quinta-feira, 4 de março de 2010

Preparação para o próximo exame da OTOC

Estudar durante meses com um único objectivo: passar no exame de acesso à OTOC. Esta é a realidade da maioria dos recém-licenciados em contabilidade e gestão em Portugal.

O exame para o acesso à profissão de TOC ainda é considerado um bicho de sete cabeças para muitos, principalmente para quem vai fazer o exame pela primeira vez. No entanto, com os conhecimentos obtidos na licenciatura e algum treino baseado na realização de dois ou três dos anteriores exames (que a OTOC disponibiliza no seu site, com as respectivas grelhas de correcção), bastará ter confiança para fazer uma boa prova.

No próximo dia 13 de Março de 2010 será realizado mais um exame, por isso o "Forum dos TOC (não oficial)" consultou especialistas para ajudar os candidatos a prepararem-se melhor para o dia da prova e a obter êxito no exame, diminuindo o nervosismo e a ansiedade próprios destes momentos.

De acordo com certos psicólogos, a preparação para a prova de exame para inscrição como TOC envolve quatro aspectos principais: a preparação física, emocional, intelectual e espiritual.

“Deve-se cuidar da saúde física através de boa alimentação, dando repouso adequado ao corpo e praticando exercícios que estimulem a vitalidade e funcionamento saudável do organismo; realizar actividades e práticas para manter a calma e a serenidade, não deixando que o stress constante do exame - com a pressão das taxas de insucesso ou do número de perguntas e tempo para as responder - estimule reacções constantes de medo, raiva e tristeza; estudar com afinco as matérias do exame, descobrindo cada um a sua própria forma de aprender e resolver as questões, mas também ouvindo os conselhos dos professores e de TOC's conhecidos ou lendo dicas úteis de blogs ou fóruns especializados, e compreendendo que o passar e o não passar fazem parte do processo e que, em cada qualquer uma dessas situações, é possível tirar lições e ganhar experiência”, dizem os psicólogos.

Ficar nervoso perante os exames é comum e representa a ansiedade que todos sentem perante o desconhecido: “O medo de não passar gera estados de nervosismo que podem atrapalhar a concentração e mesmo a capacidade de recordar, durante a prova, o que foi estudado e aprendido”. Para manter a calma, os psicólogos consultados explicam que é preciso aceitar quer a possibilidade de passar como a de não passar, sem demasiada exigência e, ao mesmo tempo, devem-se realizar actividades que estimulem a tranquilidade e harmonia interior, tal como exercícios de relaxamento e meditação, massagem, acupunctura, entre outros.

Além disso, tudo que tinha que ser aprendido já se encontra gravado na memória antes da noite anterior à prova. Por isso, não adianta desgastar-se na véspera tentando decorar conhecimentos e por em dia um ou outro pormenor. “Embora cada candidato tenha seu próprio modo de actuar - na visão dos psicólogos - o melhor a fazer é tentar relaxar e descansar bem para no outro dia estar bem disposto, atento e calmo o suficiente para na prova se conseguir lembrar dos conhecimentos estudados durante vários meses”.

Sobre a vontade de se continuar a estudar na véspera da prova, afirmam os psicólogos que cada um deve seguir a sua consciência quando escolhe até que momento deve estudar. “No entanto, chama-se a atenção para o facto de, na véspera, geralmente é melhor relaxar e descansar do que ficar em stress a tentar gravar fórmulas e informações adquiridas à última da hora. Quanto mais tranquilo o candidato estiver, melhor a sua mente funcionará no momento da prova e mais acesso terá aos conhecimentos entretanto apreendidos”.

Mesmo assim, se o candidato sentir muita necessidade de estudar na véspera, os psicólogos consultados defendem que é melhor respeitar esse desejo do que se arrepender ou culpar depois. Ainda assim, recordam que consideram fundamental que na véspera haja maior dedicação à preparação emocional (manter-se calmo e relaxado) do que à intelectual (ficar a estudar até ao último momento).

NA NOITE ANTERIOR

Os psicólogos acrescentaram que não existe uma fórmula que defina como dormir melhor na véspera da prova. Isso porque, cada um tem uma relação diferente com o dormir e com o sono. No entanto, deixam algumas dicas que podem ajudar:

1) parar de estudar várias horas antes de ir dormir para a mente começar a repousar;

2) tomar um banho morno ou quente, que é relaxante;

3) por música tranquila e deitar-se na cama relaxando todo o corpo;

4) fazer um exercício de respiração prestando atenção, durante alguns minutos, ao ar que é inspirado e expirado (isto acalma as emoções e a mente, preparando o organismo para um sono mais profundo e reparador).

5) definir o despertador para uma hora que permita tomar um pequeno almoço com calma e evitar o transito para chegar atempadamente ao local do exame.

ALIMENTAÇÃO

Os cuidados com a alimentação também devem ser observados. Segundo a nutricionista que consultámos, uma semana antes da prova, por exemplo, já é bom comer coisas mais leves, evitando comidas pesadas e dando preferência às frutas e grelhados. “Também evitar os molhos, que podem provocar gases e diarreia. Na véspera, também não é muito bom comer muita fruta e salada, devido ao excesso de fibras. A refeição deve ser simples, como carne grelha com puré de batata”, disse.

Na manhã da prova, o ideal é optar por um pequeno almoço reforçado e não ir para a prova em jejum. Além disso, deve-se levar algum líquido - sendo o melhor água - para hidratar. Para quem costuma tomar café diariamente, deve optar por beber um cerca de 10 minutos antes do início da prova.

86 comentários:

Anónimo disse...

Quero em primeiro lugar dar os Parabéns a pessoa(s) que redigiram a matéria, está muito clara, objectiva. Contudo apesar de todas as dicas serem sempre benvindas e se devão manter, o outro lado da moeda não pode ser descurado, ou seja, os mentores do exame.
Pois embora um recém licenciado se debate com esses sentimentos todos, medo, tristeza e frustação, o facto é que no que diz respeito ao exame da OTOC ao contrário dos exames realizados nas respectivas universidades ou politécnicos, tem sido eleborado de forma muito contoversa, com questões mal estruturadas, respostas ainda mais confusas e dúbias. Basta por exemplo falar em matérias de fiscalidade, mediante a interpretação que cada examinado dê pode estar a respota correcta nas alíneas e no entanto a feita pela OTOC ser diferente,e com isso o chumbo ser o mais certo.
Por isso em certas questões sou de acordo que se pudesse fazer comentários que achassemos pertinentes para que quem esta a corrigir podesse ver de que forma foi interpretada a questão.
Outra coisa que como candidata agora a exame no próximo dia 13 não posso deixar de me preocupar, diz respeito às inúmeras novidades que existem quer a nível da contabilidade com a entrada em vigor do SNC, quer em termos de IRC e alterações no IVA. Pelo que este ano de 2010 cheio de novidades e que os próprios TOC's no activo ainda andam a tentar assimilar as novidades com formações atrás de formações, que fará no caso dos examinandos que sempre tiveram o POC como sua biblia...
Espero sinceramente que seja um exame coerente e sem grandes novidades pois devem reflectir um pouco sobre a taxa de sucesso do último ano, não me parece que os candidatos que não passaram sejam todos "burros", pois isso seria muito mau, uma vez que sendo licenciados estariam a colocar em causa as escolas de formação que lhes atribuiram o grau de licenciado, assim como os próprios docentes( alguns TOC's, autores de livros, ligados à Ordem , etc).
Finalmente aos que já sao TOC's meus parabéns aos que como eu vão no próximo dia 13 tentar a sua sorte, quero deixar o meu voto de Boa Sorte!
E.M.

Anónimo disse...

Alguem tem uma ideia de que tipo de empresa podera sair no proximo exame?que tipo de actividade?

Anónimo disse...

É sobre uma empresa comercial... ou industrial... ou de serviços...organismos públicos não sai.

;)

(Ninguém sabe e devia ser indiferente...)

Anónimo disse...

Fui dos que tive a sorte de passar no ultimo exame, e venho aqui dar vos uma palavra de incentivo e de coragem.

1º leiam o exame e resolvam o que souberem sem voltar atrás, só depois venham rever o que não fizeram.

2º não sabem não respondam, é a descontar, a não ser que façam as vossas contas e o que tem não dê pra no caso de ter tudo certo não dar pra 10.

3º e muito importante extruturem bem os codigos e o SNC é fundamental.

boa sorte a todos, caros futuros colegas

Anónimo disse...

tenho-me matado a estudar, já fiz vários exames anteriores, fiz casos práticos de livros de snc, pedi a 1 TOC q conheço manuais de formações q a OTOC tem feito sobre a alteração dos códigos dos impostos por causa do snc, mas estes conselhos de relaxamento e de alimentação nunca experimentei. Ainda falta 1 semana, por isso vou experimentar, mal n deve fazer...

alexandra disse...

Bom dia
Vou fazer exame no proximo dia 13 Fiz um curso de preparação em que só no final um dos formadores nos disse que deviamos apostar nas diferenças entre o POC e o SNC. será que alguem tem apontamentos com essas materias e me pode enviar.
desde já obrigado
xanita.mmma@gmail.com

Anónimo disse...

Alexandra tenho uma triste noticia para lhe dar...é claro que os seus formadores lhe vão dizer para apostar nas diferenças entre POC\SNC! E eles teriam total razão se este tipo de exame fosse um exame razoável...mas não é!

Aconcelho a todos (a mim inclusive que tb vou fazer exame dia 13) a pedir uma reza a alguem que as faça e peça muita sorte (quando digo sorte digo mesmo SORTE) porque já me apercebi que este exame não passa quem estuda muito ou sabe mais do que os outros...passa quem tem a sorte de passar.

Eles com isto não avaliam nada com jeito. É simplesmente generalizarem este exame aos TOCs actuais para "avaliarem a sua competência para fazerem parte da ordem" e ver 90% deles cairem...

É ridiculo. Simplesmente ridiculo.

Mas 2010 é um ano de resolução, pelo menos para mim...vou tentar agora em Março e, não passando tentarei em Outubro e, inevitavelmente será o meu último exame para a Ordem...

Pelo dinheiro que se gasta já teria outro curso superior e, com este, arranjaria de dar outros contributos para a entidade patronal.

Não vou, para alem deste ano, gastar mais dinheiro à custa da prepotência de senhores que, muitos deles, estão apenas na ordem para ganharem "tachos" e muitos deles sendo TOCS nem de contabilidade sabem... e, pasmem-se!! nem o actual bastonário é licenciado nem toc!

lol Só em Portugal. lol

Esta é a minha frustação posta em escrito...desculpem qualquer coisa.

É só que a "nuvem" deste exame já me persegue à algum tempo e no final deste ano vai, duma forma ou de outra, desaparecer.

Boa SORTE a todos!!!

Anónimo disse...

Todos estao preocupados com o passar no exame. Eu tambem.. ja é a quarta vez que vou... mas quando a taxa de reprovação está nos 90s%.... nao somos nos que nao sabemos.. algo no sistema esta mal.... Estou em mestrado numa UNIVERSIDADE conceituada e passei com distinção a fiscalidade e a contabilidade avançada.. e tenho consciencia que a probabilidade de passar é minima... em cada 100 CHUMBAM MAIS DE 90... È VERDADE RECEBI A CARTA DA OTOC... ERRO CRUCIAL E VERGONHOSO DE QUEM NO EXIGE TANTO, OS TERMOS USADOS AINDA SAO OS ANTIGOS... EXISTENCIAS... IMOBILIZADO CORPOREO E INCORPOREO???? E DEPOIS VÊM EXIGIR TUDO :) DÁ VONTADE DE RIR. È PENA EU PRECISAR...

Anónimo disse...

Eu vou esperar pelo próximo exame...quero ver como este vai ser.

Anónimo disse...

Para o anónimo que escreveu "È VERDADE RECEBI A CARTA DA OTOC... ERRO CRUCIAL E VERGONHOSO DE QUEM NO EXIGE TANTO, OS TERMOS USADOS AINDA SAO OS ANTIGOS... " tenha em atenção que nos elementos de consulta vem SNC e POC. Ou seja, para mim pode não ser um erro, pois nada nos garante que efectivamente o exame não tenha perguntas sobre POC e SNC em simultaneo. Ou seja, perguntas sobre a transição, por exemplo: em 2009 em POC contabilizou-se da forma x, e em 2010 em SNC contabiliza-se da forma y, logo o movimento de transição deve ser z. Isso obriga as pessoas a saber como contabilizar tanto em POC como em SNC e a conhecer tanto os termos antigos como os novos.

Anónimo disse...

não é isso...
é o poc para empresas de administraçao publica

Anónimo disse...

"é o poc para empresas de administraçao publica"

Pois, que eu tenha reparado nunca saiu nos exames anteriores uma empresa de administração publica...bem, era só o que nos faltava que fosse agora isso...

Anónimo disse...

lolada!

Desculpem mas tenho que me rir...para não chorar! lol

Não vamos tar com hipoteses. Vamos lá e tentar a nossa sorte. O que será, será...

Deste ano não passa, ou vai ou racha! Depois de 2010 já nao faço exames duma maneira ou de outra...

Apesar de também precisar vou arranjar alternativas de realização profissional...

Anónimo disse...

Eu já desisti. Fui lá uma ssérie de vezes qye já lhe perdi a conta.
São uns exames avaliados/corrigidos de uma forma muito injusta, mal elaborados, com imensos erros de português...
Poderia enumerar aqui MUITAS questões nas quais as respostas da ctoc deixam muito a desejar. Situações ridículas nas questões e muito mal explicadas e sempre exageradamente confusas.

Estes exames têm sem dúvida uma envolvente muito complexa desde o seu regulamento até ao dia em que saiem cá para fora os resultados o que normalmente demora cerca de 1 mês e 1 semana ou até mais.
Digam-me lá se um exame que em 40 questões tem cerca de 30 como resposta possível "nenhuma das anteriores" não enerva qualquer um??????!!!

Digam o que disserem mas eu gostaria de ver muitos (98/99%) tocs membros realizar estes exames e logo veriamos se eram 80.000. Coitados... muitos deles nem uma renda contabilizam correctamente!

Mas é perfeitamente compreensível o seguinte: num país pequenino como o nosso 80.000 tocs é talvez um exagero e apesar disso apenas cerca de 10.000/20.000 provavelmente (não faço ideia...) estarão a exercer. Sendo assim não é de todo interessante que entrem mais membros novos porque reparem: construir vislumbradas sedes e efectuar a respoectiva manutenção, garantir os custos de um fundo de pensão, dos cds/pens e revistas mensais, das salas para formações e por fora a 80.000 tocs é complicado e assim quantos mais "andarem a bater à porta" com chumbos e mais chumbos será certamente mais proveitoso porque entram os €€€ dos exames e das formações às quais os estagiários (chumbados) podem passar a frequentar porque como os tocs vão lá apenas assinar para obter os créditos e de seguida vão embora podem perfeitamente alugar uma sala com 200 lugares para 300 inscrições.

Esta ctoc é um bocado o espelho do tuga: é um "chico-espertismo" que vai lá dando os seus resultados até um dia...

Anónimo disse...

Eu fui um dos que reprovei em Outubro.
Sou licenciado em outra área com emprego estável na adm. Pública, mas tenho um desejo de ser TOC e por isso tirei mais 2 licenciaturas na área da contabilidade e gestão, porque são áreas que adoro.
Senti-me frustrado por falhar na 1ª vez, mas não vou deixar que “alguém” me impeça de concretizar um desejo, por isso apesar de ter pensado em não ir agora a exame, resolvi a ultima da hora inscrever-me e tenho estudado o SNC sozinho.
Sorte para todos e muita concentração, pois foi a falta dela que me prejudicou.

Unknown disse...

Eu é a primeira vez que vou fazer o exame, e apesar de já faltar pouco depois de ler os comentários o que apetece mesmo é ficar em casa na "caminha", como já dizia o outro. De qualquer forma acho que vou correr o risco, mal por mal sempre se treina para o próximo. Acho muito bem a realização destes exames, já os moldes em que são redigidas as questões são no mínimo duvidosos, até para limitar de alguma forma o acesso à ordem, a exemplo do que acontece na maioria das Ordens Profissionais, mas tenho uma grande dúvida, será que um Recém Licenciado do ISCAL tem mais conhecimentos de contabilidade e fiscalidade que uma pessoa com 10 anos de experiência na área? No entender da OTOC parece que sim, eu não concordo e apesar do ISCAL ser reconhecidamente a melhor escola de contabilidade do país, acho que deveriam ter também de realizar os exames. Eu sou licenciado no ISCTE e todas as matérias submetidas a exame, com excepção do exame de deontologia, foram matérias às quais eu passei com boas notas. Nesta medida estes exames parecem-me ser bastante injustos.
Foi só um desabafo.....

Anónimo disse...

"No entender da OTOC parece que sim, eu não concordo e apesar do ISCAL ser reconhecidamente a melhor escola de contabilidade do país, acho que deveriam ter também de realizar os exames."

Desculpe mas eu não percebi o seu comentário.Todos têm de realizar exames profissionais. Todos! Quer tenham curso no ISCAL, no ISCTE ou um curso de Economia. A úncia diferença é ter de realizar ou não estágio e ter de fazer ou nao o exame deontologico. Mas do exame de contabilidade ninguem se safa, não há entradas directas.

Acho que as pessoas devem ter cuidado com os comentários e ver bem se o que dizem é verdade para não causarem confusão nos colegas que vêm cá ler.

Anónimo disse...

Olá... Gostaria de desejar boa sorte aos que vão tentar novamente entrar na Ordem agora em Março. Eu faço parte dos 91% de reprovados do exame de Outubro e não tenho coragem de ir a exame novamente. Pensei ir a exame em Junho mas acho que não vou.
Estou a pensar fazer um curso de preparação para o exame e gostaria, quem fez, que me dissesem se vale a pena, se se aprende alguma coisa, ou se ajuda realmente para o exame.
Também gostaria que me dissessem onde são esses cursos preferência na área do Porto ou Braga. Obrigada...

Unknown disse...

Peço desculpa pelo lapso, é que em 2003 apenas se tinha de efectuar o exame de deontologia e fiz confusão.
Qualquer pessoa se pode equivocar e este fórum penso eu acaba também para servir de prestação de esclarecimentos.....
Obrigado pelo reparo

Anónimo disse...

No porto, a universidade portucalense tem esse curso de preparação mas nunca frequentei.

Anónimo disse...

Pessoal, info importante.

Para quem está curioso em saber quantas pessoas, se inscrevem, taxas de aprovação, quantos pedem recurso, etc. é só ir ao site da OTOC e na página principal está uma notica sobre o Relatório e Contas de 2009 (página 17 à 21)

Além disso também ajuda a esclarecer a polémica toda sobre o "novo modelo de exame" que afinal era e depois não era... Bem, pelo que lá dizem efectivamente havia uma proposta da comissão de inscrição para efectuar várias alterações, entre as quais juntar o exame de contabilidade e o deontologico num unico. Mas devido às alterações no Estatuto e às eleições isso ficou pendente à espera da análise e aprovação da direcção.

link directo http://www.otoc.pt/fotos/editor2/RELATORIOCONTAS2009_web.pdf

Anónimo disse...

ATENÇÃO: para quem n sabe, o exame desconta nas respostas erradas!

Eis o que uma professora tem a dizer sobre o "método americano":

"(...) em qualquer exame de qualquer curso de qualquer Universidade, nas perguntas de escolha múltipla, as respostas erradas contam negativamente.
Porque nas perguntas desse tipo, a resposta certa está lá escrita, nas possibilidades de escolha dadas ao examinando.
Se as erradas não descontarem, qualquer pessoa coloca uma resposta à sorte (ou várias; ou todas, porque não???) e a probabilidade de "acertar" é considerável pois as escolhas nunca são imensas.
É por isso que, nesse tipo de questões, as respostas erradas desvalorizam.
No fundo, trata-se de proteger quem conhece a resposta certa, relativamente a quem "atira" à sorte."

CONSELHO: se não tens a certeza, não respondas.

Anónimo disse...

Obrigado pela informação.

Acho que a curva descendente dos exames de 2009 revelam muito...

Então o de Outubro... infelizmente eu não fiz parte dessa estatistica e vou tentar este sabado.

Estou extremamente calmo...sabem porquê? Já tentei 3 vezes fazer o exame, sempre com extremo estudo e até alguma obsessão...nada. Cheguei a um ponto que estou descrente com esta "Ordem" e, infelizmente, a minha cabeça precisa de um pouco de descanso disto. Tanto não seja um mês ou dois...

Estou extremamente calmo porque, desta vez, vou tentar (perdoem a expressão) o "cagalhão mor"...lol

Não consigo enfrentar este exame de outra forma de tão cansado que estou...

Continuo sem perceber como com mais de 5 anos de experiência profissional nisto, licenciado, envolvido em todas as fases da contabilidade não consigo passar...e outros ainda com melhores condições do que eu o mesmo.

Chegam depois recém licenciados, que nem uma factura sabem o que é, muito menos um apuramento do IVA e obviamente nem vamos falar de encerramentos...e conseguem! Às vezes à primeira!!

Isto é sintoma que algo está mau quando são estes (ok, nem todos) que são os "novos TOCs".

O que diz o relatório de contas é que de 3500 e tal pessoas que fizeram exames em 2009, 84% não servem...e não me venham falar de seleccionar os melhores ou mais profissionalmente aptos que isso são simplesmente tretas...

É o Portugal de hoje...a riqueza de uns a pobreza sempre dos mesmos...

Enfim...Muita sorte!

Anónimo disse...

Eu sou um daqueles que não vai a exame este sabado...pedi adiamento pois tive receio...mas já ando a estudar afincadamente para o de Junho.

Boa sorte a todos que vão tentar este sabado. Força e não desanimem!

Anónimo disse...

Boa sorte aos que neste Sabado vão tentar!
Os que não são aprovados, pelos comentários lidos neste blog, falharam por pouco, 9,25; 9,50...Mas não lí nenhum comentário sobre quem consegue aprovar com que nota o faz? Não importa? Não há estatística? Ou optam precisamente pela estratégia "se não sabes não respondas pois pode descontar" e aprovam todos com o 10? É isso? Se assim é não resta outra solução do que fazer o "exame" que de facto não afere da qualidade do futuro TOC, mas é sim um pequeno, triste e caro exercicio de entrada para uma ordem

Anónimo disse...

Alguém pode disponibilizar o enunciado do exame???

Anónimo disse...

Então pessoal, qual foi a percentagem de aprovação no exame de Março/2010?
Prognósticos para o exame de Junho?

Anónimo disse...

Desde já desejo BOA SORTE a quem vai realizar exame no próximo dia 26 de Junho, eu adiei uma vez que não tive tempo para estudar...

Depois os parabéns a quem já passou no exame....

Estou um pouco perdida no meu estudo, precisava de saber se alguém tem um guião de estudo, livros de apoio até mesmo apontamentos!! Não sei mesmo por onde começar e estou a precisar de ajuda urgentemente, fico à espera dessa ajuda.
Desde já muito obrigado

queiros_sofia@hotmail.com

Anónimo disse...

Boa Tarde a todos,

Estou inscrito para o próximo exame do dia 26 de Junho, contudo não tenho tido muito tempo para estudar e rever algumas das alterações mais importantes uma vez que entidade onde trabalho está a aplicar as normas durante este período que deveria servir para estudar e também porque o Ano fiscal adoptado termina agora.

Tentei contactar a OTOC para adiar o exame e foi-me dito que já o deveria ter feito, contudo ainda posso enviar carta ao Presidente do Conselho Directivo da OTOC. Será que alguém me poderia ajudar com o modelo da referida carta?

O meu contacto é hollaonne@hotmail.com, agradeço a quem me possa ajudar que me envie cópia ou PDF do modelo em questão.

Obrigado a todos e boa sorte para o exame.

Anónimo disse...

Muito boa noite, vou fazer exame no dia 26 Junho de 2010 e estou algumas dificuldades (para além de outras) nas secções homógeneas, se alguém pudesse, gostava que colocassem a resolução da questão 35 do exame de 21 de Junho de 2008 e da questão 32 do exame do dia 27 Junho 2009.

Agradeço desde a atenção.

Boa sorte para quem vai fazer exame.

Anónimo disse...

Olá a todos.
Parao último anónimo, se quiseres que te envie a resolução a essas questões, disponibiliza o teu e-mail que eu mando-te, é mais prático



Cumprimentos.

Anónimo disse...

Boa tarde.

Então o meu e-mail para envio da resolução das questões é: francisco.filipa@gmail.com

Já agora, aproveitando, se pudesses enviar também a resolução da questão 33 do exame do dia 14 de Março de 2009, também agradecia.

Obrigada ;)

Anónimo disse...

Boa tarde, ja agora se também podesses enviar essas resoluções para mim agradecia. Obrigada.
paulackuka@hotmail.com

Anónimo disse...

Só posso enviar as resoluções amanhã de manhã, porque me esqueci delas em casa e so tenho scanar no meu local de trabalho.
Amanha as 9h envio isso, sem falta. Peço desculpa.
Também envio para o último anónimo.


Cumprimentos.

Anónimo disse...

Acabei de enviar as resoluções às questões pedidas.
Depois confirmem-me se chegaram.


Cumprimentos.

Márcia Veloso disse...

Bom dia,

Caro colega "Anónimo" (último a publicar), vou a exame no próximo sábado e gostaria de saber se também me pode enviar as resoluções, pois infelizmente também tenho muita dificuldades nas questões de analítica. O meu email é: marcia.raquel.veloso@gmail.com. Agradeço desde já a sua atenção. Muito Obrigado e Boa Sorte a todos.

Anónimo disse...

boa tarde

quem foi ao ultimo exame.
vamos por as respostas
para verificarmos uns com os outros

Anónimo disse...

alguem me pode dizer entre códigos e livros de apoio, qual o melhor conjunto de manuais a utilizar para estudar? estou pensando em ir fazer em outubro e queria começar já a estudar...
Obg.. Andreia

Jorge disse...

Ola boa noite a todos!!!
É a 1º vez q vi o site ou forum, e como ta na altura de comecar a ver o q sai e onde se realizam os cursos, alguem sabe onde se realizam os cursos em lisboa??? Só sei a apotec, mas gostava fazer no iscal!
Agradeço se alguem souber, obrigado

Anónimo disse...

http://www.citeforma.pt/site/docs/cursos_detalhe.asp?idCurso=199

Anónimo disse...

Alguem tem a materia das aulas para o proximo exame?

Anónimo disse...

Sou apologista do exame visto que em diversas escolas saiam TOC sem nem sequer saber fazer a matematica nem sem saber fazer o razao e.....tudo copiado.
No mercado de trabalho, depois ve-se TOC a ganharem o salario minimo e assimar escritas, terem de fazer 70 creditos em formações (500 eur), quotas mensais de 12 eur.

Enfim, pensem bem antes de quererem ser TOC!

Anónimo disse...

Olá! Estou a pensar fazer o exame de Junho, uma vez que ainda não me sinto verdadeiramente preparada para o de Fevereiro. Eu por acaso tenho algumas dúvidas na credibidade desta Organização. São exigentes a seleccionar os seus profissionais e depois fazem exames com erros. Quero c isto dizer, respostas pouco claras, que depois acabam por anular a resposta e atribuir a pontuação a todos. Agora questiono, uma pessoa qd fez este exame, deve ter perdido tempo c aquela questão e depois anula-se e atribui-se pontuação a todos. Será mesmo atribuído? Porque é que não fazem as coisas claras. Mais, fiz uma formação de preparação p o exame no ISCAL e os próprios professores tinham dúvidas em algumas respostas. Admite-se!? Ouvi, "acho que eles querem esta, mas tenho dúvidas", ou "esta está mal". O inacreditável é que eramos uns 40e passaram 3. Os outros 37? São todos Burros?
Apesar de me estar a custar imenso estudar para a OTOC, por saber como é, tento contrariar o negativismo e pensar que se há quem consiga também vou conseguir.
Força para quem for ao próximo!!! E Parabéns aos vencedores!!!

Anónimo disse...

Alguem conhece um bom livro de Fiscalidade para estudar pro exame?

Anónimo disse...

Boa tarde a todos e boa sorte para os que vão fazer exame. Felizmente já passei por essa fase e posso dizer que passei nos exames (deontologia + profissional)à primeira tentativa, podendo dizer também com orgulho que não estudei em nenhuma Universidade ou Politécnico de renome - ISCAL/ISCTE, por ex., não considerando os licenciados dessas escolas melhores ou piores que os de qualquer Politécnico Nacional. O segredo do sucesso nestes exames, passa essencialmente pela concentração, pela preparação e pela boa organização do estudo e dos livros que levam para os exames. Se os livros, essencialmente os códigos fiscais estiverem bem estruturados e organizados, ganha-se tempo precioso em pesquisas desnecessárias.

Anónimo disse...

ALGUEM JA PEDIU ALGUMA VEZ REVISÃO DE PROVA? QUANTO TEMPO DEMORARAM A RESPONDER? AGRADECIA RESPOSTA OBRIGADO

Anónimo disse...

Passei nos exames OTOC à primeira, e somente estudei na tarde da vespera do exame. Realizei o estagio TOC porque vinha do curso de Economia e não de uma escola de Contabilidade que excluia o respectivo estagio, e antes de realizar o exame já tinha pelo menos 2 anos de trabalho nesta area, por isso já tinha muita pratica. Para além disso 6 meses antes do exame tinha concluido uma pós-graduação em fiscalidade.

A questão que faço é a seguinte:

Quando vão para o exame sentem realmente preparados na area da contabilidade e na fiscalidade?

Quando fui ao exame, vi muitos recém-licenciados que estavam a fazer o exame somente com os conhecimentos da universidade, sem qualquer pratica.

Esta é a minha vocação, uns preferem ser medicos outros arquitectos, eu pessoalmente queria ser economista porque cria fazer vários cenários economicos e exercer com contabilista porque adoro este trabalho.

Se querem ser contabilista, não venham com desculpas, mostrem que merecem entrar OTOC, porque eu não quero maus contabilistas venham estragar o nome desta profissão.

Anónimo disse...

LOL

Mais um iluminado...

Colega...pela minha experiência profissional de 12 anos de trabalho na área o que posso dizer é que o problema não são os profissionais que querem entrar agora, com vocação ou não...

São mesmo os que já lá andam com 20 ou 30 anos de experiência que praticam autenticos crimes! Já para não falar dos que estão dentro desta ordem... E as formações são tipo "stand up"... lol

Ainda bem que é a sua vocação. Eu também pensei que era a minha e tb gostava do que faço mas, sinceramente, o que me faz desesperar é ter como representante uma ordem destas que nada faz para nos defender...

Somos a classe com maior poder no país...somos quem "alimenta" os cofres do Estado... e no entanto o Estado exige cada vez mais trabalho e responsabilidade da nossa parte...e a Ordem (como paus mandados que são) deixa... Hoje em dia não há mais tempo para gostar do que se faz porque a Ordem deixa que o Estado exija sempre mais e, o tempo para servir o cliente acabou...agora é servir o Estado.

A alteração aos estatutos foi uma das gotas de água...transformar uma sociedade de contabilidade que anteriormente tinha sida formada como gerencia um TOC e outro não, e de repente, o que não é TOC já não pode ter o titulo de gerente?!...Tenham paciência...e nem venham dizer que apenas deve gerir uma sociedade de contabilidade quem está na área porque dizer isso é inconsciência...é não saber do que se fala...

Quanto aos exames são uma comédia... não faz sentido existirem neste formato... não retrata simplesmente o que um TOC tem que saber. Tem que saber, pelo menos os "serviços minimos", e não o que sai... o resto vem com a prática e, supostamente, um bom estágio.

Colega...ainda bem que passou mas, sinceramente com, nem 3 anos de trabalho na área sabe qual é a realidade do país...

Não é um ataque a si mas, infelizmente, com o passar do tempo vai ver que devia ter sido bombeiro...

Não vamos dar mais do que a importância devida ao titulo TOC... simplesmente porque, hoje em dia ninguém inveja ou dá relevância a esse estatuto...

Anónimo disse...

Boa Tarde

Sr. Anónimo

Devia de ler 1º com atenção e só depois criticar.
Pois o novo estatuto não impede que a gerência não seja TOC. Pois eu não sou TOC o meu marido é que é e ambos somos sócios gerentes. a não ser que o senhor queira a cedência de pontuação dos seus funcionários TOCs, e porquê não lhes dar a hipótese de assinar algumas em vez de lhe pedir a sua carteira profissional, um direito que eles têm. Ou será apenas para garantir a exclusividade na sua empresa??? Não seja tão mesquinho...

"A alteração aos estatutos foi uma das gotas de água...transformar uma sociedade de contabilidade que anteriormente tinha sida formada como gerência um TOC e outro não, e de repente, o que não é TOC já não pode ter o titulo de gerente?!...Tenham paciência...e nem venham dizer que apenas deve gerir uma sociedade de contabilidade quem está na área porque dizer isso é inconsciência...é não saber do que se fala..."

Anónimo disse...

Ok. Mas mesquinho não...

Pense um pouco e, caso tenha uma quantidade enorme de empresas (numa sociedade de contabilidade) como vai sozinha com o seu marido dar conta de todas (falando em pontuação)...

É gestão 101... mas cada um tem o seu ponto de vista.

Agora no meu caso a quantidade de empresas e a pontuação que necessita origina esta necessidade...

Pense um pouco antes de falar e atacar porque cada caso é um caso.

No meu anterior comentário foi mais um desabafo do que um ataque ao colega...

Uma empresa não é uma ditadura...não mandei nada... estas coisas explicam-se e cada um decide mas têm que ter noção do plano geral e não do seu umbigo.

Certamente como sócia gerente saberá do que estou a falar.

Mas sublinho a minha opinião como respeito a sua...mas este para a quantidade de empresas que necessito não é ser mesquinho...é garantir postos de trabalho.

Cumprimentos

Anónimo disse...

desculpe mas não disse que era sosinha com o meu marido.
Existe mais 2 TOC e as empresas (pontuação, Artº 10) são destribuida por todos.

Anónimo disse...

Bolas...santa paciência!lol

Ainda bem que sabe do artº 10º...

Ai ai...

Se quer trocar ideias este é um bom sitio mas se quiser apenas ter razão...pode sempre fazer monólogos.

Eu tenho mais 8 TOCs comigo e mais 10 contabilistas. Se aplico este modelo é porque todas as condições que absorvem as pontuações exigem que o modelo de cativação de pontos se aplique...ou então reduzo o número de clientes o que (penso que nisto concordará?) seria mau.

Penso que não será necessário estar a explicar os custos fixos que existem numa empresa, e a diferença do que é facturação e o que é a cobrança logo, o luxo de mandar clientes embora e reduzir facturação não existe.

Volto a dizer que são modelos de organização diferentes. Cada um adequa ao número de empresas e às suas necessidades.
Eu sei as necessidades que tenho mas não as suas...e (repare) não estou a criticar o modelo.

Volto a repetir que se quizer que lhe dê razão está enganada. Mas se quizer que lhe diga que certamente se adequa às suas necessidades...está bem...tenho dito.

Agora não vou perder mais tempo em batebocas sem interesse simplesmente porque estou a tentar ser politicamente correcto e opinar mas não suporto teimosia e pseudo-iluminados que pensam que têm a mais completa razão.

E sou o primeiro a dizer que não sou nenhum iluminado e até sou teimoso, mas tenho noção perfeita do que é falar mais do que devo e do que sei.

Tenho dito! :)

Bem haja

Anónimo disse...

Ola eu sou recem licenciada em Economia e estou interessada em fazer o exame. Eu moro na Maia e gostaria de saber se me podem informar acerca de instituiçoes onde posso fazer o exame? Obrigada

Bruno disse...

É uma vergonha que um exame tão simples seja um bicho de sete cabeças para pessoas que se acabaram de diplomar na matéria. É grave digo eu.

Anónimo disse...

E quem és tu para dizer que o exame é assim tão simples?? É mesmo por na faculdade não se aprender nem metade da matéria que sai no exame, que muitas pessoas têm dificuldades e pelas perguntas que saiem no exame não serem essenciais para o dia a dia de um TOC...Pensa um bocado antes de falares...

Sérgio

Anónimo disse...

Boa tarde:

E um pouco lamentável que se use este local, para "ataques" a uns e a outros!
E normal que todos tenhamos opiniões diferentes de diversos assuntos, mas ha que aceitar. Não ha necessidade de "guerras"de comentarios...
Enfim..usem isto para troca de ideias e não de "ironias"...

Anónimo disse...

Pessoal sairam as notas hoje.

Anónimo disse...

Boa Tarde, eu vou fazer pela 1ª vez o Exame em Junho/2011, mas gostaria de fazer primeiro Curso de Preparação. Já me informei e encontrei na apotec e na Citeforma, mas estou indecisa, não sei qual o melhor, será que me podem ajudar, alguem já frequentou esta preparação ou tem conhecimento se realmente é bom e qual?
Obrigado

Ana

Anónimo disse...

Pela primeira vez vou-me encher de coragem e fazer o exame em 15 de Outubro de 2011. Mas pelos comentários que li, deixa uma pessoa desanimada.
Queria saber quanto é que está a custar ir fazer o exame? E é verdade que se não passarmos a primeira vez somos obrigados a ir o próximo exame e pagar novamente?
Por favor tirem-me estas dúvidas.
Obrigada

Anónimo disse...

Boa noite a todos.

Em primeiro lugar deixem-me dar uma palavra de alento a todos aqueles que como eu já foram a exame e ainda não passaram. Se é um objectivo pessoal ou uma necessidade profissional não desistam!

Gostaria de dar a minha opinião acerca dos "exames" porque acho importante que se partilhem opiniões ou experiências.

Sou licenciada em contabilidade e tenho experiência na área há quase 3 anos, contudo já fui a exame 4 vezes e ainda não passei.

Tem muito pouco (para não dizer nada...) a ver com a experiência do dia-a-dia de trabalho, mas também não tem a ver com a matéria leccionada nas faculdades...

Começo a achar que é uma questão de sorte, porque já fui mal preparada e não passei (apenas 1 semana de estudo) mas também já fui, supostamente, bem preparada e também não passei (alguns meses de estudo e um curso de preparação realizado no ISCAL).

Tive pena de não ir ao exame de Outubro/2010... achei mais acessível... talvez agora já fosse TOC! :)

Espero que o de Junho seja mais fácil! :)

Bom estudo e boa sorte para todos (candidatos e novos TOC's)

Tenho feito o exame em Setúbal (por ser a área de residência) mas agora por motivos profissionais queria fazer em Faro. Alguém me sabe dizer onde são realizados os exames em Faro?

Anónimo disse...

Olá a todos, em relação ao último comentário tenho a fizer que realmente estou de acordo com alguns pontos. Passei em Fevereiro, mas n foi a 1.ª vez.Apliquei-me bastante. Mas de facto o exame n foi nada fácil, para mais para o 1.º exame do Ano.
Os exames mais simples, Março de 2009 e 2008, e agora o de Outubro de 2010, com uma aprovação enorme. O de Fevereiro foi complexo...mas n desanimem que acredito que irão conseguir e desejo mt boa sorte:)

Anónimo disse...

Olá colegas,
Estou com uma proposta em cima da mesa para assumir a contabilidade de uma IPSS, no entanto não me sinto muito seguro nesta área!!!
Há alguém que já trabalha ou com experiência em IPSS's?
Gostava de ouvir opiniões! É assim tão complicado como dizem....

Obrigado,

A.Carneiro

Anónimo disse...

Caros colegas,
Nos dias que correm temos que aproveitar todos os meios para que a nossa mensagem seja quanto mais abrangente possível. Isto porque!
Porque, sou um jovem licenciado, inscrito na OTOC e sem emprego. Além de não ter experiência em contabilidade procuro uma oportunidade. Desempregado há mais de 6 meses e com possibilidade de fazer estágio profissional.
Se algum dos colegas precisar ou tenham conhecimento de alguém que precise de um TOC mandem-me um mail para antonio_carneiro@iol.pt.

Obigado(a)

A.Carneiro

Anónimo disse...

Arranjar emprego na área de contabilidade tá muito dificil assim?
Mafaldinha

Anónimo disse...

Sinceramente estou nesta situação há 3 meses, envio muitos CV's e ainda não tive qualquer oportunidade... nem sequer a uma entrevista!? Espero que seja uma situação momentária e que consiga rapidamente um emprego.
E mais uma vez peço! Se alguém tiver conhecimento de alguma oportunidade avisem... para antonio_carneiro@iol.pt

Cumprimentos,

A.Carneiro

cláudia gomes disse...

Boa Tarde

Estou resolvendo o exame de 26 de Fevereiro de 2011. E estou com algumas dificuldades da questão 5 1ª parte. Será que alguém poderia me indicar quais os artigos do CIVA que estão subjacentes na resposta. Pois a resposta que considero a mais correcta seria a d) e não a b) como indicado.
Obrigada
Cláudia Gomes

vera lopes disse...

Eu estudo na ceac e estou a terminar o curso de gestao e contablidade, quero fazer o exame de toc mas nao sei muito bem por onde começar o que devo fazer! ajudem-me veralucia.veralopes.lopes@gmail.com

o meu muito obrigado!

Sandra disse...

boas..penso que nao poderas inscrever-te no exame, visto esse curso na Ceac não te dar equivalencia a uma licenciatura..

bjs

Anónimo disse...

Eu tirei curso Assesoria e direção de empresas licenciatura, pretendo tirar mestrado em contabilidade poderei entao fazer exame para toc vou precisar de tirar uma segunda licenciatura em contabilidade?
Sónia Belmonte

Paula disse...

Boas,

quero candidatar-me a OTOC talvez para o ano. A contabilidade que tenho é antiga. Poderiam sugerir-me alguns livros bons para me actualizar?

Muito grata

Anónimo disse...

Viva

Vou fazer o exame de Outubro, alguem sabe onde possa encontrar topicos de resoluçao, os exames resolvidos sff???

Alguem tem este livro: http://www.fnac.pt/SNC-Contabilidade-Financeira-Sua-Aplicacao-Varios/a314325

Vale a pena??


Cumprimentos

Anónimo disse...

Ola..
fico muito contento por saber que existe este forum. Sabem me dizer quanto tempo de estudo será preciso para passar ao exame, será que um mês e meio é suficiente para estudar?? Fazer os exames dos anos anteriores é uma boa forma de estudar, não é? Ainda estou em duvida se vou fazer o exame em Outubro 2011 ou em Março 2012....não sei se até Outubro será suficiente para estudar mesmo tendo aulas de preparação (todos os sabados de setembro).... è muito dinheiro que esta em jogo..por isso devemos ir mesmo muito bem preparados. Agardecia que quem já fez o exame, me dissesse qual o material necessáio para estudo e ja agora me facultasse algumas coisas para estudar. Desde já muito obrigado a todos!

Anónimo disse...

Olá, o tempo depende de pessoa para pessoa, se nesse mês e meio te aplicares bem, pode ser que consigas. Eu estudei mais ou menos um mês antes, fiz os exames anteriores, prai os dez anteriores e fiz o curso de preparação, é óbvio que neste tipo de exames que pode sair tanta coisa, nunca te sentes verdadeiramente preparado, eu pelo menos não, mas passei.
Boa sorte!

Rjt disse...

Boas

Alguém tem resolução detalhada do exame de outubro de 2010 e junho de 2011?

Anónimo disse...

Boa Tarde,

Podiam enviar resoluções de exames anteriores, apontamentos e codigos de consulta para:sandra.transportes@sapo.pt.
Agradeço a ajuda.

Anónimo disse...

Alguém me pode arranjar a resolução dos exercícios do exame da OTOC de Junho de 2011? Obrigada.. Boa sorte a todos.. pbl_patricia@hotmail.com

Anónimo disse...

Boa noite
Já agora aproveito para pedir, se for possivel,que me enviem
também as resoluções que tiverem dos últimos exames em especial deste último de Junho.
O mail é o seguinte isajesusjesus@gmail.com
Agradeço imenso, pois vai ajudar de certeza na preparação para o exame em Outubro.
Boa sorte a todos.

Preparar Toc disse...

Gostava de uma grande ajuda para obter sucesso no exame da OTOC?

Esta é uma boa oportunidade!
O cd que a Preparar Toc disponibilizo encontra-se actualizado para o SNC e contém matérias de:


-Contabilidade Financeira actualizada para SNC (legislação, formação, exercícios e apresentações).


-Contabilidade Analítica (Manual, Resumos, Apontamentos e Exercícios);


-Fiscalidade com Códigos Fiscais actualizados (IMT, IUC, EBF, LGT, RGIT, IMI, IRC, IVA, IS, RCIPT, RITI e Dicas de Estudo de Fiscalidade);


-Ética e Deontologia Profissional (Código, Estatutos Deontológicos e exercícios);

-Documentos de Apoio;

-Exames de 2005, 2006, 2007, 2008, 2009, 2010 e 2011;
-Resolução dos exames de analítica (2010 e 2011), SNC (2009 2010, 2011), Fiscalidade (2010 e 2011) e Ética (2010 e 2011).
Para mais informações, por favor, enviar email para: Preparar_toc@hotmail.com

Anónimo disse...

Procurar no google é uma excelente opção, eu consegui chegar as resoluções com facilidade.

Anónimo disse...

Concordam com a resposta dada pela OTOC, às questões 49 e 50 do exame de 15 de Outubro de 2011?

Anónimo disse...

Nao, nao concordo. De acordo com o que está transcrito no codigo e estatuto as respostas certas teriam de ser a al) a à resposta 49 e a al) b á resposta 50.

Anónimo disse...

Boas pessoal

Eu comprei o Cd de Preparação para o exame da Otoc e foi uma mais valia, porque tem as resoluções completas dos exames de 2010 e 2011.

Finalmente consegui ser TOC!

Cumprimentos a todos

Anónimo disse...

Acho que durante dois anos não deviam deixar entrar mais TOCS, acho que com a entrada de mais membros vão vulgarizar a profissão....por isso chega...reprovem todos os proximos que forem fazer exame. Só deve ser TOC quem se licenciou em Contabilidade e Administração os outros que se inscrevam nas rspectivas ordens de Economistas e por ai em diante.

Anónimo disse...

Bem esta página está cheia de gente frustrada piegas que se lamuriam de ter cumbado no exame da CTOC. Se chumbaram foi porque não mereceram passar, bem que o primeiro ministro disse para deixarem de ser piegas, que culpa temos nós se chumbaram mais que uma vez, por acaso devem estar ricos para andarem a repetir o exame duas tres ou quatro vezes, vão mas é trabalhar malandros

Anónimo disse...

Boa noite,

Estou a tirar gestão, e vou sensivelmente a meio do curso. A título de curiosidade, uma vez que ainda me falta algum tempo para terminar o mesmo, gostaria de saber o seguinte, em relação à inscrição na OTOC:

- quais os valores anuais, entre quotas e formações que um TOC tem que despender por ano para se manter "activo" na ordem?

- é necessário ser TOC de um numero mínimo de empresas?

- é necessário revalidar as competencias de X em X tempo, isto é, voltar a fazer exame?

Obrigado desde já pela atenção

Anónimo disse...

Prepare-se para o Exame de Admissão à OTOC

100 Horas de Formação em Horário Laboral

Data: 7 de Maio de 2012

Para mais informações/inscrições contacte-nos matosinhos@academiaapamm.com
932707006/224948138

Os posts mais populares (de sempre!)

Pesquisar neste blogue