sexta-feira, 7 de maio de 2010

Bastonário homenageado no Brasil

«Na sequência da excelente relação estabelecida e desde há alguns anos cultivada entre os profissionais de Portugal e do Brasil, no próximo dia 9 de Maio, o Conselho Regional de Contabilidade de S. Paulo, o maior do Brasil, com cerca de 140 mil profissionais inscritos, realizará uma homenagem ao bastonário da Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas.

Nesta cerimónia de grande significado no relacionamento entre os profissionais de ambos os países, estará presente, entre outros, o presidente do Conselho Federal do Brasil, Juarez Carneiro.


Encontro luso-brasileiro apresentado em Maio

Também no Brasil, mas a 5 de Maio, será apresentado à comunicação social, em Florianópolis, as «Jornadas luso-brasileiras de Contabilidade», um projecto conjunto entre Portugal e Brasil com realização bianual.»
in Revista TOC nº 121 Abril 2010






«Jornalistas de diversos segmentos participaram, na manhã de quarta-feira (5), de uma coletiva com os presidentes do Conselho Federal de Contabilidade, Juarez Domingues Carneiro, e da Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas de Portugal, António Domingues Azevedo.

Juarez Domingues Carneiro

Na oportunidade, os presidentes das duas entidades falaram da importância e do objetivo do Encontro, que será realizado de 20 a 22 de outubro, no CentroSul, em Florianópolis (SC). "A troca de conhecimentos entre os dois países é de grande importância para a Contabilidade e vem ao encontro do momento pelo qual passamos", informa.

Já o presidente da OTOC, António Azevedo, disse que essa união refletirá o grande objetivo do evento. "Temos a plena certeza de que o CFC e a OTOC darão um importante passo rumo à contabilidade internacional", ressaltou.

António Azevedo, presidente da  OTOC


Separados pelo Oceano, Unidos pela Contabilidade.


Este é o lema do Encontro Luso-Brasileiro de Contabilidade, que será realizado de 20 a 22 de outubro de 2010, no CentroSul, em Florianópolis (SC). A solenidade de lançamento do evento ocorreu na noite desta quarta-feira, dia 5, no auditório do Regional de Santa Catarina (CRCSC). Presidentes dos Conselhos Regionais, conselheiros do CFC e do CRCSC, lideranças contábeis, profissionais e parlamentares participaram da cerimônia.

O Encontro Luso-Brasileiro de Contabilidade tem como objetivo estimular a discussão e a reflexão sobre temas atuais, visando proporcionar aos profissionais da área, bem como aos estudantes, uma gama de oportunidades para a reciclagem e o aprimoramento, em especial, sobre a transferência de conhecimentos da profissão contábil para os países de língua portuguesa - experiências Brasil e Portugal.


Na cerimônia de lançamento do Encontro, foi apresentado um vídeo extraído do programa Brasil-Portugal, que está sendo exibido em ambos os países, em uma série de treze episódios, que mostra o Brasil para os portugueses e Portugal para os brasileiros.


O presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina, Sergio Faraco, disse, no seu discurso, que o Encontro representa um grande marco entre os dois países. Já o presidente da Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas de Portugal (OTOC), António Domingues Azevedo, afirmou, por sua vez, que há muitos pontos em comum entre o Brasil e Portugal. "Foi no 17º Congresso Brasileiro de Contabilidade que percebemos que tínhamos vários pontos em comum e muito que aprender com os profissionais brasileiros", lembra. Ainda segundo Domingues de Azevedo, "esse projeto vai muito além da Contabilidade e da consolidação da língua portuguesa no mundo contábil".


Na cerimônia, o presidente do CFC, Juarez Domingues Carneiro, fez uma retrospectiva das reuniões que foram realizadas, desde 2006, e que culminaram no projeto de transferência de conhecimentos. Segundo o presidente, os países Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Timor Leste e Moçambique serão contemplados. "O projeto se tornou uma realidade. Vamos repassar a esses países o nosso conhecimento, e haverá uma troca que poderá ser conferida no Encontro Luso-Brasileiro", disse.


O presidente aproveitou para apresentar a programação preliminar do evento, que já conta com a presença confirmada do sociólogo Gabriel Chalita e com a realização de palestras, painéis, talk show e Feira de Negócios e Oportunidades. Segundo ele, paralelamente, serão realizados mais dois eventos: o I Fórum Catarinense da Mulher Contabilista e o 8º Encontro Catarinense de Estudantes.


Compuseram a Mesa de Honra da cerimônia o presidente do CFC, Juarez Domingues Carneiro; o presidente do CRCSC, Sergio Faraco; o presidente da FBC, José Martonio Alves Coelho; a vice-presidente de Desenvolvimento Profissional e Institucional do CFC, Maria Clara Cavalcante Bugarim; o presidente da OTOC, António Domingues Azevedo; o presidente do Sescon-SP, José Maria Chapina Alcazar; e o deputado estadual Renato Hinnig.


O Encontro é uma realização do CFC, da OTOC e do CRCSC e tem apoio da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC). As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no site http://www.cfc.org.br/

5 comentários:

belinha disse...

Para me inscrever no exame pela 2ªvez só tenho q mandar 1 cheque de 200 para a OTOC? não é nessessario impressos?

Como é q voces costumam fazer?

Cumps

belinha disse...

sim eu sei q necessário tá mal escrito...sorry...mas o q interessa é a substância sobre a forma... ;-)

Anónimo disse...

ABAIXO OS EXAMES DA OTOC, não fazem sentido existirem restrições às profissões,como estas. ACABEM COM AS ORDENS, estes são antros politicos que em nada abonam a favor da classe trabalhadora (não sou Comunista). Com o desemprego aumentar, os problemas sociais a crescer e o trabalho precário nos jovens licenciados é cada vez maior e isto só serve para encher os bolsos destes senhores...faça-se petições online, faça-se manifestações, todos temos os mesmos direitos de usufruir do que conseguimos, todos cumprimos com as obrigações (ex. pagar impostos) isto é uma vergonha...

belinha disse...

realmente as ordens n servem para nada...só para mamar..sem trabalhar mt...

Anónimo disse...

"A Autoridade da Concorrência (AdC) aplicou à Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas (OTOC) uma multa de 229,3 mil de euros por práticas restritivas da concorrência e abuso de posição dominante no mercado de formação obrigatória dos técnicos oficiais de contas."

Leiam o resto desta notícia que está no Diário Económico

http://economico.sapo.pt/noticias/concorrencia-multa-tecnicos-oficias-de-contas_89948.html

Os posts mais populares (de sempre!)

Pesquisar neste blogue