

Essa é uma estrategia que poucos deram conta.
Se responder a 19 perguntas tenho de acertar 19.
Se responder a 20, 21, 22, 23 ou 24 temos de acertar 20
Se reponder a 25,26,27, 28 ou 29 temos de acertar 21
Se responder a 30, 31, 32, 33 ou 34 temos de acertar 22.
Se responder a 35,36,37,38 ou 39 temos de acertar 23.
Se responder a 40 temos de acertar em 24.

Estrategia: nunca responder a 40 perguntas e responder a 19 ou 24 ou 29 ou 34 ou 39.
Eu respondi a 33, mas poderia responder a 34 (uma mais a sorte), pois tinha nas 2 situações de acertar em 22.

FLNJ

Anónimo disse...

estás a supor que se passa com 9,5. mas não há certeza disso, há quem diga que sim e há quem diga que não...

Anónimo disse...

Posso-te garantir que se passa com 9,5.
Eu no ultimo reprovei com 9,375 pois acertei 21 em 30.
O meu colega respondeu a 29 e acertou 21 e neste momento é TOC.

Cláudia A. disse...

Realmente tb conclui essa estratégia... foi é dps de fazer o exame...:-( Respondi a 28 e tinha respondido a 29... N sei q raio de contas fiz que acabei por anular uma... Enfim... há q esperar sentada(parece que é um mês, n é?) e optimista...

Anónimo disse...

Pois eu estou a coloca-la aqui para quem vai no proximo (quem sabe eu tb, não tenho certezas). Eu tb só descrobi depois. Respondi a 33, mas poderia responder a 34. Mas fica a sugestão
FLNJ

Anónimo disse...

Concordo com o anónimo de 16, 2010 7:27.Tambem errei porque levei o codigo actualizado...com o stress e o pouco tempo, quem se iria lembrar se éra para 2009 ou 2010 o valor que lá está no art 33!!!

Anónimo disse...

algumas questões corrigidas por um toc:
1)NCRF
2)ISENTAS
3)94500/ DESF.10500
4)2010
5)CORENTE E NÃO CORRENTE
6)MERCADO
7)TOTALIDADE
8)25000/10000/70000
9)274/59
10)OPERACIONAIS
11)FISCALMENTE
12)REPETIDOS
15)CAPITAL SUBSCRITO, QUER...
16)12000
17)FAV. 500€
18) NÃO LIQUIDA
19)75€
20) GASTOS FINANCEIROS
21) 50000€
22) REDUZ INVENTÁRIO
24) 6.5 ADQUIRENTE
26)PRUDÊNCIA
27)DOAÇÃO
28)NA FONTE

Anónimo disse...

não concordo que a 26 seja prudência, as provisões por regra não são aceites, salvo situações particulares cm por exemplo de incobráveis

Anónimo disse...

Também não concordo com a da prudência

Anónimo disse...

Só nao concordo, com essa que disseste da prudencia. Há provisoes que respeitam o principio da prudencia e que não são fiscalmente aceites..

Anónimo disse...

Na 28 não concordo pois não há retenção na fonte

Anónimo disse...

Então qual pensam que é a resposta para a perg. 26

Anónimo disse...

Anonimo de Março 17, 2010 6:09 PM

Eu levei o antigo por acaso. Mas mesmo com aquele valor de cerca de 30000 surge a duvida se é 20% desse valor ou 25%, pois o maximo aceite fiscalmente é 25% desse valor (cerca de 7500€).
A amortização efectuada pela empresa é superior aos 2 valores. Na pratica não sei bem como isso funciona.

Anónimo disse...

RM

Espero que seja este TOC a corrigir a minha prova, não ficava muito mal.

Anónimo disse...

Mas foi isso que ele disse.. Na pergunta 28 ele disse que não havia retenção NA FONTE. Colocou a ultima parte da frase: "NA FONTE", nas outras alineas seria "à taxa de ..."

Anónimo disse...

Na minha opinião, na pergunta 26, seria "nenhuma das anteriores"

Anónimo disse...

Ok obrigado. Pois não tinha entendido isso.

Se esse TOC tivesse razão estava safo.

Das respostas dele e não contando a das provisões que respondi nenhuma das anteriores tinha tudo certo excepto 3 (duas que não respondi e outra que errei)

Anónimo disse...

Para mim tambem nao era nada mau que ele tivesse certo... :P

Anónimo disse...

questão 26:
nem todas as provisões são OBRIGATORIAMENTE aceites, a parte da prudência esta correcta mas a parte do obrigatório está completamente errado.

a colectânea que decidi comprar foi a:
24ª edição
Fiscal 2009
Porto editora

é de 2009 mas já traz as actualizações para 2010

a questão 28:
penso que está sujeito a retenção, pelos artigos 151º, 101º , na tabela a profissão com o código 6010 tudo do CIRS

Anónimo disse...

Caro colega

Não esta sujeito a ret fonte porque o economista é de contabilidade simplificada e vai pagar ao advogado que é de contab organizada, logo não retem na fonte nada sobre os honorarios pagos.

Anónimo disse...

da colectânea.
existem duas exactamente com o mesmo nome mas, a que anda na casa dos 30€ é a mais completa.

Anónimo disse...

boa noite,
alguem me pode dizer com se chega à resposta da questão 17?
obrigada.

Anónimo disse...

O que acham da pergunta 39, tenho medo que seja uma ratoeira...

Anónimo disse...

Perg 17

real: 8*2750=22000
Orçamento: 9*2500=22500

Diferença favoravel de 500

A empresa orçamentou 9 metros cubicos a 2500 e gastou 8 metros cubicos a 2750 (2500*1,1, isto é, mais 10% que 2500)

Anónimo disse...

Pergunta 17:

Valor inicial do m3 de madeira:

2750 x 10 = 27500 / 110 = 250

2750 - 250 = 2500 euros



Valor Orçamentado:

9m3 x 2500 = 22500

9m3 porque o que se verificou foi 8m3 e foi menos um do que o previsto, logo o previsto foi 9m3

Valor Real:

8 m3 x 2750 = 22000

Diferença favoravel de 500 euros

Anónimo disse...

1-NCRF
2-isentas
3-94500/10500
4-2010
5-corrente e não corrente
6-NR
7-Imposto recuperavel (érrei, não vi q era espanhol)
8-25000/10000/70000
9-274/59
10-operacionais-outros R/P
11-nenhuma das anteriores(acho q errei esta tb)
12-repetitivos
13-todas as anteriores
14-5000
15-só o realizado
16-12000
17-fav 500
18-não liquida IVA
19-75
20-NR
21-50000
22-reduz inv PA
23-NR
24-6,5% pelo adquirente
25-748,20€ (já justifiquei este valor antes, mas n tenho certezas)
26-Nenhuma das anteriores
27-doação
28-Não há RF
29-43050
30 Trab Dependente
31- IMT e IRS
32-3130 e 1700
33-742500 e 22800
34-9,80€
35-NR
36-NR
37-10000 (mas está errado, pq custo prod é inf. valor venda)
38-35000
39-NR
40-100000 (respondi a reversão anual, mas axo q é passivo imp dif500000)

«O mais antigo ‹Mais antiga   1 – 200 de 485   Mais recente› Mais recente»

Os posts mais populares (de sempre!)

Pesquisar neste blogue