quinta-feira, 23 de julho de 2015

Fim do reconhecimento dos cursos para acesso à profissão de contabilista

A 22 de julho de 2015 foi aprovado na assembleia da república o novo estatuto dos CONTABILISTAS CERTIFICADOS.

Por essa razão deixam de existir os TOC e passam a ser CC - Contabilistas Certificados.

Para alem do nome dos profissionais, a grande alteração tem a ver com os cursos que permitem a inscrição na Ordem dos CC.

Agora é preciso ter uma licenciatura de contabilidade ou então uma outra licenciatura e mais cadeiras de contabilidade geral, analítica, fiscalidade e ética.

Para ser CC, basta ter uma licenciatura ou mestrado ou doutoramento numa área da contabilidade, gestão, economia, ciencias empresariais ou fiscalidade.

Depois para fazer o exame mantêm-se o estágio ou a despensa, mas esta só com experiencia profissional ou com estagio corricular. A simulação empresarial já não serve!

Assim, se tem cadeira para fazer, esperam por o estatuto da Ordem dos CC entrar em vigor (depois de publicado em Diário da Republica em setembro).

Se tem a simulação, inscreve-se depressa!     

6 comentários:

Anónimo disse...

Mas isto e mm assim? Eu tenho licenciatura em gestão e na otoc dizem que tenho de fazer mais 7 cadiras: 3 contabilidade, 1 de analítica, 2 fiscalidade e 1 de ética? Qual e a nova lei?

Anónimo disse...

Eu ouvi dizer que vai ser necessário doutoramento em contabilidade para ser contabilista certificado. será verdade?

Anónimo disse...

Doutoramento não sei, mestrado é de certeza.

Anónimo disse...

Isso não é verdade! liguei pa otoc e disseram que tudo se mantem. Não ha novo estatuto. :(((

Anónimo disse...

Há novo estatuto sim:
http://www.parlamento.pt/ActividadeParlamentar/Paginas/DetalheDiplomaAprovado.aspx?BID=18874

e no Artigo 17.o do Estatuto da Ordem dos Contabilistas Certificados diz que basta ter licenciatura numa área de contabilidade, gestão, economia, ciências empresariais ou fiscalidade.

Aquelas exigencias da OTOC, o Anúncio n.o 6060/2010, acabam!

Anónimo disse...

Mas da OTOC não confirmam nada e a mim dizem me para ir fazer mais cadeiras na licenciatura. Queria saber de certeza porque as cadeiras isoladas são 300 euros cada uma e a OTOC diz para eu fazer mais 5 X 300 = 1500 euros!
AJUDA PF!

Os posts mais populares (de sempre!)

Pesquisar neste blogue