segunda-feira, 21 de julho de 2008

Respostas da CTOC em exame!

«Pessoal o que vamos fazer em relação ás questões 16, 24, e 27?
já alguem contestou as soluções dadas para estas questões?
Já falei com um prof. e ele é da opinião que as respostas dadas pela ctoc não estão correctas, mas tb me diz que eles nunca dão razão nos recursos...
isto é uma vergonha...
mais uma vez e não fazemos nada?»
(comentário #592 ao post "Exame de acesso à CTOC marca o início do Verão")

Será que há mesmo razão do lado de quem fez o exame? Vejamos:

A PORTFARM, LDA entregou a uma IPSS (Instituição Particular de
Solidariedade Social) um donativo de 1.000€.
QUESTÃO 16.:
Na Demonstração dos Resultados por Funções da PORTFARM, LDA, o
custo suportado com o donativo classifica-se como:
a) Custo administrativo. (Resposta da CTOC)
b) Custo de financiamento.
c) Custo de distribuição.
d) Nenhuma das anteriores.

-----------------------------------


A informação seguinte foi retirada dos documentos de prestação de contas de
um ano anterior da PORTFARM, LDA.
Vendas de mercadorias........................... 300.000€
Amortizações do exercício....................... 4.000€
Custo das mercadorias vendidas............ 120.000€
Variação de existências de mercadorias. 8.000€
Redução de dívidas a receber................. 15.000€
Aumento de dívidas a pagar.................... 3.000€
QUESTÃO 24.:
Os fluxos das actividades operacionais da PORTFARM, LDA nesse ano
anterior foram:
a) 360.000€.
b) 300.000€.
c) 220.000€. (Resposta da CTOC)
d) Nenhuma das anteriores.

-----------------------------------


QUESTÃO 27.:
A Sociedade Alfa, S.A. adquiriu em 2006 uma viatura ligeira de passageiros
pelo preço de 39 927,87€. No fim do exercício praticou em relação à mesma
uma reintegração de 7 985,57€.
a) Tem uma quota perdida de 1 996,39€.
b) Vai ter que acrescer ao lucro tributável a quantia de 503,60€.
c) Vai ter que acrescer ao lucro tributável a quantia de 2.000,00€. (Resposta da CTOC)
d) Nenhuma das respostas anteriores está correcta.

-----------------------------------------------------------------

É de qualidade a organização e correcção dos exames da CTOC?

Qual a sua opinião? Opine, comente, reclame ou elogie!

42 comentários:

Anónimo disse...

um bem haja a quem colocou estas perguntas no exame estão as trÊs claramente erradas. Ora eu toda a via soube e foi assim que me ensinaram que um donativo não é nenhum custo administrativo, onde já se viu?!! ponho em causa tudo o que aprendi? O donativo é uma situação esporádica que nada tem a ver com a actividade da empresa e por isso mesmo é um custo extraordinario!!!

em relação à questão 27:

7985.57/39927.87=20%

significa que usaram uma taxa de 20% e as viaturas têm uma taxa máxima de amortização de 25%, no entanto existe um limite pois as amortizações não podem ser superiores a 25%*29927.87€=7481.97
7985.57-7481.97=503.60
No entanto a ctoc considerou a taxa máxima os 20% em que 20%*29927.87€=5985.57
7985.57-5985.57=2000€

eu penso que a resposta da ctoc esteja errada embora possa induzir em erro.
Penso que a taxa máxima são os 25% , logo a amortização máxima serão os 25%*29927.87 e não os 20%*29927.87

o artigo que está na base da explicação é o ART 33 Nº1 e) CIRC

Anónimo disse...

quanto á pergunta 24 acho que deveria ser considerada a resposta NDA, pois parece-me impossivel chegar ao resultado da ctoc

Anónimo disse...

Eu também tenho a mesma opinião... estou sem saber se hei-de reclamar... reprovei por duas, e se eles aceitassem a nossa justificação eu passava.

não sei o que fazer...

Anónimo disse...

Na questão 27 usei a taxa generica de 25% para viaturas ligeiras. Não compreendo muito bem os 20% usados pela ctoc, existe essa opção mas julgo ser na rubrica de serviço publico, o que na questão não refere nada disso...

Vou tentar arranjar argumentos e aceito sugestões.

RC

Anónimo disse...

Acho que basta referir o d/lei 2/90 e o art 33 CIRC. E explicar bem a situação, nada de muito elaborado

Anónimo disse...

Caros colegas,

No sentido de poder ajudar ao esclarecimento, não posso deixar de transmitir as minhas ideias, a propósito das questões evidenciadas.

Assim, quanto à questão 16, o donativo, devendo ser contabilizado, por naturezas, como uma perda extraordinária, não poderá, nunca, no respeito pelas disposições da Directriz Contabilística n.º 20, ser qualificado, por funções, como extraordinário.

Relativamente à questão 24, efectivamente, na minha modesta opinião, a resposta correcta teria que ser a correspondente à alínea d).

No que concerne à questão 27, parece-me estar a ser omitido, na análise efectuada, o facto de ser possível utilizar o período máximo de vida útil.

Cumprimentos,

Jorge Mota

P.S.: Não deixa de ser estranho, e lamentável, especialmente, o facto de, no caso da versão B do exame, a CTOC considerar como correcta a resposta correspondente à alínea d) - Nenhuma das anteriores

Anónimo disse...

Obrigada pelo esclarecimento colega! mas em relação ao máximo de vida util da viatura seriam 8 anos não?em que se utilizaria a taxa mnima que é metade da máxima(12,5%) mas independentemente da taxa que eles utilizaram que foram os 20%, a taxa máxima são os 25% sobre os 29927.87€, logo só irá acrescer ao lucro tributável a amortização que excede este valor certo?
corrija-me se estiver errada

Anónimo disse...

realmente estamos tão absorvidos que nem li que dizia por funções na questão 16, deve ser essa a explicação, mais uma rasteirazinha de mau gosto em que todos caímos...

Anónimo disse...

atenção que a q24 foi alterada! na 6ª feira deram como correcta nda e agora a grelha aparece 220 000! ou seja, kem tinha esta correcta com a primeira grelha agora passa a tê-la errada

Anónimo disse...

Na questão nº 16 após consulta da DC 20, chegei a conclusão k os valores não relevantes dos custos extraordinarios, teriam que ser reclassificados para os resultados opreacionais nas DRF. Mas o donativo não é um custo administrativo, logo não pode ser classificado nesta rubrica, conforme diz a DC 20, pelo que a solução correcta seria outros custos e perdas operacionais. Estou a tentar arranjar forma de provar isto, que julgo não ser dificil. Digam tambem o que pensam.


RC

Anónimo disse...

Na Q16 em vez de ser custos administrativos na minha opinição seria mais correcto outros custos operacionais.

Anónimo disse...

depois de chegarem a alguma conclusão sobre estas perguntas
será que me podiam dizer qual o sexo dos anjos
tenho essa dúvida desde criança , e nunca se chegou a uma conclusão

Anónimo disse...

Então agora já podes ter essa conclusão. Os Anjos não têm sexo.

Anónimo disse...

Obrigado
e em relãção a estas questões será que podia ajudar os nossos amigos, como me ajudou agora
vejo tudo mais claro
tudo faz sentido

Anónimo disse...

Em principio pelo site dos Toc, a questão 27 esta CERTA Veja o nº2 do artigo 19 do Decreto regulamentar nº 2/90 que define as quotas minimas de amortização, ou seja metada das fixadas pela tabela II.

Anónimo disse...

Os calculos são os seguintes:
7985.57/39927.87= 20%
Pelo artigo 12 do D.L. nº 2/90 temos:
29927.87*20%=5985.57
7985.57-5985.57=2000

Anónimo disse...

a questão 27 está a deixar-me baralhada tenho a convicção nos 503,60€ no entanto há quem diga o contrario e fundamente em relação á quota minima...eu concordo que existe uma quota minima que é metade da quota máxima, logo podem usar-se os 20% .MAS NÃO CONCORDO EM QUE SE ACRESÇA OS 2000€ PORQUE O VALOR MÁXIMO DE AMORTIZAÇÃO DA VIATURA SÃO OS 25% *29927! E NÃO 20%*29927, INDEPENDENTEMENTE DE TEREM UTILIZADO A QUOTA DE 20% O VALOR MÁXIMO DA QUOTA É SEMPRE OS 25%*29927!!!
Imaginem que eles utilizavam uma quota de 17.5% também é possivel, mas nesse caso iamos multiplicar os 17.5% *29927??!!!

Julho 23, 2008 2:00 PM

Anónimo disse...

Não percebi a tua duvida, respondeste a tua pergunta.

Anónimo disse...

O valor máximo é 25 % mas pode usar só 20 %. Acrescentes anos de utilização a viatura. Pelo menos é assim que percebi isso.

Anónimo disse...

Como os 2000€ não são aceite fiscalmente temos que acrescentar ao lucro que esta para ser tributado. Veja no modelo 22,é acrescido ao lucro.

Anónimo disse...

hum...então significa que se eu escolher a vida util de 5 anos em vez de 4 anos o limite da amortização diminui?(29927*20%), a duvida é a seguinte: eu sempre pensei que independentemente da taxa de amortização que eu escolhesse (dos 12.5%minima aos 25%maxima)o limite acima do qual teria de acrescer ao lucro tributavel seriam sempre os 25%*29927 , se não excedesse não acrescia nada se excedesse acrescia

Anónimo disse...

Relativamente a questão 27, a ctoc tem toda a razão, pois a taxa de amortização praticada pela sociedade Alfa foi de 20%, valor dado pela divisão dos 7985,57/39927,87, que teriamos de achar por este metodo. Deduzi que a taxa usada fosse a da tabela dos 25%, o que não aconteceu. Logo os calculos a efectuar neste exercicio será com a taxa de 20%.

Lamentavelmente o tempo que dispomos, não permite muitas vezes analisar as questões como deve ser ..... e o tempo perdido com as questões com as gralhas do exame (questão 34), não ajudaram nada, achei tambem o exame longo. Fica no ar a atribuição da pontuação na q 34, é suficiente para quem perdeu cerca de 20 minutos, como foi o meu caso a tentar chegar aos valores da ctoc? Francamente não me parece, mas ver no que isto vai dar.

RC
usada, o que dá o valor de 2.000,00, já aqui referidos.

RC

Anónimo disse...

também concordo, quem sabe teria passado no exame se a questão 34 não tivesse gralha, da 36 À 40 não fiz nenhuma. Sinto-me lesada não em meio valor mas em muito mais do que isso... talvez em 200€!!!o facto de não chegarmos ao resultado numa pergunta que era acessivel deixoume mais enervada e insisti pq pensei q fosse erro de calculo!não sei que dizer, acho que não deram 1 valor a ninguem porque tanto a 31 como a Q34 ERAM AMBAS SIMPLES... PQ NÃO SE Enganam numa daquelas mais dificeis?!

Anónimo disse...

OLÀ

E já agora alguém passou ou conhecem alguém que tivesse passado???... eu cá fikei pelo caminho...
e para quem se sinta lesado, não há maneira de denunciar o "jogo" que els fazem connosco...e o dinheirinhos que nos levammm em bandejas??!!! Inadmissivel...

Anónimo disse...

Na questão 16 informei-me junto de um TOC e ele informou-me que a questão pode ser descutivel pois não resulta claro da DC 20 Que assim seja.

gundemarus disse...

Alguém sabe quem são os componentes do jurí do exame?

Anónimo disse...

Ja era tempo de uma revolução, enfim, andam a brincar com isto, se soubessem dar o exemplo, é revoltante e milhares de lesados não fazem nada, vao pagando e barafustando onde não se sente e não se dá por isso.
Como podem este artistas anular perguntas durante os exames, sera que as questões não sao conferidas, ninguem aprova as questoes e as possiveis respostas, afinal com que rigor são preparados estes exames????? Já é altura de revolução de pensar em manifestação, porque afinal temos numero, e enquanto eles precisarem de dinheiro....vamos andar nisto a chumbar em seu proveito, a CTOC ao contratrio do país não tem crise, resta saber o que fazem a tanta receita que à uns anos nem tinham, e beneficios diferentes para os Tocs inscritos também não se veem...
Pensem nisto.

Anónimo disse...

ja pensei e é horrivel, também sou um dos 90 e tal % de chumbos... eu sei o suficiente e estudei muit mais do que o suficiente!!!vamos a isso, eu concordo com a manifestação, marcamos um dia e uma hora mas tem que ser uma coisa com peso...chamamos a televisão

Anónimo disse...

podem contar comigo...

Anónimo disse...

Que tal 1º escrevermos para as entidades competentes com maior numero assinaturas de possivel.

Isabel disse...

CONTEM comigo para qualquer manifestção, seja ela escrita, a pé, em frente à CTOC, onde quiserem para já vou deixar comentário e minha opinião no livro amarelo on-line, se faz alguma cois, não sei, mas até à data ñ conheço ninguém que tenha passado neste exames, são pessoas que estudaram que se fartaram...e vê-se o resultado...e a questão!!! Será que o próximo exame é fácil? e já agora pagamos todos 200€ para que se anulem resposta...pois nem perguntas conseguem fazer... como podem eles testar-nos se os p´roprios são incompetentes...heinn...pensem nisso... Apocalytptica

Anónimo disse...

gundemarus na revista de maio da ctoc, no site, encontras o nome do presidente e vice-presidente do juri do exame
deviamos mandar mails para os mails pessoais deles a fazer queixa desta situação que se calhar eles nem tem ideia da gravidade
se não responderem podemos mandar cópias deste blog para o governador civil de lisboa
isto tem de acabar!

Anónimo disse...

Correcção Exame da CTOC – Junho 2008

http://examectoc.blogspot.com/

Anónimo disse...

eu não compreendo como chegaram á conclusão que a resposta 24 era a opção D.

Anónimo disse...

Para a questão 24 a resposta é Nenhuma das anteriores...qual foi o seu raciocinio para achar que seria outra das questões disponiveis?

Anónimo disse...

Boa Noite Colegas,


No exame de 16/Dez/2006 na questão 29 a ctoc responde b) 2160€, já fiz imensos calculos mas o valor que me dá é 1728€ que é alinea c)

na questão 30 a responta dada é b) a qual também não consigo perceber

Se alguem me poder ajudar

Obrigado!!!!

Anónimo disse...

ola!!

alguem me pode ajudar na questão 40 do exame de 17 Novembro 2007??? nao consigo acha o desvio!!! obrigada

Anónimo disse...

boa noite! vou fazer exame dis 8 novembro e tenho algumas duvidas nomeadamente na questao 40 do exame de 17 novembro 2007 e na questao 27 do exame de 14 Abril.

se alguem puder ajudar agradecia imenso!

obrigada,

vanessavasconcelos518@hotmail.com

Anónimo disse...

Olá a todos, também irei a exame no próximo dia 8.

Será que me podem dizer como se resolvem as questões 33 e 35?

Obrigada.

Anónimo disse...

desculpem... referia-me ao exame de Junho.

Obrigada.

Anónimo disse...

resposta 33 acho que é assim:

CIPA = Ei + custo industrial - Ef = 0+(167000+123000+92000+154000-11000)-0 = 525000

CIPV = Ei + CIPA - Ef

o sistema de custeio de saídas é o fifo então as existências finais estão valorizadas ao preço mais recente 525000/1500= 350€ e 200*350=70000

então CIPV=40800+525000-70000= 495800€

a resposta A) da versão a

quanto à questão 35 tb não consigo chegar a conclusão nenhuma

Anónimo disse...

vão estudar manganas e mais nem todos deviam entrar para a ctoc, so deviam entrar os estudantes que vem dos cursos de Contabilidade e Administração.

Os posts mais populares (de sempre!)

Pesquisar neste blogue