terça-feira, 26 de junho de 2007

Dúvida em relação à questão 29 de 14/04/2007

QUESTÃO 29.: A Sociedade Jota, Lda. sedeada em Lisboa adquiriu no Porto por150 000€ um terreno tendo em seguida procedido à construção do novoarmazém, em betão. O respectivo custo de construção ascendeu a 800 000€.A amortização ou reintegração máxima que pode praticar para efeitos fiscais noano da respectiva entrada em funcionamento é de:a) 16 000€;b) 12 000€;c) 40 000€;d) 24 000€.

Alguém me pode explicar como é que se chega ao valor de 16000€????

9 comentários:

SUSANA RAQUEL SILVA disse...

Boa tarde!
O valor do terreno não é amortizável. Logo os 150 000€ não entram para a amortização.
A amortização maxima é a que advem da aplicação directa das taxas do dec regulamentar 2/90.
As quotas minimas são as que utilizam metade das taxas do Dec Reg 2/90.
Assim, consultando as taxas de amortização no Dec Regulamentar 2/90 podemos ver que a CTOC utilizou a taxa de 2% - edificios comerciais e adminisatrativos-para calculo da amortização ( podendo haver aqui quem discorde).
Assim, 800 000 x 2% = 16 000€.

chewbacca disse...

Boa tarde

Obrigado pela resposta,

eu estava a considerar o armazém como um edifício industrial ou edificações integradas pelo que a taxa máxima é de 5%.....

Anónimo disse...

É nestas coisas que a TOC consegue passar ou não quem quer.

É claro que a taxa a usar nesta situação era a de 5%, pois um armazém é um edificio industrial e não é um edificio administrativo.

Podem ter a certeza que se em Julho aparecer outro armazém para amortizar e o maior número de respostas for de 2%, eles vão dizer que a taxa a utilizar era de 5%.

Enfim, siga para Bingo....

lima disse...

Esta foi uma das questões que pedi revisão. Pois eu considerei 5% e a CTOC, considera 2%. Até hoje não obtive resposta

Anónimo disse...

Lima, quantas perguntas reclamaste?Só a questão 29?

Anónimo disse...

esta pergunta foi reclamada por um colega meu, k tinha 9 e kkcoisa.
Ele invocou os 5%, e foi deferido.
o rapaz passou.
A do prof Bimba tb foi reclamada,
e o pedido foi tb deferido.
O rapaz já é TOC.

Anónimo disse...

Eu chumbei pela questão 38(direito arrendamento), reclamei e não me deram razão

Anónimo disse...

Olá colegas!Preciso da Vossa ajuda! Por acaso sabem-me explicar as respostas às perguntas:
- Q.22 exame Out/2005- consolidação de contas - não consigo chegar aos 1180 000€
-Q.23 exame Out/2005- aquisição acções proprias - não consigo chegar aos 3000€
-Q.25 exameOut/2005- 2408000€ de Vendas do exercicio????
-Q.32 exame Out/2005 - Impostos diferidos - não consigo chegar aos 57500€
Se me puderem ajudar fico-lhes imensamente grata.
Muito obrigado por tudo.
Boa sorte para todos.

Anónimo disse...

Bom dia,

Alguem me pode dizer como se chega ao resultado da questao nº15 do exame de 14/Abril/2007?

Os posts mais populares (de sempre!)

Pesquisar neste blogue