quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Correcção questão 22 do exame de Julho de 2007

Após reclamação por parte de candidatos que fizeram a prova em Julho, obtive a informação de uma candidata que recebeu uma resposta posistiva quanto à questão 22 - Reporte de prejuizos fiscais.

Assim, tal como eu vos tinha dito, a resposta correcta que a CTOC alterou é a alinea B) - 12000€ - e não a alinea D).

Mais um exemplo que torna importantíssimo uma correcção e reclamação atempada.

Aproveito para desejar a todos muito boa sorte para o próximo Sabado.

Cumprimentos

Susana Silva
visitem www.contabilidadeaodispor.blogspot.com

36 comentários:

Anónimo disse...

Incrivel!!!... Não passei por uma questão... Nessa resposta, coloquei como certa 12000... E por erro dos exmos., vou fazer novamente exame!!... Sim senhor!!...
Boa sorte a todos...

Anónimo disse...

Pois caro/a colega,
Eu no teu lugar acho q ía reclamar e exigir os 200€ de volta... Sei q já passou o tempo de reclamação mas s fizeres uma "peixeirada" à frente deles eles cedem pq ñ querem q passe cá pra fora as parvoices q eles cometem...

Já agora onde tá a noticia onde tinha vários comentarios com as respostas aos exames??? :/

Boa sorte pessoal!

Anónimo disse...

Tambem eu respondi 12000!!

Eles brincam com o pessoal!!

Boa sorte para sabado!!

Anónimo disse...

S� espero que no S�bado a vida n�o nos seja t�o dificultada:)

Boa Sorte People

Anónimo disse...

Pois cá pra mim alguem tirou o post que tinha os varios comentarios com as duvidas do pessoal a questoes dos exames e as respostas às mesmas pois devia tar a estragar o negocio a alguem...
É q o post ñ foi retirado, foi mesmo eliminado!!
Pra qm diz q este blog é pra ajudar quem ainda ñ passou ou vai a exame, afinal ñ é bem a essa conlusão q chego, infelizmente :/
Primeiro o negocio... já ñ é só a CTOC a pensar assim!

Anónimo disse...

Boa tarde!

Fui eu mesma que eliminei por engano o post das dicas do exame de Julho. Ontem ao querer associar o post que fiz ao antigo deu-me um erro e só agora é que me apercebi que o eliminei. No entanto como por vezes fiz backup's da informação lá contida, mal consiga entrar como blogger neste forum irei repor a informação.
Irei entrar em contacto com o Administrador para ver como sanar o erro que me tem dado desde ontem à noite.

Para o ANONIMO que acha que coloco em primeiro lugar o negócio: acredite que são pessoas como voçe que fazem com que as ajudas vos sejam muitas vezes dificultadas. Tenho provas de quem quer se aproveitar do trabalho dos outros e isso é muito triste.
Quem me conhece depois de passar por este Forum ( e Graças a Deus são bastantes e de todos os pontos do país)sabe como sou, e por isso estou muito tranquila.
Caso realmente me começe a aperceber que estou a mais então acredite que me afastarei.

Mais uma vez vos desejo a todos Muito Boa Sorte para Sabado.
E não se esqueçam de confiar em voçês!

Cumprimentos
Susana Raquel SIlva

Anónimo disse...

Pois a minha intenção de continuar a ver o outro post não era com intenção de saber as respostas das questoes dos exames mas sim continuar a responder às duvidas das q têm aparecido... a minha unica preocupação foi a de agora já ñ poder continuar com o q tava a fazer...
Eu tb tou tranquila, tanto q comprei-lhe o tal cd q custou 80€ e não foi por isso q dps fui cobrar aos outros o q tinha pago...distribui cópia sem levar nada aos outros...mas cada um sabe d si...e nao a critico por isso.

Anónimo disse...

Alguem me diz como se faz a questao 38 de dezemnro de 2006?

Obrigado

Anónimo disse...

olá colega a questão 30 de 16 de dez é:

30%* 2000000=600000

30%*200.000= 60000
30%* 120000= 36000

os 120000 é de 92000+108000

60000-36000=24000
600000+24000= 624000

espero que tenha ajudado.

Boa sorte!!!!!

Anónimo disse...

Alguem sabe como se resolve a questão 21 e 22 de 11 de Março.

Obrigado

Anónimo disse...

Olá será que me podem resolver as questões n.º 34, 35 e 36 do exame de 16/12. Não consigo chegar akeles valores. Obrigada.Anabela

Anónimo disse...

Questao 21 - c)
RLE - T Transitados
30000-18000=12000
12000 x 50% = 6000
6000 x (1-0.05) = 5700

Artigos 217, 218, 295 e 296 CSC

Anónimo disse...

Questao 34 de Dezembro

Custeio variavel
Vendas = 43200
Cts produçao = 24480
Custos a imputar = 42400
Resultado = 43200-42400 = 800

Custeio Total
cts produçao = 27720
custos a imputar = 42040
resultado = 1160

diferença resultado = +360

Questao 36 dezembro
saldo empresa=67.035
chs em transito (empresa) + 21666
operaçoes só registadas pelo banco
+1580
+16194
-900
=105575

Espero ter ajudado!!

Anónimo disse...

Alguem me pode ajudar com a questão 32, do Exame Contabilidade Geral de 15 de Outubro... Sabendo que a resposta certa é 78.981,82 amortização e 20.790,63 titulo de juro...
Obrigada...

Anónimo disse...

Como chegar ao 300€ da questao 31 de contabilidade analitica do exame de 11 março de 2006?? b)

Obrigado

Anónimo disse...

AQUI ESTÁ O POST QUE EU ELIMINEI POR ERRO
Ainda não consigo entrar como bloguer por isso vou ter que colocar como comentário. Qdo conseguir coloco como Post novamente.


EXAME 7 DE JULHO 2007- Topicos de resolução
Tópicos de corecção de algumas questões ( as restantes são de aplicação directa):

Questão 1:
Subscrição de capital
Na subscrição de capital não se utiliza a conta de disponibilidades!!!Nesta fase o capital é apenas "reservado" para os interessados, pelo que se movimenta a conta 264 ODC- subscritores de capital por contrapartida da conta 51-Capital.No acto de realização do capital é que se utiliza a conta 12-Dep Ordem.Logo não concordo com a resposta da CTOC.
Questão 2
Artº 9º CIVA
Questão 3
O subsidio de almoço está isento de IRS até 1,5 x valor pago á função publica.Logo= 4,03 x 1,5 =6,045€
Questão4
(esta pergunta saiu tambem no exame de Abril de 2007)
Tomar em atenção que a pergunta é "Uma das obrigações..."
Questão 5
(8200-1000)/ 4 x 12=150€/mes x (9+12) = 31508200-3150=5050
Questão7:
A CTOC considera que uma vez que a Clinica tem uma maquina para fazer os exames então a amortização é considerada custo de produção
Questão 8:
Resolver atraves de um sistema:
4800 Manutenção = 4650€ x 0,125 x Serv Gerais e Serv gerais = 29650€ + 20 Manutenção
Questão 9
"Regime simplificado de tributação"
O nº 13 do artº53 CIRC abre uma excepção às sociedades de profissionais, permitindo a estas, apesar de não serem tributadas em IRc, poderem ser abrangidas pelo regime simplificado.
Cuidado com a analise dos artigos. Este tema como é falado muitas vezes sobre outras prespectivas temos tendencia para não analisarmos o resto do artigo.
Como um de vós disse, é necessário ler nas entrelinhas.
Questão 12:
A opção correcta seria:
D: 42 ......429700
C: 12.......200000+3700+26000
C: 26 .......200000
Questão 15
(esta pergunta saiu tambem no exame de Abril/ 07)
Questão 16
Artº 10 CIRS nº1 al) b
Questão 18:
Por exclusão de partes ...
Questão 20:
MC = Vendas - Cf- CV = 12000-6000-4000 = 2000
Questão 21:
Esta questão é discordante para muita gente!( Aguardo parecer de um elemento que pertence à CTOC. Vamos lá ver...)
Questão 22:
-30000+25000-7000=-12000 <1400
Eu responderia 12000, mas tendo em conta a resposta da CTOC que está a ser tão contestada tenho andado a investigar se poderá haver outra resposta.
Questão 24:
70000 - 54 000 = 16000€
Questão 29:
Artº 53 CIRC20% x 120 000 = 2400045% x 6000 = 270024000+2700=26700
Questão 33:
45760 -24200 - 4800-2640-2460-7661 = 3999
Questão 34:
(4800+2460+7661) / 2,15 =36088€
Questão 35:
M:1600x0,1x2 = 320 -350 =30€ desfavoravel
N: 1600x0,2 x4 = 1280 -1260= 20 favoravel
Questão 36:
Apesar de concordar com a resposta da CTOC, este tema não é ainda muito consensual na pratica. Pode ser discutível....
Questão 39:
5000 /2000= 2,5 x200=500€
Questão 40:
1200000/10=120000x8=960000Conta reservas reavaliação = 600 000 - 480 000=120000


Cumprimentos,
Susana Silva
visitem www.contabilidadeaodispor.blogspot.com
posted by SUSANA RAQUEL SILVA @ 9:37 AM 59 comments
59 Comments:
At 9:18 PM, Monica said...
Cara Susana,

Essa contabilidade analitica está um pouco enferrujada...não?
Margem de Contribuição é a diferença entre as vendas e todos os custos variáveis, estejam ou não relacionados com a função produção.

Ou seja: para a questão 20:

Valor Prestações de Serviços = 10 x 20 x 60 = 12.000
Custos Variáveis = 10 x 20 x 20 = 4.000
A margem de contribuição é 12.000 – 4.000 = 8.000

At 9:39 PM, Monica said...
Cara Susana,

Quanto à questão 21, não espere mais pelo "parecer de um elemento que pertence à CTOC". Ou seja, a Ctoc irá sempre argumentar que não existem dados para ajuizar se a despesa é materialmente relevante ou não. Logo será (nenhuma das anteriores)... Curioso...não?

At 10:10 PM, SUSANA RAQUEL SILVA said...
Cara Monica!

Quanto á questão 20:
Concordo em pleno consigo.
No entanto este é segundo exame em que a CTOC coloca esta questão e a formula de resolução é esta que eu apresentei.
Infelizmente temos que seguir as coordenadas da CTOC, e por isso é que a resposta correcta é a alinea c) 2000€ ( e não os 8000€).

Quanto á questão 21,e a tantas outras que eu tenho duvidas:
é obvio que a CTOC pode manipular a resposta.
Infelizmente estamos num sistema muito falivel e opaco que lhes permite fazer e desfazer como bem entenderem.
No entanto, continuo a frisar que das 40 questões apenas se tem que acertar em 20.
O que existem é cursos muito deficientes em algumas matérias. E claro a experiência profissional tanto pode ajudar como atrapalhar.
Já ajudei pessoas para estes exames de diversos cursos, e quer se queira quer não existem divergências nas mesmas matérias em cursos diferentes.Por isso estes exames não são tão homogeneos como parecem.

Se isto é curioso? Sim, por um lado... Por outro é triste...

At 11:03 AM, JM said...
Esta mensagem foi removida pelo autor.

At 11:06 AM, JM said...
Se a Ctoc doravante entender que os Débitos passam a ser à direita dos T´s e os Créditos à esquerda, coloco a questão:

"Infelizmente temos que seguir as coordenadas da CTOC" ???

Basta de continuar com este sentimento de passividade perante tais aberrações! Há que mudar o discurso e principalmente as acções, pois todos nós fazemos uma Nação um Pais uma Entidade e que por causa da falta do nosso dever cívico permitimos que tais situações aconteçam, contribuindo cada um de nós, eu a Mónica, a Susana, e tantos mais para a desvalorização dos nossos valores, entidade, credibilidade, e empobrecimento da Nação. Infelismente para "alguns" a "desgraça alheia" é uma oportunidade de negócio...
Isto sim… é triste…

JM

At 9:07 PM, Anónimo said...
"Falam, falam, falam, mas não dizem nada..."
Colegas,
No exame de Abril eu pedi revisão de prova e uma das questões que contestei foi exactamente a da Margem de Contribuição.
Foi indeferido!!!!

Por isso, por um lado concordo que se deve analisar bem os exames anteriores para conseguir responder o mais acertadamente possivel.Apesar de por vezes não se concordar.
O que importa é passar.

At 11:18 PM, Luis Rodrigues said...
"Falam, falam, falam, mas não dizem nada..." ????


Colega anónimo(a),

O (a) colega é que parece falar, falar e nada dizer de construtivo, limitando-se a subjugar-se à inércia e à teoria da colega Susana que acha que se deve estudar pelos "livros da Ctoc" e pôr de lado todo o ensinamento ministrado pelas Universidades! São mentalidades como a sua e a da colega Susana que, (e pegando nas palavras de JM) "empobrecem uma Nação" e nos tornam seres fracos e sodomizádos!

Luís Rodrigues

At 12:21 AM, Anónimo said...
Oi pessoal devia se acabr com estes exames da treta que a ctoc anda a fazer deveriamos todos fazer um abaixo assinado, pois eu ja chumbei tres vezes nao é por nao saber atenção é que as respostas sao dubeis, sao descutiveis e acabam por baralhar tambem, agora a ctoc mandou me uma carta a pedir 200 no prazo de 30 dias porque se nao cancelavam me a inscrição é ridiculo o que se ta a passar aceitam se opinioes e sugestoes alfmpc@gmail.com

At 7:27 PM, Anónimo said...
Boa tarde!

Caro Luis Rodrigues:
Entro neste blog como anónimo porque como não tenho endereço bloger não consigo entrar de outra maneira.
Discordo completamente com o que se diz ..."estudar pelos livros da CTOC". No entanto há-de compreender que para a maior parte das pessoas é muito dificil pagar continuamente o raio dos 200€ para chumbar 2,3,4 ou mais vezes.
Mesmo nas Universidades há quem ensine muita asneira.
Quem pratica contabilidade há vários anos sabe perfeitmanete que tambem nem tudo o que se ensina é praticável ou praticado.
Não percebo o problema das pessoas que estão fartas de contestar a CTOC mas nada fazem....
Não conheço a D. Susana, por isso estou á vontade para falar.
Certo, certo é que quem precisa de passar no exame deve sim senhora consegui-lo da melhor maneira possivel.Seja compreendendo os exames anteriores da CTOC, seja copiando as asneiras deles,...enfim, o que interessa é passar.
Conheço varios professores do ISCA que além de pertencerem à CTOC tambem ganham balurdios com formações especificas para o exame da CTOC.E mais..nas formações ensinam exactamente as asneiras dos exames...
E o que vamos fazer?
Nada.
É sim senhor. É o estado da Nação.
Se a D. Susana, ou seja lá quem for conseguir passar com estes truques quem os pode condenar?
Se nem mesmo os professores das Universisades conseguem muitas vezes resolver os exames...

Cumprimentos
Paulo Ferreira
Aveiro

At 11:09 PM, luis rodrigues said...
Boa noite Caro Paulo Ferreira,

O Paulo é sem duvida alguma, apenas mais um dos que contribuem para que a situação assim seja e permaneça se depender de si, pois como diz: "O que fazer? nada!" Você é também o espelho do típico Português, o "desenrasca"! Quando diz:"o que interessa é passar"!

Quando diz "nem mesmo os professores das Universidades conseguem muitas vezes resolver os exames" ainda não consegui perceber porque? Porque são burros? Ainda não percebeu que o "jogo está viciado"???

E quem lhe disse que eu nada estou a fazer junto da Ctoc para repor a verdade dos exames de avaliação? Nunca simpatizei muito com as artes Circenses… Deixo isso para si... Já agora, aqui em Lisboa tem o Chapitô (reconhecida escola de artes Circenses)...Quem sabe não aprende os "truques" para passar no exame!
Afinal, o que interessa é passar! Não?

Luís Rodrigues

At 4:07 PM, Anónimo said...
Boa tarde

Eu sou uma das muitas pessoas que não passou a primeira no exame, mas consegui a segunda.

Em relação a Dr.ª Susana Raquel só tenho a dizer bem, a verdade é que me ajudou na resolução de exames (dúvidas) e consegui passar no exame realizado no dia 07.07.07.

No meu caso já tinha alguma teoria adquirida, eu frequentei um curso de preparação para o exame no ISCA em Aveiro.

Em relação aos exames propriamente ditos, acho bem que eles existam. No mercado de trabalho há imensos TOC´s e como o meu Patrono me disse uma vez, isto é um meio com muitos “Xicos – Espertos”, pessoas que não podem assinar e fazem contabilidades (entenda-se organizadas) e outras que só recebem o dinheirinho e assinam sem terem qualquer tipo de trabalho.
Mas defendo e enviei um e-mail a CTOC nesse sentido, o que a própria CTOC já o anunciou, é pena não ter passado a Acção, é que se nos sujeitam a um exame com um grau de dificuldade acima (normalmente) do que é leccionada nas universidades (no meu caso a minha licenciatura é em Gestão de Empresas), penso que o mais correcto seria a própria CTOC dar a formação, ou seja, preparar os candidatos para o exame. Alias há semelhança do que faz a OROC e a AO.

Tenho dito
Cumprimentos
Sandra Teixeira

At 10:50 PM, Anónimo said...
Caros colegas temos de fazer qualquer coisa, temos de acabar com os exames da ctoc, a união faz a força, estou disposto a colaborar, ha pessoas que percebem de contabilidade e trabalham bem e no entanto chegam aos exames e chumbam temo nos de juntar todos e fazer um abaixo assinado para acabarem com os exames força pessoal

At 4:36 PM, sophyaribeirus said...
Alguém tem as grelhas de correcção do exame de 16 Dezembro/2006? Poderá enviar mas para sophyaribeirus@gmail.com.
Desde ja agradeço.

Sofia

At 5:20 PM, sophyaribeirus said...
Haverão mais topicos de resolução de outros exames? se aguem tiver, p.f. enviem para sophyaribeirus@gmail.com
Muitissimo obrigada!
Sofia

At 10:28 AM, Anónimo said...
Caros colegas; foi por acaso que encontrei este blog, e desde já quero felicitar todos os que nele participam, por certo ao encontrarem-se aqui alguns colegas que já foram a exame da CTOC, desde já tenho algumas duvidas que gostava de me esclarecessem;

• Os Códigos a levar para o exame, podem ser cópias imprimidas ou é obrigatório comprar os códigos?
• Se antes do exame se vão inspeccionar todos os documentos que podemos velar? (se houver coisas escritas a lápis eles tiram-nas?)
• Será que se pode levar o POC comentado? Ou o simples?

O que é certo é que a principio vou entrar na batalha de Novembro, eu sei que é difícil, mas se não tentarmos, nunca mais somos TOC’s!
Obrigado pelos esclarecimentos, até uma próxima.
HP

At 11:06 PM, Anónimo said...
Boa noite,

Colega...

-Nos exames que fui levei sempre legislações impressas, até porque a maior parte dos códigos que ainda se tem no tempo do curso já estão desactualizados. Estando os códigos todos juntos numa pasta, acabas por perder menos tempo nas consultas. O que fiz foi imprimir a legislação do cd da CTOC,uma vez que este tem as actualizações mais recentes.

-Ninguém vai revistar os documentos que levares, senão tínhamos de estar no exame 2 horas antes para inspeccionarem os livros de toda a gente... :)
Mas se a ideia é levar auxiliares de memória, não te aconselho porque com o tempo de duração do exame a voar e a vastidão da matéria, acabas por te perder.

-A ctoc estabelece como elementos de consulta códigos não anotados, planos oficiais de contabilidade, directrizes contabilísticas e NIC´s.

Boa sorte

At 2:32 PM, Anónimo said...
Caro colega,
pelos vistos o colega q tentou esclarecer-t ñ deve ter ido ao exame de 7.07.07 pois a partir d agora, a nível nacional, em todos os locais em que há exames eles têm indicação para ver o material que as pessoas levam e colocam em cima da mesa!
Eu fiz o exame em lisboa e a meio da prova um dos elementos da CTOC começou a ver toda a gente, uma a uma, revistou códigos e demais apontamentos que teríamos em cima da mesa.
Eu também levo os códigos todos impressos pois estão mais actualizados e assim tenho todos juntos numa só pasta, em vez d vários livros e q normalmente as mesas mal dão para colocar o exame quanto mais os códigos e maq calcular, etc...
quanto ao POC comentado todos os colegas q o levavam tiveram que o colocar por exemplo no chão de forma a q ñ o utilizassem... e se por acaso nos códigos eles encontrarem algo escrito liam pra ver s era algo q podia estar ali ou não... cuidado que desta vez foram muito rigorosos!!
O que ñ fazem é rever antes do exame... deixam-t ir fazendo o exame e depois ao fim duma hora ou duas pensam em ir revistar-nos e s apanharem algo anulam-t o exame e quem sabe até já tava quase todo feito... :(
Boa sorte.

At 3:12 PM, Anónimo said...
É verdade colega, eu fui fazer o exame na universidade em Aveiro e na minha sala também fiscalizaram o material de consulta.

At 3:40 PM, Anónimo said...
Agradecia a quem tivesse apontamentos em suporte informático, que possam disponibilizar, enviar para o seguinte email:

b.vit.andrade@gmail.com

Grata pela disponibilidade.

Maria Andrade

At 2:36 PM, Anónimo said...
Boa tarde

Estive a ler os comentarios que aqui estao e concordo com alguns e outros nao. Na minha opnião acho bem que se faça o exame da CTOC porque muitos k tiram o curso nada sabem fazem a copiar e etc, outros tiram um curso mas nao de contabilidade mas sim de outra area e nunca trabalharam em contabilidade. Pois é depois estudam inpinam e chegam la e passam e o pessoal que trabalha em contabilidade e tiram o curso de contabilidade acabam por chumbar, acho isto muito estranho não acham...nao sei o k pensar mas que acontece acontece.....
Por isso acho sim que devia-se fazer alguma coisa pois nao acho estas situações muito normais....
Eu já vou para o meu 3º exame da CTOC trabalho em contabilidade e tirei o curso de contabilidade. E como eu ha varios colegas meus na mesma situação.

Sofia

At 4:37 PM, Anónimo said...
Cara Sofia

Eu ja trabalhei em contabilidade e tenho alguma experiencia profissional, no meu caso ja trabalho ha mais de 8anos. Agora de facto, nao tenho a licenciatura em Contabilidade e passei no exame. Passei, a meu ver, porque fui eficaz, nao estava nervosa e estive sempre muito concentrada. Em relaçao as contabilidades, sempre as fiz com estudo e nao "impinei" como refere.
Agora sobre o facto de a CTOC reconhecer cursos alem dos de Contabilidade, isso tera de reclamar com a propria Camara, nao acha?
Cumprimentos
Sandra

At 11:37 AM, Anónimo said...
Cara Sandra

Como deve desconhecer por acaso isso foi um assunto que foi perguntado ao Sr. Domingos numa conferencia, e por muitos alunos, a resposta dele são balelas, que muito sinceramente nao me lembro a letra para poder sitar. Por mim ate advogados ou infremeiros podem ir fazer o exame cada um sabe de si, mas se se quer defender a profissao e se existe tantos TOCS a que combater em por algum lado. Voçe por exemplo nao tem a licenciatura mas trabalhou ou trabalha no ramo é completamente diferente do que pessoas que nunca trabalharam e que nem o curso tiraram. Não leve tao a mal o que disse foi so a minha simples e sincera opnião, que nao é nada descabida. E em relação a fazer uma reclamação na ctoc uma pessoa nao faz nada e ja foi uma assunto que falei ao telefone para sondar mas nada.

Cumprimentos
Sofia

At 1:24 PM, Anónimo said...
Cara Sofia,

Acho que a sua comparação com os enfermeiros é um pouco desproporcionada. Quanto aos outros cursos para além de contabilidade poderem aceder à profissão de TOC, acho que não tem fundamento. Isto porque se são reconhecidos pela CTOC provavelmente tiveram as cadeiras chave tal como as que se encontram a leccionar em contabilidade. Pois com outro tipo de curso como por emxemplo gestão de empresas é fundamental ser toc, pois nas PME não há lugar para duas pessoas licenciadas na mesma área. Assim gestão abrange um conjunto de matérias e contabilidade inclusivé. E agradeço à câmara por reconhecer outro tipo de cursos ligados à contabilidade para que não esteja numa empresa a fazer contabilidade 8h por dia... e dedicar também ás outras áreas.

Cumprimentos.

Maria

At 6:50 PM, Anónimo said...
Questão 31 de Abril de 2007
Alguém sabe?

225hf=8568.15+15hm
750hm=12431.85+15hf
41.95
17.41
Será assim?

Questão de 35 de Junho 2006

10.000=C*0.88
10.000/0.88=C
C=11363.64

11363.64*(3/12)*12%=340,90

A Resposta correcta é 300! Que arredondamento é este?

At 10:35 AM, Anónimo said...
Bom dia,

Gostaria de pedir se alguem tiver as soluções dos exames realizados em 2006 e 2005, que me enviasse para:
isabel.risota@gmail.com

Obrigada

At 1:36 PM, Anónimo said...
Cara Maria

Não me devo ter explicado bem então o que queria dizer. O que não acho correcto e achei estranho e secalhar tambem vai achar é pessoas que só tiveram a cadeira de contabilidade um ano e afirmaram que nao percebiam nada de contabilidade, nem nunca trabalharam em contabilidade, o curso é de informatica de gestão, possam fazer o exame e que passem. Só simplesmente isso acho estranho pois conheço muita gente que trabalha em contabilidade a anos como voçê por exemplo e vão fazer o exame e chumbam. Acho bem por exemplo Gestão de Empresas poder fazer o exameou ou outros cursos, só que acho que deveriam analisar as pessoas que se estão a candidatar para exercer uma profissão.

Uma pessoa ate poderia ser licenciada em advogacia ou outro curso qualquer (o meu exagero da outra mensagem) mas caso essa pessoa exerça contabilidade e tenha experiencia porque nao poderá fazer o exame. Entende o que quero dizer?

Quanto aos cursos serem aprovados ou nao, eles podem ser aprovados mas isso não quer dizer que esteja correcto ou que as pessoas achem correcto.

Sofia

At 5:12 PM, Fátima said...
queria q alguem me desse uma informação, eu tenho barchalato em contabilidade e administração e sou toc, queria fazer licenciatura e estou a trabalhar, qual o melhor metodo para a fazer e onde

At 8:49 PM, Anónimo said...
Fátima, é TOC desde quando?

At 12:00 PM, Anónimo said...
Olá a todos!!!

Gostaria que quem tivesse a resolução de exames de 2005 e 2006 enviasse para o meu mai: sousamarlene@sapo.pt.

Obrigada. E bom estudo a todos

At 3:50 PM, Anónimo said...
Boa tarde

Será que a DRa Raquel já tem a informação da CTOC sobre a questão 21 do exame de 7/7/2007?
Cumprimentos

At 7:28 PM, Anónimo said...
boa tarde

alguem me exolica a questao 25 do exame de 08/07/2006??

Muito obrigado!!

At 5:34 PM, Anónimo said...
Caros colegas
tenho uma duvida no exame de 07/07/0/. A resposta certa a questão 26 é a alinea a). Eu não sei em que artigos posso encontrar esta resposta, nem responder a perguntas destas. Será que alguém me pode dar umas dicas?
Obrigado
Patrícia

At 9:11 AM, Tiago said...
Cara Susana,

Em relação à questão 1 a resposta pela CTOC visto que estamos perante uma subscrição e realização porque no momento da constituição da sociedade cada sócio entregou 60% da sua quota, logo temos de ir a uma conta 12. É apenas uma questão de português.

Cumprimentos,

Tiago

At 12:18 AM, Tiago said...
A questão 40 a meu ver está incompleta e necessita de um "achego":

1.200.000*1,5=1.800.000 - 1.200.000 = 600.000
960.000*1,5=1.440.000 - 960.000 = 480.000

600.000-480.000 = 120.000 (Valor de Reavaliação)

Tendo uma taxa de 25% sobre rendimento então teremos:

120.000*0,75 = 90.000 qie vai ser o que figura na conta de reservas de Reavaliações.

Cumprimentos,

Tiago Leal

At 2:18 PM, Anónimo said...
Boa tarde Colegas,

Por gentileza, pode alguém conferir a minha resolução para a questão 26 do exame de 8 de julho 2006 (Versão A).

Eu fiz o seguinte:
Tendo em conta que devemos eliminar também os valores associados às contas de resultados, para verificarmos o aporte das empresas nas contas consolidadas; fez:

Ao resultado Líquido de 42000 Euros, deduzi o valor das mercadorias vendidas por Pizzaport cujo custo já está incorporado no valor dos CMVMC da Pizzamundis (8000 Euros), somei o valor da mergem de lucro obtida com base nas existências finais (4000 Euros) e a este resultado (38000 Euros apliquei a percentagem de participação de Pizzamundis (PM) s/Pizzaport (PP) (90%) obtendo um resultado de 34200 Euros, logo para mim a resposta a esta questão seria NDA. Mas o meu colega de estudo resolveu a questão da mesma forma do que eu, só que no fim descontou aos 34200 Euros, os 400 Euros referentes a participação dos interesses minoritários na margem de lucro apurada (4000 * 10% (IM)=400)) e obteve o valor de 33800 Euros como total do aporte (logo escolheu a opção c) do exame. Pergunto ao fazer isto não estamos a deduzir duas vezes o valor referente aos interesses minoritários isto porque na minha lógica, quando sobre os 38000 Euros aplico a % de participação que a PM detêm sobre à PP, já estou a considerar apenas 90% daquele valor, logo os tais 400 Euros já foram retirados.

Desculpem os entendidos se o meu ponto de vista é abusurdo.

Agradeço por favor se alguém pode dizer se realmente devo deduzir depois de aplicada a % de participação o valor referente aos IM.

Muito obrigado
Parabens aos participantes deste Blog que já passaram e muita boa sorte aos que vão a exame.

At 3:32 PM, Anónimo said...
Quanto à colega q tem dúvidas na questão 26, resposta a) do último exame, oa artigos relacionados são:
* Art. 5º nº 2 alinea h - CIRS
* art. 22º - CIRS
* Art. 71º nº 2 alinea c - CIRS

Para o colega q tem dúvidas na resolução da questão 31 de Abril/07:
Fresas = X
Manutenção = Y

X = (15*100)/225 = 0,0667 logo é o q equivalem as 15h q recebe d Y
Y = (50*100)/750 = 0,0667 logo é o q equivalem as 50h q recebe de X

Então fazemos o seguinte sistema:
X = 8100 + 0,0667 Y
Y = 12900 + 0,0667 X

Em q depois de resolvido vai dar:
X ≈ 40€/h
Y ≈ 18€/h

Boa sorte pessoal

At 3:51 PM, carla said...
Boa tarde

Será que alguma alma caridosa me ajuda a resolver as questoes 25 e 26 de contabilidade analitica do exame de março de 2006??

MUITO MUITO OBRIGADO e boa sorte a todos!!

At 4:42 PM, Anónimo said...
Muito bonito a inter ajuda que existe entre os colegas!!

Parabens! Continuar!!

At 5:50 PM, Anónimo said...
Colega aqui no trabalho ñ tenho essas soluções, amanhã trago e respondo-t a essas duvidas.

At 10:10 AM, Anónimo said...
Carla
Sobre a tua dúvida nas questões 25 e 26 de Março 2006 em analitica eu enviava-t as respostas por aqui mas ñ é facil de explicar principalmente a 26... será q m podes dar o teu mail e envio-t as soluções?
Outros colegas nas mesmas situações que queriam ajuda na resolução de exercicios dos exames que já sairam até aqui deixem o vosso mail e q duvidas sao q depois responderei.

At 11:27 AM, carla said...
colega

Agradeço muito a tua disponibilidade. O meu e-mail elisiocar@gmail.com

Muito obrigado

At 11:47 AM, Anónimo said...
socorro!!

questao 25 de analitica de outubro de 95, alguem me esclarece.

Merci!!

At 11:49 AM, Anónimo said...
força pessoal!!

At 4:26 PM, Anónimo said...
hehe, outubro 95 ñ havia exame :P
a resposta é:
CIPA = MP + MOD + GGF + Custos Aicionais (residous)
CIPA = 30000 + 20000 + 5000 + (200X10)
CIPA = 57000
Resposta C)

At 8:57 PM, Anónimo said...
obrigado colega!!

É o stress!!

At 9:32 PM, Anónimo said...
caros colegas

se estao numa de ajudar, aqui esta mais um necessitado, alguem me sabe dar umas dicas para resolver as questoes 20, 21 e 22 de contabilidade geral do exame de março 2006??
isto esta dificil!!

At 9:49 AM, Anónimo said...
Março 2006 - Contab Geral

Questão 20 - b)
96.000 x 0,07 = 6.720 u.m.
(Os 96.000 são o somatório do Capital Próprio que terás q fazer do quadro anterior - é só somar os valores todos)

Questão 21 - c)
RLE - RTransitados
30000 - 18000 = 12000
12000 x 50% = 6000 (art. 217º CSC)
6000 x 0,95 = 5700 (art. 218º CSC)
Ver também art. 295º e 296º CSC
CSC - Havendo lucro os sócios terão direito a 50% (é o direito à quota-parte do excedente)
A verba sujeita a distribuição é de 6000 (Resultado distribuível) no entanto a este valor ainda tem que ser-lhe retirado 5% pois as reservas legais ainda não comtemplam o mínimo exigido por lei (20% do CP = 8400 ainda só vai em 2000). Logo, o valor a distribuir pelso sócios é de 5700 (distribuição obrigatoria)

Questão 22 - b)
RLE - RT
30000 - 18000 = 12000
12000 x 0,95 = 600 (5% q vão para reservas legais - art. 217º CSC)
12000 - 600 = 11400
11400 + 24000 (reservas livres) = 35400

Reservas Legais - devem ser no mínimo 20% do Capital, como ainda não formam 1/5 (20%) então tem que se retirar no mínimo todos os anos 5% do valor a distribuir.

At 11:54 AM, Anónimo said...
Muito interessante este forum

Pena nao o ter encontrado à mais tempo!!

Parabens!!

At 2:06 PM, Tiago said...
Exercicio 34 Exame 7/7/2007 (visto que a resolução que ai está é um pouco confusa).

Vendas = 45760
Custos Varíáveis = 26840 (24200+2640)
Margem Cont. = 45760-26840 = 18920
Custos Fixos = 14921 (4800+2460+7661)
Result. Oper. = 18920-14921 = 3999

Ponto Critico = CF/%MC
%MC = 18920/45760 = 0.4134615385

Logo:
Ponto Critico = 14921/0.4134615385 = 36088€ (sem espinhas, LOL)

Para dúvidas, contactem-me: tiago.sintra@gmail.com

Cumprimentos,

Tiago Leal

At 3:28 PM, Anónimo said...
ola

Como chegar ao resultado da questao 23 de ctb geral de Março/06?

obrigado

At 3:36 PM, Anónimo said...
Aguem me pode ajudar com as questoes 28 e 29 de contabilidade geral de Outubro 2005?


Cumprimentos!

At 5:20 PM, Anónimo said...
Março 2006
Questão 23
c) 85.000 u.m.
o montante agregado às existências da MMM e da FFF deve ser corrigido por forma a expurgar o lucro gerado pela FFF aquando da venda e contido no stock da MMM, com efeito as 60000 englobam 25000 provenientes da FFF, sendo q esta praticou uma margem de 25% sobre preço custo. Assim:
25000 / 1,25 = 20000 (preço custo) logo margem = 5000
Existências MMM+FFF= 60000 + 30000 = 90000 – 5000 = 85000 (temos q tirar a margem)

Outubro 2005

Questão 28 - d)
Custo das vendas P+S = 800000 + 700000 = 1500000
Há q retirar 40% do custo das vendas do q P comprou a S = 800000 x 40% = 320000
Então o custo das vendas na DR Consolidados d S e P = 1500000 - 320000 = 1180000

Questão 29 - c)
aquisição de acções próprias = implica a constituição de uma reserva indisponível com o DOBRO do valor de aquisição das acções.
Asim, vamos trabalhar com Reservas livres, resultados transitados e RLE:
10000 - 8000 + 4000 = 6000
6000 é o valor q temos para constituir uma reserva indisponível
logo 6000/2 = 3000 u.m.

At 7:02 PM, Anónimo said...
Duvidas de fiscalidade

questoes 24 26 e 28 do exame de março 2006, alguem tem algumas dicas??

obrigados pela ajuda

cumprimentos e bom estudo

At 10:04 AM, Anónimo said...
Março 2006

Questão 24 -
As respostas que nos são em relação ao ano 2005 (seria a resposta d) no entanto se fosse para responder em relação a 2006 nenhuma das respostas seria válida pois a % da retenção mudou. Mas vou-t responder com base nas duas opções.

Para 2006:
Soc. comercial Norte - 2.550€
Soc. alfa - 3.400€
Estas empresas são da Cat. E - mas temos q ir achar o valor ilíquido delas (sem a retenção), entao fica:
2.550 / 100% * 80% = 3.187,50
3.400 / 100% * 80% = 4.250,00
(Nota: A empresa soc. Profissionais Jota é Categoria B logo não entra)
Agora somamos estes 2 valores:
3187,50 + 4250 = 7437.50
De seguida e conforme o art. 40ºA nº 1 do CIRS - rendimentos de capitais = 50% do rendimento ilíquido
7437,50 * 50% = 3.718,75

Assim, os artigos do CIRS q temos q ver para esta questão são:
art. 5º h); art. 40ºA nº 1; art. 71º nº2

No entanto, como em 2005 a retenção na fonte era ainda de 15% era só fazer estas contas e dar-nos-ía a resposta d) como sendo a correcta pois a questão fala em 2005.
Mas como se fosse hoje a sair esta questão terias q fazer com retenção a 20% daí enviar-t a solução para um exercicio actual e não para 2005.

Questão 26 - nenhuma das opções está correcta
art. 35º CIRC
no ano 2005 ele podia provisionar apenas 50% mas para fazer os 100% provisionou 75%, pois os outros 25% já o tinha feito em 2004. Assim ele terá no Q07 da Mod. 22 que acrescer os 25% que pôs a mais:
100% = 18000
50% = 9000
75% = 13500
Assim: 13500-9000 = 4500
Teria q acrescar 4500€.

Nota: eles devem ter-s enganado nas opções q deram pois se reparares são as mesmas opções de resposta da questão 24... enfim...

questão 28
Esta questão é mais uma que para 2005 era uma resposta e agora a partir de 2006 é outra...

Para 2006:
Aos 680€ há que ir ver qual o rendimento ilíquido.
retenção = 20%
assim:
680 x 100 / 80 = 850€ rendimento iliquido
mas só entra metade porque os dividendos distribuidos só entram metade no rendimento da empresa:
850 x 50% = 425€
Esta era a resposta actual...
art. 46º nº 8 e art. 88º nº 4 CIRC

para 2005: resposta d)
680 * 100 / 85 = 800 * 50% = 400
retenção era 15%...

At 4:19 PM, Anónimo said...
ola

Questao 16 e 18 do exame de dezembro/2006, alguem me diz como se resolve? nao consigo chegar la.

obrigado

At 4:22 PM, carla said...
como se faz a questao 24 de julho de 2007????

Bom estudo e muita sorte!

At 4:55 PM, Anónimo said...
Dezembro 2006

Questão 16 - c)
MOD = 30 h x 15€ = 450€
GGF = 450€ x 1,2€ = 540€
peças + 21%iva= 200x1,21 = 242€
Agora é só somar tudo:
450 + 540 + 242 = 1.232€

Questão 18 - d)
MOD = 4h x 15€ = 60€
GGF = 60€ x 1,2€ = 72€
Deslocação = 15€
Soma-se tudo:
60 + 72 + 15 = 147 x 21% IVA
147 x 1,21 = 177,87

At 4:59 PM, Anónimo said...
Julho 2007
Quesão 24 - b)
Goodwill = custo aquisição - (%participaçao no cap.nominal x capital próprio adquirido) +/- (%participaçao no cap.nominal x justo valor)
Goodwill = 70.000 - (60% 80.000) - (60% 10.000)
Goodwill = 70.000 - 48.000 - 6.000
Goodwill = 16.000€

At 6:41 PM, Anónimo said...
Como se faz a Q.38 de Dezembro 2006

Obrigado a quem me puder ajudar

Enviar um comentário

Susana Raquel Silva

Anónimo disse...

Boa noite,

Em relação ao material de consulta que se pode levar para exame, tenho duvida quanto a alguns elementos. É o caso das taxas de retenção na fonte (IRS) e de amortizações constantes no 2/90, nalguns exames anteriores parece que era relevante e a informação não estava incluída no enunciado. Será que se pode levar? E o RITI - regime do IVA nas transacções intracomunitárias, contará como "código"?... Em caso de dúvida, tencionava levar, mas será que depois pode dar problema e ainda me anulam o exame por nao ser documentação "permitida"?!...

Obrigada
DS

Anónimo disse...

Boas

Alguém me pode ajudar na questão 31 do exame de 08/julho de 2006.

renatosousa@iol.pt

Obrigado e boa sorte para todos os que vão fazer exame sábado

Anónimo disse...

Alguém tem a grelha das respostas correctas para o exame de Dezembro 2006? não está no site da ctoc nem encontro em mais lado nenhum.

Anónimo disse...

Alguém me pode ajudar na questão 31 do exame de 08/julho de 2006.

renatosousa@netc.pt

Obrigado e boa sorte para todos os que vão fazer exame sábado

O mail correcto é este e não o anterior

Anónimo disse...

A QUESTÃO 31 DE 8 DE JULHO É:

5000*25-25000=100000

CUSTOS CONJUNTOS=4600000-100000=4500000

ALFA - 40000*60= 2400000
BETA - 60000*80= 4800000
SEMEAS -5000*25-25000= 100000

2400000+4800000-100000= 7200000

(2400000/7200000)*4500000= 1500000
1500000/40000= 37,50 (ALFA)

(4800000/7200000)*4500000= 3000000
3000000/60000= 50 (BETA)

ESPEO QUE TE TENHA AJUDADO.

BOA SORTE!

Anónimo disse...

Boa tarde

como se chega ao resultado 45000 da questao 39 do exame de dezembro de 2006?

se alguem me puder ajudar muito obrigado

Anónimo disse...

Questao 39 do exame Dez'2006:

V. Aq: 100.000 € (2000)
AE = 10.000/10 anos --> AA = 30.000 € (10.000 AE x 3 anos)
V.Líq = 100.000 - 30.000 = 70.000 €

Bem Reavaliado = 70.000 x 2,5 = 175.000 €

Reavaliação = 175.000 - 70.000 = 105.000 €

105.000 / 7 anos (que faltam) = 15.000 € amortizações a registar de 2003 a 2006

Em reservas de reavaliação ficam:
- a débito 60.000 € (15.000 AE x 4 anos de 2003 a 2006);
- a crédito 105.000 € (a reavaliação registada em 2003)
- saldo da conta em 2006 = 105.000 - 60.000 = 45.000 €

Espero que tenha ajudado.

Boa sorte para o exame.

Anónimo disse...

Preciso de umas luzes sobre a Questao 12 de Julho 2006.

cumprimentos e boa sorte a todos para amanha.

Anónimo disse...

Perdao! é sobre a questao 14 de julho 2006.

Anónimo disse...

A questao 17 de contab. geral do exame de março de 2006, tem como resposta certa a A) - 72000. Nao serao 720000??

Os proveitos a reconhecer pelo metodo da percentagem do acabamento pelas minhaS contas sao 720000.

Estou errada??

Anónimo disse...

Questao 12 - Julho 2006:

Gasóleo inc. IVA = 762,30 €
Então valor base 762,30 / 1,21 = 630 € gasóleo + 21% IVA (132,3 €) = total 762,30 €

Para o gasóleo, o IVA é 50% dedutível. Então 132,30 € (valor IVA) x 50% (o que pode ser deduzido) = 66,15 €

- resposta correcta é a b) -

Anónimo disse...

Bom, faltam 10 horas... Não há muito mais a fazer. Toca a dormir uma noite descansada e amanhã logo se vê o que dali sai. "Seja o que Deus quiser"!

Boa sorte para todos os que vão amanhã.

DS

Anónimo disse...

Devo acrescentar que eu passei precisamente devido a essa questão.
Não pedi revisão de nota.
A ctoc informou-me que se tinha enganado na resposta e eu passava da situação de reprovado a aprovado. Portanto às pessoas que dizem chumbar por essa questão, eu pergunto. Será mesmo ??? ....

Anónimo disse...

As pessoas que dizem chumbar por essa questão, estavam convencidas que lhes faltava só uma questão para passar... Mas se a ctoc teve esse comportamento, peço imensa desculpa pelas minha palavras... Então o erro, foi mesmo meu...

Anónimo disse...

De acordo com o numero 8 do artigo 47 do Código do IRC, estes prejuízos não podem ser dedutiveis porque durante o exercício houve alteração de capital, em mais de 50%, (estão lembrados da questão 16), assim dá razão a questão 22 do exame de Julho da CTOC. Não pesem que estão sempre a enganar-se!!!! Por isso a resposta Nenhuma das anteriores.


8- O previsto no n.º 1 deixa de ser aplicável quando se verificar, à data do termo do período de tributação em que é efectuada a dedução, que, em relação àquele a que respeitam os prejuízos, foi modificado o objecto social da entidade a que respeita ou alterada, de forma substancial, a natureza da actividade anteriormente exercida ou que se verificou a alteração da titularidade de, pelo menos, 50% do capital social ou da maioria dos direitos de voto.

Anónimo disse...

Ó cromo mas isso só aconteceu em 2007 e portanto só na mod 22 dp ano 2007 a entregar em 2008 é que isso vai ter repercussão!!!
Lê direito antes de mandares bocas pró ar

Anónimo disse...

Há coisas muito estranhas. Alguem me sabe dizer o que significa "lançamento relativo á SUBSCRIÇÃO do capital social". Onde se leu lançamento relativo AO momento da subscrição? Consultem Baptista da Costa, e POC Comentado de Carlos Santiago, e tirem as devidas conclusões relativas ao lançamento relativo à subscrição de capital, no caso de uma Sociedade por Quotas....

Paulo Revés disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Questão 16 do exame 11/3/6 -Geral
Alguém me pode esclarecer sobre esta questão?
Nos meus cálculos apuro uma mais valia de 100.000 mas na grelah de correcção da CTOC diz que zero. Será devido ao valor de mercado ser superior ao valor de realização na operação de lease back?

WAYNE STEPHEN disse...

Olá,,, Nós oferecemos uma variedade de empréstimos a pessoas físicas (crédito pessoal) e
cooperar corpos em uma taxa de juros de 3% ao annul.This é helpyou cumprir suas obrigações financeiras, especialmente com a crise financeira global. Nós tornar a bom empréstimo de todos os tipos de uma maneira muito fácil e rápido, empréstimo pessoal, Home Loan, empréstimo de estudante, empréstimo de negócio, empréstimo com Investidores, empréstimo de carro, de consolidação da dívida. Para mais informações, por favor contacte-nos com este e-mail: waynestephen02@gmail.com

Atenciosamente
Gestão

Os posts mais populares (de sempre!)

Pesquisar neste blogue