terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Dia 26 de Fevereiro de 2011 é dia de exame.

Mais um exame para acesso à profissão de TOC que se aproxima... é já no próximo sábado, 26 de Fevereiro que as cadeiras vão aquecer e os cérebros vão ferver, confrontados com 50 perguntas que podem mudar a vida de muitos candidatos.

Uma coisa parece certa: o último exame realizado (Outubro de 2010), teve o melhor índice de aproveitamento de sempre de todos os exames de acesso à profissão!!... E isso só pode significar que que a nova geração de candidatos sabe mais! (ou os exames são mais fáceis)

Seja como for, boa sorte a todas e todos as/os que no sábado vão estar a fazer o exame... durante 4 horas!

E porque o exame obriga a tantas horas sentado, ficam umas dicas sobre como "aguentar" da melhor maneira possivel (uma cortesia da Autoridade para as Condições do Trabalho):

http://www.act.gov.pt/SiteCollectionDocuments/BolsaTextosSHST/SaudeTrabalho_trabalharSentado.pdf

163 comentários:

Anónimo disse...

Lá estarei :)

Obrg pelas recomendações. Espero que nos deixem levantar no intervalo.

Ah, e levem bolachinhas ou 1 chocolatinho. ;).

r@ disse...

amanha para mim será o dia D....

que Deus nos ajude:)

Tita disse...

Também , novamente, lá estarei. Espero que seja o dia D.

Um chocolatinho sim, para a quebra de açucar :)

Força a todos

Anónimo disse...

Tenham calma, vai td correr bem tb ja passei pelo mesmo

Um balde cheio de m.......a para tds

Anónimo disse...

Boa noite,

Eu estou inscrito para o exame de amnahã a realizar em Lisboa mas só agora é que reparei que não tenho a carta da OTOC a confirmar a hora e o local do mesmo. Alguém me pode informar?

Cumprimentos e boa sorte

Anónimo disse...

Então como correu?

Eu acho que me correu bem. Achei a 2ª parte mais dificil que a primeira.

Agora é aguardar. Lá para Abril devemos saber alguma coisa. lolol

Que demora! :P

Anónimo disse...

O que acham das minhas respostas? Concordam ou responderam outra coisa:
1ª Parte:
1 - NCRF
2 - Nenhuma das anteriores.
3 - retenção - 21,5%
4 - IMT - preço + elevado
5 - a venda está isenta de iva...
6 - gastos de distribuição
7 - 432- 497.000€
8 - 655 a 439 - 60.000€
9 - Nenhuma das anteriores
10 - Não respondi
11 - tributadas em 2010 pelo valor da factura
12 - reconher o rédito à medida...
13 - não deverá emitir qualquer factura
14 - t.a. de 5%
15 - Não respondi.
16 - obrigatorio capitalização activo intangivel
17 - 43- 800€, 382 - 800€
18 - depreciou obrg. a totalidade em 2011
19 - são rendtº fiscal para a Q&F S.A.
20 - 200€
21 - pacto social para aprovação
22 - recorrer à ordem se houver obstáculos
23 - nenhuma das anteriores
24 - 30 dias subsequentes
25 - em ultima instancia,recorrer à arbitragem...

Anónimo disse...

2ª Parte: (só respondi a estas)

26- juros de suprimentos
28- 15.000€
29- aumento do capital
32 - 22.000€
33- todas as anteriores são falsas
35 - calcular o custo das vendas
36- deduzir o custo ao valor de venda e dps ao custo da prod. conjunta
41 - activo: 0 passivo imp.diferido: 20.000€
46 - as soc. de cont. não estão obrg. a ter seguro
47- apresentar as d.f´s de acordo com as normas...
50- 22 pontos

Vamos lá ver se chega ;)

Anónimo disse...

o exame era muito mau..mas ja era de esperar depois de terem entrado tantos em Outubro agora tinham de complicar...
Enfim vamos ver...mas nao tenho muitas esperanças......mais 200 €....

Luciana disse...

Oi, eu respondi estas....
1ª Parte:
1 - NCRF
2 – 10.000 acções a 5€
3 - retenção - 21,5%
4 - IMT - preço + elevado
5 - a venda está isenta de iva...
6 – Custo vendas e distribuição (mas acho k tá mal)
7 - 432- 497.000€
8 – Não respondi
9 – É considerada perda fiscal no exercício…
10 – 2010 redito 25.000€ e remanescente 75000€ 2011
11 - tributadas de acordo com as NCRF
12 - reconhecer o rédito2010 1000€ e 2011 11000€
13 – nenhuma das anteriores
14 - t.a. de 5%
15 – 220 e 110
16 - obrigatório capitalização activo intangível
17 - 43- 800€, 382 - 800€
18 - depreciou obrg. a 4 anos …
19 – Não respondi.
20 - 150€
21 - pacto social para aprovação
22 - recorrer à ordem se houver obstáculos
23 - nenhuma das anteriores
24 - 30 dias subsequentes
25 - em ultima instancia, recorrer à arbitragem...

2ª Parte
26- Remunerações… (acho que está mal??)
27-Não respondi
28- 5.000€
29- Aumento do capital
30-Representa mais de 75%
31-Não deduzir
32 - 16.500€
33- todas as anteriores são falsas
34- Todas as anteriores são verdadeiras
35 - Calcular o custo das vendas
36- Todas as anteriores são falsas
37 – 20.500 unidades
38 – Debito 900€
39 – 50,625 e 101,250
40-não respondi
41 - Não respondi
42 - Não respondi
43- Não respondi
44 - Apresentar gastos 120.000€
45- Não respondi
46 - as soc. de cont. não estão obrg. a ter seguro
47- apresentar as d.f´s de acordo com as normas...
48 - Informar cliente …
49 - Apenas ao conselho disciplinar
50- 11 pontos

Anónimo disse...

1-NCRF
2-10 000 acçoes c/ valor nominal de 5€
3-Retenção de 21,5%
4-Não será devido IMT, pq os accionistas das empresas são os mesmos (artº2 no 4 CIMT, mas tenho dúvidas)
5-A venda dos aparelhos está isenta de IVA, não havendo que proceder a Liquidação de imposto
6-Custo das vendas e dos serviços prestados
7-432 – 497000€
8-D655/C439
9-Nenhuma das anteriores
10-Reconhecer em 2010 como rédito a soma do valor de 25000 e do valor descontado…
11-As vendas destes equipamentos são tributados integralmente em 2010
12-Reconhecer em 2010 um rédito no valor de 1000 e os remanescentes 11000 em 2011
13-Não deverá emitir factura
14-Os gastos suportados com a prestação destes serviços são aceites como custo na determinação do lucro tributável
15- Não fiz
16-Pode ser capitalizado em AI, assim o entenda… (está mal de certeza)
17-D43/C439 e 32
18-Nenhuma das anteriores
19-os juros não são gasto fiscal nas participadas pois estão a ser pagos a uma empresa….(está mal, acho eu)
20-Nenhuma das anteriores
21-Apresentar ao conselho directivo da ordem uma proposta de pacto social para aprovação
22-Recorrer à protecção da Ordem sempre que sejam criados obstáculos ao regular exercício das suas funções
23-Nenhuma das anteriores
24-Enganei-me está mal (no enunciado coloquei a resposta antecedentes,mas não tenho a certeza o que pus no exame, muita falta de concentração nesta questão)
25-Deve, em última instância, recorrer à arbitragem do conselho directivo da Ordem
26-Juros de suprimentos
27- Não fiz
28-15000 (não pode ser majorado, mas o gasto está lá e é aceite)
29-Aumento de capital em dinheiro com prémio de emissão
30-A cessão de posição contratual do locatário num contrato de locação financeira imobiliária (artº2, nº3, al. b) mas nao tenho a certeza)
31-Deduzir 15000 (em 2009 era aceites como custo 5000€, em 2010 é aceite os restantes 15000€, insolvencia)
32-17000 (1000 000 * 0.25% = 750 000+65000+35000= 850 000*0.02= 17000)
33-Não fiz
34-Não fiz
35-Não fiz
36-Deve-se deduzir o custo do transporte ao valor de venda do mercado…
37-Não fiz
38-Todas falsas (tenho dúvidas porque chequei ao valor dos 900, mas pensei que na analitica era a credito este valor, devo ter mal)
39-X - 50.625 / y – 101.25
40-Não fiz
41-Não fiz
42-Não fiz
43-2800 (mais uma que cheguei ao valor e depois acho que respondi mal no teste era 2000€)
44-Apresentar gastos do exercício em 40 000 e 80 000 em RT
45-56250
46-As sociedades de contabilidade não estão sujeitas a seguro
47-Apresentar as demonstrações finan…
48-Informar o cliente do pedido dos SF…
49-Solicitar a revisão da decisão ao conselho…
50-22 pontos

Achei o exame dificil, mas tenho esperança que dê para os 9.5

Anónimo disse...

Boa noite,

Alguém que foi ao exame poderia colocá-lo aqui na página para analisarmos as questões?

Anónimo disse...

Fizeram intervalo de quanto tempo? tiveram que sair todos da sala durante o intervalo? ou poderiam lá ficar?

Anónimo disse...

O que acham da obrigação de efectuar estágio ao fim de 2 anos após a publicação da alteração do Decreto-Lei? A Simulação Empresarial e a cadeira de Ética serviu para quê?

Em 2012 quem estava dispensado a efectuar o estágio vai ser obrigado a fazê-lo. Porreiro. :(

Unknown disse...

Companheiros de Exame, a positiva é aos 9,5 ou aos 10 valores?
Agora é esperar pelo final de Março ou inicio de abril!

Abraço

Anónimo disse...

Com 9.5V já se passa!

Unknown disse...

Obrigado pela informação, que venha o 9,5 :)

Anónimo disse...

Intervalo de 1/2 hora.Eu saí da sala, mas acho que podias lá ficar...=)

Anónimo disse...

Olá. Como é que faço para enviar o enunciado do exame deste sábado?

Anónimo disse...

Olá,

tens scanner? porque tem que ser digitalizado.

Obrigada.

Anónimo disse...

Boa noite,
Deixo aqui as minhas respostas para mais uma comparação.
1ª Parte:
1-NCRF
2-10.000 acções 5€ cada
3-21,5
4-Devido IMT,dos dois o mais elevado
5-Autoliquidar IVA (sem certeza)
6-Gastos administrativos
7-422-485.250 (sem certeza)
8-D655,C431,C432 (sem certeza)
9-NR
10-Reconhecer como redito em 2011
11-NR
12-Reconhecer em 2010 um redito de 12000
13-não emitir qualquer factura
14-gastos suportados aceites como custo na det do LT (sem certeza)
15-220 e 110
16-Não proceder a capitalizaçao em AI
17-D43,C439,C32
18-Depreciou a totalidade em 2011
19-NR
20-150€
21-NR
22-Recorrer à protecção da ordem
23-Nenhuma das anteriores
24-30 dias subsequentes
25-deve em ultima instancia...
2ªParte:
26-Juros de suprimentos
27-nada fazer em 2009 e 2010 (sem certeza)
28-5000€
29-Um perdão de dividas (está mal)
30-NR
31-20000€
32-20000€(sem certeza)
33-NR
34-NR
35-NR
36-Todas as anteriores sao falsas
37-NR
38-900€
39-X-50,625 Y-101,25
40-Conta de Produçao debitada por 531000
41-Activo nulo, passivo 20000
42-NR
43-2800 (sem certeza)
44-gastos exercicio 40000,activo n corrente 80000 (sem certeza)
45-56250
46-sociedades de contab não estao obrigadas
47-apresentar as DF com respeito
48-Informar o cliente do pedido
49-NR
50-22 pontos.

Anónimo disse...

Boa noite.
Eu tenho como digitalizar o exame mas também não sei como publicar.
Se alguém puder ajudar.

Sassa disse...

Eu já tenho o enunciado digitalizado em formato pdf, só não se como enviá-lo pro forum. Seria util porque apresentariamos as respostas a cada pergunta particularmente. Estou mesmo mto ansiosa,vocês?

Sandra disse...

Enviem-me por favor o enunciado para o meu mail!

ssilva.flor@gmail.com


obrigado

Sandra disse...

Enviem-me o enunciado do exame, por favor po meu mail

ssilva.flor@gmail.com


brigada

Carla Baptista disse...

Caros colegas podem por favor enviar-me o enunciado para o seguinte email:

carlabaptista@marques.pt

Obrigada!

Anónimo disse...

Caros colegas podem por favor enviar-me o enunciado para o seguinte email:

golfinho.roaz@gmail.com

Obrigada

Anónimo disse...

podem enviar-me o enunciado para o meu email: vaniasantos169@gmail.com

é que vou fazer exame em junho.


obrigado

Anónimo disse...

já se encontra publicado o exame.

boa sorte a todos

Pedro disse...

Estive no exame do passado dia 26 e ainda não sei se passo. Ando a tentar descobrir a resposta certa a todas as questões. Na questão 15 alguém me sabe dizer se o resultado certo é 220-110 ou 220-105?

Tita disse...

Olá,

na Q.15 é 220 e 110

boa sort :)

Unknown disse...

Olá Pedro, a Q15 é mesmo 220 e 110 essa tenho bem:)
Quando tiveres as respostas certas avisa para eu fazer as minhas contas:)

Cumps

Pedro disse...

Só não percebo é como é que estão a aparecer tantas 220-105... De qualquer maneira tenho quase todas as respostas confirmadas. Faltam-me algumas teóricas de analítica e 2 de IRC. E as de ética, mas nessas julgo que não há muitas dúvidas.

Anónimo disse...

Olá Pedro.
Quando tiveres essas respostas confirmadas podes publicá-las aqui para podermos comparar.

Anónimo disse...

Será que podem explicar como chegam ao resultado de 110 na Questão 15 porque eu cheguei a 105.
Obrigada

Anónimo disse...

Oi,
A questão 15 resolvi assim:
UM=47.600+7.400+(100/1000*DOIS) = 66.000/300H=220
DOIS=96.100+9.500+(20/300*UM) = 110.000/1000H=110
Mas tambem já vi esta resolução:
"15 – 220 e 110 (Fiz batota: multipliquei estes valores pelas horas 280 e 900 e vi em qual dos casos dava o total de custos = 160.600€)"

Tita disse...

Olá, eu também fiz como o colega anterior e tenho quase a certeza que está certa :)

Um=47600+7400+(100/1000*Dois)
Dois=96100+9500+(20/300+Um)

Resolves este sistema e vai-te dar
Um=220
Dois=110

Felicidades :)

Tita disse...

Esqueci-me de uma coisinha...
Depois de resolveres o sistema chegas ao valor de:
Um = 66.000
Dois = 110.000

Divides: 66.000/300 = 220
110.000/1000 = 110

Anónimo disse...

Obrigado ao Anónimo e a Tita pela explicação da questão 15.
Já percebi onde errei em vez de ter multiplicado por 66000 que é o valor da Secção UM multipliquei pelos 220.
Esta tenho a certeza que errei, vamos ver as outras, só espero que dê para passar.

r@ disse...

ola...
foi a primeira vez que fui ao exame e fiquei um bocado em choque...
achei muito dificil...
que acharam?

Anónimo disse...

Neste link já há uma proposta de correcção:http://www.centralgest.com/Portals/0/Centralgest/ExamesCTOC/ResolucaoExameCTOC26Fevereiro2011.pdf

Anónimo disse...

Neste link já há uma proposta de correcção:http://www.centralgest.com/Portals/0/Centralgest/ExamesCTOC/ResolucaoExameCTOC26Fevereiro2011.pdf

Anónimo disse...

Se essa propsota de correcção estiver bem....já passei no exame...veremos:)

Anónimo disse...

Eu, pelo contrário, já reprovei :((
Mas ainda há esperança porque essa correcção normalmente erra nalgumas questões ;)

Anónimo disse...

Bom dia Pedro,

Podes enviar se fazes favor a tua proposta de correcção para linopereira1985@hotmail.com

Muito Agradecido!
Boa sorte a todos....

Anónimo disse...

Caros colegas

Convençam de que quem decide as respostam são eles, mediante a interpretação que eles derem às perguntas e segundo critérios que só eles entendem. Se as coisas fossem claras as grelhas de correcção eram publicadas ao outro dia de ser feito o exame.
Boa sorte a todos!

Anónimo disse...

Caros colegas,

Concordo 100% com o ultimo comentarios, a otoc deveria publicar no dia seguinte a grelha da correcção dos exames, não o faz porquê? têm dúvidas também? alguma coisa grave se passa dentro da otoc.

Tita disse...

Olá colegas,

eu sei que é facil dizer estas coisas "da boca para fora", mas não devemos sofrer por antecipação.
Pela correcção da centralgest, eu não passo por uma questão :(
Isto cria imenso stress e ansiedade, pois aquela correcção tem sempre resoluções diferentes da otoc e aqora qual a mais correcta? Estaremos a criar expectivas ou pelo contrário a ficar decepcionados?
Acho que o melhor para todos é aguardar... a decisão é toda deles...
Felicidades a todos

Anónimo disse...

Caros colegas,

Ninguém tem mais propostas de correcções do exame de 26 de Fevereiro?
Esta espera começa a ser desesperante.

Cumps

Anónimo disse...

alguem já ligou pra otoc para saber quanto sai os resultados?

amanhã faz 3 semanas, já tem saido resultados com 3 semanas

Anónimo disse...

eu telefonei e disseram que ainda nao têm previsão

Anónimo disse...

Deviam fazer um boicote no próximo exame e não haver inscrições nenhumas. Queria só ver se eles não baixavam o grau de dificuldade dos exames. Se as receitas parassem de cair lá, iam ver se eles não deixavam de ser tão prepotente. Pessoal, temos de nos unir. Pensem nisso, A união faz a força.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Caros colegas,
Eu fui ao exame de 26/02 e realmente achei que tinha um grau de dificuldade “alto”, mas na minha opinião para acertar nas 50 questões.
Mas para se obter um aprovado, creio que a dificuldade é mínima.
Tem lá questões mto acessíveis e outras menos acessíveis, mas no geral para o tão esperado aprovado acho que não é assim um “bicho papão”.
Sou também da opinião que não é num exame que se vê um bom ou mau profissional, mas isto é como na faculdade…é por exames.
E outra coisa é exigirem a quem já tem uma licenciatura a realização do exame.
Isto são outras lutas.
Mas, quem acha que este exame era de dificuldade elevada para obter aprovado, não pode estar preparado para o mercado de trabalho.
É a minha opinião.
Boa sorte para todos

Anónimo disse...

Temos é que dedicar mais.. estudar muito... só assim para passar no exame.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Eu já fiz a minha grela de correcção do exame...e julgo que éstará mto próxima da grelha de correcção da otoc

Anónimo disse...

Podias publicá-la, se faz favor

Unknown disse...

Bom dia,
Podes enviar se fazes favor a tua proposta de correcção para linopereira1985@hotmail.com
Muito Agradecido!
Boa sorte a todos....

Sandra disse...

bom dia:

se possivel pr mim tb... ssilva.flor@gmail.com

brigada!

Anónimo disse...

Peço desculpa mas não a publico… por 2 razões.
Neste momento, com o stress que se está, já vão olhar para as respostas que queremos que seja.
E porque vai continuar a originar mta discordância, uma vez que só vão aceitar a correcção quando esta for publicada pela otoc.
Boa sorte a todos.

Anónimo disse...

ao último anónimo...
tanta coisa para isso?mais valia não dizer nada! sugestões são sugestões e toda a gente sabe que não são as respostas da OTOC, essas sim contam!

Anónimo disse...

Concordo com o anonimo anterior! Toda a gente sabe que as respostas da otoc contam, logo..n vejo qual é o problema de se publicar determinada coreccção! Enfim...

Anónimo disse...

Tanta cagança e n se vê nada! valha-me santa ignorÂncia!

Anónimo disse...

São opiniões!

Anónimo disse...

O Resultado Saiu...
Boa sorte

Anónimo disse...

Boa sorte a todos!

ALFA disse...

Finalmente. Nem sabia, nem estava à espera que as notas saiam hoje.
Mas finalmente, à 3ª foi de vez.Passei e boa sorte a todos.

Anónimo disse...

Eu reprovei :((...Já nem sei quantas vezes fui ao exame mas nunca mais passo...ai,ai..

Parabéns a quem passou! ;)

P.S. - As notas costumam sair à sexta, desta vez anteciparam-se.ehe

Anónimo disse...

Olá colegas!!
Infelizmente sou uma das q chumbou neste exame ... e mais uma vez apenas por 1 questão...
Estou a pensar pedir recurso...
A questão que me suscita duvida é a Q.5 IVA, em que a OTOC responde A compra dos aparelhos n está sujeita a IVA (com a qual concordo), mas também acho que a alinea A Venda dos aparelhos (...) também está correcta.
Caso alguém seja da mesma opinião, que me diga (smariano@pro-fn.pt) ou deixe aqui o seu argumento para comparar com o meu sff.
Obrigado por quem se disponibilizar a ajudar.
Parabéns a quem passou : )))

Anónimo disse...

Parabens aos que passaram... e aos que não passaram não desanimem.. Eu reprovei com 9.4 é frustante...muito mesmo...Mais quando já era a segunda vez a ir a exame.. Enfim..Boa Sorte a todos..

ALFA disse...

Fico triste por terem chumbado por uma.
Da minha parte no que puder ajudar é só dispor.
Já agora alguém sabe me dizer qual os passos para receber a cédula?
Cumprimentos a todos e coragem quem for em Junho. Eu foi à 3ª por isso n desanimem quem n conseguiu.Quem conseguiu Parabéns:)

Tita disse...

Olá Colegas!

Eu passei! Foi à....sexta vez!!
Como um colega já disse até já tinha perdido a conta...E tinha reprovado duas vezes por uma questão...
Estas palavras são para dar força aos colegas que não passaram, eu sei que se começa a "perder as forças", mas não desistam!
Se for preciso fazer guerra com eles...Contem comigo!

Felicidades a todos :)

Anónimo disse...

Aqueles que já chumbaram por uma em outros exames, alguma vez poram a hipotese de recorrer?
É que eu também chumbei por uma neste exame!
Estou a por a hipotese de recorrer. Acham que vale a pena? Ou só vou perder 200 euros...
Alguém sabe qual é a taxa de sucesso em pessoas que pedem recurso?
É que sinto-me bastante frustrado!

Anónimo disse...

Fui a exame pela 1ª vez e não passei.
Para me inscrever no práximo exame, o que tenho de fazer?
Basta fazer o pagamento (200€) ou tenho de enviar novamente toda a documentação?

Anónimo disse...

Pessoal, não passem na ponte 25 de Abril hoje porque vou-me atirar e o trânsito vai estar parado!!! lol.. bora lá mais uma vez....

ALFA disse...

Olá a todos, antes de mais parabéns TITa, lembro-me de ti neste site, eu foi à 3ª vez:)
Espero poder ajudar, nalgumas coisas que vou dizer. 1.º Quanto ao exame, e dps de ver a correcção, tenho msm a dizer que foi um exame com algumas questões complexas. 2.º Para se pedir revisão de nota, nos dois dias a seguir é que paga a taxa de € 200,00.
3.º Pedir recurso, e como alguns dizem que chumbaram por uma, tem 15 dias, é dirigido ao bastonário e não pagam nada. Façam é uma boa exposição na resposta que vocês deram e a que a OTOC deu.
O que puder ajudar...
Cumprimentos

Anónimo disse...

Olá colegas. Ontem a noite já tinha colocado um comentário aqui e volto a fazê-lo:
Infelizmente sou uma das q chumbou neste exame ... e mais uma vez apenas por 1 questão... já lá fui 4 vezes, em q em 2 delas chumbei por 1 questão...
Estou a pensar pedir recurso.
A questão que me suscita duvida é a Q.5 IVA, em que a OTOC responde "A compra dos aparelhos n está sujeita a IVA" (com a qual concordo), mas também acho que a alinea "A Venda dos aparelhos (...)" também está correcta.
Caso alguém seja da mesma opinião, que me diga (sandra_marianoo@hotmail.com) ou deixe aqui o seu argumento para comparar com o meu sff.
O valor a pagar de recurso são 100 euros (ver nota abaixo de onde está se passaram ou não vem explicação como proceder em caso de pedir recurso).
Obrigado por quem se disponibilizar a ajudar.
Parabéns a quem passou!!!

Optimisticamente céptico disse...

Cara colega,

Pergunto se a contestação da resposta da Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas à Questão 43 é uma hipótese ...

Em caso afirmativo, posso disponibilizar um texto para esse efeito ...

Cumprimentos

Anónimo disse...

Olá a todos, quanto à questão 43, não vejo a questão da Ordem errada.
É os 2.800 €.
É o método da obra de acabamento, a NCRF 19.
Ao último anómimo e à questão do IVA, eu tb falhei essa questão pq pus isenta.
Se chumbou por uma, é de recorrer.
Espero conseguir ajudar.

Anónimo disse...

nA QUESTAO 7, VERSAO A..ALGUEM ME EXPLICA PK É A RESPOSTA C (E não a D)?

obrigado

Tita disse...

Novamente olá a todos!

Alfa obg pelos parabéns. Foi uma luta dificil até aqui, por isso é que dou força a todos.

Vou expor duas situações e espero não ser muito confusa. Era assim que se passava nos exames anteriores e penso que se mantém:
1-Podem pedir revisão do exame nas 48 horas após sair a nota. Pagam a taxa (não sei se 100€ ou 200€) e é enviado o vosso exame para casa para vocês verem o que fizeram e depois argumentar, ou então

2-Pedem recurso, assim depois de receberem a carta com a não aprovação, tem 15 dias para pedir o recurso. A diferença é que não tem acesso ao exame. Se tiverem a certeza da resposta que deram esta é uma boa opção.
Foi assim que eu fiz para pedir recurso, mas infelizmente não foi aceite :(, mas há casos de sucesso.
Argumentem bem a vossa resposta e se for necessário peçam ajuda a professores da vossa faculdade.

Se tiverem alguma dúvida e que eu possa ajudar...:)

Anónimo disse...

Anónimo que respondeu à questão do IVA, errou essa questão mas acha como eu q está correcta a resposta "a venda dos aparelhos esta isenta de iva"???

Sandra M.

Optimisticamente céptico disse...

Caro colega ( anónimo Março 25, 2011 12:43 PM ),

Estando em causa o método da percentagem de acabamento, o valor do rédito a reconhecer em 20(N+1) é igual a 2.000 m.€ = 4.000 m.€ * ( 70,00 % - 20,00% ) ...

Como compreende, o reconhecimento do rédito é função da variação, período a período, na percentagem de acumulação dos gastos incorridos ...

Cumprimentos,

Unknown disse...

Colegas,

podiam-me dizer como é que souberam a nota? A mim só me aparece Reprovado

Tita disse...

Olá Ana,

Entras no site da OTOC e em "Inscrição na otoc" escolhes "resultados de exame". Depois escreves o teu nº de estagiária e o BI e fazes enviar.
Por baixo de "nota" vai aparecer "Aprovado" ou "Não Aprovado"

Tita disse...

Não te vai aparecer a nota que tiveste...(em valores)

Anónimo disse...

Fui um dos felizes que passou logo á primeira com cerca de 1 mês de estudo a 1h30 por dia, não percam a esperença e continuem!

Cumprimentos

Anónimo disse...

Caro optimisticamente céptico, logo exponho a resolução dos 2.800 €.
E já agora, tb pretendo ajudar uma colega minha com aquela questão do IVA. A mesma que a S. M fala.
A venda para Angola n está isenta de IVA? Eu penso que sim ou é pelo facto de dizer que n há que proceder à liquidação de IVA?Se puder ajudar agradeço.Assim que conseguir meto a resolução da percentagem de acabamento.

Anónimo disse...

Ultimo anonimo.
Falei com o prof. q me deu o curso de preparação para o exame e a resposta dele raltivamente a Q.5 é a seguinte:
Estive a analisar a Q5 e a resposta da OTOC está correcta, pois pq os bens nunca chegaram a entrar na CE, nunca a compra efectuada pelo operador PT será cá tributada, por não estar sujeita a tributação no nosso território, nem tão pouco na CE.
A resposta "venda ..." não está correcta, pois apesar de as exportações estarem de facto isentas pela alínea a) do art.º 14.º CIVA português, a venda efectuada pelo PT nunca será uma exportação a partir do nosso território, pois para que isso acontecesse era necessário que o bem saísse de PT com destino a Angola, o que não ocorreu pois o bem não chegou a entrar em PT, em resumo a venda efectuada pelo português é uma operação tb não sujeita em PT.

Espero ter ajudado, apesar de estar triste por n conseguir pedir recusrso com esta questao : ((

S.M

Anónimo disse...

Para quem chumbou tem que enviar o cheque de € 200,00, e uma carta dirigida a OTOC, mas n precisa enviar a documentação toda outra vez.
E já agora para quem passou quais os próximos passos? Ficamos à espera de uma carta?Cumprimentos a todos

Anónimo disse...

Alguém me pode argumentar as questoes 26 e 28?
Na questão 26, onde teem um artigo que fundamentem a resposta.
E na questao 28, como chegaram ao montante de 5000€. Respondi 22500€ baseando-me no art 41, onde 15000*150%=22500€

Anónimo disse...

Boa tarde a todos, eu também sou mais uma que chumbou, já é a 4ª vez que faço exame e desta chumbei por uma :(( Gostava de recorrer, mas nem sei como... Gostaria de saber qual a vossa opinião em relação à questão 34, acham que a resposta da OTOC é a mais acertada?
Obrigada e parabéns a quem conseguiu passar ;)

ALFA disse...

Bem, salvo sem total razão, já que estes exames são bastante complexos.
Vou tentar ajudar no que puder.
Na Q26 a resposta da OTOC é Juros suprimentos, tem cm suporte legal que é os artigos 71.º CIRS, penso q n.º2.Remete para o artigo 5.º CIRS.
Se bem que nesta questão as rendas tb tem taxas liberatórias, qd a outra parte tem contabilidade organizada,inclusivé já saiu num exame. No enunciado nd referiram por isso a resposta correcta e com razão é Juros de Suprimento.
Q28, o custo é 22.500, mas cmo ultrapassa o valor permitido que é 20.000e. O valor a deduzir, ou que se pode deduzir em 2010 é 5.000. (20.000 - 15.000) = 5.000. Vê o ponto n.º 2 do artigo em causa.
Questão 34. Todos os materias directos entram no custeio racional, isto é, as M.P e a M.O.D entram sempre no c.racional, a diferença é nos custos fixos que são imputados pelo coeficiente de PR/PN. Daí achar que é a resposta mais correcta.
Espero ter ajudado em algo.

Anónimo disse...

Boa tarde colegas.
Gostaria de saber se alguem vai/está a pensar pedir recurso de alguma questão do exame FEV. Se sim, qual a questão?
Gostava de tentar pedir recurso pois chumbei apenas por 1 questao, mas n estou a conseguir encontrar algo q valesse a pena :((
Obrigado.
S.M

Unknown disse...

Bom dia,

Fui um dos felizes que passou no exame de acesso á OTOC, gostaria de saber o que devo fazer agora para concluir o precesso de inscrição?

Cumps,
Lino Pereira

Tita disse...

Olá a todos.

Lino, eu também passei e aora não sei o que fazer...
Vou aguardar pela carta da OTOC para ver se diz alguma coisa ;)

Optimisticamente céptico disse...

Caro colega ( anónimo Março 27, 2011 7:48 PM ),

Considero existirem razões suficientemente válidas para contestar a opção de resposta para a Questão 43 ...

Cumprimentos

Anónimo disse...

Ultimo anonimo.
O problema é que não fiz a questão 43... nunca perguntei a OTOC, mas penso que só podemos pedir recurso daquela que respondemos certo?
Podia alegar que aquela resposta n estava correcta e por isso n respondi, logo deveria ser considerado como certa, mas não sei até que ponto isso faz sentido.
Tem conhecimento de alguma vez terem pedido recurso de questões que não tenham respondido?

Obrigado.
S.M.

Optimisticamente céptico disse...

Caro(a) colega S.M.,

Assim sendo, lamento, imenso, mas não há nada que possa fazer ...

Cumprimentos

Anónimo disse...

Optimisticamente céptico disse...
Cara colega,

Pergunto se a contestação da resposta da Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas à Questão 43 é uma hipótese ...

Em caso afirmativo, posso disponibilizar um texto para esse efeito ...

Cumprimentos

Março 25, 2011 12:32 PM

Boa Noite!

Será incómodo auxiliar-me e enviar o texto?
vou recorrer..e todas as ideias e textos de escrita a fundamentar são ajuda!
cumps

Anónimo disse...

V/ opinião:
que questões serão oportunas de recorrer...dado que há algumas que são de resposta duvidosa...

Anónimo disse...

Caro Optimisticamente céptico,
Será que podia dizer-me qual o seu argumento para a Q.43 para pedir recurso?
Caso queira, contacte-em via email sandra_marianoo@hotmail.com

Obrigado.
S.M

Optimisticamente céptico disse...

Caro colega ( anónimo Março 29, 2011 3:11 AM ),

Peço, por favor, que indique o endereço de correio electrónico, para que possa enviar o texto ...

Cumprimentos,

Optimisticamente céptico disse...

Caro colega ( anónimo Março 29, 2011 3:12 AM ),

A opção de resposta da OTOC para a Questão 43 é passível de contestação, claramente ...

Cumprimentos,

Anónimo disse...

Boa noite,

Também estou em dúvida relativamente à questão 43.
Sabem dizer-me se os 2 dias úteis para pedir a revisão da prova contam a partir do dia em que as respostas são publicadas, ou se contam a partir do dia em que recebemos a carta a dizer que não fomos aprovados?
É que já passaram os dois dias úteis, e sendo assim, nada feito...

Obrigado

Optimisticamente céptico disse...

Caro colega ( anónimo Março 29, 2011 10:38 PM ),

De acordo com o art. 45.º do Regulamento de Inscrição, Estágio e Exames Profissionais, a revisão de prova é solicitada nos 2 dias úteis seguintes após a notificação por carta registada ...

Cumprimentos

cris disse...

antes de mais agradeço o v/ alerta para o pedido de recurso...ser de apenas 2 dias após recebim. carta!
bem, não sei que questões agarrar...
se houver opiniões, ou alguém a recorrer e quiser partilhar ideias...agradeço!
e-mail: cvreis0@gmail.com
cumpts.

cris disse...

optimista céptico, boa noite:
meu e-mail:
cvreis0@gmail.com.
Agradeço a atenção!
cumpts

Anónimo disse...

Obrigado optimisticamente céptico. Podia então facultar-me o texto que tem para a questão 43?
O meu e-mail é o seguinte: xizita@hotmail.com

Cumprimentos

Anónimo disse...

Boa tarde a todos, chumbei no último exame só por uma questão. A resposta 43 foi uma das questões que eu errei, poderia facultar-me, também, o texto que preparou para poder recorrer? O meu e-mail é: francisco.filipa@gmail.com.
Agradeço desde já a atenção.

Anónimo disse...

Boa noite,
Alguém tem um texto que me possa facultar para contestar a resposta à questão 43, ou a qualquer uma outra que considerem passível de contestação?
Obrigada!
O meu e-mail é o seguinte: xizita@hotmail.com

Anónimo disse...

Boa tarde colegas!!
Alguém sabe de mais alguma questão q esteja a ser duvidosa para pedir recurso, para além da Q.43?

Obrigado.

Optimisticamente céptico disse...

Caro colega ( anónimo Março 31, 2011 2:22 PM ),

Parece-me razoável, igualmente, tentar contestar a opção de resposta para a Questão 31 ...

Cumprimentos

Anónimo disse...

A questão 31 pq?

Optimisticamente céptico disse...

Caro colega ( anónimo Abril 01, 2011 6:49 PM ),

Posso enviar, por correio electrónico, a fundamentação, se desejar ...

Cumprimentos

Anónimo disse...

Bom dia

Já agora se me podesse enviar para mim, agradecia

ssilva.flor@gmail.com

Anónimo disse...

Alguem sabe qual foi a % de aprovação no exame de fevº??

Anónimo disse...

Também não sei a aprovação mas acho que todos gostaríamos de saber.
Quem souber q se pronuncie.

Anónimo disse...

Optimisticamente céptico, bom dia.
No exame também reprovei por uma e vou recorrer em relação à questao 31. Nao se importa de me enviar a fundamentação para o meu email (veronica.a@iol.pt).
Obrigada

Anónimo disse...

A taxa de aprovação foi 21%.
Para quem está a pedir recurso (tal como eu), boa sorte.
Temos 3 dias para fundamentar as respostas.
Haja fé...

Sassa disse...

Olá. Optimisticamente ceptico, podia também enviar-me o texto para o recurso das questoes 31 e 43? O email é: inesraposo@hotmail.com
Obrigada

Anónimo disse...

Bom Dia Colegas,
Alguém já tem novidades relativamente aos recursos pedidos do exame FEV-11?

S.M.

Anónimo disse...

Eu recurri à questão 43 e deram-me razão.
As respostas estão a chegar hoje

Anónimo disse...

Olá ultimo anonimo,
Desde já, Mtos Parabéns!!
Respondeu mesmo à questao 43 (2.000) ou pediu recurso alegando existirem 2 possiveis respostas?
S.M.

Anónimo disse...

Muito obrigada.
Após ter optado pela resposta 2.000, recorri.
A resposta da OTOC foi que, uma vez que a questão suscitou duvidas, iriam consider correcta a resposta 2000.

Anónimo disse...

Ultimo anonimo,
Se possivel deixe aqui o seu email, gostava de entrar em contacto consigo para lhe colocar uma questao sff.
Obrigado.
S.M

Anónimo disse...

ok
apaulaslmendes@gmail.com

Anónimo disse...

Boa tarde colegas,
Alguém tem mais novidades relativamente aos recursos pedidos do exame FEV-11?

Andreia Justiça disse...

Último anónimo, as únicas novidades é que se aprovaram os recursos à questão 43. Todos foram aceites, msm quem não respondeu.
E alguns recursos com base em português,interpretação de questões que se responderam efectivamente não foram aceites. Temos potenciais tocs que não o são - pois n recorreram e mereciam (caso chumbassem por uma a questão) 43 certa como os que são tocs agora efectivamente com uma questão q mts não olharam.É só apenas uma opinião.
Aos que chumbaram por uma e q n recorreram à questão 43, força no exame de Junho. Aos que passaram com a 43 e não recorreram, preservou a vossa luta, aos q tinham 2.000 Parabéns.

Patrícia disse...

Olá Andreia,

No teu comentário mencionas que aceitaram recursos da questão 43 mesmo de quem não respondeu? Eu não pedi recurso dessa porque não tinha respondido e chumbei por uma questão.
Pedi recurso da 31 e não aceitaram...a meu ver, porque não quiseram aceitar, pois o código é explicito...

Patrícia disse...

Alguém me poderá confirmar se alguém que tenha recorrido à questão 31 teve sucesso no recurso? E se de facto é verdade que mesmo sem terem respondido à 43, o recurso foi aceite? A ser verdade é mesmo uma injustiça, mas só prova que a vida está para os espertos, e contra isso nada.

Anónimo disse...

Olá Patrícia, eu também só chumbei por uma questão e também recorri com a questão 31, mas até achei que a justificação deles foi certa, porque no ano de 2009 a empresa já tinha deduzido 25% do valor da dívida e em 2010, quando a empresa cliente entrou em insolvência, só faltava deduzir 75%. Foi o que eu intendi da justificação deles. Fico triste por toda a gente que recorreu à questão 43 tenham passado, mesmo que não tenham respondi, pois eu só não recorri porque a minha resposta não foi nem as que eles consideraram nem aquela que andavam por aqui a dizer. Mas pronto, dou os parabéns a quem conseguiu e desejo muito boa sorte a quem vai repetir outra vez o exame.

Patrícia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Patrícia disse...

Para o último anónimo,

Estas enganado. Não há qualquer dúvida de que a resposta assinalada pela OTOC está correcta. No entanto, se analisares o CIRC com rigor, verás que existe outra resposta correcta, mas que por algum motivo a OTOC não quer reconhecer...

Se quiseres deixa o teu email

Anónimo disse...

o meu e-mail é francisco.filipa@gmail.com

Ainda se pode recorrer para o bastonário :)

Anónimo disse...

Boas Malta. E que tal os recursos para o bastonário?
Como corre o estudo? Acham que o exame vai ser mais acessível que o de Fevereiro de 2011? Tem muitas dúvidas?
Cumprimentos a todos...

Anónimo disse...

Olá. Algum responsável pelo blog me poderá dizer se há algum problema com o mesmo, é que não me aparecem os comentários mais recentes de lado e tenho visto poucos comentários, ou é mesmo a falta deles?Obrigado

Anónimo disse...

Eu, também chumbei por uma. Recorri ao juri e ao bastonário e não tive sucesso!
Acho que estou decidido a nunca mais ir a exame...foram 4 tentativas,tive perto de ser TOC por 2 vezes e não vou mais!
É obvio que me sinto triste de nao ter conseguido, mas a vida continua...
Boa sorte para todos que vão tentar ir a exame.

Anónimo disse...

Último anónimo, não desistas. Tenta mais uma vez nem que seja. Muitos passam à 6. Faz um forcing.
Recorreste ao bastonário com qual? Com a 43?
Boa Sorte para amanhã a quem for a exame.
Cumprimentos

Anónimo disse...

boa tarde,

Aquem me pode dizer como funciona agora o exame, tem duas partes e tem um intervalo de meia hora entre as partes do exame.só na segunda parte é que dão o enunciado da segunda parte ou dao td ao mesmo tempo.
nós no intervalos podemos sair?
obrigada

Anónimo disse...

O exame é composto por duas partes, cada uma de 25 questões, duração de duas horas. O intervalo é de 30minutos e sim pode-se levantar.
Cada enunciado é entregue em cada parte. Boa sorte a todos, já passei pelo mesmo em Fevereiro e desejo Boa Sorte.
Cumprimentos

Anónimo disse...

Boa noite

Uma pequena questão! Anteriormente tínhamos que ter positiva dos dois exames, com esta nova estrutura continua o mesmo processo ou a soma dos dois tem que dar 9,5?

Obrigado

Anónimo disse...

A Soma dos dois tem de ser 9,5.
São 5 questões de ética em cada lado.

Anónimo disse...

E que tal o Exame?

Anónimo disse...

Bom dia

Acho que mal..os nervos dão cabo do cerebro!
Mas penso que era acessivel este exame!!!

enfim, la estarei de certeza em Outubro

Anónimo disse...

Há alguém que tenha frequentado algum curso de preparação, que agora junto dos seus formadores possa corrigir o exame, e colocar-nos aqui as respostas? Isso era de uma incrivel utilidade. Não só nos retirava a agonia de um mês de espera, assim como nos dava tempo para revermos a situação individual de cada um. Se alguém fizer um sacrificio pessoal pelo bem de todos, ficar-lhe-iamos muito gratos.

Anónimo disse...

Alguem foi a exame de Junho? Respostas, não ha? Estou a achar o pessoal muito "calado" e queito neste blogue!!! Que se passa malta?

Anónimo disse...

Eu não fui a exame, mas pelo que disseram foi acessível. Muito acessível.
É verdade?

Anónimo disse...

Boas! Sim foi acessivel! Contudo com bastantes ratoeiras!

Anónimo disse...

Boa tarde a todos. Também fui a este último exame e achei a 1ª parte mais acessível do que a 2ª, apesar de já ter visto exames mais difíceis.
Espero que, aquilo que fiz, dê para passar :)

Anónimo disse...

Olá. Foi de facto muito acessível, snc nada de especial, nada de réditos ou coisas complicadas cm saiu em Fevereiro.A 1.ª parte acessível e a 2ª parte de fiscalidade era mt fácil mesmo.
ihihihihihihihih. A parte financeira foi ela toda fácil tb. A analítica trabalhosa mas nenhum bicho papão. Não teve nada a ver com o de Fevereiro.
Cumprimentos e Boa Sorte

Anónimo disse...

eu desta vez não fui ...e foi acessível? ...bolas

Anónimo disse...

Ao último anónimo, sim foi mt acessível. Isto da Ordem não sabemos quando complicam ou facilitam, mas este último exame era msm acessível.

Anónimo disse...

Esperemos que aquilo que achamos acessivel, não tenha água no bico!!!!

Vamoa a ver! já andei a pesquisar as respostas e ja vi, algumas que podiam ter "n" interpretações, e algumas das quais que causam serias duvidas, fomentando mais que uma hipotese!

Vamos la ver, o que nos reservam os resultados!
Boa sorte a todos os que foram a exame!

Anónimo disse...

Último anónimo podes dizer q questões criam dúvidas?Obrigado

ana disse...

Em meu entender as perguntas que criam mais duvidas são: 5, 20,26, 32,35 e 45.

Anónimo disse...

Sim, colega, isso e verdade, essas questoes sem duvida são as que causam mais confusão!

Tambem achei as de analitica um pouco "pesadas"..vamos a ver o resultado que nos reserva!

Boa sorte a td!!!

Anónimo disse...

Boa Tarde

alguem pode colocar aqui uma proposta de resolução?

Agradecia muito

Anónimo disse...

Bom dia:

Veja aqui uma 1º parte da correcçao:

http://contabilistas.info/forum/index.php?topic=2360.0

Charlie disse...

Olá a todos,tenho constatado que este Blog tá sem vida e sem actualizações,talvez utilizem novos blogs.Venho desta forma despedir-me do mesmo. Um Blog que tanto me ajudou para os exames, e que agora tento ajudar desde que passei.Existiram exames muito puxados, e outros com outro grau de dificuldade bem mais acessível. Por isso muito estudo e alguma sorte nos exames que se vão.E também sorte nas questões que escolhem para recurso.
Mais difícil que passar no exame está a ser arranjar algum cliente, por isso cabe a todos valorizar cada vez mais esta profisssão. Profissão não apenas de contas ou declarações fiscais mas profissão de valor, por isso defendo que tanto individuais como escritórios devem ter avenças mais elevadas e com isso menos empresas a cargo de cada um. No fundo é o que nos diz o nosso código de Ética.
Um bem haja a todos e muito Obrigado.

Anónimo disse...

Boas! Concordo a 100% com o que disse.
De facto e triste que este blog esteja assim, tao "arrumado"..
boa sorte e Deus queira que eu tenha passado

Deda disse...

Olá,

Vou a exame em Outubro.

Alguém tem resolução do exame de Junho?

Os posts mais populares (de sempre!)

Pesquisar neste blogue