quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Exame à porta

Mais um exame para acesso à profissão de TOC está a chegar... As convocatórias já chegaram à morada dos candidatos e a ansiedade aperta.

É tempo de se reverem as últimas notas, relerem os últimos códigos anotados e trocarem as últimas impressões com colegas professores, explicadores e pais e amigos TOC.

Não se distraiam com o Orçamento do Estado, pois esse é para 2011... e por isso não sai neste exame de final de Outubro de 2010. BOA SORTE!

55 comentários:

Anónimo disse...

Vou fazer este proximo exame...
tenho andado a estudar mas o que é certo é que por mais que se estude chega-se lá e parece que o estudo nao adiantou de nada!!!
Vou lá pela quarta vez, a ver se é desta...

Anónimo disse...

Vou tentar a minha "sorte" pela primeira vez... estou bastante confiante, espero passar. Vou ver se me lembro dessa dica da "C"... mas não é melhor na dúvida não responder a nenhuma?

Anónimo disse...

Bons dias..

Depois de ir a dois exames e ter chumbado nos dois (no primeiro por ir um pouco à "nora" e no segundo por estupidez minha. Perdi por 2 e errei em 4/5 questões básicas). Se o exame for realmente 50 questões e destas 50, 20 forem de ética, será muito bom para todos nós. Isto se tidas as questões valerem o mesmo. As questões de ética são sempre mais acessiveis que as restantes. Penso que todos têm a ganhar em responder às questões de ética.

Há confirmação que a estrutura do exame será mesmo essa?

1 abraço a todos.

Anónimo disse...

Nem a OTOC sabe a estrutura toda do exame, pelo que sei.

Anónimo disse...

Pelo que tenho acompanhado, a unica coisa que vejo em comum nos comentários são as "tais" 50 perguntas.
O mais certo é no sábado aparecer um exame "martelado" a ultima da hora cheio de gralhas...

Unknown disse...

Aos colegas que dizem que o exame vai ter 50 questõe, obtiveram essa informação ligando para a sede da OTOC em Lisboa?
É que eu acabei de ligar para lá e o que me disseram foi que a estrutura do exame será de quatro horas, com um intervalo, tal como diz na carta, mas não tem qualquer informação em relação ao número de perguntas bem como a cotação que será atribuída.

Anónimo disse...

Alguem me pode enviar a correcção do exame de março/2010 e do de junho/2010?

Dava-me uma grande ajuda nesta fase de preparação para a minha 3ª tentativa de entrar para a OTOC... :(


e_bete@hotmail.com

Anónimo disse...

Boa Noite!
Também vou a exame pela 3ª vez, infelizmente...
Se alguém tiver a resolução dos dois ultimos exames pode ser que ajude..

mimtbu@gmail.com

Anónimo disse...

Olá boa noite,

Já agora tb queria esta ajuda....por favor se alguém tiver enviado as resoluções dos exames, reenvie para: lluis@sapo.pt
obrigada/o

Anónimo disse...

agradecia que me enviassem tambem, e possivel
bugalhorita@gmail.com

Obrigada

Anónimo disse...

Já é oficial.
O exame terá 50 questões das quais 10 serão de ética.
Resposta via email da OTOC.

Anónimo disse...

Então e alguém sabe como vai ser a estrutura, a questão do intervalo e a sua influencia? Não faz muito sentido sair a meio e depois voltar a ter acesso, novamente, a questões que já vimos/responder-mos. E as cotações?

Anónimo disse...

Cheguei a fazer na Faculdade desta forma: na 1ª parte existem por exemplo 30 perguntas que têm de ser respondidas até ao intervalo. E depois vêm as próximas 20.

Resumindo o que alguém disse, assim sendo, as perguntas valerão 0,4 valores, e a parte de ética 100% correcta pode ajudar-nos em 4 valores. Esperemos que sim.

Boa sorte a todos.

pd

Anónimo disse...

Que códigos levarão para o exame? É possível levar os Códigos facultados pelas Finanças, impressos? Esta questão deixou-me pertinente.
Desde já agradeço uma resposta.

Anónimo disse...

É possivel levar os Códigos que estão na página das Finanças.Eu mandei um e-mail para a OTOC e responderam-me favoravelmente.

Ana disse...

Olá Boa Noite,

Tb queria pedir por favor se alguém tiver as resoluções dos exames, que me envie para: aa.batista@sapo.pt
Mto obrigado

Ana disse...

Faltou referir: Março/2010 e Junho/2010..

SofiaS disse...

BOA NOITE
Ja agora enviem para mim tambem....to kuase a desistir... sofia.exame@gmail.com
Muito Obrigada

Anónimo disse...

ao anonimo que disse que na faculdade fez 30 na 1º parte e 20 na 2º, o que foi feito lá era perguntas com multipla escolha ou apenas perguntas?

obg e boa sorte a todos

Unknown disse...

As soluções dos exames estão no site da otoc

Anónimo disse...

Agradecia que tb mandassem a resoluçao para mim se faz favor.

anaduarte_2@hotmail.com

Anónimo disse...

se n fosse abuso agradecia que me enviassem tb por favor as resoluções dos exames de março e junho de 2010. Muito obrigado.

marcia.raquel.veloso@gmail.com

Anónimo disse...

boa tarde,
tenho os codigos impressos do site das finanças assim como as directrizes contabilisticas. to a pensar levar tudo num dossier e um livro de snc não explicado ou anotado.
será que posso levar tudo isto para o exame?
obrigado
anomimo do dossier

Anónimo disse...

resposta oficial,
exame de 50 perg e 4h
10 etica + 40 contabilidade e fiscalidade
intervalo as 2ª hora: 25 perg em cada 2 h

Anónimo disse...

Boas tardes,

podem-me enviar, por favor, a resolução dos últimos 2 exames?

e-mail: apf33@sapo.pt

obrigado.

Anónimo disse...

Boa tarde,

podem-me também enviar, por favor, a resolução dos últimos 2 exames ou seja o exame de março e junho de 2010?

e-mail: gr-ib-spa@sapo.pt

Muito obrigado.

Rita disse...

Boas, podem-me enviar as resoluções dos exames de Março e Junho/2010.
Obrigada. ritagaiao@gmail.com

Unknown disse...

podem-me enviar as resoluções dos exames de Março e Junho/2010.Obrigada. itmaldasantos@gmail.com

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Boa Noite
Estou em negociações para a realização de um estágio para inscrição na OTOC.

A minha dúvida está na elaboração de um plano de estágio, alguem tem um que me possa enviar para servir de modelo?

Desde já muito obrigada.

Anónimo disse...

o modelo de plano de estagio é o que consta do regulamento da propria OTOC....não inventem, é so copiar aquele.

Unknown disse...

Desculpem mas o regulamento diz o seguinte:
"Artigo 9.º
Plano de Estágio
1 — O estágio profissional deve, pelo menos, incidir sobre as seguintes
práticas:
a) Aprendizagem relativa à forma como se organiza a contabilidade
nos termos do sistema de normalização contabilística ou outros planos
de contas oficialmente aplicáveis, desde a recepção dos documentos até
à sua classificação, registo e arquivo;
b) Práticas de controlo interno;
c) Apuramento de contribuições e impostos e preenchimento das
respectivas declarações;
d) Supervisão dos actos declarativos para a segurança social e para
efeitos fiscais relacionados com o processamento de salários;
e) Encerramento de contas e preparação das demonstrações financeiras
e restantes documentos que compõem o “dossier fiscal”;
f) Preparação da informação contabilística para relatórios e análise de
gestão e informação periódica à entidade a quem presta serviços;
g) Identificação e acompanhamento relativo à resolução de questões
da organização com o recurso a contactos com os serviços relacionados
com a profissão.
h) Conduta ética e deontológica associada à profissão.
2 — No caso de entidades públicas que disponham, há pelo menos
dois anos, de contabilidade organizada de acordo com o plano de contas
35960 Diário da República, 2.ª série — N.º 126 — 1 de Julho de 2010
legalmente aplicável, o estágio deve também incidir sobre a preparação
e apresentação de documentos de prestação de contas e outros a que
essas entidades estejam legalmente obrigadas."

Logo não é apresentado um modelo especifico de plano de estágio, mas sim as matérias sobre as quais deverá incidir o estágio.

Obrigada

Anónimo disse...

Olá, Também vou fazer o exame no sábado, se não for abuso pedia que alguem me enviasse a resolução do exame de Março e Outubro de 2009 e Março de 2010.Obrigado(sonia_domingos@portugalmail.pt)

Anónimo disse...

Olá a todos, poderiam enviar-me tb a resolução dos ditos exames?
Estou completamente perdido...
Fcmamadu@hotmail.com
Agradecia imenso,
Obrigado e boa sorte para todos nós.

Anónimo disse...

Boa Noite estou com algumas dificuldades em chegar à solução dada pela OTOC nas questões de Financeira (IAS) dos exames de Março e Junho de 2010. Alguém me pode enviar uma resolução deles em pdf ou qualquer outro formato?
obrigada
cleon_dea@hotmail.com

Anónimo disse...

Claudia:

mas tambem n diz: o "modelo especifico" de plano de estágio está no artigo 9.º...

É um plano de estágio que o Patrono tem de traçar para os 8 meses, baseado nessas actividades.

Se "bloqueias" à mínima insegurança, não estás preparada para o SNC...

Anónimo disse...

Mas como sabem que são 50 kestões? 10 etica e restantes outras materiaS? e volta ser de escolha multipla n e?

Anónimo disse...

Boa tarde,
será que me podem enviar a resolução do exame de Junho/2010?Obrigada.
catia.vr@sapo.pt
Boa sorte para todos

Anónimo disse...

futuros colegas
os resultados dos exames estao na pagina da otoc.

Anónimo disse...

os resultados dos exames???

Mas de que exame está a falar?

Anónimo disse...

caro colega,
o que se encontra no site da otoc é a grelha de correcção...
o que se pretende é a resolução

Cumprimentos

Anónimo disse...

para a claudia: eu fiz estagio e tive de entregar o plano de estagio. Se o que pretendes é o plano de estagio que tens de entregar por escrito no teu processo de candidatura, entao deves copiar o que esta no artigo 9º do regulamento. eu na altura ate tentei me basear nesse e fazer algo mais personalizado mas depois quando foi à OTOC a senhora que me atendeu disse: "Mas para que é que foi inventar? O plano de estagio que deve constar da candidatura é a COPIA do que esta no regulamento". Ate confirmei com outros colegas e todos copiaram esse artigo.

Alem disso so tens de dizer qual é o horario de trabalho, em que dia começa e acaba o estagio e pronto ta feito.

Espero ter ajudado.

Anónimo disse...

Caros colegas,

Se puderem verifiquem se estou correcta:

no exame de 26.junho.2010 respondi à questão 19 : reduz os inventários de produtos acabados. no entanto a OTOC considerou correcta a resposta: aumenta o gasto industrial dos PA.

Agora verifiquem o exame de 13.março.2010: em que na questão 22 a resposta considerada correcta é: reduz os inventários de PA.

Qual consideramos correcta? as duas?

MUITA Atenção quando sairem os resultados das respostas.

pd

zendy disse...

Estou cheia de stress!! Vou fazer pela 2 vez o exame tenho a sensação de que nada sei!!!será que existe mais colegas assim!!!

SofiaS disse...

Zendy

Se te ajuda é a 5ª vez que vou fazer o exame, e estou na mesma. E quando mais se aproxima a data mais ansiosa.

Vamos la ver!!!


Em relação à pergunta anterior, o que eu entendi:

uma das empresas produz o objecto que vai oferecer, logo reduz o inventario dos produtos acabados.

A outra empresa adquire os filtros, logo contribui para o aumento do gasto industrial dos produtos acabados....

Resumindo e baralhando a diferença esta em a empresa fazer ou adquirir o que vai oferecer.

Unknown disse...

Deu-me uma branca...
Em relação à qustao 24 do exame de 26 de Junho, como se chega ao valor de 1.720€!?, qual o calculo a fazer para apurar o IMI a pagar?

ajudem s.f.f.
obigados

Anónimo disse...

caro colega
VPT x 0,4%
430000 x .4%= 1720

Art 112º n.º 1 c)

Anónimo disse...

Bom dia colega,

Vou contar a minha última peripécia com a OTOC...

Em junho fui a exame, ao qual não fui aprovado, apenas precisava de duas questões para passar e por isso pedi recurso a duas questões que para mim estavam correctas.

Ao recurso apenas me deram razão a uma das questões, e logo não m aprovaram o recurso.

No entanto recorri ainda para o bastonário, pois achei que a razão pela qual eles não me queriam passar não era justa.

Fiquei este tempo a aguardar a resposta... e nada

Inscrevi-me no exame de sabado, tirei ferias esta semana para estudar, e a resposta nada...

Terça feira cheguei a casa, fui ao meu email e tinha lá um email da otoc a dizerem-me que o meu recurso tinha sido aceite...mem estva em mim...passei...

Queria só deixar uma mensagem de coragem, pois esta era a nona vez que ia a exame, e não pensem que somos burros e que não percebemos nada de contabilidade, é uma questão de sorte...

Boa sorte para todos aqueles que vão a exame no sábado...nunca desistam, e reclamem quando tiverem a certeza de que têm razão

Anónimo disse...

Como se recorre ao bastonario? é tambem por carta, há algum requesito proprio?

Anónimo disse...

sim por carta.
Não há nenhum resquisito tem é que ser nos dez dias seguintes ao recebimento da decisão da comissão de inscição ao teu recurso.

Anónimo disse...

E quais foram as perguntas que pediste correcção?

Como as fundamentas-te?

Anónimo disse...

Uma das questões foi de analitica, em que eles consideraram como certa 123000, mas o resultado dava 123000 negativo, e como é obvio não é a mesma coisa.

Outra das questões foi de fiscalidade a nº 26, referente ao regime simplificado, pois eu apliquei o novo artigo 28 ( Pois no inico do exame refere para utilizarmos a legislação em vigor), e a resposta deles ia de encontro ao antigo artigo 28, uma vez que os anos que estavam lá referidos eram anteriores a 2010.
Se não tivesse no inicio do exame para aplicarmos a legislação em vigor, iria ter em conta o inicio de actividade da empresa, no entanto como existe esta premissa eu apliquei a legislação em vigor.

E foi este aspecto que batilhei, porque achava muito injusto.

Anónimo disse...

E ainda existiam pelo menos + duas questões que eles na grelha de correcção consideraram mal. A questão 25 a opção correcta é a b) e não a a), visto se tratar de um adiantamento. E a questão 39 a resposta correcta é a d), visto o enunciado falar em gasto de desenvolvimento, logo é custo o que há a fazer é valorizar as 30000 licenças vendidas no exercico.

Eu vou pela 1ªvez, vamos lá ver como corre.Boa sorte a todos

Anónimo disse...

Não tenho estado muito actualizada por aqui, mas vou a exame amanhã pela 4a vez, e venho pedir a alguem que me possa explicar qual é a dica da "C" que é mencionado num comentário do dia 18 de Outubro.


Obrigado e Boa sorte a todos os que lá vão estar amanhã.

Anónimo disse...

Boa noite Pedro, de acordo com o código interpretei da seguinte forma:

Q.15: Goza de isenção de IVA nesta....(Art.º15, n.º10)

Q.26: No dia 21 de Outubro (Art.8, nº1 a))

Q.27: Transmissão e locação são operaçoes sujeitas a IVA, beneficiando...determinadas condições. (Art.9,n.º29; Art.12, n.º4)

Q.28: Não há lugar a tributação em IVA, por se tratar de operação não sujeita a imposto (Art. 3, n.º4)

Se não estiverem de acordo agradeço que comentem.

Os posts mais populares (de sempre!)

Pesquisar neste blogue