segunda-feira, 6 de outubro de 2008

A formula Segreta

Muito se tem falado hoje em dia, na preparação para o exame da CTOC, bem começando pelo “básico” todos os candidatos procuram um estudo mais eficiente, tendo por base as disciplinas de Contabilidade Analítica e Fiscalidade, fazendo apontamentos lendo códigos actualizados, fazendo exercícios, e claro tentar perceber as respostas da CTOC.
Bem… Todos nós procuramos a tal fórmula secreta de passar no dito exame, mas como todo o povo contabilístico (São todos aqueles que andam no carrossel dos exames) sabe que por mais voltas que dê a CTOC surpreendo-nos sempre com esta ou aquela questão que vão em contra alguns princípios estudados e ministrados nas Universidades, mais do que provados com legislação especifica; e mais, como é possível uma organização que diz querer passar para ordem cometendo erros e gralhas nas questões do exames e apregoando aos velhinhos TOC’s o controlo de Qualidade!
Já é conhecido de todos que por mais que estudem, se esfolem, que tirem cursos de preparação, é sempre difícil o exame, contudo sempre se aprendem coisas boas e a nossa mente evolui e vai dignificando a nossa profissão. 
O desafio que faço a todos os que lêem este blog sendo TOC ou não, escrevam o mais que poderem e ajudem-se o mais que poderem, porque sós somos facilmente aniquilados. 
Se quiserem dizer a formula secreta também tão a vontade :-)
Um Abraço


257 comentários:

1 – 200 de 257   Mais recente›   Mais recente»
Anónimo disse...

de mim não levam nem mais um centimo!!! não ando a matar a cabeça para depois me puxarem o tapete debaixo dos pés e chumbar!!
Parasitas da sociedade são os srs da ctoc que vivem á custa daqueles que pagam e pagam e pagam e pagam....

Anónimo disse...

Este Blog está morto.
Só ressuscita na altura dos exames para a malta desabafar-))))

Anónimo disse...

Vai ser a primeira vez que vou a exame. Tenho algum receio de não me estar a preparar convenientemente, tendo em conta todas as críticas que já li neste fórum...

Anónimo disse...

Alguém tem ideia quantas pessoas irão ao exame de 8 de Novembro? Se forem muitos... certamente o grau de dificuldade será maior. Se no 1º
exame deste ano foram admitidos cerca de quatrocentos e vinte dois no 2º nao sei a estatistica mas de certo não foram muitos.. obviamente que irão ceifar a maior parte..

Anónimo disse...

Olá... eu tb vou a exame em Novembro (em Santarém)... vamos tentar auxiliar-nos mutuamente....se houverem dúvidas colocam-se aqui e tentamos ajudar. Coragem!
Ana

Anónimo disse...

Bom dia!
Eu tmb vou a exame em Novembro e que irá ser em Santarém.
Alguém tem correcções dos exames anteriores que me possa facultar?!

Anónimo disse...

É claro que sim.... deixa o contacto para onde queres o material que necessitas. E bom estudo!
Ana

Anónimo disse...

Ana, podes fazer o favor de me enviar esse materail para o meu email smsv@hotmail.com.

Obrigada!

Bom estudo e boa sorte

Anónimo disse...

Ana, agradecia muito que me enviasses o material a mim também, se não te importares. Estou realmente perdida...

p.ctoc@hotmail.com

Obrigada e boa sorte a todos os que vão em Novembro!

Anónimo disse...

Ana! Se pudesse enviar para mim também o meu mail é: maguipedra@hotmail.com

Obrigada

Anónimo disse...

Ana !!
Já agora se for possível, envia para mim também

sandra.coelho@iol.pt

Anónimo disse...

eu vou para evora!

Anónimo disse...

Ana, se for possível envia para mim também.

svieira76@gmail.com

Obrigado

Anónimo disse...

Eu também recebi a carta na 6ª feira para ser sincera não percebi nada, para a colega que disse que passou pq precisava de 1 qual for e pontuação que obteve no final? E que a mim deram-me razão na 24 e passei de pontuação de 9.125 a 9.750 a partida acho q é arredondado para 10 valores - Será que estou a fazer o raciocino correcto?

Anónimo disse...

Boa Tarde, eu fui exame em Junho e chumbei com 9,75, depois de ligar com departamento avaliação, foi-me dito que 9.75 não é 10, nem que tivesse tirado 9.99 chumbaria na mesma, mas se pretendesse reclamar era uma direito que me assiste, desde que pague.
Mais tarde descobri que pergunta 16 e 24, as respostas não são as apresentadas na grelha, mas sim nenhuma das anteriores. Ou seja, bastava uma delas ser aceite para ter obtido 10.25. Isto é revoltante.. Boa sorte p/candidatos do próximo exame.

Anónimo disse...

Eu vou fazer Novembro, em Braga, e em algumas questões, não concordo mm com as respostas da ctoc... Ana, se poderes envia-me as correcções para a1717@alunos.ipca.pt Mt obrigada!!
Patricia

Anónimo disse...

Pelos vistos valeu a pena reclamar. Só reclamei pq vi as suguestões aqui no forum e como tambem diziam que era quase impossivel, mas mesmo assim reclamei. E so me faltava uma para passar. Vale a pena reclamar não paguei os 200 euros esperei que a carta viesse e so depois reclamei.

Anónimo disse...

No regulamento diz que 9.5 é arredondado para 10.

Anónimo disse...

Eu liguei para a ctoc e disseram-me que com 9.5 já se passa. Eu chumbei com 9.375.

Anónimo disse...

Olá a todos,

Eu também já recebi a carta de resposta ao meu recurso.
Eu tinha apresentado recurso ás questões 16 e 24, em que me deram razão na questão 24, mas em relação á questão 16, continuam a dizer que um donativo que se enquadra na função administrativa.
A minha revolta, é que assim reprovei por uma questão, e em relação á questão 16 não me apresentam nenhuma justificação do porquê da função administrativa.

Não faz qq sentido um donativo ser considerado um custo administrativo, não pelo que diz a DC 20.

Alguem me consegue explicar a solução deles?

è que sinceramente, penso que eles não gostam é de aprovar as pessoas admitindo os erros que comente aquando da elaboração dos exames.

Lá terei que ir a exame mais uma vez, isto é desgastante... Estou a ficar saturada!!!!

Anónimo disse...

Fiquei na mesma situação exactamente! Estava certa que precisava de apenas uma e apresentei recursos da 16 e 24. Deram-me razão na 24, e depois na questão 16 a resposta deles é comica: "O juri de exame considera que o donativo tem caracter extraordinário, logo deve ser classificado como outros custos e perdas operacionais"?! Bastante conclusivo...mas enfim!

Quando cheguei ao fim da carta, pensei que tinha passado porque afinal so precisava de uma...conclusão! Nas minhas respostas marquei que tinha feito uma questão mas na folha de exame esqueci-me de responder...fiquei para exmame novamente.

É horrivel...

Anónimo disse...

Então mas em relação á questão 16, eles dão duas respostas diferentes, pois a justificação que eles dão no meu recurso é:

"O juri do exame entendeu que dada a natureza da operação em causa, conforme o enunciado, o donativo atribuido insere-se na função administrativa, pelo que a solução é a A) e não a D) conforme sugere a recorrente"

Então mas afinal em ficamos? Cada vez percebo menos disto...

Anónimo disse...

eu também chumbei por duas ou uma já nem sei bem, e não recorri, vamos ver se é desta, já não há paciência para estes exames obscuros e injustos!toca a estudar colegas, este exame há-de ser mais acessivel e vamos estar tb mais bem preparados! sinto-me desmoralizado com esta situação!

Anónimo disse...

QUem já não percebe nada sou eu...fico burra com estes exames!!! Então quer dizer...para mim a justificação é x, para outra pessoa, a justificação é y...

Tudo bem que pode ter vária sinterpretações, mas as mesmas não se podem contradizer.

O que vos digo é que a arte de passar no exame não está em dar a resposta correcta, mas sim a que a CTOC considera mais correcta...muito dificil!

Anónimo disse...

Será que é possivel alguem enviar-me a correcção dos exames, excepto do exame de junho, que já arranjei. O meu mail é contgreg@hotmail.com.

Anónimo disse...

A lista de topicos de estudo é tão extensa que nem sei por onde começar. Como é que vocês fazem? Leram todas as IAS e IFRS? Como é que estudam?

Anónimo disse...

Olá Ana. Podia enviar-me as correcções dos exames. Obrigada!

af.sardinha@sapo.pt

Anónimo disse...

Uma pequena análise ao tipo de teste feito pela CTOC (avaliação profissional) de maneira a maximizar a possibilidade de passar (não dispensa claro o estudo!!!)


O teste é constituído por 40 questões de escolha múltipla, resposta correcta 0.5 pontos e erradas desconta-se 0.125 pontos.

Ou seja para se passar, obrigatoriamente tem-se que fazer e acertar 20 questões, no mínimo.
Partindo do princípio e pelo que já vi neste blog que só se passa com 10 Valores estes cálculos são para se tirar 10, pois se fosse 9.50 nota de passagem os pontos críticos eram outros.

Assim a hipótese que se deve formular é :”Maximizar as que erro e Minimizar as que acerto”
Olhando para este quadro percebe-se melhor

Feitas Posso Errar Tenho que acertar
25 4 21
30 8 22
35 12 23
40 16 24


Pontos Críticos

De 25 para 26, partindo do princípio que tenho 21 certas e 4 erradas e portanto estou aprovado, ao escolher a 26ª questão necessariamente tenho que escolher a certa, pois

Feitas erro acerto
25 4 21 10
26 4 22 10,5
26 5 21 9,875

Ou seja ao escolher a 26ª , tem que estar certa e melhoro a nota de 10 para 10,5 , mas se errar passo para 9,875 e logo chumbo.
O curioso da questão é que ao escolher a 26ª e pelo facto de a mesma ter que estar certa posso escolher mais 27ª,28ª,29ª e 30ª questão, pois mesmo estando erradas não me afecta a passagem , porque 26ª vale 0.50 pontos e se errar as seguintes até a 30ª (4* 0.125 = 0.50).
E isto se passa para os pontos critícos de 30ª para 31ª e 35ª para 36ª.
Como se pode ver pelo quadro o ponto óptimo é de 35 questões, pois posso errar 12 e só tenho que acertar em 23 questões.


FEP

Anónimo disse...

que análise engraçada!
Bem eu acho que ler as Ias e as IFRS todas não é muito viável...porque é realmente muita coisa, o ideal será passar os olhos por aquelas que sairam em questões de exames anteriores, o q não é inteiramente seguro.


acho que temos que estar á vontade nas matérias que saiem sempre, como os ajustamentos/provisões, fluxos de caixa, subscrição de capital...etc

Anónimo disse...

ANA ENVIAS-ME OS APONTAMENTOS?
parrelio@estgp.pt

Anónimo disse...

Muito Boa noite

Andava eu pelo google á procura de informação sobre a CTOC... informação e mais informação, ate que escontrei este blog... gostei muito!!!
Já li tanta coisa. Ando a tempos a mentalizar-me em preparar-me para o exame, até que começei hoje a procura de informação.
Ainda nao sei bem os passos que tenho que seguir para me inscrever para fazer o examxe, mas... estou a preparar-me, é um plano a comprir a médio prazo.

Queria desejar muito boa sorte para todos voces que vao fazer exame em novembro.

AO LER OS VOÇOS COMENTÁRIOS VERIFIQUEI QUE VOCES FAZEM TROCA DE COISAS (APONTAMENTOS, ETC) POR ISSO FAÇO UM APELO, ENVIEM PARA MIM TAMBÉM... ENVIEM TUDO O QIE PODEREM, QUANTO MAIS MELHOR.

Os meus contactos são:

ceu_coura13@hotmail.com
guerreiro.ceu@gmail.com

Ficarei eternamente agradecida.
Mais uma vez desejo-vos toda a sorte do mundo

Obrigada

Céu Guerreiro

gundemarus disse...

Ana, se puderes envia-me também para aalbertino@gmail.com

Anónimo disse...

Se fosse possível agradecia que alguém me enviasse algum material de apoio. Obrigado dee já!

marwan@iol.pt

Anuska disse...

Também chumbei no exame de Junho :(( já estava à espera que fossem complicar o exame mas daquela forma... caramba... eles devem estar mesmo necessitados de dinheiro :( foi uma vergonha

vou repetir agora em novembro e não estou com vontade nenhuma de estudar...

sem querer abusar, será que também me podes enviar os apontamentos e as correcções dos exames?

Obrigado!!
beijinhos
Ana

Anuska disse...

ups, esqueci-me de incluir o endereço de mail lolo

anacarv2@gmail.com

Obrigado uma vez mais!!!

Unknown disse...

Bom dia Ana, peço desculpa por incomodar, mas seria possivel enviares-me também os apontamentos e correcções?
Agradeço e muito Obrigada!

Mail: lara.ferreira.84@gmail.com

Anónimo disse...

Boa Noite Colegas,


No exame de 16/Dez/2006 na questão 29 a ctoc responde b) 2160€, já fiz imensos calculos mas o valor que me dá é 1728€ que é alinea c)

na questão 30 a responta dada é b) a qual também não consigo perceber

Se alguem me poder ajudar

Obrigado!!!!

Anónimo disse...

Referente a Q 29 do Exame de Dez/2006.
Artº 6 nº1 e 2 do Dec 2/90
Taxa 20% x 2=40%
2002 - 20000x40=8000
2003 - 12000x40=4800
2004 - 7200x40= 2880
2005 - 7200-2880=4320/2=2160
2006 - 2160
Nos ultimos 2 anos a quota é dividido por 2 dai resultar os 2160segundo o Artº 6 nº2 do Dec 2/90, como 4320*40=1728 é inferior a 2160por isso resulta esse valor.

Anónimo disse...

Ano Valor bruto Tx Amort. Amort.Exerc. Amort.Acum. Valor Líquido
2002 20,000.00 40% 8,000.00 8,000.00 12,000.00
2003 12,000.00 40% 4,800.00 12,800.00 7,200.00
2004 7,200.00 40% 2,880.00 15,680.00 4,320.00
2005 4,320.00 40% 2,160.00 17,840.00 2,160.00
2006 2,160.00 40% 2,160.00 20,000.00 0.00
Esta resolução é da questão 29 do exame de Dez2006. Não sei se dá para entender, mas o que acontece é que nas quotas degressivas quando o valor líquido dividido pelos anos que faltam (amortizar) é inferior ao valor da amortização desse ano, é aceite o valor correspondente ao resultado dessa divisão, valor esse que se manterá igual nos anos que faltam. No caso em 2004 o valor líquido é 4320, que dividido por 2 anos (2005 e 2006) dá 2160€, valor inferior à m amortização desse ano = 4320*40%=1728€, daí considerar-se-á 2160 de amortização em 2005 e em 2006.
Espero que tenha entendido.
Um abraço
Ana

Anónimo disse...

ai... desculpem...não reparei que já haviam respondido a esta questão.
Fica a intenção!

Anónimo disse...

obrigado pelo esclarecimento.

Cris

Anónimo disse...

Olá Ana, será que me pode enviar as correcções dos exames para mjgreg@hotmail.com.

Obrigada

Anónimo disse...

Estou á séculos a tentar resolver a questão 39 do exame de avaliação profissional de 17 de Novembro de 2007 e por mais contas que faça não consigo chegar a nenhum daqueles valores. Alguém me pode explicar como lá chegou? Please!

Anónimo disse...

Q 39 de Nov 2007

Os custos conjuntos somam 132000
O sub produto é calculado pelo criterio do lucro nulo: Qdexpv-cei-cent
21000-9000=12000
CEI= custo especifico industrial
CENT= custo especifico nao industrial
VVPS= Valor de venda no ponto de separação= VVP+CEI+
CENT
CIPA= Custos Conjuntos + CEI+CENT
vvp= valor venda produto= qdeProduzida x preço venda

Prod Qde Pv VVP CEI CENI
ALFA 5000 24 120000 30000 -
BETA 8000 27 216000 66000 -

VVPS % C.CONJ CIPA CIPUNI
90000 0,375 45000 75000 15,00
150000 0,625 75000 141000 17,625
240000 120000

Anónimo disse...

oi, se alguem tiver correcções de exames e não se importar de me enviar por email
tinaandrade@gmail.com

obrigado cris

Anónimo disse...

Desculpa o VVPS= VVP-CEI-CENT

Anónimo disse...

Segundo a informação da Ctoc no ultimo exame foram 671 candidatos e ficaram aprovados 116, ou seja 17,2%.
Temos que nos esforçar mais se alguns conseguem é que é possivel.

Anónimo disse...

Bom dia a todos.Na minha modesta opinião,acho estúpido este tipo de avaliação.Raciocinem comigo:todos nós frequentamos uma universidade para tirarmos uma licenciatura.durante a licenciatura,fomos avaliados nas cadeiras de contabilidade financeira,analítica e fiscalidade.Logo,acho indecente sermos avaliados novamente a estas disciplinas.O mais correcto seria frequentarmos um estágio profissional remunerado ou não,para pormos á prova os nossos conhecimentos,na prática e no final do dito estágio,teriamos a aprovação ou reprovação mediante o relatório de final de estágio e do coordenador de estágio.O coordenador de estágio é que nos iria avaliar de acordo com o nosso desempenho.Assim é que faria sentido.

Anónimo disse...

Olá, Ana.

Podes me enviar os apontamentos (resolução do ultimo exame tambem se tiveres, claro).
Muito obrigada.

sophyaribeirus@gmail.com

Anónimo disse...

ALGUÉM SABE RESOLVER A ANALITICA DO EXAME DE JUNHO?

Anónimo disse...

Exame junho 2008
Q32:
Padrão:
MP A 1 ton está p 4000€
0.7ton(700kg) está p 2800€
MP B 1 ton está p 7000€
0,4ton(400kg) está p 2800€
Aditiv 1 ton está p 45000€
0,02 ton está p 900€

para 450 ton padrão:
450*2800=1260000
450*2800=1260000
450*900=405000
total=2925000 - Padrão

para 450 ton reais:
320ton *4000€=1280000
178ton *7000€=1246000
9.2ton*45000€=414000
total=2940000 - Real

Anónimo disse...

em relação à questão 21:
CIPa unit.=0,05 e CV unit=0,03, por isso CF unit.= CIPA unit - CV unit=0,05 - 0,03= 0,02;
Resultado= Qv(PV-CV)-CF
6000=100000(PV-0,03)-100000x0,02
PV= 0,11

Anónimo disse...

alguém sabe qd serão os proximos exames?

Anónimo disse...

as questoes de analitica de junho foram resolvidas neste forum basta procurar nos comentários do exame em junho!

Anónimo disse...

Quero agradecer a quem me esclareceu sobre a questão 39 do exame de 17/11/2007, finalmente entendi.
Este forum é muito util.
Todos sabemos que este exame é injusto mas já que não podemos fazer nada, vamos deixar os protestos para depois e tentar ajudarmo-nos mutuamente.

Anónimo disse...

Bom dia...

Alguém pode explicar me como se resolve a questão 23 do Exame de Fiscalidade de 11/Março/06?

Obrigada!

Anónimo disse...

Colega,
Q23.
Mais valia = valor venda - valor aquisição
= 99000 - (78000+18000+6000)
= - 3000

Menos valia tributável:
50% x -3000 = -1500

Anónimo disse...

Quem estiver interessado, tenho as resolucoes dos exames entre 2006 e 2007. Em cada um deles ha sempre um engano da CTOC. As horas que eu passava a tentar descobrir o exercício..., enfim.
Investi cerca de 600 eur, 200 em cada exame, mais 200 numa revisao, mas consegui,
quem quiser algumas RESOLUCOES,
O meu mail é:
emcs@portugalmail.com
força pessoas

Anónimo disse...

olá colegas,

se alguem me poder ajudar a resolver algumas questões do exame de 11/março/2006
Contabilidade Geral questão 16, 17, 19
tenho imensas dificuldades na resolução dos exames de 2006

zeneti disse...

ana, podes me mandar as resoluções k tiveres de exames anteriores? antecipadamente grato
josensousa@tvtel.pt

zeneti disse...

se alg tiver resoluções de exames anteriores, peço o favor de me enviarem. Obrigado
josensousa@tvtel.pt

ps-este site tem algumas resoluções
http://examectoc.blogspot.com/

Anónimo disse...

Na questão 16 do exame profissional de 7/7/2007, a mais valia tributável corresponde à sua totalidade (15.000 euros). Não deveria esta ser considerada apenas em 50% ou é considerada a 100% por o valor da realização não ter sido reenvestido na aquisição de partes sociais de outras sociedades ou em elementos do activo corpóreo? Alguem sabe?

Anónimo disse...

colega penso que a Q16 do exame de Julho de 2007 está feita relativamente a IRS , como é os médicos são uma sociedade de profissionais abrangida pelo regime de transparência fiscal são tributadas em IRS, pode ver o art 20 CIRS, art 6 CIRC e o art 12 CIRC. Penso que no caso desta pergunta a justificação recai no art10 nº1 b)e art10 nº4 a)do CIRS.Em relação ao reinvestimento das mais valias em sede de IRC seria o art 45 nº1 e nº6 CIRC em que fala do reinvestimento e como disseste se houver intenção de reinvestir a mais valia só é considerada em metade do seu valor(campo 274 do quadro 07 da modelo 22). Dou um conselho, tirem uma cópia do quadro 07 e do quadro 10 da modelo 22 porque ajuda bastante, já que em cada campo diz o mumero do artigo a que se refere, ajudou-me em termos dos artigos mais importantes do CIRC e também a fazer uma revisão da matéria em termos de CIRC o que se deve acrescer e deduzir a nivel das variações patrimoniais, ajustamentos e provisões, mais e menos valias. Acho que vale a pena.

Anónimo disse...

Obrigada colega, estava a classificar erradamente o proveito como sendo da sociedade e nem me estava a aperceber que era do sócio, logo tributado em sede de IRS, independentemente do tipo de sociedade, pela al.b) do nº1 do art.10º e tal como consta no art.43º, não beneficia dessa redução.

Anónimo disse...

Já agora e por curiosidade, podemos levar a cópia do mod.22 para o exame?

Anónimo disse...

pois realmente tem razão, é independentemente do tipo de sociedade...não sei se o o Modelo 22 se enquadra nos elementos de consulta eu tenho sempre uma cópia do modelo que me tem ajudado a estudar mas acho que não é considerado um elementos de consulta.

Anónimo disse...

Agradeço-lhe imenso esta troca de impressões e informações e espero continuar a encontrá-lo(a) neste espaço nesta duas semanas.

Obrigada

Anónimo disse...

Eu também agradeço é bom saber que não estamos sozinhos;), de vez enquando venho dar uma vista de olhos no forum e no que puder ajudar, surgem sempre dúvidas no decorrer do nosso estudo.

Unknown disse...

olá,

se alguem me poder ajudar a resolver as questões 16, 17 do exame de 11/março/2006 -Contabilidade Geral

zeneti disse...

alg me pode dar uma dika sobre a resolucao da questao 11 e 16 da versao A do exame de 14/4/2007?

obrigado

josensousa@tvtel.pt

Anónimo disse...

Questão 17 11/3/06
% acabamento= 360.000 = 40%
360.000+540.000

Proveito até N = 1.080.000*40%= 432.000 €

Resultado Bruto = 432.000-360.000 = 72.000 €

RESPOSTA A)

Anónimo disse...

Questão 16 RESPOSTA C)11/3/06
Ver directriz contabilística n.º 25, ponto 5;
O Proveito que sobra (+Valia) não deve ser logo reconhecida como proveito nesse ano, mas sim diferi-lo

Anónimo disse...

alguem me explica a resolução da Q22 do exame profissional de 7 de julho de 2007?

Anónimo disse...

EXAME 14 Abril de 2007

Questão 11

ver art 101 nº1 a)CIRS
Ver art 3 nº1 c)CIRS
ou seja a retenção será de 15% pois trata-se de rendimentos provenientes da propriedade intelectual.
ver art 56 EBF diz que este tipo de rendimentos são tributados apenas em 50% do seu valor

15%*50% = 7,5%

5661(100%-7,5%)
6120(100%)
459(retenção de 7,5%)

Questão 16

Esta questão está malfeita pela Ctoc uma vez que pedem a margem de contribuição e o que dão como resposta correcta é o resultado

R= vendas-Cvar-C fixos
R =2400 - (200*3) - 1400
R = 400
Mg Contrib= Vendas - C var
Mg Contrib= 2400 - (200*3)= 1800

EXAME 7 JULHO DE 2007

QUESTÃO 22

(ver art 47 nº 1 CIRC
Quadro 09 Modelo 22)

2003 (30000)
2004 (30000)+25000= (5000)
2005 (5000)+(7000)= (12000)
2006 (12000)+14000 = +2000 Resp NDA

Espero ter ajudado
Bom estudo

Anónimo disse...

Em relação a Q26 do exame de Julho de 2007, leiam os comentários que foram publicados neste forum a 2007.11. pela Dra Susana.

Anónimo disse...

Desculpem quis dizer Q22 do exame de Julho de 2007, leiam os comentários que foram publicados neste forum a 2007.11. pela Dra Susana.

Anónimo disse...

Questão 22 do exame Julho de 2007

Pois é realmente expliquei-me mal, a matéria colectável seriam os 2000 positivos, mas os prezuizos a deduzir seriam os (12000)e a resposta correcta a esta pergunta seriam a alinea b) 12000

Bem com estas incongruências da Ctoc uma pessoa já tem dúvidas mas acaba por ficar ainda mais baralhado e com receio dos erros deste proximo exame. Eu só agradecia um exame com zero erros , será pedir muito?;)

Anónimo disse...

De facto existem, praticamente em todos os exames, várias questões com gralha.

Só através de uma formação para preperação para o exame, é que se tem conhecimento dessas situações, pois estar-se a preparar sozinho para um exame destes e nestas condições é bastante complicado.

Para quem vai pela primeira vez, convém examinar com pormenor todas as publicações feitas neste blog, com as dtaas dos exames anteriores, e vão verificar todos esses detalhes.

Realmente para quem disse que queria um exame com zero erros é mesmo pedir de mais para a CTOC!!!

Anónimo disse...

Fui eu que coloquei a duvida sobre a questão 22, pois a meu ver, o português aplicado na sua redacção deixa muito a desejar.
Alguem sabe se nesta data alguem protestou e qual foi o resultado deste protesto?

Anónimo disse...

Desculpem, acabei de ver que a CTOC acabou por reconhecer o erro.
É frustrante que uma entidade como a CTOC não tenha alguem devidamente preparado para a elaboração dos exames, cometendo erros tão básicos que comprometem a vida de tantas pessoas. Esperemos que no proximo exame esta lacuna esteja ultrapassada.

Anónimo disse...

Boa tarde colegas, alguem me pode arranjar uma explixação para resposta exame 21/07/2008, questão 24. Embora tenho lido vários comentarios, a resposta considerada certa na versão A é c). Como chegar até lá. Obrg.

Anónimo disse...

Essa pergunta tem gralha, e só deram a resposta a quem apresentou recurso.

A resposta correcta seria Nenhuma das Anteriores...o resultado que a CTOC considerou foi de 190.000€.

Anónimo disse...

Não percebo com se chega aos 190000€ na questão 24 do exame de Junho, alguem pode exemplificar?

é dificil de acreditar que em cada exame existem umas 5 gralhas e que nem todas são reconhecidas só através de recurso! A questão 28 do exame de Junho de 2008 também está pouco explicita, porque é que as amortizações não são aceites? a reavaliação não estava prevista legalmente, então continua a plicar-se o art 21 nº 1 c) CIRC e a reserva não é tributada?
acho que muito pouca gente acertou esta pergunta mas nunca se discutiu muito o assunto entre a alinea a) e a alinea c) fico com muitas duvidas...enfim

Anónimo disse...

Alguem por favor me explica a questão 40, então o saldo da 56 não deveria corresponder à diferença entre o aumento das contas 42 e 48?
Estou a ficar desorientada.

Anónimo disse...

esqueci-me de dizer, do ex. de 7 julho 2007

Anónimo disse...

questão 40 7 julho
sim deveria! mas a conta 56 tem a debito 480000€ e a credito 600000€ a diferença :120000 * 25%= 30000
debito da conta 56 os 30000 por credito da conta 24 estado e o saldo da conta 56 são 90000

Anónimo disse...

Obrigada colega, nunca fiz nenhuma reavaliação não aceite e também não encontro nada que explique este procedimento, nem sequer no POC Explicado, em relação à conta 56. E o mais estranho é nunca se ter falado nisto na faculdade.

Anónimo disse...

Estou também a ter dificuldade em perceber essa resposta, alguem sabe qual a legislação ou directriz que fundamente esse tratamento contabilistico

Anónimo disse...

relativamente à questão 28 do exame de junho só sei que as reservas de reavaliação legalmente autorizadas não concorrem para a formação do lucro tributável art 21 nº1 b) , penso que o facto de estarem legalmente autorizadas se prende com o coeficiente de actualização. O decreto lei 31/98 de 11 de Fevereiro é sobre reavaliações vou dar uma vista de olhos

Anónimo disse...

Desculpe colega, é a Q40 do exame de 7 de Julho de 2007.

Anónimo disse...

No exame de 14 de Abril de 2007, na questão 9, alguem me sabe explicar como é que o desvio de preço dá 180 euros? Please.

Anónimo disse...

Alguem sabe se os indices practicos se podem utilizar no exame?

Anónimo disse...

Eu penso que se pode. Índices não são anotações, portanto não vejo mal nenhum em levá-los.
Alguém tem esses índices práticos que não se importe de me enviar? Agradecia muito.

patricia85alex@hotmail.com

Anónimo disse...

Olá Colega,

Será que me podias facultar os índices praticos? Nem que seja apenas para facilitar o estudo, no caso de nao se poder usar no exame.
E-mail: smsv@hotmail.com

Obrigada!

Anónimo disse...

bom dia,

alguém me podia ajudar na correcção das questões 33 e 35 do exame de Dez de 2006?

Obrigada

Unknown disse...

Bom dia,
Já vos enviei os indices.
Bom estudo!
Ana C

Anónimo disse...

Muito obrigada Ana.
Tens sido incansável no apoio aos colegas, parabéns!

Anónimo disse...

Questão 9 do exame de 14/04/2007

Preço
2500(0.8 - 2180/2500)= -180

Qtd
0.8(((1000/50000)*40000)-900) = -80

Anónimo disse...

Não deveria ser 900 em vez de 2500?

Anónimo disse...

eu tb pensava k sim, mas o k me explicaram foi que se usa a qtd real que compramos, geralmente a qtd comprada e consumida ñ diferem, neste caso sim. mas isto só se aplica no desvio de preço.. no desvio de qtd já usamos a real consumida

Anónimo disse...

Peço desculpa colega mas a questão 9 do exame de 14/04/2007 está mal corrigida pela ctoc, sei disso porque os professores do curso de preparação que frequentei nos deram essa informação

Desvio preço=900 *(0,872-0,8)=64,80
desvio quant= 0,8*(900-800)=80,00

em que= 2180/2500=0,872/kg
não fazia sentido usar os 2500kg quando a quantidade gasta foi de 900kg.
Mais uma vez a ctoc marca pontos porque só reconheceu o erro a quem reclamou;(

Ana podes enviar-me os indices para dar uma vista de olhos?
claudiamendes84@gmail.com

obrigada

Anónimo disse...

eu acho isto incrivel pois quem não tem a sorte de saber que a Ctoc se enganou na correcção fica baralhado com esta matéria o que leva a que erre outras questões do género! é preciso ter paciência...
eles mereciam que o pessoal se manifestasse...

Anónimo disse...

obrigada Ana! Já os recebi e parecem impecáveis:)

Cláudia

Anónimo disse...

Pois, e eu estive a manhã toda de volta dessa pergunta. Dá vontade de os mandar a um sitio. Mas não mando porque sou educada.

Anónimo disse...

Ana podes tambem enviar-me os indices...
Obrigada!
email.: patricia.paiva@grupoecb.com

Anónimo disse...

Já enviei. Bom estudo!
Ana

Anónimo disse...

oi ana,

será que´era pedir muito, mas se me podesses enviar os indices também

obrigado
tinaandrade@gmail.com

Anónimo disse...

oi Ana.
Sera que podes mandar os indices para o meu mail.
estou aflito para o exame do dia 8 de novembro

mjmcge@gmail.com

Anónimo disse...

Alguem me sabe dizer como classificaria a provisão e respectiva anulação da Q.27 do exame de 14/7/2007. A anulação da provisão não deveria ser a debito da 684 e a crédito da 49? Porquê a 59?

Anónimo disse...

Ana, podes enviar-me também os indices? O meu mail é armapart@hotmail.com

Eternamente grato

Anónimo disse...

Desculpem o meu lapso , é a Q.27 do exame de 17 de abril de 2007.

Anónimo disse...

Q 27, alguem?

Anónimo disse...

acabei de escrever um testamento e apaguei sem querer,grrr

Anónimo disse...

Olá,
eu gostaria de saber exactamente o que se pode levar, ou seja:
-Poc não anotada e com as directriz, em livro.
- Ias em papel.
- etoc, regulamento da qualidade,
- Decreto lei avulso.
- Livro com os códigos não anotado mas esta todo riscado a lapis; exemplo ver artigo tal, atenção ao limite do artº tal, isso faz referência as quotas, definição do swap e do warrant.E ainda por cima esta cheio de post-it cada código uma cor.
O que é que acham?

Obg

Anónimo disse...

Q27 Exame Abril de 2007

esta questão está confusa
mas primeiro que tudo sabemos que ajustamentos de aplicações financeiras não são aceites fiscalmente, logo em principio na sua constituição(684/494) teriamos que acrescer o campo 270 da modelo 22 pela totalidade dos 1500€.
Quando o ajustamento é anulado (494/7882) como se acresceu na constituição deve deduzir-se no campo 272 da modelo 22
Neste caso penso que se depreende que não se acresceu na constituição do ajustamento logo também não se deduz na anulação, mas isso não nos é dito!
Depreendemos que o lançamento terá sido o seguinte: 59/494 na constituição e 494/59 na anulação, mas se realmente foi assim não é considerado uma variação patrimonial positiva na anulação do ajustamento pois movimentamos a credito a conta 59?

é realmente estranho,mas a c) é logo excluida pq fala em provisão e é um ajustamento e a b) também é excluida pq diz var pat. Negativa , mas ñão sei pq é q a a) é falsa...

Anónimo disse...

o meu codigo está assim! não vais comprar outro! eu já fui a exame assim e não me disseram nada nao te preocupes!era o que faltava, levei dois dossiers com as IAS mas nen toquei neles... mal temos espaço para o codigo fiscal e para o Poc quanto mais...tambem levei o codigo das sociedades

Anónimo disse...

Colega, em relação à Q.27, penso que tem a ver com a data da constituição da provisão, anterior ao LD 35/2005. Vou consultar

Anónimo disse...

Q.27
A conta 684 refere-se a partes de capital em associadas e a conta 554 aos restantes inv.financ., como sabemos do que se tratou?

Anónimo disse...

Ana, antes demais quero agradecer por todo o apoio que tens dado. Podes enviar-me também os indices?
E caso tenhas algumas correcções que me possa facultar, agradecia imenso.
O meu mail é golfinho.roaz@mail.com

Anónimo disse...

Q27 - Abril 2007

Para efeitos fiscais, apenas são dedutíveis as provisões referidas no art. 34º e nas condições aí previstas.
Verifica-se, pela análise desse artigo, que não são aceites fiscalmente as provisões para investimentos financeiros. Por esse facto, a provisão constituída em 2001, não foi aceite fiscalmente, tendo sido efectuada uma correcção fiscal acrescendo o valor de € 1 500 no Q07 – Linha 208. A anulação da provisão, que representa uma variação positiva do património, não afectou o resultado líquido, uma vez que foi influenciar directamente a conta de Resultados transitados. Ainda que se trate de uma variação patrimonial positiva, não excluída de tributação ao abrigo do artº 21º, a mesma não deverá ser acrescida, uma vez que a provisão em causa já havia sido tributada.
Em alternativa, poder-se-ia efectuar uma variação patrimonial positiva daquele montante e uma correcção fiscal negativa de igual valor pela anulação da provisão tributada, o que daria um resultado neutro.
Logo, a resposta correcta é: d).

Anónimo disse...

excelente colega, eu realmente não me recordei do antigo regime das provisões que esteve em vigor até dia 1 jan de 2005... e realmente estariamos a tributar duplamente uma vez que já tinhamos acrescido.

Obrigado fiquei esclarecida

Anónimo disse...

Bom dia,

Alguem me consegue explicar como se resolve as questões 34, 35, 36 e 37 do exame de junho de 2008

obrigado

Anónimo disse...

Junho de 2008
Q34 tem gralha

Q35
GC = 6750 + 0.25 M
→ GC = 6750 + 0,25 (4 350 + 0,20 GC)
→ GC = 6750 + 1087,5 + 0,05 GC
→ 0,95 GC = 7 837,5
→ GC = 8250

Q36 (tirado deste blog)
Quanto à Q36 o valor é 30.000 logo é N.D.A, pois é assim:
600.000*.70=420.000
(74000-24000)*.70= 35000
Justo valor=420.000+35000=455.000
Aquisição= 505.000
Goodwill=505.000-455.000=50.000
Amort.Goodwil=5 anos=50.000/5=10.000/ano
Então vem: n-1 =10.000 ; n =10.000
31/12/n o saldo da conta è: 50.000-10.000-10.000=30.000

Q37 passo a bola

Q38
B) 240000+540000+180000= 960000
Valor do equipamento reavaliado = 180 000/960000=0,1875
Multiplicar esta % pelo valor da compra: 900 000* 0,1875 = 168750



MT = 4 350 + 0,20 GC
→ 4 350 + 1 650
→ 6 000

Maquinação = 8 000 + 350 * 6 + 30 * 82.5
= 8 000 + 2 100 + 2 475
= 12 575

pp

Anónimo disse...

caros colegas: tou a ficar preocupada... na semana passada recebi uma carta da ctoc a dizer k aceitaram a inscrição e que posteriormente me diriam a data e local para realizar exame... e até agora nada...

estou a preparar-me para o dia 8/11

já alguem recebeu a confirmação definitiva???

Anónimo disse...

Q36 (continuação)

MT = 4 350 + 0,20 GC
→ 4 350 + 1 650
→ 6 000

Maquinação = 8 000 + 350 * 6 + 30 * 82.5
= 8 000 + 2 100 + 2 475
= 12 575


desculpem lá, esta parte deveria aparecer no seguimento da Q36
pp

Anónimo disse...

isso é estranho porque já recebi a carta dia 8 de Outubro, eles costumam avisar um mes antes. Será que se extraviou? o melhor é ligares para a Ctoc

Anónimo disse...

Colega, penso que se recebeste a carta só na semana passada, não deves estar incluido(a) na lista dos exames de dia 8, mas de qualquer forma o melhor é ligares para lá, dares o teu nº de estagiário e perguntares em que situação estás.

Anónimo disse...

Olá Bom dia.
Esou a tentar resolver o exame de Dezembro de 2006, e não consigo chegar ao resultado das seguintes perguntas:
30, 33, 34, 35 36 e 37.
Agradeço imenso quem poder ajudar.

Anónimo disse...

Dez.2006
Q30:
Provisão = 1500
tempo mora= 31.03.2004 a 31.12.2004

Custo 1500
Aceite 25% 375
Não aceite 1125*
*Acresce ao Q.07 em 2004

Em 2005, há que deduzir no quadro 07, estes 1125 porque se conseguiu receber do cliente

Q33
Q* = CF /Pvu - Cvu

Ef 1500
Ei 1100
Produção?

Qv = Ei + Prod - Ef
Qv = 1100 + prod - 1500
Produção = 4000


C.Aux.:
Pvu =12
CF ? 3600 +10000= 13600
Cvu?
20000+6000+1200+3000+1320= 31520
Cvu = 31520 / 4000 = 7.88

Q*=3300
V* = 3300 x 12= 39600

Anónimo disse...

Muito Obrigado a quem respondeu ao meu pedido. ficou a espera das Q 34, 35, 36, 3.

Anónimo disse...

Q34
Custeio Total
Cipa unit.=20000+6000+4800= 30800/4000=7.7

Vendas 43200
CIPV 27720
15480
CF 3000
1320
10000
R.bruto 1160


Custeio variável
Cipa unit.=20000+6000+1200=27200/4000=6.80

Vendas 43200
CIPV 24480
18720
CF 10000
3000
1320
3600
R.bruto 800

Diferença resultado=1160-800 = 360

Anónimo disse...

Dez.2006
Q34:
Ctos conjuntos ?
(2600x75)+ 140000=335000

Valor do resíduo?
50/ ton
100ton
valor = 50x100=5000

Ctos conj.= 335000 - 5000=330000

C.Unitário
130,2631579
173,6842105

Anónimo disse...

Dez. 2006
Q36:
Saldo contabilidade 67035
Mov.contabilidade e não no banco(+) Depósito 21666
(-) Saque 0
Mov.no banco e na contabilidade
(+) Depósito 16194
1580
(-) Saque 900
Saldo Banco 105575

Anónimo disse...

Dez.2006
Q37
Mais valia = venda - v.aquisição
Venda:10000x1= 10000
10000x1,9= 19000
29000

Aquisição:10000x1=100000
10000x1,65=165000
265000
resultado = -236000

Anónimo disse...

Help não percebe como chegar ao resultado do exame de Março 2006, Exame de contabilidade, nestas perguntas:


1. Em 1/1/N o saldo da conta “Acréscimos e diferimentos – remunerações a liquidar”
era de 240.000 u.m. Considerando que a empresa tem pago pontualmente as
obrigações para com o pessoal, que o vencimento base dos seus funcionários é de
100.000 u.m. e ainda que a contribuição patronal para a segurança social,
conjuntamente com o seguro de acidentes de trabalho, é de 25%, o saldo daquela
conta, em 31/12/N, deveria ser de:
a) Zero
b) 125.000 u.m.
c) 200.000 u.m.
d) 250.000 u.m. Resposta da ctoc

3. Em 15 de Junho a sociedade XYZ, S.A. comprou e recebeu um lote de
mercadorias com pagamento a 60 dias após aquela data. Em 30 de Junho, a
transacção não tinha ainda sido registada e essas mercadorias não constavam dos
inventários por terem sido cedidas a preço de custo. O efeito deste erro no
Balanço de 30 de Junho consistia em:
a) O activo e capital próprio estarem sobreavaliados, mas o passivo não seria
afectado;
b) O passivo e o capital próprio estarem subavaliados, mas o activo não seria
afectado; Resposta da ctoc
c) O activo e o passivo estarem subavaliados, mas o capital próprio não seria
afectado;
d) O activo e o capital próprio estarem subavaliados, mas o passivo não seria
afectado.


17. A Sociedade X cujo objecto é a construção civil, formalizou um contrato de
empreitada, tendo iniciado no ano N a construção de um edifício pelo preço de
1080.000 u.m.
Considerando a seguinte informação em (u.m.)
N N + 1
Custos acumulados até à data 360.000 860.000
Custos estimados para
conclusão
540.000 -
Facturação acumulada 480.000 1.080.000
Recebimentos acumulados 320.000 920.000
Qual o resultado bruto a reconhecer no ano N pela Sociedade X, se considerar o
método da percentagem de acabamento:
a) 72.000 u.m.;Resposta da Ctoc
b) 128.000 u.m.;
c) 160.000 u.m.;
d) 120.000 u.m..

Enunciado:
A situação dos capitais próprios em 31/12/(X6) da Sociedade "Chegou a Hora, S.A."
era a seguinte (em u.m.):
Capital (valor nominal de cada acção:
1 u.m.)
50.000
Prémios de emissão de acções 5.000
Reservas Legais 10.000
Reservas Estatutárias 5.000
Reservas de reavaliação 7.000
Reservas Livres 15.000
Resultados Transitados 5.000
Resultados Líquidos do Exercício (1.000)
Durante o ano de (X7) ocorreram, entre outras que não tiveram qualquer reflexo nos
capitais próprios, as seguintes operações:
• Em 2 de Abril procedeu ao aumento de capital através da emissão de 20.000
acções, por subscrição pública, sendo o valor de emissão das acções igual ao
valor contabilístico unitário das acções já existentes.
• No dia 30 de Abril concluiu-se a fase de subscrição, tendo-se verificado que o
número de acções subscritas foi de 25.000 acções. Com este acto os
subscritores efectuaram um primeiro pagamento, correspondente ao valor
mínimo estabelecido na Lei.
• Em 5 de Maio o Banco comunicou que devolveu as importâncias relativas aos
excessos de subscrição.
• De acordo com o prospecto de emissão, foi permitido, nos termos legais, que
os accionistas efectuassem uma prestação de 70% entre 15 e 31 de Maio.
• Em 2 de Junho, o banco comunicou a cobrança das acções e informou que a
emissão das acções originou encargos bancários de 2% do valor
efectivamente realizado e despesas notariais de 3.000 u.m.
• Em 15 de Junho procedeu-se a um aumento de capital por incorporação de
reservas no montante de 30.000 u.m.

Pergunta:
19. O lançamento da operação realizada em 2 de Abril deveria ser:
a) ODC – Subscritores de capital / a Capital – 20.000 u.m.
b) Capital – 20.000 u.m.; Prémios de emissão – 18.400 u.m. / a ODC –
subscritores de capital.
c) ODC – subscritores de capital / a Capital 20.000; a Prémios de emissão –
16.600 u.m.
d) ODC – subscritores de capital / a Capital 20.000; a Prémios de emissão –
18.400 u.m. Resposta da CTOC


20. Excluindo o efeito decorrente dos resultados obtidos no primeiro semestre de (X7),
o valor contabilístico da participação de um accionista que detivesse 7% do capital
social em 31/12/(X6) e que não tivesse exercido o seu direito de preferência na
operação de aumento do capital deliberada em Abril de (X7), seria em 30 de Junho
de (X7):
a) 6.710 u.m.
b) 6.720 u.m.Resposta da CTOC
c) 7.000 u.m.
d) 9.394 u.m.

A sociedade “E, Lda." é constituída por quatro sócios (A, B, C e D) com
participações iguais no capital social.
O balanço em 31.12.(X0) era o seguinte (u.m.)
ACTIVO CAP. PRÓPRIO E
PASSIVO
Imobilizado incorpóreo –
gastos de I+D
11.000 Capital 42.000
Imobilizado corpóreo 40.000 Reservas legais 2.000
Investimentos
financeiros
6.000 Reservas livres 24.000
Existências 36.000 Resultados transitados
(18.000)
Dívidas de terceiros c.p. 18.000 Resultados líquidos
exercício
30.000
Disponibilidades 9.000 Dívidas a terceiros cp 40.000
TOTAL
120.000
TOTAL
120.000

22. Na hipótese de os sócios entenderem distribuir todas as importâncias susceptíveis
de distribuição a importância máxima com que podem contar é de:
a) 36.000 €
b) 35.400 €
c) 25.000 €
d) 24.400 € Resposta da Ctoc

Estou mesmo aflita, se eu conseguisse perceber estas respostas.

Obg.

Anónimo disse...

o colega que respondeu á questão 35 do exame de dezembro de 2006 cometeu um lapso, uma vez que se trata de um residuo o custo dos 50€*100ton=5000 deve ser adicionado e não subtraido aos custos conjuntos. Uma vez que os produtos bons é que vão suportar o custo que se teve com o resíduo. A resposta q a Ctoc deu como certa está errada(soube disto através de um professor) a resposta a q tem q chegar é de aproximadamente alfa 134,21 Beta 178,94.
há perguntas em que se subtrai em vez de se adicionar pq estamos perante um subproduto que tem um custo mas tb um valor de venda associado nesses casos temos que subtrair aos custos conjuntos o resultado que se obtem com o subproduto, isto é( prov-cust)

Anónimo disse...

o colega que respondeu á questão 35 do exame de dezembro de 2006 cometeu um lapso, uma vez que se trata de um residuo o custo dos 50€*100ton=5000 deve ser adicionado e não subtraido aos custos conjuntos. Uma vez que os produtos bons é que vão suportar o custo que se teve com o resíduo. A resposta q a Ctoc deu como certa está errada(soube disto através de um professor) a resposta a q tem q chegar é de aproximadamente alfa 134,21 Beta 178,94.
há perguntas em que se subtrai em vez de se adicionar pq estamos perante um subproduto que tem um custo mas tb um valor de venda associado nesses casos temos que subtrair aos custos conjuntos o resultado que se obtem com o subproduto, isto é( prov-cust)

Anónimo disse...

Na Q20 do exame de dez2006, a alienação da quotas não é tributada em sede de irs, devido à data da aquisição das quotas. Alguem me sabe dizer qual a legislação aplicável, não encontro nada.

Obrigada

Anónimo disse...

Ana, Podia enviar-me também os indices,e as correcções dos exames anteriores, agradecia imenso.
O meu mail é vmvleonor@gmail.com
OBrigado
Vasco

Unknown disse...

alg me pode ajudar nas questões 29, 35, 36 e 39 do exame de 7 Julho de 2007. Muito Obrigado.

Unknown disse...

alg me pode mandar grelhas de correcoes dos exames anteriores a 2007? Obrigado
josensousa@tvtel.pt

Anónimo disse...

No exame de dez 2006 a Q.33 tinha gralha, mas alguem me sabe dizer o valor que dava?

Anónimo disse...

Alguém pode explicar a questão 37 do exame de Dezembro de 2006.
Muito Obrigado

Anónimo disse...

Desculpem o lapso, Q.32

Anónimo disse...

Q32 exame de dezembro de 2006 dá 228150€ que vai ser em fifo: ei 200*82=16400
produção 2500*84,7=211750 = 16400+211750=228150

Anónimo disse...

Obrigada colega, foi o que me deu. Parece que já estou a perceber qualquer coisa, pena é que falte tão pouco tempo.

Anónimo disse...

Q.37

Acções proprias:

521 - 100.000
522 - 165.000
___ _______

11/12 - 265.000

Reserva (soc. anonima=2xV.Nominal)

574 - 200.000
___ _______

577 - 200.000

Alienação

11/12 - 29.000
_____ ______

521 - 10.000
522 - 19.000

Anulação da reserva

577 - 20.000
___ ______

574 - 20.000

521--> 100.000-90.000 = S.D. 90.000
522--> 165.000-19.000 = S.D.146.000

Var. cap. proprios
S.D.
146.000+90.000=236.000

Espero ter ajudado

Anónimo disse...

não se preocupe que todos sentimos o mesmo, ás vezes nem tem a ver com o tempo de estudo mas sim como aproveitamos o tempo,não se atrapalhe por faltar pouco tempo! vamos lá a gastar os ultimos cartuchos;)

Anónimo disse...

A consolidação foi um tema que não abordei na licenciatura e tenho alguma dificuldade.
Na Q.38 de Dez 2006 cheguei ao resultado correctdo,só não sei se calculei devidamente:

Interesses minoritários

cap Social - 600.000

resultados não distribuidos

(92.000+108.000)-(2x60.000)=80.000
Interesses minoritarios
80.000x30%=24.000
Saldo interesses minoritários
600.000+24.000=624.000

Estará bem? E o goodwil?

Anónimo disse...

ANA

HELP ME, envia-me também os indices prácico, ou alguém...por favor.
O meu sincero obrigado.

isabel.batista.bras@gmail.com

Anónimo disse...

Olá,
Como é que se calcula a margem de absorção ou cobertura do exercicio 25 exame de contabilidade analitica 11 março de 2006?
25) Sabendo que o preço de venda unitário é de 8 euros, que a margem de cobertura
(margem de absorção) é de 40% e que os custos fixos totais são de 800.000 euros
diga qual deverá ser o volume de vendas (em valor) para que a empresa tenha um
resultado negativo (prejuízo) de 50.000.euros
a) 800.000 euros.
b) 1.250.000 euros.
c) 1.875.000 euros.Resultado da ctoc
d) 2.125.000 euros.

Anónimo disse...

Olá, em relação a pergunta nº25 (anterior), deixa estar já percebi.

Anónimo disse...

Ana, podes enviar-me apontamentos e índices? Obrigada

sophyaribeirus@gmail.com

Anónimo disse...

Alguém pode explicar nas questões 310, 11 e 25 do exame de 8 Julho de 2006.
Muito Obrigado

Anónimo disse...

Alguem por favor me diz se o meu raciocinio está correcto quanto às participações:

Pelo valor de aquisição

4111/12

Pelos resultados transitados

4111/782

Pela amortização do goodwill

6887/4111

Pela distribuição de lucros

2523/4111

Pela parte dos lucros não distribuidos

59/552

Estou a fazer bem? Quem me ajuda?

Anónimo disse...

Alguem que me explique a Q21 da analitica de março de 2006, please!

Anónimo disse...

Eu tb gostava de saber em relação a questão 21.

Anónimo disse...

Consegui!!! Q.21
MP
EiPVF=5000x0,8=4000
EfPVF=4000x1,0=4000
PA=65000
Pe=4000+65000-4000=65000
cmp=(10500+100000)/(4000+65000)=
=1,601449275
EfPVF(MP)=1,601449275x4000=
=6405,797101
CT
EiPVF=5000x0,2=1000
EfPVF=4000x0,2=800
PA=65000
Pe=800+65000-1000=64800
cmp=(6500+194000)/(1000+64800)=
=3,047112462
EfPVF=3,047112462x800=8843,487071
CIPA=10500+6500+100000+194000-6405,79101-8843,487071=302156,5129

Anónimo disse...

Obg,~
O raciocinio esta certo mas enganaste no ct ao fazer a ultima porque: 3.04*800 = 2432
Mas estas de parabens, eu não chegava lá.

Anónimo disse...

Alguém pode explicar nas questões 10, 11 e 25 do exame de 8 Julho de 2006.
Muito Obrigado

rui disse...

Para o pessoal que já foi ao exame, eles vão revistar os códigos? eu gostava de levar uns apontamentos..lol. vou fazer ao porto

Anónimo disse...

No último exame que fui, eles revistaram até as maquinas de calcular

rui disse...

Sério? Mas eles vão ver um a um os códigos do pessoal? se for assim eles levam muito tempo.......

Anónimo disse...

não me viram nada , fiz em lisboa...também era melhor...já somos crescidinhos ~e não é por levarmos uma formula ou outra que morre alguem. também não vou comprar outro codigo, comprei este especialmente para o exame mas já o sublinhei, pus post its e um apontamento ou outro poucos

Unknown disse...

Ana podes enviar-me as correcções dos exames para o e-mail casaluciana2004@gmail.com

Unknown disse...

E já agora também os indices email casaluciana2004@gmail.com
Obrigada

Anónimo disse...

Ana podes enviar-me as correcções dos exames para o e-mail louro.casa@hotmail.com?

Mil vezes obrigado

Anónimo disse...

Ana desculpa a minha insistência podes enviar-me as correcções dos exames para o e-mail golfinho.roaz@gmail.com?

Mil vezes obrigado

Anónimo disse...

Alguém consegue explicar a questão 34 de 8 de Marços de 2008.
fico muito grata

Anónimo disse...

Boa Tarde, eu não consigo chegar ao valor da questão 35 do Exame de 8 de Março de 2008. Alguém pode explicar.
Muito Obrigado

Anónimo disse...

Q.34 de 8/3/08
Amêndoa partida: venda 2500
custo 500
Resultado 2.000+
Custos comuns
46.000 + 16000 - 2000(lucro nulo)= 60000
Valor venda no ponto de separação:
Extra: 70.000-10000=60.000
Normal: 75.000 - 150000 = 60.000

Os custos comuns são distribuidos em função do valor de venda no ponto de separação, então:
Extra: 30.000(custos comuns) + 10.000 (c.especificos)= 40.000/20.000=2€/Kg

Normal: 30.000 + 15.000= 45.000/25.000=1.80€/kg.

Espero q tenhas compreendido.
Boa sorte
Ana

Anónimo disse...

A questão 35 eu tb não concordo, para mim a resposta correcta seria a c) operacionais 300.000 e dde financiamento 50.000
Ana

Anónimo disse...

Olá Ana. Podia enviar-me apontamentos e as correcções dos exames anteriores por favor?

emac@iol.pt

Obrigado

Anónimo disse...

eu fui e exame aos ultimos 3 e ninguem foi ver os codigos.

Anónimo disse...

Bom dia,
Será que alguém me pode esclarecer em relação à questão 12 do exame de Junho 2008. Poque é que não é a resposta A e sim a D?

Obrigada

Anónimo disse...

A resposta não é A porque refere que a taxa de 35% é calculada sobre o valor entregue, ou seja, o valor liquido, e o correcto é aplicar os 35% sobre o valor bruto, sendo que o recebido já vem liquido de impostos.

Era uma pequena rasteira...

Anónimo disse...

epa eu ainda não tinha reparado nesse pormenor,no sábado olhos bem abertos. Alguem está a pensar levar algumas IAS? se sim quais?

Anónimo disse...

Quais são as sociedades obrigadas a adoptar as normas internacionais de contabilidade? As cotadas na bolsa? As que fazem parte do perimetro da consolidação? E as outras, embora não obrigadas podem adoptá-las? E onde está a legislação? Se alguem souber por favor ajude-me, estou completamente baralhado

Anónimo disse...

dê-me o seu email, tenho uma coisa que pode ajudar.

Anónimo disse...

Obrigada colega, o meu email é louro.casa@hotmail.com

Anónimo disse...

Olá,
Já estou farta de não conseguir resolver o nº26 da contabilidade Analitica do dia 11 de Março de 2006.

26) Considera-se a seguinte ficha de custo padrão para uma quantidade de 100.000
unidades.
Quantidade total Custo
Matéria-prima Kgs 40.000 kgs 12 euros/Kg
Mão-de-obra directa 3.000 horas 8 euros/hora
Gastos gerais de fabrico variáveis 2 euros/unidade produzida
Durante o mês de Janeiro do ano N a produção foi de 8.000 unidades tendo-se
verificado os seguintes custos reais:
Quantidade total Custo total
Matéria-prima Kgs 3800 kgs 44.000 euros
Mão-de-obra directa 250 horas 2.200 euros
Gastos gerais de fabrico variáveis 7.200 euros
Com base nos elementos indicados diga qual é o desvio total no mês de Janeiro de
2004.
a) 2.920 euros favoráveis.
b) 2.920 euros desfavoráveis.
c) 3.140 euros favoráveis.
d) 3.140 euros desfavoráveis.

Deve ser simples mas não chego ao valor da a)

Anónimo disse...

Q26
eu fiz assim:
Ajustei os custos padrão à produção real de 8000 unidades e comparei com os custos reais dessa produção e dessa comparação é que surge os desvios. Se precisares mando os cálculos
Ana

zeneti disse...

Boa sorte a todos os k vão fazer exame sábado!

Anónimo disse...

olá

O exame é ja amanha...

Boa Sorte para todos vocês

Anónimo disse...

Bom dia, alguem me diga por favor como resolveria a Q.24 doexame de junho de 2008?
Não consigo de maneira nenhuma, estou a entrar em panico

Anónimo disse...

Muito obg. Ana pela resposta da Q.24.

Anónimo disse...

Q. 24 de junho? Alguem por favor

Anónimo disse...

Uma duvida:

Quando o justo valor do trespasse é menor que o valor de aquisição, a diferença é contabilizado a debito da conta 434, que é amortizada mediante o nº de anos de vida util.
Quando o justo valor do trespasse é maior que o valor de aquisição, a diferença é contabilizada a credito da conta 2749.
Duvida: Neste caso a diferença é levada a proveitos pela parcela que cabe a cada ano ou é contabilizada no proprio exercicio?

Anónimo disse...

Vá lá minha gente, onde está essa colaboração?

Anónimo disse...

obrigado pela vossa colaboração mas já esclareci a minha duvida

Anónimo disse...

eu penso que sim que será para diferir mas como não tinha a certeza não respondi, já agora podias explicar se já estás esclarecido;)

Anónimo disse...

Sim, é dividido pelo nº de anos

Anónimo disse...

E quanto à Q.24, alguem sabe? Ana?
Desculpem a insistencia mas estou farto de colocar aqui resoluções de exercicios e parece que quando preciso, não aparece ninguem

Anónimo disse...

Alguem sabe se se pode levar o quadro de contas da classe 9?

Anónimo disse...

eu acho que não vale a pena porque eles só referem o nome das contas e nunca o número, e geralmente falam na fabricação, produtos acabados, resultados analiticos e pouco mais...mas acho que não faz mal se levares

Anónimo disse...

gostava de poder ajudar em relação à questão 24 mas pelo que percebi não se chegou a um consenso relativamente a esta questão. eu não sei se "redução de dividas a receber" significa o mesmo que cobrança de dividas de clientes ma s penso que sim. Penso que as amortizações do exercicio nao tem nada a ver com a actividade operacional a variação de existencias tambem não e o custo das mercadorias vendidas também nao influencia. Aumento das dividas a pagar pode significar que contabilizamos uma factura de fornecedores mas esta operação tambem nao influencia as entradas e saidas de dinheiro. Por isso na minha opinião seria apenas +300000+15000=315000 mas posso estar errada, mais opiniões?

Anónimo disse...

gostava de poder ajudar em relação à questão 24 mas pelo que percebi não se chegou a um consenso relativamente a esta questão. eu não sei se "redução de dividas a receber" significa o mesmo que cobrança de dividas de clientes ma s penso que sim. Penso que as amortizações do exercicio nao tem nada a ver com a actividade operacional a variação de existencias tambem não e o custo das mercadorias vendidas também nao influencia. Aumento das dividas a pagar pode significar que contabilizamos uma factura de fornecedores mas esta operação tambem nao influencia as entradas e saidas de dinheiro. Por isso na minha opinião seria apenas +300000+15000=315000 mas posso estar errada, mais opiniões?

Anónimo disse...

Para que fique esclarecido de uma vez por todas, a q24 a resposta correcta seria Nenhuma das anteriores, e só foi cotada essa questão para quem apresentou recurso. Houve um erro no calculo por parte da CTOC e a resposta não eram os 220.000 como incialmente disseram mas Nenhuma das anteriores, onde o rsultado final foi de 190.000.

OK?

Anónimo disse...

já tinha lido isso mas ainda não percebeste que o que se quer saber é como chegar aos 190000€...só isso! não me serve de nada saber que a resposta é NDA , quero é saber os calculos que se fazem para chegar ao resultado

OK?

Anónimo disse...

realmente essa explicação não ajudou em nada, não me interessa saber se quem pediu recurso teve a cotação ou não. Como se chega aos 190000? não estou a ver..A pessoa que escreveu realmente ajudou bastante...

«O mais antigo ‹Mais antiga   1 – 200 de 257   Mais recente› Mais recente»

Os posts mais populares (de sempre!)

Pesquisar neste blogue