sábado, 9 de setembro de 2006

1.º Contributo: [Qual é a opinião dos clientes do TOC].

Torna-se fundamental (re)pensar qual o contributo dos serviços do técnicos oficiais de contas (TOC) para o seus clientes.


1.º Temos de identificar quais são os serviços dos técnicos oficiais de contas.

- Será que o TOC é unicamente responsável pela execução da contabilidade?
- Ou também poderá aconselhar ao nível fiscal o seu cliente (assessoria fiscal)?
- E ao nível financeiro (assessoria financeira)?
- Poderá também processar salários e fazer contratos de trabalho?
- E fazer relatórios financeiros, diagnósticos para Bancos e demais interessados?
- Também pode ajudar na constituição de sociedades e na inscrição de empresários em nome individual?


2.º Temos de definir quem são os clientes.

Entres os demais interessados nos serviços do TOC, podemos identificar: O gerente, empresário, sócios, accionistas, administração fiscal, fornecedores, estado, etc.

Destes todos apenas o cliente (gerente / empresário) “paga” os serviços do TOC, sendo os restantes interessados em segundo grau.
Ou será o cliente, interessado em segundo grau? Já que este apenas pretende cumprir com as obrigações legais e pagar o menos imposto possível. E não quer saber nem como nem onde.

Será cliente aquele que paga ou aquele que usa o resultado dos serviços do TOC?


3.º Finalidade dos serviços do TOC.

Se o TOC elabora os seus serviços de acordo com normas, directrizes, princípios e leis. Encontra-se vinculado a organizar os seus serviços com verdade e independência. Assim o resultado dos seus serviços é igual independentemente de quem é o cliente!
Ou será que o TOC flexibiliza, promete e interpreta ao seu jeito para conseguir angariar mais clientes, desvirtuando o resultado correcto. E não cumpre com os objectivos dos restantes interessados.

Finalmente, após analisarmos estas questões poderemos quantificar o grau de satisfação dos nossos clientes sejam estes de primeiro ou segundo grau.

E poderemos auferir se o TOC é um mero instrumento de comunicação ou um parceiro de negócio. [RZAP]

2 comentários:

Anónimo disse...

eu sou da opinião que um TOC que se preze deve essencialmente 'limpar o traseiro' e levar uma avença baratuxa baratuxa... só assim se livra neste mundo de cão, ah e sem esquecer que so assim sobrevive às tão famigeradas fabricas de contabilidade dos dignissímos capitalistas... por isso... vamos esquecer as analises financeiras e essas tretas todas que nao servem para nada...
conselho: comprar toalhetes no LIDL (que ficam mais baratos) com cheiro a rosas (porque ainda não há com cheiro a malva) e vamos limpar tútús a Sujeitos Passivos para a porta das finanças, aproveitando para dizer que por apenas e modesta quantia de 50 Euritos lhe fazemos uma porção de coisas!!

TocDaMáLingua

Anónimo disse...

Pelo que vejo, o mal começa logo nas faculdades, onde ninguém prepara o aluno para o exercício desta profissão.A Etica e rigor existe mas depressa é corrompida pelos gabinetezecos de self-made TOCs que ainda crescem por aí.Surgem todos os dias recém-licenciados com novas metodologias,novas ambições e com a Ética e Deontologia profissional bem entranhada, mas quando começam a trabalhar num qualquer gabinete deste país, depressa mergulham no caos e no marasmo desses gabinetes. Ética?Rigor?A maioria dos TOCS patrões nem sabem o que é isso.Fazem as "coisas" como sempre fizeram e não estão dispostos a mudar.Bem podem continuar a cobrar os míseros 50 euros, como referiu o anónimo anterior...

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