quinta-feira, 2 de abril de 2009

Resultados do exame da CTOC

«Resultados do exame realizado a 14 de Março disponíveis a partir de amanhã.»

Está anunciado assim - penso que desde 2 de Abril - no canto superior direito do site da CTOC (www.ctoc.pt) na secção "novidades sempre actualizadas"...

Para consultar os resultados, basta ir aqui.

Se a lógica funcionar o "amanhã" significa 3 de Abril...

mas porque será que ninguém se lembrou de anunciar que os resultados ficam disponíveis a partir de dia 3 de Abril?!! Será que a ideia era divulgar no sábado, mas alguém se enganou e colocou a informação na quinta-feira por engano?

Amanhã... logo se vê.

195 comentários:

Anónimo disse...

o dito amanha chegou e nada de resultados... continuamos a espera.....

Anónimo disse...

Falso alarme!!!!

Anónimo disse...

eu acredito que saiam hoje....pois caso contrário não teriam colocado ontem a mensagem no site.

no entanto, a verdade é que ainda nada saiu....

Anónimo disse...

a página onde serão publicados os resultados do exame, já está indisponivel, o que significa que poderemos saber em breve os resultados.

boa sorte a todos

Anónimo disse...

Caros colegas, a pagina ctoc em resultados de exames esta temporariamente indisponivel.E anuncia para breve os resultados, sejam pacientes.....

Anónimo disse...

Boa sorte a todos, chegou o dia

Anónimo disse...

Sejam pacientes,cá para mim, vai haver uma grande percentagem de positivas!

Boa sorte!

Anónimo disse...

a espera esta a dar cabo de mim..... ai ai que nervos...

Boa sorte a todos

Anónimo disse...

Já sairam os resultados, boa sorte a todos

Anónimo disse...

Pessoal, só diz "aprovado"?
Como fazer para sabermos ao certo da nota?

Anónimo disse...

Ja sairam.... o meu não foi aprovado...... :(

Anónimo disse...

o meu também deu não aprovado. mas segundo a resolução da centralgest passava. por isso estou a pensar pedir revisão

Anónimo disse...

do lado direito do site da ctoc continua a dizer que os resultados saiem amanha

Anónimo disse...

so quem pede recurso é que fica a saber a nota ao certo.

Anónimo disse...

alguem me sabe dizer se a ctoc irá publicar a grelha??

Anónimo disse...

Atenção à correcção da Centralgest, topei 2 erradas e conferi a resolução através de documentos publicados na net.
Uma delas é a questão 31-a depreciação/amortização não é uma despesa.Segundo li num artigo na net, uma despesa implica um pagamento, logo a resposta deveria ser " todas as anteriores são falsas".E a questão 19 também está errada, se virem a revista de Agosto de 2007 da Ctoc, tem lá um quadro resumo de pagamento de IS nos suprimentos,logo a resposta deveria ser " nada fez.."

Anónimo disse...

alguem me sabe dizer se à casos de sucesso nas revisões de prova??

Anónimo disse...

Segundo li neste Blog, nos comentários do exames de Novembro de 2008, houve quem passasse ao pedir a revisão.Mas atenção, é preciso fundamentar muito bem as respostas e pelo menos a nota não ser abaixo dos 9 valores.

Anónimo disse...

já está no site da Ctoc a grelha de correcção do exame de 14 Março.
Já dá para vermos que nota que tivemos.

Anónimo disse...

APROVADA!!!!
Não consigo aceder à grelha de correcção... alguém consegue??
pp

Anónimo disse...

sim, já imprimi a versão A e as respectivas grelhas, já que o meu exame foi o C.

Anónimo disse...

Boa tarde a todos:

Fui Aprovada no exame de 14 Março e passei à primeira.
Tive 14 no exame matérias Estatutárias, e 15 no exame de Avaliação.
Quero deixar um conselho aos que reprovaram:
por estar desempregada há 7 meses,precisava de ser Toc para poder ter mais hipóteses no mercado de trabalho ( trabalhei 7 anos no departamento de contabilidade numa empresa, que está perto da falência). Durante estes 7 meses estudei arduamente, comprei livros de Fiscalidade,de exercicios de analítica e li os códigos todos de uma ponta a outra, e claro, resolvi todos os exames da Ctoc.
Como podem ver, é Possível passar à primeira, mas façam como eu, estudem à sério para o exame, não pensem que trabalhar em contabilidade chega para passar.

Boa sorte para os próximos exames!

Anónimo disse...

para os que estejam interessados em pedir revisão, eu fui agora à ctoc. temos que entregar uma carta escrita até segunda feira, dirigida ao presidente do conselho de inscriçao com o nosso numero de estagiario e a pedir a revisão de prova.
posteriormente, será nos enviada para casa uma carta com o nosso exame, a nossa nota e a grelha de correcção. depois disso temos 72h para argumentar por escrito as respostas que demos, e o porque de no nosso ponto de vista as mesmas mercerem estar correctas. todas as pessoas que chumbaram até 8 podem pedir revisão, e à questões que têm duas respostas que podem ser consideradas correctas, por isso se argumentarmos de forma correcta ainda à esperança de passar.
a senhora com a qual falei disse-me que em todas as épocas à revisões à quem peça revisão de prova e tenha sucesso.

os melhores cumprimentos
e boa sorte

Anónimo disse...

Também passei à primeira, e com 14! Realmente, quando se quer muito uma coisa, consegue-se!
Benditas as mães que estão sempre do nosso lado para nos ajudar e benditos os filhos que mesmo sem perceberem o porquê (alguns ainda mt pequenos) perdoam as nossas indisponibilidades...
Os meus PARABENS a todos os familiares que nos apoiaram!
pp

Anónimo disse...

A pessoa que foi a CTOC não teve de pagar 200€ para pedir a revisão de prova

Anónimo disse...

Ao pedir revisao de prova é necessário pagar 200€ ?????

Anónimo disse...

Eu acho que sim, por isso perguntei!

Anónimo disse...

sim eu fui à ctoc, e mal se entregue a carta é necessário pagar 200€, mas eu vou tentar...pois repetir o exame tambem custa 200€.

Anónimo disse...

espera receberes a carta a dizer que estás reprovado e escreve um carta para eles a pedir recurso das perguntas que achas que tens mal, pois assim não pagas nada.
Tens 15 dias após a recepção da carta.

Anónimo disse...

Pessoal, eu também liguei para a CTOC, e eles disseram que podemos pedir recurso em vez de revisão de prova. Isto é se tÊm a certeza dakilo que fizeram no exame não precisam das cópias para nada. Se aguardarmos que nos enviem a carta com a indicação que não fomos a provados já não teremos de pagar os 200 € e podemos argumentar no prazo de 15 dias .

Anónimo disse...

Pelo que leio nas observações abaixo da nossa nota no site da Ctoc, para recebermos a papelada ( fotocopia da nossa prova) temos que pagar 200€.

Anónimo disse...

Poderiam esclarecer uma dúvida. Neste exame eu não fiz as perguntas que tinham por base as NIC.Porque não estava preprada, pois não vinha explicito na matéria para nós estudarmos. Acham que vale a pena recorrer, para nos atribuirem essa pontuação, ou uma vez que não as fiz, não valerá a pena.

Anónimo disse...

quanto tempo eles demoram a responder a essa carta?

Anónimo disse...

em relação ao nao se pagar nada após a recepção da carta. disso não tenho conhecimento. e hoje quando me desloquei disseram-me que so tinhamos ate segunda para recorrer da decisão. quanto à questão das nic's. no acto de pedir revisão de prova. o aluno tem que justificar o porque de não ter feito ou o porque de ter feito de determinada maneira. eu penso que vale sempre a pena.

cumprimentos

Anónimo disse...

Acham que vale apena recorrer da questão 1, e coloquei Variação patrimonial não tributável.

Anónimo disse...

Não me parece que a 1ª Q dê para recorrer, pois passar as reservas livres no capital social, não é uma variação patrimonial( ver a justificação no site da Centralgest, que me parece correcta).
Para mim, dá para recorrer à Q.19.
Ver o artigo na revista de Agosto 2007 da Ctoc, p.50, e ver o que dizem no site da Centralgest quanto à essa questão.
Outra questão que achei estranho, é a resposta da Ctoc à Q.20.Jurava que no CIMT dizia que: há transmissão onorosa na celebração dos contratos-promessa,logo incide IMT.O melhor é ir às finanças saber melhor deste assunto.De resto, concordo com as respostas todas dadas pela Ctoc.

Boa sorte!

Anónimo disse...

supondo que reclamaria a questão 19. qual seria a alternativa?? é que agora fiquei curiosa. eu respondi 400, porque honestamente enganei-me utilizei a taxa de 4 % para os 100.0000

Anónimo disse...

dápara recorrer á questao 28, quotas degressivas?? eu fiz os calculos e deu-me 1728. não percebo porque é 2160

Anónimo disse...

Na minha humilde opinião, relativamente à Q.19 a resposta tanto dá para 240€ como para "Nada fez".
Ver :
0.04% sobre a totalidade do Suprimento e
4% sobre o juro.
100000*0.04%+5000*4% =240
Não está isento porque:
art.º 7 CIS, n.º 1
i) Os empréstimos com
características de suprimentos, incluindo
os respectivos juros efectuados por sócios
à sociedade em que seja estipulado um
prazo inicial não inferior a um ano e não
sejam reembolsados antes de decorrido esse prazo;
No entanto na revista da Ctoc de Agosto, menciona que não há pagamento de IS caso os sócios detenham + 10% capital e durante mais de 1 ano( que é o caso no exame).

Anónimo disse...

Não me parece que dá para recorrer à Q.28, esta é a resolução:

20000*2*20%=8000 (2005)
12000*2*20%=4800 (2006)
7200*2*20%=2880 (2007)
4320*2*20%=1728 (2008)
Mas pela aplicação do n. 2 do art 6º do
Dec Reg 2/90, a amortização de 2008,
deve ser (4320/2 = 2160) nos últimos 2 anos
que restam. Não se pode aplicar neste
ano de 2008 e seguinte a regra do art.º19

Anónimo disse...

e ja agora desculpem a minha ignorancia, mas como se chega aos 4320??

Anónimo disse...

bem...os 4320€ é o valor liquido do imobilizado em 2008, isto é :

Valor compra-Amortização acumuladas
20.000€- 15680€( AA em 2007)

Sem querer ofender, acho que devias pegar nos livros de contablidade e estudar melhor as amortizações, nomeadamente as quotas degressivas.
Regra geral:nos 2 últimos anos, nas quotas degressivas, aplica-se o método das quotas constantes, por isso é que divides o valor liquido do imobilizado por 2 anos.

Anónimo disse...

Olá. eu reprovei por uma. tive 9 ;(

Acham que dá para recorrer de alguma?

por exemplo,aquela do engenheiro amerciano- n percebi porque se deduz e liquida iva. isso não é só nas transacções intracomuntiárias? :P

obrigada.

Anónimo disse...

Eu fui um dos não aprovados!

Mas vou recorrer pela questão dos suprimentos e pela variação patrimonial.
É sempre uma variação patrimonial não tributével, é qualitativa e não quantitativa, mas sempre uma VARIAÇÃO patrimonial que nunca é tributável.

A questão dos suprimentos, se houver alguém que possa ajudar mais nela ou colocar aqui um sacan da página da revista da CTOC para podermos fundamentar melhor os nossos recursos/revisões de provas.
Se essa situação dos 10% estiver certa e tiver realmente sído na revista pode ajudar imenso.

Os meus Parabéns àqueles que conseguiram e boa sorte nas carreiras profissionais mas que não se esqueçam que já andámos todos no mesmo barco e que por muitas estórias que aqui ou noutros blogues/sites sejam colocadas isto não é sempre tudo "rosas" e todos sabemos que a CTOC não é a instituição mais correcta que por aí anda.

Apenas por exemplo: Pede-se um esclarecimento via e-mail às Finanças/Decl. Electronicas ou um gabinete de contabilidade está a entregar declarações de Iva e o site das Decl. Electrónicas vai abaixo horas (como já aconteceu), não se consegue entrgar tudo dentro do prazo...

E a CTOC ó que é que faz pela classe????????

Reclama perante o Estado/Decl. Electrónicas?????

Não!!! Chumba pessoal licenciado que andou a estudar anos com sacrificio para angariar €€€€€ fazer espaçosas sedes e mantém TOC profissionais que, com todo o respeito, alguns apenas com uma 4ª classe e que por muito bons profissionais que até possam ser mas deviam ser colocados à prova também num exame e não apenas em formações que apenas frequentam 1/2 hora para obter créditos de forma a não perderem clientes.

Mas ainda não é desta que desisto!!!!!!

Anónimo disse...

olá a todos.

eu também fui das pessoas que nao fui aprovada.
alguém está a pensar reclamar das questões das nic´s?

Anónimo disse...

Eu vou reclamar. O Sr presidente da CTOC disse que não sairia nada antes de 2010, podiamos ficar descansados quanto a isso. Isto foi dito no inicio de 2008 numa aula aberta na minha faculdade.
Além do mais a ignorância da lei não é desculpa como o que não está em vigor não é obrigado a saber.
EM PORTUGAL NÃO EXISTE QUEM TENHA TERMINADO UMA LICENCIATURA E TENHA TIDO FORMAÇÃO COMPLETA DE ACORDO COM O QUE FOI PEDIDO NO EXAME. ESTOU ENGANADA?

Anónimo disse...

Não entendi o que quer dizer"não sairia nada antes de 2010"???!Podes explicar melhor?

A nossa profissão não pode passar apenas por aquilo que aprendemos na faculdade, temos que estar em formação constante, e temos que investir em livros e ler..ler...ler, sei que é chato estudar, mas a nossa profissão é assim mesmo, e quem não gosta.....






quilo que esperava

Anónimo disse...

Na minha licenciatura estas e outras nic's foram alvo de estudo.Disciplica Topicos avançados de Contabilidade,Licenciatura em gestão ramo auditoria Isag 2007

Anónimo disse...

Boa tarde.
Eu vou fazer o pedido de revisão da prova da ctoc e no entanto surgiu -me uma duvida.
Nós temos um prazo até 60 dias antes do exame para nos inscrever. Ou seja temos até ao dia 27 destes mês para nos inscrevermos para o exame do dia 27 de junho.
Sendo assim, será que este problema da revisão de prova e futura reclamação de minha parte fica resolvida antes dessa data??E se não ficar resolvido a tempo, tenho de me inscrever para o proximo exame sem saber se irei ser aprovado ou não apos minha reclamaçao??

Se alguem me souber responder agradeço muito.
Obrigado.

Anónimo disse...

a questão dos timings é sempre a mesma, eles fazem tudo de forma a que o candidato ao pedir revisão acabe por esperar demasiado e assim se acabe por inscrever no exame seguinte.

o melhor é mesmo inscrever-se no próximo exame se tem necessidade disso.

Anónimo disse...

Para quem pede recurso, a inscrição pode ser feita depois que sair a resposta da Ctoc.

Anónimo disse...

para quem quer pedir revião, a carta tem de ser enviada hoje, n é?

Anónimo disse...

o meu resultado também foi não aprovado, e só não passei por uma questão. Tou a pensar esperar que venha a carta com o resultado e depois pedir recurso. Não concordo com a Q.1, com a Q. 20 e com as nic's. O que acham? Alguém tá a pensar pedir recurso quando receber a carta?

Anónimo disse...

EU TAMBÉM ESTAVA A PENSAR PEDIR RECURSO SÓ QUANDO VIER A CARTA...PORQUE MAL POR MAL PELO MENOS NÃO SE PAGA. tAVA A PENSAR RECLAMAR DAS nicS...PORQUE SE ESLES NOS DESSEM A CONTAÇÃO EU PASSAVA, NÃO SEI SE É MTO LEGITIMO.O QUE DIZEM?

Anónimo disse...

Acho que fazes bem porque também vou pedir recurso. Só em 2010 é que irá entrar em vigor e eu não estudei nada das normas internacionais de relato financeiro. Temos de nos impor senão eles fazem o que querem de nós

Anónimo disse...

Alguém sabe se o assunto das NIC foi publicado pela CTOC, relativamente não sairem no exame até 2010.

Anónimo disse...

oi a todos
estou na mesma situação que a maioria, chumbei por uma questão também é demasiado frustante, ainda por mais quando saiem as normas internacionais que ninguem fazia conta, arrisquei a 3 e apenas acertei uma das 5 questões, do qual já tentei chegar a solução dada por eles e não consigo...

em relação à questão 19, segundo a revista da ctoc de agosto de 2007 o socio que detenha mais de 10% está isento de imposto selo, que é o caso do nosso exercicio.

em relação á questão 38 da imparidade argumentando que essa perda não se deu no terreno, o seu valor é o mesmo, por mais que tente nao consigo chegar a resolução deles.

ainda na questão 39, eles dão como solução a do activo e passivo, o meu raciocinio foi o seguinte, pensar no lançamento da letra e deparar que nenhuma conta é do passivo, como tal respondi à do activo...

alguem me pode ajudar???

Anónimo disse...

ENTÃO E TENS ALGUMA SUGESTÃO DE COMO VAMOS EXPOR O PROBLEMA DAS nic... COMO PODEREMOS FUNDAMENTAR O NOSSO RECURSO?

Anónimo disse...

não sei como faze-lo, porque de facto as nic's não constam na materia a sair, mas saiem no material a consultar, mas uma coisa também é certa, que no exame de novembro também saiu como material a consultar mas não saiu em nenhuma questão.
deviamos de fazer alguma coisa
é certo que devemos de estar actualizados, mas não temos propriamente de sair o que ainda não entrou em vigor, e acho injusto ter saido, muito mesmo, assim como no exame sem realçado no quadro a negro para se ver bem, também devia de vir bem assinalado no programa que nos foi enviado para casa.

Unknown disse...

Eu penso que em relação às nic além de dizermos k consideramos injusto uma vez que elas só entram em vigor a partir de 2010 e nunca saíram em exames, existe uma entrevista do próprio presidente da CTOC na revista de Agosto de 2008 que admite ainda nem existirem condições para a aplicação imediata da estrutura conceptual, pelo que só deve ser acompanhada por um sistema normalizador muito idêntico ao que está em vigor.
Não sei, eu preciso de duas perguntas pra recorrer, mas sinceramente não me sinto mt confiante... :(

Anónimo disse...

Esclareçam me uma dúvida, a CTOC já fez formações acerca da implementação das NIC's?

Roca disse...

Boa tarde a todos!

eu também sou mais um do grupo "chumbei por uma"...
Alguém pensou em contestar a Q12?? a que tem 2 soluções??

Por norma a ctoc em caso de gralha considerava TODAS certas, e neste exame já não o fez...
Bastava-me esta...

Será que há hipoteses??

Anónimo disse...

A Q12 só tem uma solução que é a que eles deram.

Anónimo disse...

que se faz em relação as nic's

Unknown disse...

Na questao 12 estao a admitir duas alíneas como certas, o que acaba por ser injusto para kem nao respondeu por ter ficado indeciso na que deveria escolher. A questao devia ser anulada como eles sempre fizeram..

Anónimo disse...

eu vou recorrer em relação ás NICS...não custa tentar.Temos é de nos informar bem em relação aos prazos, para não corrermos o risco de o recuro ser indeferido e não podermos ir ao próximo exame.

Anónimo disse...

Depois de receberes a carta tens o prazo de 15 dias para o poderes fazer

Anónimo disse...

sim isso eu sei, mas só temos até dia 27 de Abril para nos inscrevermos para o próximo exame e até lá não acredito que tudo isto já esteja resolvido.

Anónimo disse...

para quem vai recorrer das nic´s o que vai fundamentar?

Anónimo disse...

eu ainda não sei mto nem, mas podemos pegar na revista da ctoc de agosto 2008 sugerido pela colega sofia, assim como o facto de não vir explicitamente referido na matéria que enviam para casa... hoje vou tentar formular a fundamentação...sugeria que quando tivessemos alguma coisa escrita o divulgassemos, para que fosse tudo mais ou menos igual... já diz o velho ditado a união faz a força

Anónimo disse...

Não vos quero desiludir, mas já adivinho a resposta da Ctoc ao vosso recurso.É quase certo que houve muita gente a responder bem às Nic's, e vão vos dizer que, assim como houve quem acertasse, vocês também tinham obrigação de acertar.

Anónimo disse...

Mas no caso de se recorrer podem-se inscrever depois que sair a resposta ao recurso.

Anónimo disse...

tu respondeste bem?

Anónimo disse...

só respondi a uma das Nic's. não fiz o resto

Anónimo disse...

nao respondeste, porque não tinhas conhecimento para tal, nao é...tal e qual como nos aconteceu...passaste?

Anónimo disse...

Das 5 questões, respondi à 2, e acertei-as, e não achei nada complicado.
A questão 37, o POC explicado no capítulo das Consolidações, explica como se calcula o goodwill ( nada complicado).
A questão 40 também não vejo complicação nenhuma,era apenas escolher o menor valor das existências finais, entre o justo valor à data das colheitas e o justo valor à data do Balanço, já que o enunciado menciona que a empresa quer aplicar a IAS que lhe " minimize o custo das vendas".

Anónimo disse...

Já agora outra coisa, não respondi às outras 3 porque o tempo não me foi suficiente para pensar nelas.
Sim, passei no exame à primeira com 15 valores.

Anónimo disse...

Bom dia:

O que me dizem da pergunta 1?
Acho que a resposta "variação patrimonial não tributável" também está correcta, só estou com dificuldade em fundamentar....

Obrigada

Unknown disse...

Bom dia..
Eu tbm estou a pensar apresentar recurso da questao 1, com base no exame de 15/10/2005. A pergunta era exactamente igual e a resposta assumida como certa foi variação patrimonial meramente qualitativa que, portanto, não releva para efeitos de apuramento do lucro tributável. Ora sendo uma variação qualitativa nao deixa de ser uma variação patrimonial k nao é tributavel pork nao releva para efeitos de IRC.

Anónimo disse...

tambem estou para pedir recurso na questão 1, pelo que andei a ver é de facto uma variação patrimonial qualitativa, segundo uma apresentação que encontrei na net, onde é designada por uma alteração na composição e nao no valor,em que dão como exemplo o aumento de capital por incorporação de reservas.
por isso pessoal, toca a mexer...
a união faz a força

só tenho uma duvida, como recurer? ja passaram as 48horas

Tita disse...

Obrigada Sofia por falares no exame de 15/10/2005, porque eu tinha vista essa questão mas já não sabia onde. E já agora alguém tem a correção? No site da CTOC não está e era mais fácil se tivessemos um documento deles.
Relativamente a como recorrer eu sei que temos de esperar pela carta da CTOC, as 48 horas só era para quem queria pedir revisão e não recurso (é diferente).

Anónimo disse...

liguei para a ctoc e de facto comfirma-se, as 48horas e os 200€ e para pedir a revisão da prova, ou seja o comprovativo das respostas que se deu... para recorrer a uma questão temos de aguardar a carta que se recebe em casa e temos 15 dias para reclamar a questão que se quer recorrer...

Unknown disse...

Não tens que agradecer, temos de nos ajudar uns aos outros. :)
Vamos lá tentar, não perdemos nada..

Anónimo disse...

Eu tenho a correcção dos exames de 2005 diz qual é o tel mail que eu envio.

Anónimo disse...

Olá:

se poderes mandar também para mim...
Eu também vou recorrer da questao 1, pois também chumbei por uma...

o meu mail é: isabel.o.rodrigues@gmail.com

Muito Obrigada

Anónimo disse...

E para mim se não te importares.

albucas1@hotmail.com

obrigada

Unknown disse...

E já agora se nao for pedir muito a mim tbm... lol
O mail é sofiamc.costa@gmail.com
Obrigada!!!

Tita disse...

Olá Colega,
agradeço então o envio para:

anacfmartins@portugalmail.pt

obrigada

Anónimo disse...

SE NAO FOR EXAGERAR MUITO PARA MIM TB

gamsandra@hotmail.com

muito obrigada

Anónimo disse...

Boa tarde,

Se não te importas agradecia que enviasses tb para mim:
joseramospinto@gmail.com
Tb chumbei por uma...
Acho que já temos membros suficientes para criar um clube...

Obrigado

Anónimo disse...

é mesmo... na esperança de sermos um grupo de vitoriosos...

vamos conseguir

não nos calemos

Anónimo disse...

Bom dia pessoal...
Fiz exame agora em Março.
Em relação às Q01 a resposta da CTOC é a correcta e não há meio de pedir revisão, pois vejam a explicação daquele ROC está correcta.
Relativamente áquela questão com duas respostas a CTOC fez bem em atribuir cotação apenas às duas respostas em questão, n fazia sentido anular.

Outra coisa, o pessoal que vem para aqui dizer que passou com 15 ou 16 ou 17 devia ter vergonha, é feio uma pessoa gabar-se, devia haver mais respeito. O facto de tirar 20 n significa que tenha conhecimento ou sabedoria, pois de certeza que se depararm com muitas questões com duvidas e simplesmente arriscaram e correu bem... se corre-se mal agora estavam a dizer "ei reprovei com 9, como fosso fazer pa reclamar?", nem tdas os exames tem gralhas, este n teve.

Boa sorte ai pros novos

Anónimo disse...

caro colega

em relação à questão 1, é de pedir revisão, tenho falado com professores e inspectores das finanças na area de irc e reconhecem que a questão é maldosa, e há razão para pedir recurso, a resposta deles não esta mal, de facto, mas a da variação patrimonial não tributavel tambem está correcta... só é preciso saber fundamentar e esperar que tenhamos razão...

Anónimo disse...

O Problema é esse saber fundamentar. Mas também penso que eles dando razão a um dão a todos.Espero eu...

Anónimo disse...

Alguem sabe a resolução das perguntas 38 e 40 do exame de março
o meu mail é miguel.bispo@iol.pt

Tita disse...

Olá colegas,
voltamos à questão 1. Na net há um trabalho feito pela DGCI de Braga onde diz que é uma variação patrimonial qualitativa, logo a resposta "variação patrimonial não tributável" estaria correcta. Será que com base nisso e no exame de 15/10/2005 (onde a resposta também é essa)conseguimos argumentar?
Ou alguém conseguiu mais algumas "provas"? É que eu também falei com um TOC que disse que as duas são correctas, mas falar é uma coisa e ter escrito é outra...

Anónimo disse...

Boa tarde!

Há algúem que me possa esclarecer em relação à questão 1? Eu no exame exclui a resposta da CTOC porque dizia não constitui RENDIMENTO para efeitos de IRC. (VERDADE, claro não há dúvidas e nem coloco em questão) mas eu pergunto, um aumento de capital por incorporação de reservas Livres é um RENDIMENTO em que circunstância? Pois por entender que não é RENDIMENTO em circunstancia alguma é que exclui a resposta da CTOC. Se for considerado rendimento em alguma situação peço desculpa pela minha ignorância.

Unknown disse...

Boa tarde colega,
Será que me podia enviar para o mail esse trabalho da DGCI de Braga de que fala?
O mail é: sofiamc.costa@gmail.com.
Muito obrigada...

Unknown disse...

Já recebi o seu mail colega.
Muito obrigada..

Anónimo disse...

colega veja este site, não sei se é o que se refere a colega anterior mas foi onde eu encontrei uma apresentação onde refere as variações patrimoniais

http://partilha1.com.sapo.pt/irc/formacao.benef.fiscais.pdf

acetato 13

é bem explicito que o aumento de capital por reserva é uma variação patrimonial

nós é que temos que lhes ensinar...

aiiiii...

eles que não nos deem razão...

Anónimo disse...

Não consigo aceder a esse site colega.

Unknown disse...

Já vi o acetato de que esta a falar colega..
Vai recorrer apresentando cópia dele?

Anónimo disse...

Colega Sofia conseguiu aceder ao site?

Unknown disse...

Já agora deem-me a vossa sincera opinião. Não acham k vale a pena recorrer da correcção da questao 12? É que eles estão a assumir uma gralha no texto e além disso assumem duas respostas como certas.. Ora quem não fez por ter duvidas em relação a qual dessas alineas responder, uma vez que errando ainda perdiamos valores, eles não deveriam anular a questao e atribuir a cotação a toda a gente? É que assim kem nao fez tbm sai prejudicado pork poderia ter feito e com medo de errar nao responderam.. O que acham?

Unknown disse...

Consegui colega, se nao conseguir diga-me o mail e eu envio-lhe por mail os acetatos..

Anónimo disse...

S.f.f. albucas1@hotmail.com

Anónimo disse...

Obrigada Colega Sofia pelos acetatos.

Unknown disse...

De nada colega... Tudo o k nos ajudar é benvindo.. :)

Anónimo disse...

Boa Tarde:

será possivel enviar-me também os acetatos?

Muito obrigada desde já

isabel.o.rodrigues@gmail.com

Anónimo disse...

Alguém vai recorrer das Nic´s?

Anónimo disse...

Obrigada colega Sofia...
Já agora, ontem alguém dizia que tinha a correcção do exame de 2005, pedi para me mandar e ainda não recebi, já alguém recebeu?

Obrigada

Unknown disse...

Não colega, pelo menos eu tbm nao recebi nada...

Anónimo disse...

Ainda não receberam pois ainda não tive tempo para fazer a digitalização. entre hoje e amanha vão recebe-lo

Tita disse...

Relativamente à Q.1 eu vi noutro site, mas é idêntico ao que o colega acima referiu. Podem consultar em
http://formacaotata.no.sapo.pt
depois entram em apresentações e depois IRC exercicios. Ver questão 10 e respectiva resposta

Anónimo disse...

As nic estão em vigor desde 2005! Em portugal algumas empresas já têm de apresentar contas em ifrs... por isso se essas emmpresas têm toc, é natural que saiam perguntas de nic/ifrs no exame da ctoc.
O que só entra em vigor em 2010 é o chamado snc que será o novo poc adaptado às nic e para todas as empresas.
Nao ha hipotese de ganharem qq recurso por causa das nic!

Anónimo disse...

alg vai recorrer da questão 9, aquela das amortizações?

Anónimo disse...

Caro colega que disse que tinha a resolução dos exames de 2005, diga-me se é só a resolução da CTOC ou tem ás questões práticas já resolvidas. Eu tenho apenas as grelhas,e não é de todos.

Tita disse...

Olá colega,
tens a grelha do exame de fiscalidade de outubro de 2005?
Se tiveres podes-me enviar, p.f.

anacfmartins@portugalmail.pt

Anónimo disse...

Olá colegas!

Passei (à segunda tentativa)!
A quem não passou, não desista!

Qto às NIC, não poderão recorrer porque na carta que nos mandaram falam nas normas no IASB, logo tinhamos que as estudar.

Quanto à questão 38, fica aqui a resolução:

Sabemos que a imparidade da UGC são 30.000.
Sabemos também que a imparidade dos edificios é 7.500.
Logo, falta-nos alocar 30.000-7.500=22.500
Assim, fazemos a alocação com base da percentagem:

625000+750000+375000=1750000

625000/1750000 * 22500 = 8035,71

625000-8035,71 = 616964,29.

Quem fez cursos de preparação para o exame, eles não dão formação sobre as IAS??? Se não não devia dar e deviam reclamar não com a CTOC mas sim com eles !

Boa sorte!
VR

Anónimo disse...

Não aprovado. Tive 9 valores.
Acham que dá para recorrer quanto ás respostas das questões 6, 7,11 e 14?

Anónimo disse...

Boa tarde quem respondeu a questão 17 facultativo está correcta, desde que tenha Revisão de contas e permaneça nesse sistema por X de anos DL 35/2005 de 17 Fevereiro. A CTOC repondeu NDA e que está mal.

Anónimo disse...

Colegas foruenses,

Serve o presente para lembrar que já se encontra disponível para subscrição a “Petição pela alteração ou clarificação do artigo 24.º da Lei Geral Tributária (responsabilidade do TOC)” em http://www.peticao.com.pt/responsabilidade-do-toc .

Para que não seja questionada a sua validade e, para efeitos de possível validação de dados, saliento que são de preenchimento obrigatório os campos "Nome", "Email" e "BI", sendo que apenas será público o nome. O nome deverá ser completo e os dados "Email" e "BI" correctamente preenchidos.

Resta apenas acrescentar que o sucesso desta iniciativa está nas mãos de todos e de cada um, dependendo da divulgação que a mesma tiver. Relembro que qualquer cidadão poderá subscrever esta petição, incluindo, claro está, não TOC. Portanto, convidem os V/ familiares a subscrever.

http://toc.informe.com/viewtopic.php?t=14661&postdays=0&postorder=asc&start=25

Tita disse...

Bom dia colegas,

a carta de confirmação de "não aprovado" chegou ontem. Agora mãos à obra! Alguém tem ideia de como recorrer? De como formular a questão? Vou recorrer da questão 1.Qualquer ideia ou sugestão, agradeço.

Unknown disse...

A minha ainda não chegou... Continuo a aguardar... :)
Além da questão 1, alguem tem mais alguma questao de que vá recorrer?

Anónimo disse...

Bom dia!

Voces ja receberam a carta? E so enviam a confirmar a reprovaçao. ou quem é aprovado tambem recebe?

Anónimo disse...

os aprovados também recebem

Anónimo disse...

Sinceramente estou com um bocado de receio de eles não darem deferimento positivo ao recurso relativamente à questão 1. Já recorri uma vez noutro exame e eles limitam-se a dizer que não aceitam, nem justificam.

Tita disse...

Olá colegas,
como já disse atrás, já recebi ontem a carta da CTOC. Liguei agora para lá para saber como tem de se fazer para se inscrever para o próximo exame. Não é preciso mandar novamente os documentos, mas sim uma carta com o nome, o nº de membro, o cheque (claro!) e a dizer que nos queremos inscrever para o exame de junho. Para quem quizer pedir recurso, temos 15 dias a partir da recepção da carta e NÃO nos inscrevemos. Quando nos enviarem a resposta ao recurso, se for favorável, optimo, se não for eles telefonam-nos a saber se ainda queremos ir ao exame de junho ou não. Isto porque, segundo disse a funcionária, a resposta ao recurso só vai chegar muito perto da data do exame. Ela disse que os recursos demoram muito tempo.
Qualquer dúvida, digam.
anacfmartins@portugalmail.pt

Unknown disse...

Boa tarde colegas,

Recebi hoje a carta da CTOC, mas ao contrario do que me tinham dito lá não vem a nota. Nas vossas também não vem a nota discriminada?

Anónimo disse...

Foi a 3ª vez k fui a exame, mais uma vez reprovei, só que desta vez passei no exame de avaliação profissional e reprovei no Deontológico com 9,4 , queria recorrer mas n sei em k questao pegar, será k ha alguem na mesma situaçao??

Tita disse...

Olá Sofia, boa tarde

Na carta da CTOC, não vem a nota. Só diz aprovado ou não aprovado. Só sabe a nota quem tiver pedido a revisão de prova (porque eles mandam as nossas respostas e a grelha).

Unknown disse...

Obrigada Tita,
Realmente nao preciso de saber a nota porque sei as minhas respostas e é só fazer as contas, mas pensei k vinha na carta.. :S

Anónimo disse...

Já enviei o meu recurso à questão 1. só espero que resulte. Qque seja desta e que não seja preciso lá ir mais:)

Tita disse...

Ola colega,

será que podes dizer +/- como fizeste? Envias-te algum comprovativo ou com base em quê que fizeste o recurso?

Anónimo disse...

Só fundamentei a meu recurso com base no exame de fiscalidade de 2005 a questão 20. Oxalá seja o sufeciente.

Anónimo disse...

têm de nos dar razão, afinal havia duas respostas certas ( o que não devia acontecer)

Anónimo disse...

E mesmo assim, tal como um colega disse em post anterior, a questão que a ctoc deu à número 1 n é correcta, porque um aumento de capital não é tido como um rendimento.

Anónimo disse...

sim, a da variação até estava mais correcta

Barras disse...

Agradecia que alguem enviasse as correcções dos exames de acesso à CTOC que tenham disponíveis.

Agradecido,
nelson_barroso@hotmail.com

Anónimo disse...

Ola a todos,
Recebi um email da Dr Susana Silva com as datas do novo curso de preparação para o exame de Junho. Fica aqui a sugestão, pois sei de uma colega minha que foi e gostou. Pelo menos neste resolve-se os exames anteriores e não é tão caro. Pena é que seja só no Porto.
Boa sorte e bom estudo

Anónimo disse...

Bom dia,
Gostaria de saber quais são as datas do curso da Dra. Susana e o preço do curso.

jamaicaman disse...

Caros colegas, eu vou fazer exame da CTOC pela primeira vez e goataria que algum de voces me pudesse ajudar no sentido de me fornecer as correccoes dos exaes mais recentes. Nao quero exagerar no pedido mas as duvidas sao imensas. Desde já o meu obrigado a todos e boa sorte para quem, como eu, ira fazer o exame.

Fernando

recordmirandela@hotmail.com

Anónimo disse...

Quanto tempo demora a darem resposta ao recurso?

Tita disse...

Olá colega,
conforme já disse anteriormente eles só vão responder ao recurso muito perto da data do exame de junho.
(vê o que eu escrevi no dia 15.04)

Anónimo disse...

Eles demoram mais ou menos um mês.

Anónimo disse...

e o pedido de revisão, demora o mesmo tempo? Obrigada.

Anónimo disse...

O pedido de revisão não sei quanto tempo demora. Mas sei que já não poder pedir revisão, pois é 48 horas depois de sair na net. Sei que no recurso tu não pagas.

Anónimo disse...

Vinte e cinco de Abril sempre!!!

Anónimo disse...

Bom dia!

Alguem que tenha passado ao exame e tenha recebido o imnpresso para a cedula profissional, me pode explicar o que se poem no quadro 18, ocupaçao ocupacional.

obrigada

Anónimo disse...

o que fazes.. trabalhas? colocas lá o teu trabalho

Anónimo disse...

OLA, bom dia?

Sabem se é orbrigatorio a presença na cerimonia de entrega do certificado da ctoc. Tenho tentado ligar para la, mas tenho conseguido.

Brigada

Anónimo disse...

olá,

Não é obrigatória a presença. Eu não fui e recebi a carteira profissional por correio... Não houve problemas nenhuns!

Anónimo disse...

olá,

Não é obrigatória a presença. Eu não fui e recebi a carteira profissional por correio... Não houve problemas nenhuns!

Anónimo disse...

Este comentário já vem tarde, mas em relação às duvidas sobre as NIC que sairam no exame é que as NIC são uma coisa e o novo SNC que entra em vigor em 2010 é outra.

Anónimo disse...

olá. hoje chegou a resposta à minha revisão de prova da pergunta 1.

foi indeferida, pois disseram que a melhor resposta era a b. - ( n contitui rendimento para efeitos de irc.)

mas como alg aqui questionou uma incorporação é considerada rendimento? eu n usei esse argumento, se calhar faltou isso.

o que acham?
obrigada

Anónimo disse...

Eu não usei esse argumento, mas penso que não seja por aí.
Mas tinha esperanças que eles aceitassem os argumentos uma vez que foram eles a errar.

Anónimo disse...

Mais alguém recebeu?

Anónimo disse...

eu disse-lhes que não era rendimento e mesmo assim não aceitaram. pegaram nos meus argumentos e "desfizeram" aquilo tudo mas não indicam aquilo em que eles se basearam. dizem que é para escolher a melhor resposta. a meu ver a variação patrimonial está bem mais correcta do que a deles.

mas ainda dá para recorrer mais uma vez sem pagar nada não é?

e a inscrição no proximo exame, alguém sabe se estamos ainda a tempo?

Anónimo disse...

eu n sei se dá ... é após recebermos a carta a dizer que reprovamos, mas ainda n recebi nada.se calhar n enviam a quem pediu revisão.

Realmente, n me convenceu muito a explicação deles mas se usas-te tb esse argumento e não derão razão, paciência... temos de aceitar ;(

Anónimo disse...

Eles ao não aceitarem o recurso a um não aceitam as restantes também.

Anónimo disse...

Acho muito injusto eles não aceitarem os nossos argumentos para a questão 1. Ainda para mais são temas tratados em formações e ainda para mais existir um artigo no código que fala disso

Anónimo disse...

Olá, Boa tarde,
também chumbei e vou ao próximo exame.
agradeço quem tiver correcções dos exames, gostaria que me enviassem para o e-mail: golfinho.roaz@gmail.com
Estou disponivel para o que puder ajudar.
Muito Obrgiado

Anónimo disse...

Olá! Estou a terminar o estágio e nem eu nem o meu patrono sabemos o que se deve escrever no parecer do patrono..alguém tem algum exemplo que me possa enviar?

Muito obrigada!
joanamonteiro@iol.pt

Anónimo disse...

Já alguém recebeu o resultado dos recursos?

Anónimo disse...

Ainda em relação ao último exame...

Alguem sabe resolver da 36 a 40??? eu bem que olho para as IAS mas nem assim lá chego...

Tita disse...

Olá colega,
segundo o que me disseram da CTOC, o resultado do recurso só vai chegar muito perto do exame de 27 de junho.

Anónimo disse...

Mas não adiantaram nada relativamente ao resultado do recurso?

Anónimo disse...

Ao colega que recebeu o resultado da revisão relativamente à questão 1, fundamentou que a mesma questão tinha sido colocado no exame de fiscalidade de outubro de 2005?

Unknown disse...

Bom dia colegas,

Já mais alguém recebeu o resultado do recurso?

Anónimo disse...

sim, fundamentei também com base nessa questão (do exame de outubro)

Unknown disse...

Bom dia colegas,

Já recebi a resposta ao meu recurso, indiferido tbm :(
Vamos lá começar a estudar novamente.. Alguém tem a resolução das questões do último grupo sobre as NIc?

Anónimo disse...

Olá colegas,

Mais uma vez, vou fazer exame, alguém podia facultar a resolução do exame de Março de 2009.enviar-me s.f.f. para golfinho.roaz@gmail.com
Muito grato pela disponilibidade.
Boa sorte para todos.

Anónimo disse...

caros colegas, então comentários sobre o exame de junho?!!!!
eu não consigo encontrar as palavras adequadas para descrever, não tem explicação... achei enorme, estranho, dificil... não é desta com toda a certeza

Tita disse...

Olá colega,
concordo perfeitamente contigo.
Dificil e estranho. De facto eles só andam cá para nos estragar a vida e para nos "apanharem" mais 200€
Enfim, é uma vergonha!

Anónimo disse...

é de facto uma vergonha...
querem encher os bolsos as nossas custas, uma pessoas esforça-se, estuda, perde tempo sem explicação para dps não conseguir provar os conhecimentos... é frustante demais

Anónimo disse...

este exame foi mesmo muito estranho, complicado, dificil, esquisito, etc, etc, etc.
enfim! de todos os exames que existem da ctoc nunca vi um como este!

Anónimo disse...

na questao 1 eu respondi está sujeita a irs em 50% da mais valia apurada.
mas nao tenho a certeza se é esta a resposta.

Anónimo disse...

eu a essa disse nenhuma das anteriores, achei que deveria ser aplicado a taxa especial de 10%... mas como aconteceu ao longo de todo o exame não tenho a certeza de nada...

Anónimo disse...

Boas,

Alguem sabe de algum site que de as correcçoes mais cedo para ficarmos com uma ideia se passamos ou nao?

Anónimo disse...

Boas,
no exame de Março foi publicada uma correcção no site da centralgest (correcção não oficial). Vai dando uma vista de olhos para ver se aparece alguma coisa

Anónimo disse...

Olá a todos,

Ninguém quer comentar as respostas que deram no exame de Junho? Realmente o exame foi estranho e diferente, Financeira quase nada, apenas aquele ultimo grupo que é para esquecer. E muita fiscalidade, neste momento é a única coisa onde podem apostar.

Boa sorte a todos.

Anónimo disse...

A primeira questão era não está sujeita a IRS, pois a quota tinha sido transmitida em 1977, antes da entrada em vigor do codigo, quando as mais valias não eram tributadas. Por isso, as que não eram continuam a não ser quando há alienação.

Anónimo disse...

PESSOAL
EM:
http://www.centralgest.com/CTOC/tabid/130/Default.aspx,

JÁ SE ENCONTRA UMA POSSIVEL SOLUÇÃO E RESOLUÇÃO DO EXAME DE JUNHO

Anónimo disse...

http://www.centralgest.com/CTOC/tabid/130/Default.aspx

Anónimo disse...

Consegue-se aceder ao exame mas à resolução não, mesmo depois de se efectuar o registo!!!

Anónimo disse...

ACHO ESTRANHO EU CONSEGUI, DEPOIS DE ME REGISTAR...

E POSSO CONCLUIR QUE EM OUTUBRO ESTOU LÁ NOVAMENTE, FOI O DESCALABRO TOTAL.

ADEM DE VER A RESOLUÇÃO DO EXAME E VER O QUE EXIGIAM DE NÓS EM APENAS 3HORAS, É DE LOUCOS...

Anónimo disse...

Também já consegui ver.
Realmente por aquela resolução aquilo que se exige num exame deste tipo em 3 horas é absurdo.

Mas não vamos desesperar antes do tempo, aguardemos pelos resultados oficiais.

Alguem sabe para quando?

SMP

Anónimo disse...

E os de 27 de Junho qd é que sairao??!!

tanto tempo... não consigo perceber...

Anónimo disse...

demoram sempre cerca de um mês
o anterior foi realizado a 14 de março e saiu na 1ª semana de abril...
eles anunciam no site da ctoc quando estão para sair.
temos de esperar......

Anónimo disse...

que sofrimento

nunca mais nos dizem nada...

Anónimo disse...

ja está mais que na hora, não?!!!!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

PARA CONFERENCIAS E ACORDOS TEM TODO O TEMPO DO MUNDO, AGORA PARA ACABAREM COM A ANSIEDADE E STRESS DOS MEMBROS QUE AGUARDAM PELO LANCAMENTO DOS RESULTADOS PARA ISSO NÃO HÁ TEMPO... ATÉ QUE NEM SOMOS NÓS QUE VOS DAMOS DINHEIRO A GANHAR NEM NADA... É MESMO LAMENTAVEL

Anónimo disse...

Alguem sabe responder às questoes 29 36,37,38,39.Obrigado

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

alguem me explica como se resolve a Q 38??

Os posts mais populares (de sempre!)

Pesquisar neste blogue