domingo, 24 de janeiro de 2010

Lista C: Apelo ao voto dos homens e mulheres comuns

O termo "Homem - comum" (ou "Homem - médio"), resulta da necessidade humana de catalogar e comparar características.

O TOC comum será um "Homem - médio" que é membro da Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas.

No caso da lista C, candidata às próximas eleições da OTOC, liderada por Vitor Vicente, as necessidades serão outras (talvez no blogue de campanha da Lista A se percebam quais) e decidiu ajudar-nos ao melhor entendimento sobre o "TOC - médio" através de um texto publicado no blogue de campanha:

«
Homens e mulheres comuns, técnicos oficiais de contas

A Lista C, a lista da Alternativa de Futuro, não é composta por grandes figuras. Nenhum membro é uma sumidade reconhecida internacionalmente. Nenhum membro é professor catedrático, nenhum é autor proeminente, nenhum é uma figura que se tenha celebrizado nos corredores do poder político.

Não. Na Lista C temos apenas homens e mulheres comuns, técnicos oficiais de contas que diariamente estão junto das pequenas e médias empresas. Pessoas que lutam no terreno para terem as declarações de IVA prontas no dia 10, a Segurança Social no dia 15, o IRS no dia 20, todos os meses, incluindo o das férias.

Mas entendemos que são homens e mulheres assim que precisam de estar à frente dos destinos da entidade reguladora da profissão. São pessoas assim que mais certeiramente compreendem as dificuldades técnicas, os problemas das empresas, as implicações da doença e da maternidade no trabalho, os erros legislativos, a pressão dos prazos, das coimas e da responsabilidade. E, por isso, são pessoas que estão mais aptas para defender e melhorar a profissão.


Não precisamos de muito para o conseguir fazer. Basta saber que temos a apoiar-nos a força de várias dezenas de milhar de outros homens e mulheres comuns. Pessoas que, com o seu esforço e dedicação, mantêm, nas áreas contabilística e fiscal, a economia deste país a funcionar. Pessoas que, muitas vezes, trabalham 10 e 12 horas diárias, com grande sentido de responsabilidade e competência, aplicando o saber adquirido pela experiência concreta da sua vida profissional. Homens e mulheres comuns que, como nós, são técnicos oficiais de contas.»

14 comentários:

Anónimo disse...

Lamento mas esta lista C não tem ponta por onde se lhe pegue. É pauperrima de ideias e recorre à ideia do toc-coitadinho para ganhar tachos... Não vai ter +5% dos votos.

Anónimo disse...

Pode ser que o "anónimo" anterior tenha razão quanto à sua apreciação da Lista C, mesmo que esteja enganado (eu penso que também não será tanto assim) é dever respeitar as opiniões.

Indo então por tal forma de avaliação, que nos trás a Lista B?
(Gostaria que trouxesse muitas coisas, podem crer, aliás como em tal queria acreditar relativamente a todas as listas). Será Rosado Valente, "ainda", a pessoa indicada para Bastonário (nada me opõe à pessoa e muito menos à sua honorabilidade) ?
Será que alguém de "bons conhecimentos", ou "bom senso" se pode rever nalgumas das personalidades elencadas naquela lista? É que elas não são só paupérrimas, como em nada se identificam com os princípios - muito respeitáveis - defendidos por esta lista. Mas que tem de novo esta lista B? que sustentação de ideias?!!

Relativamente à lista A, bem continuaremos a ser o gado, e os cães, do senhor do feudo. Mais nada que isso. A moeda de troca.
As "pernas" que aguentam os devaneios e os piruetas de discurso (ao sabor do populismo) de suas divindades.

Anónimo disse...

Apenas quiz criticar o modo de fazer propaganda da lista C.
A noção do TOC-desgraçadinho qual infeliz que ninguem compreende e é atacado por todos os lados é paternalista e de uma pieguice que tresanda a falso.
Ser TOC é uma escolha pessoal, não é nenhum castigo e nao vai ser a Ordem que vai alterar o respeito profissional pelo TOC dentro das empresas.
Ser pescador deve ser muito mais duro e dificil. O Sr Vicente confunde TOCs com pescadores que tb nos põem o peixinho na mesa. Ou com o Calimero. Ou com o Toneca Guterres.
Bah...

Anónimo disse...

*digo "quis"

Anónimo disse...

Certamente é a vossa leitura, que obviamente se respeita. É não deixa de referir alguns factos que são verdade quanto a respeito, etc. etc., onde o papel de cada um e o principal.
Provavelmente, até, nem será TOC, ou se o é, não viverá no terreno as realidade da maior parte dos profissionais.
Cumorimentos.

Anónimo disse...

a gaja da foto é boa! Votava nela!

Anónimo disse...

Este "não será TOC ou ...." refere-se ao "anonimo" que opinou acerca de determinada lista... mas, tendo opinião tão pejorativa da referida, estranha-se que não tenha emitido opinião das demais.

Anónimo disse...

Sim, meu caro, sou Toc. Se temos quase 90.000 inscritos é dificil não tropeçar em Tocs...

Não irei votar a nao ser q o candidato a bastonário seja a gaja da foto e prometa acabar com as quotinhas...

Anónimo disse...

é por causa de tipos como você (que não votam... nem por correspondência!) que o Domingues Azevedo não sai de lá!!! E outra coisa: apesar de sermos muitos... é verdade que somos! mas não somos 90 mil, nem lá perto! Quase 75 mil é mais correcto

Anónimo disse...

Boa noite,

Eu ainda não sou toc.

Mas gostaria de deixar aqui o meu apelo para que todos votem.
Ao não votar estão a prejudicar os toc que não podem ficar doentes, que não podem nada… e também quem quer aceder a profissão e fazer aqueles testes horríveis sem pés nem cabeça, que se muitos dos TOC`s o fosse fazer chumbava.

Votem nem que seja em branco.
Se o senhor Domingos de Azevedo está lá a tanto tempo e melhorias nunca se viu não era agora que iria haver.

E falando das Listas, a lista C pelo menos refere muitos aspectos na minha opinião é a mais completa.

Vá lá pessoal é só por o envelope no correio o que custa isso. As mudanças não acontecem por si só, somos nos que temos de fazer que elas aconteçam, nos é que temos o poder, temos de começar a usa-lo e não a ficar parados a olhar.



Obrigada e
Boas noites

Anónimo disse...

Mas os estagiários a TOC podem votar?

Anónimo disse...

os estagiários podem ou não votar?

Anónimo disse...

É CLARO QUE OS ESTAGIÁRIOS NÃO PODEM VOTAR!... e depois querem passar no exame sem saberem nada do Estatuto profissional! Arre!

Anónimo disse...

Ó anónimo, tu deves ter sido um dos que não realizou exame, e deves ser um Toc, que çança os ivas a correr sem os lançamentos devidos.
O Grau dos exames é tão complexo que já ponderam alterar a estrutura, pois isto quer dizer alguma coisa, qual o problema de votarmos? se nos basta apenas esta aprovação, pois o processo tá todo completo, mas podes sempre meter um exame de junho ou outubro à frente e em 3 horas tentares passar...ahhahaha.

Os posts mais populares (de sempre!)

Pesquisar neste blogue