terça-feira, 29 de maio de 2007

DICAS PARA PREPARAÇÃO PARA OS EXAMES

Olá a todos!

Venho junto de vós após ter tido conhecimento de que a minha pessoa é por vezes falada neste blog.

Apesar das coisas boas e más de que me atribuem, decidi então tentar através deste blog ajudar-vos a superar o obstáculo do exame de acesso à CTOC.

Todos sabemos que estes exames não são de forma nenhuma a melhor maneira de garantir mais qualidade à profissão.
Têm originado muitos problemas aos candidatos: constantes reprovações, desmotivação, desacreditação, dispêndio de dinheiro, etc,etc.

Mas continuando a ter esperança no futuro vamos tentar que o presente seja o mais risonho possível.

Da minha experiência como TOC, formadora e explicadora,verifico que há certas dicas que vos poderão ajudar a ir melhor preparados para o exame.

Assim, aqui ficam algumas sugestões que julgo importantes que sejam praticadas na vossa preparação:

- Organizar muito bem os códigos e legislação possível de consultar no exame – a maior parte das pessoas que me procuram não têm sequer os códigos divididos em temas. É muito importante marcar os capítulos e temas que normalmente são os mais consultados, e também aqueles que vos sejam mais difíceis de perceber.
O objectivo é perder o menos tempo possível a procurar nos códigos e legislação o tema necessário.

- Fazer contas às perguntas que consegue responder com certeza e aquelas em que tem duvidas ou dificuldades.
Muitas pessoas respondem aleatoriamente às perguntas que não sabem responder, esquecendo-se que depois correm o risco de reprovar por descontos a mais na correcção.
Convém fazer um ponto da situação a meio do exame: ver quantas já responderam com certeza e deixar aquelas cujos temas vos são mais difíceis para o fim e tentar responder a essas com calma. Em ultima instância é preferível não responder para que não seja passível de desconto.
Lembro que apesar de todos os erros, omissões e problemas em algumas perguntas na maior parte dos exames, é possível passar respondendo a todas as outras correctamente.

- Existem perguntas que poderão ser respondidas por “exclusão de partes”. Ter atenção no português e fazer os cálculos “ao contrário”, ou seja, substituindo as respostas possíveis no problema em vez que efectuar os cálculos para achar as respostas correctas, poderão ser ajudas importantes naquelas perguntas mais complexas


Lembrem-se que os exames tocam em temas que não são diariamente vossos conhecidos. Não exijam de vocês mais do que o razoável.
Quem trabalha nesta área sabe que no dia a dia existem temas em que nos temos que socorrer dos códigos, dos amigos, da Internet, etc. Por isso não fiquem desiludidos por não dominar todos os temas.

Acreditem e confiem em vocês! Isso é o mais importante!

Boa sorte a todos.

81 comentários:

Anónimo disse...

Muito obrigada!
Haja alguem que nos ajude!
Eu realmente nunca tinha pensada nestas dicas.

Anónimo disse...

bem, agora toda a gente ajuda...
se nao tivessem saido as grelhas à borlix...
aiaiai, ajudava-se mas era o tanas...

Anónimo disse...

Ó colega se não quer ajuda, é porque deve estar "muito bem "preparado.
Além disso apenas a grelha de Abril foi disponibilizada gratuitamente.Não sei porque diz isso.
COncordo com estas dicas aqui sugeridas.
Quem vendeu as grelhas por 15€,20€ é que deveria ter tido esta ideia de ajudar e não o fez.
Bem haja quem deu estas sugestões para a preparação do exame.

Anónimo disse...

Muito obrigada pelas dicas!! Àqueles que andavam a vender as grelhas por 20 euros... Bem, se enriqueceram foi só em termos monetários... :((

Anónimo disse...

boa tarde.
Quem necessitar de ajuda específica, eu a partir das 19 ate as 23 dou explicacao. Resolucao de todos os exames. Duvidas.
Para além destas, tenho outras dicas que podem ser uteis durante a fase de estudo, e durante o exame.
O meu mail é silva436@msn.com

Anónimo disse...

Ó silva436:
Então primeiro queres vender as grelhas a 20€ cada. Depois, sabe-se lá porquê, queres "ajudar" os outros?
Valha-me Deus!
Este blog está a perder qualidade.

Anónimo disse...

silva436=eduardo=emcs

!!!!!!!!!!!
Ha qq coisa estranha em quem participa neste blog.
principalmente duas ou tres pessoas que monopolizam o blog.

Mas não havia um administrador que disse que este blog naõ era para divulgar serviços?
Não percebo.
E agora o tal EDUARDO ( ou silva436, ou emc, etc,etc)divulga explicações, ajuda????

Anónimo disse...

élá, nao andem a usar emails alheios só pra prevaricar.
Isso é que não!
Que confusão vai aqui.

Anónimo disse...

Alguem ja recebeu a resposta das reclamacoes efectuadas???
espero k tenham tido mais sorte k eu.
Nao alteraram nada

Anónimo disse...

confirmo
os mails pertencem todos à mesma pessoa...

Anónimo disse...

Assim realmente é incorrecto! Afinal o que pretende esse EDUARDO?
Se já passou no exame o que quer agora! Que desapareça!
Agora qwuer dar explicações? Depois de ter reprovado algumas vezes?
Mas andamos a brincar ou quê?

Anónimo disse...

Deixem ajudar quem sabe!
Eu já frequentei a formação da Drª Susana Silva e gostei. Achei muito interessante e util. Principalmente no tema de Contabilidade Analitica onde tinha mais dificuldade.

Tenham juizo e reflitam sobre vós mesmos sobre o que estudaram.
Muitas vezes culpamos os outros em vez de olharmos para o que fazemos.

Cumprimentos,
Filipe Costa

Anónimo disse...

Boa Tarde!!...

Será que alguém me pode ajudar na questão 33 e 34 do exame de 16 de Dezembro de 2006...

Obrigada...

SUSANA RAQUEL SILVA disse...

Questão 33:
Custos fixos=13600
Custos variáveis= 31520
Produção= 4000 m
Custo unitario variavel=6,8+1,2=8€
Mg unit= 4€
Ponto critico qtd= 13600€ /4€
Ponto critico em valor= 40800€

SUSANA RAQUEL SILVA disse...

QUestão 34:
Resultados pelo custeio variável:
Vendas= 43200€
Custos produção= 24480€
custos a imputar= 42400€
Resultado = 43200-42400=800€

Resultados pelo custeio total=
Custos produção= 27720
custos a imputar =42040
Resultado= 1160€

Diferença de resultados = + 360€

Anónimo disse...

Muito obrigadinha pela ajuda...

Anónimo disse...

a prof agora ker limpar a imagem.
Dpois de perceber k andou a ganhar balurdios à conta do desespero dos alunos.

é uma jogada de charme.
mas cada um ganha a vida como pode.

Anónimo disse...

Será que é a professora que está a ganhar com o desespero dos alunos?

Ou será os "abutres" que andam por aqui que cobram 15€/20€ pelas grelhas e agora até querem dar explicações. Depois de reprovar duas ou tres vezes no exame?

Desespero dos alunos? Porquê? Não estudam. Não se preparam?
Há muita gente como eu que foi fazer o exame sem desespero nenhum e não precisei de ajuda nem dos "abutres" nem da professora.

Mas conheço quem foi "comido" pelos "abutres", que acabaram por reprovar na mesma...

E conheço quem teve a ajuda da professora e passou...

Aproveitar do "desespero dos alunos"!
Mas será que os professores do ISCAP ao darem 4 ou 5 cursos a 300€/400€ cada tambem não se estão a aproveitar???
E os centros de explicações com 30€/35€ cada hora de explicações, tambem não se estão a aproveitar?

Sinceramente!

USEM ESTE BLOG PARA SE AJUDAREM E NÃO PARA SE AGREDIREM!

Anónimo disse...

Alguém me podia explicar como se calcula a resposta da questão 24 do exame 14 Abril 2007 ?

Obrigado

Anónimo disse...

E já agora, a questão 33 ?

A minha forma de resolver dá 1500 desfavorável.

Desvio preço= Qtdd(Ppadrão-Pefectivo)

Desvio preço= 400(120-123,75)= -1500


Não é assim que se resolve?

Anónimo disse...

Quanto à questão 33:

desvio preço=(kp-ke)*Qe

=(600000/40000 - 49500/3420)*3420

=1800 favorável

Já agora, alguém me pode ajudar na questão 35 do exame de 16 de Dezembro...
Obrigada...

Anónimo disse...

Exame...exame
Aqui só se fala nisso...

Anónimo disse...

E porque será?!!...

Anónimo disse...

Gostei deste post. Tem dicas muito importantes para a resolução de exames.
Que tal aproveitar todas estas dicas em vez de reclamarem tanto?

Já agora alguém sabe a resolução da questão 35 do exame de 16 de Dezembro 2006?
Precisava de alguma ajuda, visto que ja tentei resolver e não consigo.

Obrigada

SUSANA RAQUEL SILVA disse...

Sobre questão 35 exame DEZ/06:

Esta é uma daquelas perguntas que eu costumo dizer que se pode responder "ao contrário2. Ou seja experimentando as respostas para ver se dá o resultado necessário.

Sabendo que os custos conjuntos têm que ser iguais aos custos de produção de cada produto e ao custo do residuo...

Experimente!

Anónimo disse...

nao se pode resolver assim,
a questão 35 tinha um erro de calculo da CTOC, derivado dos arredondamentos.
Eles consideraram outros arredondamentos.
Se começamos a resolver as questoes ao contrario, perdemos bastante tempo.
As questões têm k ser resolvidas normalmente, e nao ao contrario.

Anónimo disse...

Mas mesmo resolvendo ao contrário...

Não entendo como no produto Alfa tem que se somar mais 300 (resíduos incluidos)... Será porque foi vendida a produção total de Beta?!...

Anónimo disse...

Que erro da CTOC para a pergunta 35 é que falas colega?
Eu tambem resolvi ao contrario e deu-me certinho.
Não percebo.
Eu fiz:

Os custos conjuntos são:195000+140000=335 000€

O custo de produção de Alfa é: 1200 x 127,5€ =153000
O custo de produção de Beta é: 1000 x 187€ = 187000
O residuo = 5000
153000+187000-5000 = 335 000€

Fiz assim para todos os exames e deu certo.

Anónimo disse...

Eu tambem resolvi as questoes deste tema assim ao contrario e deu certo.

Cpts,
Carlos Martins

Anónimo disse...

Pois é... Isto assim é muito engraçado...

Mas no exame, não podemos andar ao contrário...

Então... Sabendo que os custos de Alfa, são 153 000... Fazendo tudo direitinho, como se chega lá?...

Alguém me pode explicar?...

Obrigada...

Anónimo disse...

em Dez 2006 foram os cconjuntos que nao tinham resolucao,
em Abr 2007 foi um conjunto de perguntas mal elaboradas e mal respondidas (prof Bimba, Ajustamentos, etc etc), lol
Contra a CTOC é complicado.
Kem vai a 1a vez, tem 99% de hipoteses de chumbar.
Nao é para desanimar, é a realidade.

Eu passei à 2a. Tambem tenho dicas, tb tenho estratagemas.

A CTOC agora vai entregar (hoje às 15) os DIPLOMAS a kem passou.
é a 1a vez k o fazem.
Ligaram-me ja umas poucas de vezes, mas eu disse k NAO vou.
Kuase me obrigaram a ir, a mim e a outros colegas.
Eu imagino pk. Estamos em vespera de eleicoes.
E nada melhor k convencer os novos TOCS, meninos ignorantes para eles, a assinar a peticao de 500 TOC necessarios para o efeito,
ou algo parecido.
Para mim é marketing.
Nem vem no SITE da CTOC.

Para alem disso, recebi em casa nao apenas o meu convite, mas o do TOC seguinte, lolol.

Que bem k a CTOC trabalha.

Anónimo disse...

Olá a todos, mas vinha perguntar mais uma vez se alguém me consegue explicar os cálculos a efectuar na questão 24 do exame Abril 2007?

Alguém?????

Anónimo disse...

eu ainda nao recebi o resultado da minha revisão de prova.
voces acham normal... ja passaram 15 dias e nada, tou a ver o tempo a passar e daqui a um mes é o proximo exame.... andam todos a estudar e eu não sei k fazer?????

Anónimo disse...

é pk vais passar colega.
Decerto. Senao ja te tinham dito
Liga para lá

Anónimo disse...

ola
alguem conseguiu chegar à resolução da questão n. 24 do teste de abril de 2007, é que não sei como calcular. Podiam ajudar-me?

SUSANA RAQUEL SILVA disse...

SObre questão 24 exame Abril- consolidação de contas:

a) primeiro calcula-se a % de livros não vendidos na Distrirapida
b) com base nessa percentagem retira-se ao valor das vendas o valor preço de custo na Editoc, para eliminar o efeito do lucro nas existência trocadas entre as duas empresas

Como a Distrirapida tem em stock material vendido pela Editoc tem que se retirar/eliminar a mg de lucro exitente na venda.

Anónimo disse...

Questão 24 Contabilidade Analitica exame de 11/03/2006 a resposta dada pela CTOC é a B - custo diferencial de 31,33€, no entanto não consigo chegar a este valor dando-me sempre 31,8461€ o que faz com que eu altere a escolha da resposta. Já alguem tentou resolver esta questão e chega à mm conclusão que a ctoc !! Por favor s consguiram demontrem-me os calculos por favor.
o estudo esta complicado .....
SF07

Anónimo disse...

Sobre a questão 24-Exame abril

Tem que se eliminar as vendas internas:
71/61 por 50000(ajust. à DR)
E como temos ef temos q eliminar a margem
61/88 por 22.500(ajust. DR)
88/32 por 22.500(se em 80.000 tenho uma margem de 30.000 em 60.000 terei ma margem de x)-este é o ajust. ao balanço.

Anónimo disse...

Será que alguém me pode ajudar com a questão 31? Não consigo chegar à solução!!!!!

Anónimo disse...

Em relação à questão 31, a melhor forma é fazeres uma mapa de secções, pois será bem mais fácil visualizar o preço unitário de cada secção.

Se depois disso não conseguires chegar lá eu envio-te por mail o meu mapa.
(tania_rod@iol.pt)

Anónimo disse...

Questão 24 de 11/03/2006
Tens os seguintes custos para 10000un:
CV=30€*10000=300.000€
CF=80.000€
CSV=20.000€
ou seja, CT=400.000€

Para produzir 3000un adicionais vamos apenas ter mais CV e CSV, então
CV=30€*3000un=90.000€
CSV=4.000€
logo,
(90.000€+4.000€)/3000un=31,33€

Espero que compreendas esta resolução...

Anónimo disse...

No entanto
se considerar que a empresa agora passa a produzir 13000 uni
os ct=400000+94000=494000
494000/13000uni=38€
Pv =37.5€ pela nova proposta
Do ponto vista real economico a empresa não ganha nada com esta nova proposta perde por uni 0.5€
numa empresa não se aceitaria a encomenda ....
mas pronto dá para entender os calculos ...

Anónimo disse...

Desse ponto de vista, tens toda a razão. Mas daí a interpretação dos problemas colocados pela CTOC.

Eu quando resolvi pela primeira vez este problema tb pensei como tu, mas depois li novamente o problema, A palavra "adicional" muda o problema por completo.

Anónimo disse...

bom dia,

será que alguém me pode ajudar nas questões 6 24 27 28 do exame de fiscalidade de outubro 2005?? agradecia imenso!

Anónimo disse...

Exame Outubro 2005 - Fiscalidade

Q6
Resposta é b) - Art. 3º n.º 4 do CIVA

Q24
(VR-VA*coef)*50%=
(20.000€-15.000€)*50%=2.500€

18000/6000=3€ por acção
5.000 acções*3€=15.000€
Art. 10º n.º 1a), Art. 43º, Art. 44ª e Art 46º do CIRS
Resposta é a b

Q27
Resposta correcta é a a) - Art. 35º CIRC

Q28
Resposta correta é a c)

Porque,
10.000€ - Valor da partilha
destes 10.000€ -> 4.000€ foi o valor de aquisição da quota, 2.000€ é a mais valia (4000+2000=6000) e 4000€ é o rendimento que a liquidação da empresa liquidatária proporciou à empresa que era sócia.

Espero ter ajudado

Anónimo disse...

muito obrigado! estou com algumas dificuldades em fiscalidade... em relação ao exame de março 2006 também não consigo resolver as questões 5 9 10 21 23 24 28. alguém que me ajude?? obrigado!!!

Anónimo disse...

Colega,

Visto que andamos a estudar para o mesmo fim e até gosto de ajudar pk assim tb eu estudo, se quiseres podemos partilhar duvidas atraves do MSN ou por mail: tania_rod@iol.pt

Terei todo o prazer em ajudar

Anónimo disse...

Precisava de uma ajuda na questão 6 do exame 08/07/2006 versão A.

podem ajudar !

Anónimo disse...

Será que alguém me pode dizer se o meu raciocínio esta correcto na resolução das questão n.º 23 do exame de março de 2006 de Fiscalidade?

Questão 23
Alinea c)
Ele tem 18.000 acções a 96.000€ e vai vende-las por 99.000€, ou seja a 99.000€/18.000=5.5€/por acção
Assim sendo:
- 10.000 acções a 7,8€ -> aqui ele perde 7,8€-5,5€=2,3€ por acção
- 2.000 acções a 9€ -> aqui ele perde 9€-5,5€=3,5€ por acção
- 6.000 acções a custo 0 - aqui ele ganha 5,5€ por acção

Logo temos,
2,3€x10.000= -23.000€
3,5€x2.000= -7.000€
5,5€x6.000= +33.000€
o que tudo somado, perfaz uma diferença de -3.000€

Mv=(VR-VA)*50%=-3.000€x50%=-1.500€

Anónimo disse...

Hoje descobri este forum ta porreiro tenho as soluções todas, tambem vou pela terceira vez ao exame em julho de 2007, fikem atentos k vou começar a mandar as correcçoes, estas correcçoes foram arranjadas la dentro da ctoc com alguns contactos, mas ainda nao me passaram.

Anónimo disse...

tambem vais pedir dinheiro por essas correcções .....

Anónimo disse...

Cuidado com a divulgação das correcções!!!
Ainda por cima da CTOC....
Ha muito boa gente que depois as vai querer vender.
Alem disso muitas vezes ver a correcção por si só não ajuda, se não se souber da matéria.
Não se iludam.

Anónimo disse...

Questão 23 fiscalidade 11/março/2006:

colega não consigo resolver esta questão mas há aí um erro:
-23.000-7.000+33.000 = +3.000

segundo o seu raciocínio, que até concordo, há uma mais-valia e não uma menos valia

Anónimo disse...

COLEGA QUE TEM AS CORRECÇÕES DOS EXAMES DA CTOC:

Também vou a exame pela 3ª vez, não há 2 sem 3, há 3ª será de vez??

Tenho participado neste blog, nomeadamente na resolução de algumas questões de exames anteriores que aqui são colocadas e penso que estas trocas de ideias são muito úteis para o nosso estudo..

Espero que possa enviar as correcções aqui para o blog para todos os interessados.. Algumas pessoas poderão estar preocupadas com as suas afirmações, talvez com medo de perderem a 'clientela'..

É que mesmo antes de entrarem para uma classe de profissionais (que tanto criticam) só mostram que são pior que eles, pois não sabem o que significa companheirismo e entre-ajuda, só pensam no dinheiro que podem ganhar com esta situação.. É de lamentar estas atitudes de 'ajuda' mas SÓ com contrapartidas..

Bem haja colega!! Toda a AJUDA é bem vinda.

Anónimo disse...

Obrigada colega por teres reparado no erro. Eu fui induzida em erro pelas alineas do problema.

Cheguei á conclusão que esse exame so pode é ter um erro porque é impossivl ter uma menos valia. Por mais contas que faça dá-me sempre uma mais valia de 1500€

Anónimo disse...

exame julho 2006-versãoA-questão 6:

Desvio preço
Qt efectiva*(Pr padrão-Pr efectivo)15kg*(2-2,1)=-1,5euros

Desvio Quantidade
Pr padrão*(Qt padrão-Qt efectiva)
2*(14-15)=-2euros

acho que é assim que se resolve!

Anónimo disse...

por favor alguém me sabe explicar a questão 13 do exame de julho '06??

SUSANA RAQUEL SILVA disse...

Questão 13- exame Julho 2006:

O valor da reparação não deve ir a compras, mas sim a reparações.
Ou seja, deve ser debitado na conta 62 ..FORNECIMENTOS E SERVIÇOS EXTERNOS - e depois na subconta 62232-Conservação e reparação.
Como nada nos diz que o valor da reparação provoca um aumento do custo do forno ou da sua duração, utiliza-se esta conta.
Se pelo contrario dissesse que aumentaria a sua vida util ou o seu custo, então teríamos que debitar a conta do imobilizado aumentando o valor do forno.
Ora, a opção de compras neste caso nunca se pode colocar pois COMPRAS apenas serve para registar mercadorias para venda posterior.
Assim o lançamento correcto seria:
D: 62 FORNECIMENTOS E SERVIÇOS EXTERNOS
D: 2432 IVA DEDUTIVEL
C: 22 FORNECEDORES

Resposta correcta: alinea d)-NDA

Anónimo disse...

preciso de ajuda nas perguntas 25 e 26 do exame de 8 de julho de 2006. alguém?? por favor. obrigada!

Anónimo disse...

Bem pessoal ja falta pouco pro exame ta aki uma correcção
Exame de Fiscalidade
15/Outubro/2005
VERSÃO A
1 – a)
2 – d)
3 – c)
4 – c)
5 – b)
6 – b)
7 – c)
8 – c)
9 – b)
10 – c)
11 – c)
12 – a)
13 – a)
14 – a)
15 – c)
16 – b)
17 – d)
18 – d)
19 – d)
20 – c)
21 – d)
22 – c)
23 – d)
24 – b)
25 – c)
26 – a)
27 – a)
28 – c)

Anónimo disse...

Ta aki mais outra correcção
Exame de Fiscalidade
11/Março/2006
VERSÃO A
1 – c) 2 – d) 3 – c)
4 – d) 5 – d) 6 – c) 7 – c)
8 – d) 9 – d) 10 – b) 11 – c)
12 – c) 13 – d) 14 – a) 15 – c)
16 – c) 17 – c) 18 – d)
19 – d) 20 – b) 21 – d)
22 – c) 23 – b) 24 – d)
25 – c) 26 – a) ou b) ???????
27 – b) 28 – c)

Anónimo disse...

aki tao mais respostas do exame 8 de julho do ano passado acho k tao correctas
1 – a) 2 – c) 3 – a) 4 – d)
5 – d) 6 – c) 7 – d) 8 – b)
9 – a) 10 – d) 11 – b)
12 – b) 13 – d) 14 – d)
15 – d)16 – b) 17 – b)
18 – c) 19 – c) 20 – a)
21 – d) 22 – a)
23 – c) 24 – c)
25 – d) 26 – b)
27 – b) 28 – c)
29 – c) 30 – b) 31 – d)
32 – b) 33 – d)
34 – b) 35 – d)
36 – b) 37 – b)
38 – c) 39 – a) 40 – a)

boa sorte pro exame dia 7 de julho
eu tambem vou pela terceira vez já tive a estudar pra isto agora vou ser eleito a setima maravilha 07/07/07 :)

Anónimo disse...

Aki vão mais algumas respostas que eu acho k devem tar correctas
Exame de Cont. Geral 11/Março/2006
VERSÃO A
1 – d) 2 – d) 3 – b)
4 – a) 5 – b) 6 – b)
7 – c) 8 – d) 9 – d)
10 – a) 11 – b)
12 – c) 13 – b)
14 – c) 15 – c)
16 – c) 17 – a)
18 – d) 19 – d)
20 – b) 21 – c)
22 – d) 23 – c)
24 – d)
boa sorte

Anónimo disse...

houve ai alguem que perguntou se "tambem vais pedir dinheiro por essas correcções ..... "nao peço nada caro colega assim como ja pus ai.
Ando chateado com este procedimento da ctoc , não leva a lado nenhum isto temos um curso superior e no entanto dizem pra fazermos exames a 200€ cada já é a terceira vez k vou, no entanto pessoas k tiram engenharia o bacharelato podem assinar alvaras a clssse 5 , e nós queremos um curso de gestao ou referente a esta area pra k?
Bem pessoal boa sorte não há 2 sem 3 há 3ª é de vez.

Anónimo disse...

oh.. pensei que colocasses as resoluções, não só as grelhas.. :(

Anónimo disse...

não consigo resolver as perguntas 9,27 e 32 do exame de abril deste ano. alguém sabe explicar-me? obrigada

Anónimo disse...

9)-1000x0,8=800 900x0,8=720 logo desv de quantidade de 80
desvio de preço desfavoravel 2180-(2500x0,8)
questao 27 tambem nao sei
questao 32- faz se atraves de sistema consegue se chegar aos resultados é requesitar um livro com casos praticos de analitica
225f=6500€+50HM
750M=11000€+15HF
resolver o sistema consegue se chegar la

Anónimo disse...

Boa tarde,

Estou com dificuldade a resolver as questões 23, 24, 26, 27, 29, 30 e 32 do exame de Cont Geral de Outubro de 2005.
Será que me podem ajudar?!

Anónimo disse...

"Questão 33:DEz/2006
Custos fixos=13600
Custos variáveis= 31520
Produção= 4000 m
Custo unitario variavel=6,8+1,2=8€
Mg unit= 4€
Ponto critico qtd= 13600€ /4€
Ponto critico em valor= 40800€ "

Não precebo cvu 6.8 ???? + 1.2 ????
porquê ??
podem explicar-me.

Anónimo disse...

Em relação à questão 33 de Dez:

CIvariável=20.000+6.000+1200=27.200
CV unit=27200/4000=6,8

Custos variáveis n fabris=3000+1320=4320
CVUni=4320/3600=1,2

Logo, o Custo variável=6,8+1,2=8

Anónimo disse...

omvnyobrigado ...
zcmlfte

Anónimo disse...

Boas alguem sabe resolver a questão 39 exame AP 16 Dez.

Anónimo disse...

Boas´
tenho aqui umas duvidas, se alguem me pudesse ajudar agradecia desde já.

Cont geral
11 de Março Questão 21 e 22.
15 de Outubro Questão 26,29 e 30.

Cont analitica
11 Março Questão 22, 26 e 31.
15 Outubro Questão 21, 24 e 29.

Obrg.

Anónimo disse...

questão 25 e 26 exame 7 julho 2006
algem pode fornecer a solução

isto das consolidações é aborrecido,

obrigado

Anónimo disse...

ola pessoal
alguem consegue resolver a questão 23 do teste de 11 de março de 2006.
explique-me a resolução


bom estudo

Anónimo disse...

Bom dia Colegas,

Por gentileza, pode alguém conferir a minha resolução para a questão 26 do exame de 8 de julho 2006 (Versão A).

Eu fiz o seguinte:
Tendo em conta que devemos eliminar também os valores associados às contas de resultados, para verificarmos o aporte das empresas nas contas consolidadas; fez:

Ao resultado Líquido de 42000 Euros, deduzi o valor das mercadorias vendidas por Pizzaport cujo custo já está incorporado no valor dos CMVMC da Pizzamundis (8000 Euros), somei o valor da mergem de lucro obtida com base nas existências finais (4000 Euros) e a este resultado (38000 Euros apliquei a percentagem de participação de Pizzamundis (PM) s/Pizzaport (PP) (90%) obtendo um resultado de 34200 Euros, logo para mim a resposta a esta questão seria NDA. Mas o meu colega de estudo resolveu a questão da mesma forma do que eu, só que no fim descontou aos 34200 Euros, os 400 Euros referentes a participação dos interesses minoritários na margem de lucro apurada (4000 * 10% (IM)=400)) e obteve o valor de 33800 Euros como total do aporte (logo escolheu a opção c) do exame. Pergunto ao fazer isto não estamos a deduzir duas vezes o valor referente aos interesses minoritários isto porque na minha lógica, quando sobre os 38000 Euros aplico a % de participação que a PM detêm sobre à PP, já estou a considerar apenas 90% daquele valor, logo os tais 400 Euros já foram retirados.

Desculpem os entendidos se o meu ponto de vista é abusurdo.

Agradeço por favor se alguém pode dizer se realmente devo deduzir depois de aplicada a % de participação o valor referente aos IM.

Muito obrigado
Parabens aos participantes deste Blog que já passaram e muita boa sorte aos que vão a exame.

Anónimo disse...

quantas perguntas tem o exame de codigo?

Anónimo disse...

olá alguém vai a exame dia 27 de junho.. tou completamente perdida. alguém pode ajudar...

Leandro disse...

Gostaria de saber se alguém me indicasse onde se pode encontrar a resolução dos exames, vou a exame em 31 de Outubro, e o meu metodo de estudo consiste em resolver os exames desde 2005, já agora alguem tem alguma sugestão sobre isso? não é fácil...
Cumprimentos,
Leandro

meu mail: leandro.alves.76@gmail.com

Cidália disse...

ALGUEM ME ARRANJA RESOLUÇÕES DE EAXMES?

O MEU MAIL É:cidália_garcias@portugalmial.pt

Voua ao exame em 31 de outubro.

Anónimo disse...

Alguem consegue me arranjar resoluções dos exames?

Obrigada

Os posts mais populares (de sempre!)

Pesquisar neste blogue