sexta-feira, 27 de abril de 2007

Exame CTOC - 14/04/2006 - Indice de questões

Exame da CTOC - 14 de Abril de 2007

Índice das questões:

(é só clicar sobre o link de cada questão)

Grupo I

QUESTÃO 1; QUESTÃO 2; QUESTÃO 3; QUESTÃO 4; QUESTÃO 5; QUESTÃO 6; QUESTÃO 7; QUESTÃO 8; QUESTÃO 9; QUESTÃO 10; QUESTÃO 11; QUESTÃO 12; QUESTÃO 13; QUESTÃO 14; QUESTÃO 15; QUESTÃO 16; QUESTÃO 17; QUESTÃO 18; QUESTÃO 19; QUESTÃO 20; QUESTÃO 21; QUESTÃO 22; QUESTÃO 23; QUESTÃO 24;

Grupo II

QUESTÃO 25; QUESTÃO 26; QUESTÃO 27; QUESTÃO 28; QUESTÃO 29; QUESTÃO 30; QUESTÃO 31; QUESTÃO 32; QUESTÃO 33; QUESTÃO 34; QUESTÃO 35; QUESTÃO 36; QUESTÃO 37; QUESTÃO 38; QUESTÃO 39; QUESTÃO 40.

Consulte as questões do exame e responda na zona de comentários aos posts.

81 comentários:

Anónimo disse...

Alguem possui as correcçoes dos exames ja realizados?

Agradecia se me pudessem enviar.. armandarocha@gmail.com

Anónimo disse...

eu tenho uma correccao, mas claro que nao é oficial.
Se quiseres falamos pelo mail
silva436@msn.com

Anónimo disse...

Olá!

Poderiam enviar-me o enunciado do exame deontologico para exametoc@gmail.com.

Obrigado.

Anónimo disse...

ola
se alguem tiver o enunciado de deontologia do exame de Abril, poderia enviar para

scflegal@sapo.pt

obrigado

Anónimo disse...

Será que agora neste blog não há outro tema de conversa senão os exames....
Estão a ficar repetitivos e cansativos...
Não haverá temas interessantes para serem debatidos???
E de preferência como adultos.

Anónimo disse...

alguem sabe qual a data prevista dos resultados do exame de abril 2007?

Um toc no blog disse...

Ó anónimo! Queres «temas interessantes para serem debatidos»?

Então manda um mail para umtocnoblog@myway.com e pede para ser membro do blog.

O anonimato não é problema, é aliás incentivado! Pede o registo como membro e recebes o convite. Depois tens via aberta para lançares temas para o debate. Tenta trazer temas adequados a discussões adultas, ok?

Anónimo disse...

dia 9 é o grande dia
vamos esperar para ver!!!!!!!

Anónimo disse...

Dia 9?????????
O quê???????
Sai a nota dos exames??????
É isso.

Anónimo disse...

pois, mas a nota do ecame anterior ainda continua...
espero k a retirem de lá...
da outra vez fui vitima de erro informatico,
do tal erro,
em k as 9.10 tava aprovado,
e as 10 tava nao aprovado
Custou bastante.

Espero k agora a informacao esteja correcta logo

Anónimo disse...

Dia 9 maio saia a nota do exame?????????

Anónimo disse...

sim, dia 9 - 4ª feira - é o dia D...sai a nota do exame d 14 de abril.
esperemos que desta vez fiquemos mais satisfeitos e ñ volte a repetir-s o tal erro informático... tb fui vítima... andaram a brincar com os nossos sentimentos!!
Boa sorte pessoal

Anónimo disse...

ja tou a fazer a reclamacao...
talvez chumbe por uma ou duas,
por aquelas questoes, tipo a 11, e 12, e 38,
bastante mal formuladas,
talvez de proposito, nao sei,
dando lugar a interpretacoes variadas, por omissão de dados...
O k acham dessas questoes?

Anónimo disse...

puras ratoeiras, mesmo para o pessoal se espalhar, propositado... enfim so eles...

esperemos pelos resultados...

boa sorte pessoal.

Anónimo disse...

Onde é que diz que os resultados são publicados 4ª feira????
No site deles ainda não está nada.

Anónimo disse...

no site da ctoc do lado direito diz que sai apartir do dia 9 maio.

Anónimo disse...

os resultados saiem amanha! no site ja n se pode consultar a pagina esta temp. indisponivel. sera k e pa evitar os erros da ultima x?

Anónimo disse...

creio k sim.
Devem ter feito os testes offline hoje,
e amanha é so lançar...
espero k ao menos a nota seja igual,
a qualquer hora do dia,
k seja positiva...

Anónimo disse...

será que vao publicar os resultados ainda durante a manha?

Anónimo disse...

Mais uma ierda de chumbo
É pra facturar e mai nada
vamos continuar a enxer os bolsos a esses comilões ....

Anónimo disse...

Passei, passei, iiiiiiiuuuuuuuuuuuuuppppppppppppiiiiiiiiiiiiii.
Desejo as maiores felicidades a todos.
Só espero que não haja enganos desta vez.

Rjt disse...

Bom dia a todos,

Sei que já saíram as notas dos exames. Espero que tenham corrido bem.
Se por acaso alguém tiver uma boa correcção desse exame eu gostava muito de a ter se fosse possível.
Obrigada e muito boa sorte a todos.

Anónimo disse...

se conseguires a correcçao 14.abril envia

Anónimo disse...

passei :)
está assim desde as 10.30
pelo que desta vez ja nao deve mudar.
"aprovado".
Espero que a malta tenha tido sorte.

Ainda assim, ja tenho a resolucao de todas as perguntas, devidamente estruturadas e comentadas.
Vou contribuir com os meus colegas que nao passaram aki da zona, para os custos da grelha de correccao.

Ed.

Anónimo disse...

Ed parabéns ;) Podes enviar-me a tua resolução para tentar entender algumas perguntas? O meu mail é ascds2007@gmail.com Obrigada.

Anónimo disse...

Bom dia

Chumbei :(

Alguem vai pedir a grelha de correção?

Eu estou disposto a contribuir.

Anónimo disse...

caro colega, através do teu comentário soube que já andaste a preparar a tua carta de pedido de revisao de prova, consoante o resultado que saísse hoje, será que me podias facultar ou dar uma ideia como fizeste? o meu mail é dora_agostinho@iol.pt

Anónimo disse...

Eu estou disposta a pedir a grelha de correcção, quem quiser contribuir o meu mail é dora_agostinho@iol.pt

rod disse...

Ed, se me pudesses enviar as resoluções das respostas devidamente documentadas agradecia-te muito.o meu mail é rodolfodias13@hotmail.com
Obrigado

rod disse...

Vou pedir revisão de prova.
Quem quiser participar nas despesas e ter a resolução oficial, contactar rodolfodias13@hotmail.com

Anónimo disse...

eu tb vou contribuir, apesar de ter passado.
Eu tenho as resolucoes de todas as perguntas, como ja disse.
AGora só aguardo a grelha oficial.
Ha perguntas, algumas, traiçoeiras.
Já tinha o conteúdo da reclamacao efectuado, e tenho-o pronto,
relativo às questoes k geram interpretacoes dubias, por estarem mal formuladas.
Mas so vais precisar de fundamentar a REvisao, kdo tiveres a grelha, é isso k tens k solicitar já, pois n ha mt tempo.
Dpois kdo a tiveres, diz-me.
Entretanto posso ajudar-te a fazer ja a justificacao das questoes k pretendes.
o meu mail é emcs@portugalmail.com

Ed

Anónimo disse...

Continuam a ser 200 euros a revisão da prova?

Anónimo disse...

sim

Anónimo disse...

Chumbei...
Desta vez não m vou calar!!
Mal tenha a grelha d correcção, senhores da CTOC preparem-se que vai haver barulho... do último exame escaparam mas 2x já é demais!!
Só passam qm lhes convém... quem chumba ñ é culpado q já tenham mts toc's inscritos...

Anónimo disse...

Como s pede a grelha d correcção? Por mail, fax, carta,...? E dps d ter a grelha é q podemos reclamar o nosso resultado?
Obg

Anónimo disse...

ED
Antes de mais parabéns! eu chumbei.
é muito frustante. como dizes k tens a correcção do exame de 14/04, pedes-me enviar se faz favor? para perceber as escolhas deles. uma vez mais obrigado, e parabéns!!!!!!!!
o meu mail é zitajusto@yahoo.com.br

Anónimo disse...

Por favor eu tb quero participar no pedido da resolução da prova.
Digam-me como.
Obrigado
josemanuel446@hotmail.com

Anónimo disse...

será ke na ctoc niguem sabe dizer kual a pontuação minima para se ficar aprovado??é uma vergonha, já falei com 3 pessoas e nenhuma sabe responder

Anónimo disse...

pois claro!!!!ninguem sabe kual a pontuação minima.....o ke é certo é ke uns passam sem a pontuação minima enquanto os outros continuam a financiar a ctoc

Anónimo disse...

Passei! Yupiiiii!!!!!
Para quem teve a infelicidade de chumbar gostava de vos dar força e animo. Não se culpem. A CTOC está a ser incorrecta para todos nós.

Quero desde já agradecer ao colega que neste forum me concedeu o contacto da professora que me enviou o CD pelo qual eu estudei.Sinceramente é tanta coisa que se não fosse o CD eu andaria perdido.
Muito obrigada a todos.
Continuem a lutar!

Anónimo disse...

ola
se alguem tiver o enunciado de deontologia e o outro exame de Abril, poderia enviar para

friendship@portugalmail.pt

E ja agora, eu tb queria participar no pedido da resolução da prova.
Digam-me como.
Obrigado

Anónimo disse...

Parabens passaste!!!!


Podias dizer como eu posso obter isso CD???? Sera qyu tu podias fazer uma copia....claro eu pago

Obrigada.

Anónimo disse...

eu tb queria esse CD. armandarocha@gmail.com

Anónimo disse...

olá,
realmente é mt injusto, uns passarem e outros ficarem pra trás e com a mm pontuação!!! já no último exame foi assim também.
Pessoal temos q nos juntar e com a nossa força "abrir a boca" pq assim ñ dá!
já agora q cd é esse?
será q m podes arranjar uma cópia tb?
o meu mail é arbf199100@gmail.com
diz como e quanto custa
agradeço-t imenso
e parabéns aos q conseguiram passar

Anónimo disse...

Caros colegas:

O contacto da professora que me enviou o Cd é: susanaraquelsilva@gmail.com.
Contactem-na e peçam ajuda.Ela além do CD tb dá cursos de preparação para o exame, e não só. Eu como sou de longe é que só lhe pedi o CD.
Boa sorte.

Anónimo disse...

zitajusto@yahoo.com.br
esta colega k me pediu a resolucao
manda mail para emcs@portugalmail.com

mas como te explikei, eu nao tenho a grelha oficial, essa so me chega la para 2a ou 3a,
e kero juntar a minha correccao, com a grelha, entendes?
aí sim, kero divulgar pra toda a gente.
Apesar de ter passado,
sei o k se sofre com isto.
O problema é k toda a gente fica calado.
Aconselho-vos a fundamentar as reclamacoes nas questoes 11 e 38, mas
so vendo a correccao deles dá pra ver o que fazer, pois cada caso é um caso.
Se alguem precisar de algo, ja disse, o meu mail é emcs@portugalmail.com

vamos derrota-los pessoal
Ed

Anónimo disse...

Eu tambem quero participar no pedido de correcção da prova, infelizmente voltei a chumbar, colegas como é que voçês conseguem saber as notas minimas, difgam-me como fazer, por favor
o meu email é dianac@iol.pt

Anónimo disse...

Eu tb chumbei mais uma vez, mas desta não me vou calar e vou pedir a revisão da prova.
Acho mto estranho com uma prova acessível e continuar a ahver tantos chumbos.
A média nacional foi novamente uma desgraça...

Anónimo disse...

por favor alguem me pode enviar a vossa opinião sobre as respostas correctas das questões nº 9,10,18,23 e da 27 até ao fim, é só para ter uma opinião porque eu vou reclamar.
o meu mail á saracacoilo@hotmail.com
agradecia a vossa ajuda, por favor

Um toc no blog disse...

Aos REPROVADOS-INJUSTIÇADOS: está na hora da união!
Já foi escrito (http://forumtoques.blogspot.com/2007/01/exame-da-ctoc-16122006-testemunho.html) e repito: quem reprovou, juntem-se (muitos, quantos mais melhor), troquem mails, venham aqui ao blog, etc., e até sexta-feira (11 de Maio),
uma só pessoa do grupo que peça a revisão da prova para aceder à grelha de correção. O processo custa 200 euros, mas se o grupo for de 200 pessoas (foram muitos mais que fizeram o exame de dia 14)
o custo unitário baixa para 1 euro. Neste processo, através do milagre da "fotocopiação das grelhas", já muitos poderão ter acesso às "soluções" do exame.

Anónimo disse...

saracacoilo@hotmail.com

sim, eu tenho essas kestoes todas resolvidas, e fundamentadas.
Eu passei, mas tb kero ajudar!!
se kiseres, manda mail para
emcs@portugalmail.com

Ed

Anónimo disse...

colegas,
digam-m uma coisa: quem ñ pedir a grelha d correcção directamente à CTOC, pode depois reclamar a correcção do seu exame??
isso da nota mínima é treta, eles passam quem quiser e chumbam da mm forma... ñ sabem qts questões precisamos d acertar e dps ainda vêm com a conversa q há perguntas q podem valer mais q outras devido ao grau d dificuldade... ñ podemos aceitar isto, ñ é o q vem escrito na folha de rosto q recebemos!!
Há q agir!

Anónimo disse...

está explicito no regulamento de exame que temos que ter pelo menos 9.50 em cada um dos exame para passar.
As questoes valem todas o mesmo, nao acredito mt k a CTOC diga k umas valem mais k outras.
Nao é assim de certeza.
HOuve foi kestoes mal feitas, e essas sim, podem e DEVEM ser reclamadas, no caso de alguem k tenha chumbado por uma ou 2 perguntas!!!
mas so se sabe, se se tiver a grelha da CTOC!!!
e pra isso, tens k a pedir a eles, e pagar os 200 euros!!
nao aceitam o teu protesto caso nao tenhas sido tu a solicitar.
Eduardo

Anónimo disse...

sim isso da grelha já confirmei coma CTOC.
no entanto, o q disse sobre as questões, d valerem mais q outras devido ao grau d dificuldade, foi dito mm por um membro da CTOC, ñ fui eu q inventei... e sei o q diz o regulamento, mas eles ñ o cumprem... tenho provas disso

Rjt disse...

Então pk é que nós temos de cumprir o regulamento à risca e eles não?

Não acham que está na hora de divulgar isto à comunicação social?

É só não o faço pk ainda não fiz nenhum exame mas acho que todos os que se sentem injustiçados se devem juntar e fazê-lo. Está na hora de mostrar que não somos os tolos. Está na hora de fazermos valer os nossos direitos.

Anónimo disse...

Meus amigos, vocês estão a falar da boca para fora. Disse um membro, disse este, disse aquele. Vejam os anteriores posts, também há aí individuos que dizem que lhe disseram que a resposta correcta era X ou Y, outros que se julgam mais inteligente que os outros sem sequer existir a grelha de correcção, e devem ter passado por mera sorte. Eu não me acredito, esta associação pode ser o que for, mas não é nenhuma UNI. Eu não estou a defender porque aliás eles enganaram-se ainda no ultimo exame e isso é ultrajante.
Agora umas valerem mais que as outras e haver critérios diferentes de correcção, desculpem lá.
Ahhhh e eu também chumbei.

rod disse...

Já pedi a revisão da prova. Terça Feira, já tenho o meu exame e as grelhas. Quem quiser a grelha oficial contactar rodolfodias13@hotmail.com

Unknown disse...

Olá, gostava de saber algumas coisas.

1 - Já alguma vez alguém conseguiu ganhar a revisão e passar de não aprovado para aprovado?

2 - Com a grelha de correcção divulgada, como é que vão poder reclamar da nota? Se tivermos 9 valores, mas achamos que numa resposta a certa é a "b" e não a "a", acham que eles vão alterar a grelha de correcção e passar as pessoas só por causa da reclamação?
Isto já aconteceu alguma vez?

3 - Como é que sabemos a nossa nota final de verdade, isto é, se eu gastar 200€ na reclamação e quando chegarem os papeis a casa e vir que a minha nota é de 5 valores, estive a deitar 200€ ao lixo, pois não existe reclamação que me vá ajudar a passar de 5 para 10.

É possível obter esta informação das notas em algum lado, sem ser através da reclamação?

4 - Será que é mesmo verdade o que já li aqui de que duas pessoas com a mesma cotação no exame, uma delas pode passar e a outra não?
Se sim isto é INACREDITÁVEL.

Anónimo disse...

pois acredita ke é verdade!no exame de dezembro foi possivel comparar exames de colegas ke passaram com a grelha ke a ctoc forneceu e esses colegas não tinham pontuação suficiente para passar!!

Anónimo disse...

isso que estao a dizer no post anterior é um pouco duvidoso, pessoal.
Acontece que por exemplo, em Dezembro, a CTOC enganou-se em duas questoes, isto sim é ULTRA GRAVE!
o teste aí podia ter sido impugnado!
A questao dos custos conjuntos de Dez2006 nao tinha respostas possivel!!
E a questao do custo das vendas, FIFO, estava mal resolvida por eles.
Ou seja, duas pessoas, que tivessem 9 : se uma delas reclama, pode passar para 10, eles teriam que aceitar a reclamacao,
mas se a outra nao REclama, fica na mesma e nao passa!!
POis as revisoes afectam apenas a pessoa k a solicita!
Isto é grave, e demonstra a forma pouco transparente como tudo se faz.
Eu passei, mas sinto a revolta de toda a gente!!!!
Ed

Anónimo disse...

Ed tu passaste mas põe-te a pau, será que não se enganaram, como em Dezembro. Eu só acredito quando receber a carta de aprovação. Aliás alguém sabe quanto tempo demora essa carta a chegar para os aprovados. E até podermos ser realmente TOC`s e poder exercer?

Anónimo disse...

pois, so comemorei ao fim do dia.
Mas desta vez é de vez.
Ja ligaram p la a perguntar se a nota era definitiva.
Eles sao um bocado tolos, mas tb nao sao assim tao burros, lol.
para alem disso, sei o teste k fiz.
Nao sei kdo chega a tal carta, nem kdo vamos poder exercer.
Mas vou ja mandar fazer uns cartoes de visita, claro, dentro dos limites do cod deontologico.
Ed

Anónimo disse...

tb tenho provas q no exame d dezembro houve pessoas a passarem e tb ñ tinham valores para tal e nenhuma das q passou reclamou a nota! Se apareceu no site q passou pra q vão reclamar?! Ficam é caladinhos... Agora qm chumba e tem cerca d 7 valores pra q vai reclamar? Agora uns com 7 e qquer coisa passarem e outros não... isso é q é injusto!
Ou será q descontam as erradas pra uns e pra outros não????

Anónimo disse...

Pois Ed, sabes o teste que fizeste, e eu também sei o que tu fizeste, lol. E aliás também sabemos que já estavas desesperado e já tinhas uma carta de reclamação, lol. Por isso caro colega aguarda os cartões, e espera pela carta. Eu só quando conferir pela grelha da própria CTOC, não confio em correcções de professores, como alguns que aí andam apenas a tentar caçar um euritos. Não sei se sabem mas quem faz as correções dos exames não é um professor rasca qualquer.

Anónimo disse...

passar com 7 ????????
não tem que se ter 10 ??????

Eu pelas minhas contas (e de alguns docentes que viram o exame) devo ter tido 8,625...
Se se ficasse aprovado com 7 eu não teria o resultado NÃO APROVADO.

Anónimo disse...

acredita ke há kem passe com 7! e há kem tenha tido 8 no exame de dezembro e ficou pelo caminho!

Anónimo disse...

sim, eu tava como todos, desesperado!!
ainda tenho a carta de reclamacao,
a recair sobre as questoes 9, 11, e 38, caso fossem dadas respostas diferentes das k fiz.
Tou a ajudar agora kem precisar!
Mas agora vou vendo todos os dias se o APROVADO ainda continua.
Isto é uma prova de descrença em relacao à CTOC...
é triste!
Quero tb ver a grelha, pra saber se passei mesmo.
Desejo força a todos os k ainda nao conseguiram,
vao conseguir decerto!!!
Ed

Anónimo disse...

Ed quando tiveres a grelha mete as respostas aqui no forum.
Ajuda os colegas que não passaram.

Anónimo disse...

não te esqueças de pagar os custos ...

Anónimo disse...

VEJAM ESTA RESOLUÇÃO DO EXAME DE ABRIL.

http://www.mediafire.com/?3yhujmm01li

E SÓ CLICAR NO LINK E FAZER O DOWNLOAD.

Anónimo disse...

CUIDADO COM ESSA RESOLUÇÃO! JÁ A VI E ENTREGUEI A UM PROFESSOR DO ISCA QUE ME CONFIRMOU QUE TEM MUITAS RESPOSTAS ERRADAS.
MUITO CUIDADO! NÃO CONFIEM!

Anónimo disse...

A minha resolucao ainda nao saíu para ninguem, de forma oficial.
Julgo que nenhuma resolucao, agora, estará igual, e completamente certa.
Já recebi duas ou 3, vindas de profs do Porto, de Lisboa, nao oficiais, e nenhuma está igual.
Sao professores que vao dar curso de preparacao.
Esses cursos ja comecaram, e nos primeiros dias nenhum prof resolveu o teste de ABRIL...precisamente pk todos estão à espera das grelhas.
É normal que haja essas diferencas.

A minha resolucao nao é oficial.
Eu tenho-o dito a quem me solicita.
Mas de certo que serve para ver + ou - a nota aproximada da pessoa.

kdo sairem as grelhas, aí sim, será oficial.

A CTOC por certo tem respostas diferentes, numa ou noutra questao.
Cada um responde em funcao da pesquisa, conhecimento teórico e prático que existe.

Ed

Anónimo disse...

alguem k passou ja foi ver a nota d novo?
ha novidades...

Anónimo disse...

andam a alterar as notas??????
o k é k se anda a passar?

Anónimo disse...

Aos colegas que pediram a grelha oficial: já a receberam?
Eu gostava de a ter tambem.
Digam-me qto custa
Obrigada

Anónimo disse...

Ola Ed
Tu k ja pediste das outras vezes a revisão da prova,quanto tempo é k costuma demorar? Eu já pedi a minha desde o dia 10 e ainda não recebi nada.
Sara

Anónimo disse...

Eu sei de um senhor que reprovou e fez a reclamação e não foi aprovado. Esse senhor foi fazer uma peixeirada das grandes na sede da CTOC e acabaram por aprova-lo. Isto e uma autentica vergonha temos que expor este assunto nas tv`s porque na CTOC ha favorecimento nos exames.

Anónimo disse...

entao, se sabemos disso tudo,
pk ficamos calados?
pk nao denunciar como deve ser?

Anónimo disse...

eu estou d acordo com o último comentário...
O problema deste país é sabermos das coisas e ficarmos calados pra ñ arranjarmos problemas!! Mas não podemos deixarem que nos rebaixem MAIS!
estou pronta pra fazer "peixeirada" também!!
Digam quando e onde é pra nos juntar q apareço!
Eles andam a gozar connosco.
Há q agir!

Anónimo disse...

se é para desmascarar a farça que é a ctoc no ke respeita aos resultados dos exames também kero participar!contem comigo!

Anónimo disse...

Olá a todos.
A CTOC colocou no site a grelha de correcção do exame de Abril.
Está na parte das informações para exames.
As reclamações devem ter surtido efeito.
CPTS

Os posts mais populares (de sempre!)

Pesquisar neste blogue