sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Resultados do exame de 8/11 disponíveis

A partir de hoje estão disponíveis para consulta no site da CTOC os resultados do exame de acesso à profissão de TOC realizados no passado dia 8 de Novembro.

Segundo o plano de actividades e orçamento da CTOC para 2009 (tamém no site da CTOC) o terceiro exame do ano aponta para 400 inscrições... como foram mais de mil a exame, a média de passagem continua em baixa - a acompanhar o actual estado da economia... ou será o da educação?

46 comentários:

Anónimo disse...

passei!

Anónimo disse...

não passei!


eis a questão

Anónimo disse...

Estima-se uma taxa de aprovação de 25%, no exame de 8 de Novembro

Anónimo disse...

eu tb não passei...

Fogo e deve ter sido por pouco

Anónimo disse...

Vão estudar e deixem-se de lamurias...........mais, so deviam ser TOC`s apenas os estudantes dos cursos de Contabilidade e Administração pura e dura.

Tênho dito

Anónimo disse...

Eu tirei o curso de Economia e passei à primeira no exame com nota de 13,375. Estarei assim tão pior preparada para ser TOC que os que tiraram o curso de Contabilidade e Administração?!

Deve ser TOC quem provar que merece!

E tenho dito!

Anónimo disse...

Você como economista não devia ser TOC,não tem cadeiras suficientes que lhes permitam desempenhar a profissão de forma cabal. Por isso continuo a dizer apenas os alunos dos cursos de Contabilidade e Administração deviam ser TOC`S

Anónimo disse...

Eu fiz um estágio de 6 meses num TOC, fiz um relatório de estágio e na universidade tive 7 cadeiras semestrais de contabilidade: contabilidade geral I e II, contabilidade analítica I e II, direito fiscal, fiscalidade e auditoria contabilística.

Passei à primeira no estágio e no exame, e muito provavelmente grande parte dos colegas que reprovou no exame tirou o curso de contabilidade (não querendo de forma nenhuma desvalorizá-los).

Não terei dado provas de estar melhor preparada do que eles?!

Será merecida esta descriminação?!

Já não tocando no assunto de que grande parte dos TOC do nosso país nem licenciados são...

Anónimo disse...

Acha que um estagio de seis meses lhe da a preparação devida para a vida real?.....continuo a dizer que apenas deviam ser TOC`S alunos dos cursos de Contabilidade e Administração.
Como sabe tambem ha muitos TOC`S licenciados.Se dependesse de mim não entravam para a CTOC malta dos cursos que não fossem de Contabilidade e Administração.
Capiche?

Anónimo disse...

Os economistas devem se inscrever na ordem dos economistas....cada macaco no seu galho. Ou a senhora não se sente capaz de desempenhar a profissão de economista.
Capiche?

Anónimo disse...

Eu sinto-me capaz de desempenhar as duas profissões. Capiche?!

E quantos anos estagiou o senhor nesse curso, posso saber?!

Anónimo disse...

Ora deixe-me adivinhar, teve duas disciplina semestrais (em tempo, equivalente ao meu estágio) de projecto se simulação empresarial.

Adivinhei?

Realmente deve estar muito melhor preparado...

Anónimo disse...

hahahahaha..........trabalho ha muitos anos 15(no departamento financeiro de uma empresa) e tirei o meu curso de noite sempre a estudar e a trabalhar no duro e estudei numa escola publica.
Se calhar a menina fez o curso numa escola privada porque não teve capacidade para entrar numa faculdade publica.
A minha licenciatura foi de cinco anos.
Capiche?

Anónimo disse...

mais tive cadeiras anuais de Contabilidade geral I,II,III,Financeira Avançada,Contabilidade de Custos e gestão I,II, cadeiras anuais ...precisa de mais credenciais? ...mais a minha Licenciatura não e a de Bolonha....tipo a pressão.

Anónimo disse...

Caro senhor, eu saí do secundário (numa escola pública) com média de 17, entrei na minha primeira opção e logicamente numa universidade pública. Terminei a licenciatura de 4 anos com média de 14. Passei muitas férias de verão a ajudar o meu pai na sua empresa de contabilidade e desde que terminei o curso até hoje (excepto durante o tempo de estágio) continuo a ajudá-lo.

Percebo o suficiente de contabilidade para me sentir capaz de desempenhar a função, sim.

E tendo em conta que o senhor já é "velhote", não pode vir comparar-se com quem terminou o curso há pouco tempo.

Pois é, o seu tão vangloriado curso de Contabilidade e Administração neste momento tem somente 3 anos e a única experiência com que os seus colegas de lá saem é dessa dita cadeira de projecto de simulação empresarial.

Agora diga-me, estarei eu, licenciada em Economia, pior preparada para desempenhar a profissão de TOC do que esses seus colegas que terminaram há pouco tempo o seu curso de Contabilidade e Administração?!

Deixe de ser casmurro (será da idade?) e xenófobo, e experimente fazer um exame de avaliação profissional (que, ao contrário dos seus colegas, não teve de fazer para se inscrever), e depois diga se quem é aprovado nele está ou não preparado para exercer a profissão, independentemente da licenciatura que tirou.

A experiência é uma coisa que se vai adquirindo com o tempo, e não me venha dizer que um licenciado em Contabilidade e Administração tem maior experiência que um licenciado noutro curso que para se inscrever terá de fazer a mais que ele um estágio, um relatório e um exame de Matérias Estatutárias e Deontológicas, ficando depois disso, no meu entender, em pé de igualdade.

Anónimo disse...

E tenho dito!!

Capiche?!

Anónimo disse...

vi logo que a menina trabalhou para o querido pápá so assim poderia ter obtido o estagio.....não preciso de dizer mais nada.
Capiche?

e velhote e o seu pai e a sua mãezinha....hahahaha....se não fosse trabalhar para o paizinho andava ai a bater as portas para trabalhar.
Pinderica

Anónimo disse...

mais.eu acabei o meu curso com media de 18 valores...capiche?

Anónimo disse...

Está muito enganado, eu não estagiei para o papá, arranjei um estágio à minha custa. Se tivesse tirado um curso básico como o de contabilidade também teria tido uma média bem maior, fique descansado. Não é à toa que tinha 19 nas cadeiras de contabilidade...

Anónimo disse...

E mais, eu trabalho para o meu paizinho à borla, para lhe pagar os estudos que ele me proporcionou. Não gosto de ficar a dever favores a ninguém.

Anónimo disse...

E por acaso o meu pai é muito querido sim, e tenho muito orgulho nele. Já você parece um revoltado com a vida... Precisa de se vir gabarolar para um fórum porque se assim não for nunca recebe elogios de ninguém! E olhe que assim deve ter muitos amigos, deve deve. Com esse sarcasmo todo, e essa mania da superioridade...

Não vou alimentar mais discussões, até porque a partir do momento em que começa a falar mal dos meus pais perde todo o respeito e consireração que ainda poderia restar da minha parte.

Tenha uma boa vida, que eu farei o mesmo pela minha.

Anónimo disse...

quem se gabarolou foi a menina do papa, que veio para o forum dizer que era economista e que tinha passado no exame da ctoc....tenha juizo nessa cabeça e va mas e trabalhar no duro e deixe de se esconder na empresa do pai...porque se calhar não tem capacidade para trabalhar de forma independente do paizinho....e isso de trabalhar para o paizinho para lhe pagar os estudos parece-me um bocado "demodé" menina do papá.

Anónimo disse...

Peço desculpa se pareceu que me quis gabarolar, apenas fico possessa quando estou perante gente hipócrita e xenófoba. Tentei defender os da minha "raça", só isso. Quis apenas demonstrar que não é por se ter o curso A ou o curso B que se é menos capaz para passar neste exame.

É que a única injustiça que há no meio disto tudo, e se o dissesse estaria de acordo consigo, é o facto de um licenciado em contabilidade ter de fazer o exame da CTOC para poder exercer com plenos poderes a profissão para a qual estudou. Isso sim, eu acho injusto.

O exame deveria ser tão e somente para aqueles que não tendo tirado o curso de contabilidade gostariam de ter a oportunidade de exercer essa profissão.

E peço desculpa a qualquer licenciado em contabilidade que tenha lido as minhas declarações que de algum modo possam ter sido ofensivas para convosco, não tinha essa intenção e claramente não me sinto superior a vocês. Simplesmente também não me sinto inferior e não admito que rotulem uma pessoa, ou um grupo de pessoas, sem ter conhecimento de causa, como foi o caso do colega.

A todos o meu pedido de desculpas, às vezes uma pessoa exalta-se e diz coisas que poderão magoar quem não tem culpa nenhuma do sucedido. A culpa foi totalmente minha, pois não se deve dar valor a gente insignificante. Infelizmente reagi a quente...

Tenham um Feliz Natal e não desistam desta luta!

Anónimo disse...

Cara colega.
Tambem peço as minhas sinceras desculpas, pensando mais a frio reconheço que tem um discurso muito bom e solido e alem disso revela uma grande capacidade de argumentação e inteligência.
Pêço desculpas relativamente a questão dos seus pais porque eu também tênho pais e ficaria chateado que falassem sobre eles.


Votos de um feliz natal eum prospero Ano Novo.

Sucesso na sua profissão quer como economista quer como TOC

Anónimo disse...

e tudo acabou em bem

mas depois destas argumentações todas, dava 50% de razão a cada um.

tirando os ataques pessoais foi uma discussão óptima.

Ela nunca vai perceber bem o que o senhor diz,o seu percurso, pode entender mas não percebe.

por outro lado, provavelmente o senhor, devido a esse percurso não tem aquela jovialidade (inocência)

BOM NATAL

Anónimo disse...

Obrigado........mas tenho muita jovialidade...sendo que sou maratonista...,na vida ha diferentes pontos de vista que tem que se aceitar sem descurar o nosso pensar.
Acima de tudo tolerância.

Anónimo disse...

Eu sou toc, vou dar umas aulas à minha mulher, ela faz o estagio comigo e depois faz o exame passa e pronto fica toc. Assim ja não precisa de frequentar o nenhum curso o que acham. eu achava justo

Anónimo disse...

Só uma pg eu sou toc se quiser pertencer aos economistas posso, só fazendo um estagio e um exame. (nota: tive economia no secundario)

Anónimo disse...

Sabe, quem é licenciado em Economia pode exercer a função sem pertencer à Ordem dos Economistas. Portanto não vejo nenhuma vantagem na sua inscrição nela.

E, caso não saiba, qualquer licenciado em Contabilidade ou em Gestão ou até mesmo em Matemática pode concorrer aos mesmos empregos que um licenciado em Economia. Portanto se vocês podem exercer a nossa profissão, porque é que nós não podemos exercer a vossa?!

Não percebo tanta implicância com o curso de Economia, não percebo mesmo...

Anónimo disse...

Nòs os "não economistas" não temos nenhum interesse em exercer a profissão de economistas, ja o contrario não é assim, para que se consigam safar no mercado de trabalho (economistas)tem que se inscrever como TOCS VISTO possibilidades de emprego nessa area serem quase nulas.

Anónimo disse...

Pelos vistos o colega acima estava interessado em exercer a profissão, pois estava a pedir informações. Por isso o esclareci.

E sim, tem razão, o mercado não está nada favorável para os economistas neste momento. A crise financeira acabou com muitas possibilidades de emprego, e a maioria das empresas são pequenas demais para conseguir contratar um Economista, e com a crise só lutam para não falir.

Espero que os Técnicos Oficiais de Contas não tenham que passar pelo mesmo...

Anónimo disse...

Nos so iremos passar pelo mesmo se deixarem entrar na camara todas as pessoas que querem ser TOCS.
OS ROCS são bem pagos porque entram muito poucos (logo são bem remunerados) para a respectiva ordem bem, como os medicos (muitissimo bem remunerados).

Anónimo disse...

Então deveriam começar por fazer exames àqueles que entraram e não tiveram de os fazer, especialmente àqueles que nem sequer licenciados são...

Anónimo disse...

Sinceramente acho uma estupidez estes comentários.

Conheço uma economista que vale por muitos contabilistas, até lhe ligam a perguntar...

Contabilistas por aí a fazer asneiras há muitos e no curso de contabilidade.

Há bons e maus profissionais em todo o lado... Se nos cursos tem as cadeiras essencias, que a CTOC pede, porque não?

A INVEJA E COMPLICADA....

Tirei o curso de Gestão de empresas, trabalho ha 7 anos em contabilidade e passei agora no exame da CTOC, à 1.ª.

Economia, gestão e contabilidade são cursos que andam de "mão dada".

Não sejam ignorantes...

Numa PME não dá para ter um gestor e um contabilista...

Pensem nisso... e deixem-se de lamúrias!!!

Anónimo disse...

Ligam ao economista a perguntar o quê?...convem completar o sentido da palavar. É que podem perguntar se chove ou esta Sol. Se me disser que colocam ao tal Economista questões sobre Fiscalidade, Contabilidade Geral e Financeira ou Contabilidade de Custos e Gestão é outra historia.
Aprendam a escrever, querem ser TOCS`S e depois escrevem mal que se farta.

Anónimo disse...

peço desculpa, mas como estou a trabalhar, dei a minha opinião e nao tornei ler...

No contexto é mesmo dificil compreender...

Anónimo disse...

De lamentar, estes comentarios!

é natal!

Muita saude!!

Anónimo disse...

"so deviam ser TOC`s apenas os estudantes dos cursos de Contabilidade e Administração"...que afirmação mais infantil e infundada...por parte da(o) contabilista... (sim de facto aumenta a concorrência para estes profissionais)...mas a economista não deixa de ser muito altaneira.

Anónimo disse...

bem este tipo de discussões entristece-me, tirei o curso de contabilidade e especializeime em fiscalidade, podia muito bem ter tirado economia, acho que não tem lógica vedarem a profissão de TOC a quem quer exercê-la, trabalho num departamento financeiro com colegas economistas, tenho a dizer que a formação é semelhante e que são cursos indispensáveis nos dias que correm e com saida profissional (é a ideia que tenho).
É muito importante que saibamos ser humildes, nem todos os TOCs exercem á trabalho para todos, não precisamos de excluir economistas e gestores porque as profissões deles também não nos estão vedadas, é muito comum ver um contabilista a exercer funções de gestão e vice-versa....
bom natal, bom ano e parabéns pelo discurso da colega economista.

Anónimo disse...

bem este tipo de discussões entristece-me, tirei o curso de contabilidade e especializeime em fiscalidade, podia muito bem ter tirado economia, acho que não tem lógica vedarem a profissão de TOC a quem quer exercê-la, trabalho num departamento financeiro com colegas economistas, tenho a dizer que a formação é semelhante e que são cursos indispensáveis nos dias que correm e com saida profissional (é a ideia que tenho).
É muito importante que saibamos ser humildes, nem todos os TOCs exercem á trabalho para todos, não precisamos de excluir economistas e gestores porque as profissões deles também não nos estão vedadas, é muito comum ver um contabilista a exercer funções de gestão e vice-versa....
bom natal, bom ano e parabéns pelo discurso da colega economista.

rui disse...

Para quem reprovou, é necessário novamente toda a documentação para inscrever-mos no exame de admissão à CTOC?

Anónimo disse...

não só precisas de enviar um cheque agrafado à carta que recebeste da ctoc a dizer que reprovaste, e pagar 200€

Anónimo disse...

cambada de energumenos.

Anónimo disse...

deixa lá, todos passamos por isso;) força

Anónimo disse...

O que eu acho uma valente estupidez é que os licenciados em economia podem fazer o exame para acesso á CTOC e os licenciados em contabilidade e administração não podem pertencer á ordem dos economistas.

Anónimo disse...

A CTOC, não é uma ordem, muito menos Camara dos contabilistas ou dos AP é a camara dos que desejam exercer a profissao de técnico oficial de contas.

Os posts mais populares (de sempre!)

Pesquisar neste blogue