sexta-feira, 3 de agosto de 2007

Controlo de qualidade - uma queixa

O texto seguinte foi recebido no e-mail de umtocnoblog@myway.com com um pedido para a respectiva divulgação. Vem identificado com a sociedade "Costa Paulo & Costa Paulo, Lda." de Vila Real.

Tem o seguinte assunto: «Qualidade dos controladores de qualidade» e transcreve-se:


«(...) Esta queixa acabará por não ser a única, se entretanto não se tomarem medidas tendentes à eliminação da sua prepotência, arrogância, má educação e muito mais.

Essa Câmara parece querer desconhecer as fronteiras entre as empresas, que felizmente estão livres da obrigatória inscrição na sua Monopolista Câmara, institucionalmente a única licenciadora de Técnicos Oficiais de Contas.

Como empresa não deixamos de estar atentos ao que por aí se faz, do que se diz, formulando por direito a nossa própria opinião. Em tempo de eleições ficamos na expectativa que o possam efectivamente vir a julgar não pelo que disse, mas sim por aquilo que eventualmente de mal e bem possa ter feito. Também em tempo de eleições nos apercebemos de ameaças de cancelamentos de inscrições por falta de créditos, muito provavelmente, e, face aos muitos que os não tem, nem vão ter, aparecer uma previdente forma de amnistia antes do acto eleitoral, na expectativa da recolha do voto compensador.
Não é conhecida nenhuma forma de inquérito, o que permite aos controladores todo o tipo de actuação, inclusive a má educação e o desrespeito pelas empresas, que forçosamente tem que ter no seu seio, um, ou mais Tocs. Inscritos na sua, não na nossa associação onde temos liberdade de inscrição.

A actuarem como actuaram nesta empresa vão ter as portas fechadas em muitos lados, correndo o risco, se forem atendidos, de desempenharem as suas funções na rua.

Não deixa de ser curioso saber que o controle é feito por colegas a colegas, e por colegas que concorrendo, parecem disponibilizar tempo das suas funções, para arrecadar mais uns cobres gentilmente distribuídos por essa Câmara.

Andam em grupo numa viatura, provavelmente para individualmente receberem o quantitativo pelas deslocações.. Gastam menos distribuindo o custo dos transportes, recebendo-os na íntegra ao Quilómetro e função.

Não havendo normas, as normas saem de cada cabeça. Criticam a organização da empresa, querem senhas de acesso que são pessoais, querem ver o cadastro que é da responsabilidade da D.G.C.I, por falta de controlo dessa Câmara acusam de falta de créditos e numa de tipo fiscais da DGI até ficam admirados por as empresas terem prejuízos. Até desconhecem as taxas da interioridade.

Querem que seja o TOC a introduzir os dados no computador numa interferência inadmissível na gestão da empresa, e muito mais, a que é urgente pôr travão.

E muito mais poderia ser dito, ficando por aqui na defesa dos nossos direitos e interesses. Ao Toc. visado por um critério de escolha que resultou como lhe foi dito “ do calha” ou talvez de pressão externa, caberá a sua defesa. Nós saberemos agir e defender os nossos direitos como este tipo de invasão, venha de onde vier.

Finalmente baseando-nos no seu editorial da última revista queremos que seja reconhecida a todos os que trabalham na área da contabilidade o seu esforço e dedicação, e dizer-lhe que a exemplo do que aconselha à Direcção Geral dos Impostos, que essa Câmara repense também a sua forma de funcionamento, pois as empresas não podem ser vítimas daquilo que comprovadamente atrás referimos, solicitando a abertura de um inquérito e que os visados nos enviem uma relação da fotocópia dos documentos que nos pediram e levaram consigo, tendo assim acesso a dados que não são deles e prejudicam o segredo profissional.

NOTA: uma prévia comunicação ás empresas solicitando colaboração e indicando o limites dos senhores sem limites, seria curial e de bom tom. Também elas contribuem para a dignificação de todos os profissionais da contabilidade.»

10 comentários:

Anónimo disse...

SO TENHO A DIZER QUE NA EMPRESA ONDE TRABALHO AS NOTAS FORAM BASTANTE BOAS.....

Anónimo disse...

Devem ter sido de 500€ não?
que tiveram de pagar aos gajos da ctoc akeles filhos da puta
as pessoas k forem tocs
desde ja quero anunciar que a coc vai acabar
acabou se a mama toda!

Anónimo disse...

tanta violencia...ninguem pagou nada!!simplesmente reconheceram qualidade nos procedimentos e em todos os outros parametros avaliados!!!

ula disse...

como muitos de vos fiz exame pela segunda vez em 07/07/07 e não passei por uma pergunta. pedi revisão de prova em 26/07/07, para as questões 1,9 e 22. na pergunta 1 em nenhum livro aparece a subscrição ligada a movimento na conta de disponibilidades, isso só acontece na realização do capital
ja passaram quase 2 meses e até agora nenhuma resposta, se alguém pediu revisão e ja sabe de alguma coisa diga.

Anónimo disse...

caros colegas...pois é...também fui alvo de controlo de qualidade...mas qualidade de quê????. Sendo eu trabalhadora por conta de outrém, que obrigações tenho eu de saber quantos m2 tem o escritorio, onde são guardadas as cópias de segurança, a escolaridade dos meus colegas, porque é que os patroes abriram tal negócio, porque é que nao compraram o programa de imobilizado....e por aí fora....porque não se derigem directamente as entidades patronais?????? e esta eheim..??? e depois ainda tem a lata de dizer, que quanto á exploração de trabalho, de salarios injustos...não podem fazer nada!!! toinnnnn!!!!!

Anónimo disse...

Sinceramente não concordo com controlo de qualidade nem os advogados , nem medicos tem quem ps controle agora temos colegas papistas a virem controlar o n/ serviiço quando tentamos tudo por tudo cumprir com as obrigaçoes inclusivo as Finanças temos contribuido para a rrecadação de impostos e muitas as vezes os clientes não nos pagam mas para isso nao ha controle

Anónimo disse...

Boa tarde!
O melhor controlo de qualidade pode ser feito pelos serviços do Estado, verificando quais as infracções cometidas pelo TOC. Penso que dessa maneira se iria responsabilizar mais o Técnico.

Relativamente ao acesso à CTOC continuo a dizer que o actual sistema é uma vergonha.
Sou licenciado em Gestão Comercial e Contabilidade e trabalho à 5 anos num gabinete. Sou e tento ser um bom profissional e tento agir sempre com rigor e transparência. Sou eu que faço todo o trabalho de contabilidade e fiscalidade neste gabinete, mas como centenas de colegas, negam-me o acesso à CTOC com exames absurdos e irreais. Porquê? Porque quando entrei para a faculdade o acesso era directo com o bacharelato e entretanto as condições de acesso mudaram, passando a ser exigido o exame de acesso. Resumindo: Por questões de
políticas de bastidores arrumaram literalmente com o futuro de centenas de profissionais.
Pouco importa que pessoas como eu saibamos mais até que o próprio patrão, que é TOC apenas pelos anos de experiência. O que importa é que os Senhores da CTOC não conhecem a realidade da profissão. Até porque a maioria nem a exerce...são políticos...enfim...

A IDEIA É ESTA: VAMOS UNIR-NOS E ACABAR COM A HIPOCRISIA. VAMOS UNIR-NOS ATRAVÉS DESTE MESMO BLOG. SÓ PRECISAMOS DE UM LÍDER. ALGUÉM QUER VOLUNTARIAR-SE?
GRANDE ABRAÇO A TODOS E...A LUTA CONTINUA...!

SARA TOC disse...

O meu nome está na lista de tocs a controlar em 2010/2011 , alguém me pode dizer se o controle que fazem é do ano corrente ou pedrem informação de anos anteriores ?

Obrigada pela ajuda.

Anónimo disse...

Se tiveres um "palminho de cara" eles, talvez..., fiquem babados e safas-te com alguns comentários paternalistas pelo meio. Se estiverem num dia em que esteja com a "mosca", ai embirram até com as pedras da calçada e no final vais achar que a Gestapo era afinal um clube de bons rapazes e meninos do coro. Se és pacifista e contra a violência vais ter uma crise de fé...

Se estiverem numa de te "lixarem" e humilharem não vale a pena, até porque, todos sabemos que há sempre algo, sempre, sempre!!! aliás, quem são eles para influenciarem e discutir a tua liberdade técnica?

É para isto que serve a ordem? Ter um registo de membros, para escolher alvos e depois enviar os "camisas castanhas"? Quem não se sente não é filho de boa gente!


Nas empresas à séria o controlo de qualidade é feito de uma forma clara, objectiva, imparcial e sem preconceitos de qualquer espécie; as anomalias são identificadas e são sugeridas acções correctivas, para irmos mais longe atribuimos uma pontuação. Este método funciona... não é um mito urbano... neste moldes até eu lhes pedia o controle de qualidade para medir a minha evolução.

Anónimo disse...

Caros colegas e amigos,

O controlo de qualidade encerra em si elementos que podem transmitir confiança, dignidade e respeito, mas, como todas as "armas" ao dispor das sociedades modernas, regimes e sociedades feudais, nas mãos erradas são verdadeiros instrumentos de destruição e repressão de grupos ou elementos individuais da sociedade.

Históricamente, situações semelhantes estão amplamente documentadas. Lamentávelmente, os actuais ricos e poderosos devem ter chumabado a esta disciplina... ou passaram administrativamente...

Assim, se o controlo de qualidade for isento, justo, aberto aos envolvidos directa e indirectamente, transparente, objectivo, livre de preconceitos e uma ferramenta que que contribua para a melhoria dos toc e de quem trabalha nesta actividade (enfim uma unidade de medida e evolução), então, a sociedade em geral não nos verá como os "inimigos", os "ricos" ou os "poderosos" que contribuiram para o estado actual da sociedade... será que os "chefes da banda", que nos trouxeram até aqui, não estarão a perder qualidades? Abdicar do poder, em nome da moral, ética e futuro, não é uma fraqueza, mas sim, um acto de honra e dignidade... "penso eu de que..."

Os posts mais populares (de sempre!)

Pesquisar neste blogue