Nesta cerimónia de grande significado no relacionamento entre os profissionais de ambos os países, estará presente, entre outros, o presidente do Conselho Federal do Brasil, Juarez Carneiro.
Encontro luso-brasileiro apresentado em Maio
Também no Brasil, mas a 5 de Maio, será apresentado à comunicação social, em Florianópolis, as «Jornadas luso-brasileiras de Contabilidade», um projecto conjunto entre Portugal e Brasil com realização bianual.»
in Revista TOC nº 121 Abril 2010
«Jornalistas de diversos segmentos participaram, na manhã de quarta-feira (5), de uma coletiva com os presidentes do Conselho Federal de Contabilidade, Juarez Domingues Carneiro, e da Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas de Portugal, António Domingues Azevedo.
Na oportunidade, os presidentes das duas entidades falaram da importância e do objetivo do Encontro, que será realizado de 20 a 22 de outubro, no CentroSul, em Florianópolis (SC). "A troca de conhecimentos entre os dois países é de grande importância para a Contabilidade e vem ao encontro do momento pelo qual passamos", informa.
Já o presidente da OTOC, António Azevedo, disse que essa união refletirá o grande objetivo do evento. "Temos a plena certeza de que o CFC e a OTOC darão um importante passo rumo à contabilidade internacional", ressaltou.
Separados pelo Oceano, Unidos pela Contabilidade.
Este é o lema do Encontro Luso-Brasileiro de Contabilidade, que será realizado de 20 a 22 de outubro de 2010, no CentroSul, em Florianópolis (SC). A solenidade de lançamento do evento ocorreu na noite desta quarta-feira, dia 5, no auditório do Regional de Santa Catarina (CRCSC). Presidentes dos Conselhos Regionais, conselheiros do CFC e do CRCSC, lideranças contábeis, profissionais e parlamentares participaram da cerimônia.
O Encontro Luso-Brasileiro de Contabilidade tem como objetivo estimular a discussão e a reflexão sobre temas atuais, visando proporcionar aos profissionais da área, bem como aos estudantes, uma gama de oportunidades para a reciclagem e o aprimoramento, em especial, sobre a transferência de conhecimentos da profissão contábil para os países de língua portuguesa - experiências Brasil e Portugal.
Na cerimônia de lançamento do Encontro, foi apresentado um vídeo extraído do programa Brasil-Portugal, que está sendo exibido em ambos os países, em uma série de treze episódios, que mostra o Brasil para os portugueses e Portugal para os brasileiros.
O presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina, Sergio Faraco, disse, no seu discurso, que o Encontro representa um grande marco entre os dois países. Já o presidente da Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas de Portugal (OTOC), António Domingues Azevedo, afirmou, por sua vez, que há muitos pontos em comum entre o Brasil e Portugal. "Foi no 17º Congresso Brasileiro de Contabilidade que percebemos que tínhamos vários pontos em comum e muito que aprender com os profissionais brasileiros", lembra. Ainda segundo Domingues de Azevedo, "esse projeto vai muito além da Contabilidade e da consolidação da língua portuguesa no mundo contábil".
Na cerimônia, o presidente do CFC, Juarez Domingues Carneiro, fez uma retrospectiva das reuniões que foram realizadas, desde 2006, e que culminaram no projeto de transferência de conhecimentos. Segundo o presidente, os países Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Timor Leste e Moçambique serão contemplados. "O projeto se tornou uma realidade. Vamos repassar a esses países o nosso conhecimento, e haverá uma troca que poderá ser conferida no Encontro Luso-Brasileiro", disse.
O presidente aproveitou para apresentar a programação preliminar do evento, que já conta com a presença confirmada do sociólogo Gabriel Chalita e com a realização de palestras, painéis, talk show e Feira de Negócios e Oportunidades. Segundo ele, paralelamente, serão realizados mais dois eventos: o I Fórum Catarinense da Mulher Contabilista e o 8º Encontro Catarinense de Estudantes.
Compuseram a Mesa de Honra da cerimônia o presidente do CFC, Juarez Domingues Carneiro; o presidente do CRCSC, Sergio Faraco; o presidente da FBC, José Martonio Alves Coelho; a vice-presidente de Desenvolvimento Profissional e Institucional do CFC, Maria Clara Cavalcante Bugarim; o presidente da OTOC, António Domingues Azevedo; o presidente do Sescon-SP, José Maria Chapina Alcazar; e o deputado estadual Renato Hinnig.
O Encontro é uma realização do CFC, da OTOC e do CRCSC e tem apoio da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC). As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no site http://www.cfc.org.br/.»
5 comentários:
Para me inscrever no exame pela 2ªvez só tenho q mandar 1 cheque de 200 para a OTOC? não é nessessario impressos?
Como é q voces costumam fazer?
Cumps
sim eu sei q necessário tá mal escrito...sorry...mas o q interessa é a substância sobre a forma... ;-)
ABAIXO OS EXAMES DA OTOC, não fazem sentido existirem restrições às profissões,como estas. ACABEM COM AS ORDENS, estes são antros politicos que em nada abonam a favor da classe trabalhadora (não sou Comunista). Com o desemprego aumentar, os problemas sociais a crescer e o trabalho precário nos jovens licenciados é cada vez maior e isto só serve para encher os bolsos destes senhores...faça-se petições online, faça-se manifestações, todos temos os mesmos direitos de usufruir do que conseguimos, todos cumprimos com as obrigações (ex. pagar impostos) isto é uma vergonha...
realmente as ordens n servem para nada...só para mamar..sem trabalhar mt...
"A Autoridade da Concorrência (AdC) aplicou à Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas (OTOC) uma multa de 229,3 mil de euros por práticas restritivas da concorrência e abuso de posição dominante no mercado de formação obrigatória dos técnicos oficiais de contas."
Leiam o resto desta notícia que está no Diário Económico
http://economico.sapo.pt/noticias/concorrencia-multa-tecnicos-oficias-de-contas_89948.html
Enviar um comentário