quinta-feira, 31 de julho de 2008

Abolição dos exames da CTOC ainda longe...

«Embora o Ministro tenha referido que o processo de avaliação teria início em Outubro de 2007, a verdade é que a Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior ainda não entrou em funcionamento, e já lá vai mais de um ano desde as declarações do Ministro da Ciência e do Ensino Superior, sendo que o diploma de criação da Agência apenas foi publicado em Novembro passado.

Finalmente, no Conselho de Ministros de 23 de Maio, foi aprovada a resolução na qual foram designados os membros do Conselho de Curadores da Agência de Avaliação.

Contudo, atento o regime transitório de seis meses previsto na lei, a Agência só deverá estar pronta a operar em finais de 2008.
E a realidade é que não há avaliação desde 2006. O CNAVES existia oficialmente mas não actuava por falta de meios financeiros e de apoio institucional.

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior criou, assim, um vazio que ninguém sabe quando será, efectivamente, colmatado.»

in Diário da Assembleia da República, II Série A - Número: 123S1 de 30 de Junho de 2008.

Ainda a propósito de adiamentos... os posts neste blog, serão adiados para Setembro.

BOAS FÉRIAS!

68 comentários:

Anónimo disse...

Eu acho que deveriam acabar estes exames!
Não faz sentido sermos avaliados em matérias que que fizeram parte das nossas licenciaturas.
Se somos novamente avaliados por estes exames,então não faz sentido tirar uma licenciatura!
Acho que bastaria fazermos um estágio profissional,para estarmos aptos a desempenhar as funções de toc.

Anónimo disse...

Caros colegas, metam na idea, a CTOC está cheia de TOC'S são cerca de 80.000, já não querem mais...
Por essa razão é que existem exames extupidos, dificeis, cheios de erros... como este ultimo.
O EXAME É UMA BARREIA AO ACESSO À PROFISSÃO.
A VERDADE É ESTA!!!

Anónimo disse...

concordo

Anónimo disse...

tb concordo e tb ja reclamei, se calhar nem resposta vou ter mas pelo menos tentei....

Anónimo disse...

Tu que reclamas-te, que perguntas é que evidencias-te?
Obrigada.

Anónimo disse...

Tu que não passaste no exame e evidenciaste miseráveis conhecimentos da língua portuguesa, porque não reclamaste contra os teus professores da primária?

Anónimo disse...

Pois é!!! Dou erros, desde já peço desculpa! Por isso é que não passei? Tu que és professor de Língua Portuguesa passas-te no exame?

Anónimo disse...

TENHAM LÁ CALMA,

Eu reclamei com os exames, com o absurdo que se paga para faze-los.

Com esta barreira à CTOC....

Em vez de se atingirem, reclamem.... sempre são obrigados a registar as reclamações.

Anónimo disse...

EU Realmente fico desiludida com o tipo de comentários ridiculos, ninguem tem nada a ver com a maneira como cada um escreve, muito menos quando escreve à pressa é normal esquecer-se de algumas letras, acentos, etc...que estupidez

a questão é a seguinte:

nós estudámos 4 anos

pagámos propinas

entrámos no mercado de trabalho recentemente

não temos por isso grande disponibilidade financeira

passámos com aproveitamento a todas as cadeiras

sentimo-nos preparados p exercer senão não iriamos fazer o exame( falo por mim)

ninguem no seu perfeito juizo aceita fazer a contabilidade sem o minimo conhecimento, o que não se souber procura-se pesquiza-se, interagindo com colegas de profissão ,etc

a aprendizagem é um processo contínuo, e torna-se mais interessante aprender com a experiÊncia e gradualmente embora as bases tenham q existir

é importante saber onde procurar e como , ter método


eles (CTOC)

FAZEM UM EXAME RIDICULO E EXPLORAM OS RECEM LICENCIADOS E NÃO SÓ!!!
JÁ RECEBEMOS SALÁRIOS MISERÁVEIS COMO ESCRITURÁRIOS DE CONTABILIDADE E SABEMOS FAZER QUASE TUDO, O QUE ÑÃO SABEMOS PROCURAMOS, INTERAGIMOS...ETC

É RIDICULO ESTE TIPO DE EXAMES P TESTAR UM CONHECIMENTO Q JÁ FOI ADQUIRIDO

PASSEI A VIDA A ESTUDAR E GOSTO, ALIÁS ACHO QUE DEVEMOS CONTINUAR NUM PROCESSO CONTÍNUO

NÃO DESTA MANEIRA... ESTE EXAME É UMA MANEIRA DE NOS EXTORQUIR DINHEIRO QUE NÃO TEMOS... 1 , 2 ,3 ,4, 5,6,7 vezes até passarmos no exame!! Também acho ridiculo o exame ser de escolha multipla, não podemos demonstrar o q sabemos... e ainda por cima o exame tem sempre imensos erros, durante 4 anos de faculdade nunca vi um exame com tantas gralhas e respostas ambiguas em toda a minha vida de estudante... fazem o exame de véspera?! em cima do joelho e comem o nosso dinheiro que tanto nos custa a ganhar!!! ELES POR CERTO NÃO GANHAM O MESMO Q NOS!!!!

Foi um desabafo boa tarde colegas..

Anónimo disse...

COMO VOS DISSE RECLAMEI DOS EXAMES, EM PARTICULAR, EIS A RESPOSTA DO SR. DOMINGUES DE AZEVEDO, QUEM NÃO ACREDITAR NA RESPOSTA QUE ME MANDE O EMAIL QUE EU VOU REENCAMINHAR...

CASO TENHAM IDEIAS PARA RESPONDER DIGAM-ME QUE TEREI TODO O GOSTO DE RESPONDER A ESTE SENHOR...

AI VAI A RESPOSTA:






Ex.mo Senhor:

Quanto às questões de exame que nos coloca, queira pr favor identificar com rigor as questões que menciona e em que ponto existe a conflitualidade entre as normas aplicáveis e as respostas da correcção.

Quanto às questões de admissibilidade na profissão, gostaríamos de informar que naquele domínio, a CTOC ainda é a instituição que menos exigências coloca para a admissão de membros, quando comparado com a Ordem dos Advogados, Revisores ou outras profissões.

Uma coisa é apender teóricamente as questões, outra coisa é a sua plicação prática e um profissional, para a lém da fundamentação teórica, é vocacionalmente orientado para a aplicação prática das regras aplicáveis à profissão.

É essa a avaliação que efectuamos através do exame e não qualquer outra.

Evidentemente, se a CTOC é uma instituição de regulação profissional, deve ter ao seu alcance os meios necessários e indispensáveis à avaliação das respectivas competências profissionais dos seus membros ou candidatos.

É o que passa em todo o resto do mundo.

Apresentamos os nossos melhores cumprimentos.

(A. Domingues Azevedo)

Isabel disse...

Uma das coisas que respondia a esse senhor...ou quem estava na altura, era que ñ tivessem feito a grande asneira de ter anteriormente aceite qq pessoa... agora querem esmifrar a classe... depois de ter tantos incapazes como TOC, a maioria nem exerce e nem sequer trabalha em contabilidade... conheço muito muitos casos.... ridiculo é pagar a um licenciado em contabilidade e administração...600€ e dps a quem tem titulo e não percebe de nada é apenas os dobro 1200€ (Pois tem vinhetas), quem faz o trabalho é o pobre o grande só tem de assinar... acham justo??? há muita gente nesta condição, por aca

Anónimo disse...

Subscrevo, para mim a solução era organizarmos uma reunião num sábado com todos os que pudessem vir, escolhiamos o sitio e decidiamos agir de alguma forma,quais os pontos principais e que suscitam maior injustiça?

Penso que o ponto fulcral é fazerem do exame um negócio e em segundo lugar está o facto de estarem a desacreditar as universidades uma vez que as percentagens de chumbo são altíssimas. Tinhamos que fundamentar muito bem todas as questões. No sentido de nos manifestarmos em frente à Ctoc,chamávamos a televisão, sei lá...

Anónimo disse...

Seria optimo é só marcarmos uma data e hora! acho que seria grande a adesão.

Anónimo disse...

alguem sabe a percentagem de aprovações neste exame, essa informação também pode dar contestação!

Anónimo disse...

alguem sabe a percentagem de aprovações neste exame, essa informação também pode dar contestação!

Anónimo disse...

A MALTA DOS ISCA'S QUE FOI AO EXAME PASSOU TODA! OS OUTROS... ISTO É MM ASSIM: QUEM SABE, SABE.

Anónimo disse...

Vão mas é estudar!!! O Sr.Azevedo tem toda a razão! Nós não somos os únicos a ter que realizar exames, acabemos de uma vez por todas com o facilitismo. Quem sabe as matérias não terá qualquer problema em se submeter a exame. Que queiram mudar a tipologia de exame e o tipo de linguagem utilizada, de acordo, agora acabar com os mesmos...????!!! Tenham juízo!!!!

Anónimo disse...

Eu sou do ISCA e não passei, devo ser a ovelha negra...Isso não é verdade, não concordo com os exames porque são um negócio, se fossem correctamente executados, e tivessem um preço simbolico por mim tudo bem...
Mas peço à pessoa que diz que do ISCA passaram todos para se informar

Anónimo disse...

Não liguem esse gajo que diz que os ISCAS passaram é o mesmo cromo que anda por ai a pastar por estas bandas...ele tem que se divertir um pouco.
Mas também concordo que não haja facilitismos, deviam de alterar o tempo para fazer os exames de 3 horas para 3.30 ou 4 horas e alterar a estrutura dos exames porque há cujas questões as respostas não são taxativas da forma como são apresentadas.

Anónimo disse...

O que eu acho é que não se pode fazer do exame um negócio, para além disso as associações existem para nos ajudar no exercicio da nossa actividade não para nos avaliarem. Se acham que nem todos os cursos preparam bem os alunos acabem com os cursos "maus" porque quando nos candidatamos á faculdade ninguem nos diz qual a lista dos cursos maus e dos cursos bons... as faculdades existem para nos formar a ctoc podia cooperar com a faculdade mas não o faz. O mercado há-de encarregar-se de escolher os melhores não é um exame muito mal estruturado e que custa 300€ que o vai fazer. As ordens têm os dias contados! señão vejam a proposta de lei do PS DE oUTUBRO DE 2007... Vão acabar com a "mama" desses gajos sugadores de dinheiro. Não podem dizer que o exame não é a maior fonte de receitas da Ctoc.

Anónimo disse...

ttp://diarioeconomico.sapo.pt/edicion/diarioeconomico/edicion_impresa/politica/pt/desarrollo/1037709.html

Entrem no Link porque nos interessa

Anónimo disse...

colega
segui o link e nada...."página não encontrada"

Anónimo disse...

Então experimente : "Exames de admissão às profissões podem retirar poder às Ordens Diário Económico" no Google e aparece logo no 1ºLink , apesar de a Ctoc não ser ainda uma Ordem os comentários à referida noticia são feitos por colegas nossos, assim como advogados e engenheiros que também são obrigados a fazer exame de admissão á profissão, espero que o PS ñão desista desta proposta de lei.

Anónimo disse...

Parece-me que a lei 6/2008(Regime das Associações Públicas Profissionais)diz que só se aplica às associações públicas profissionais que venham a ser criadas no futuro...Penso que esta lei foi criada no seguimento da proposta referida no pos anterior

Isabel disse...

Não estou a favor de deixar de fazer o exame, pois como bem sabemos há colegas de curso que passaram à custa de outros ou de cábulas...e sei que há muitos.Só estou contra os preços que praticam... não custa fazer o exame...custa é pagar tanto, que para mim é muito é só a mensalidade do infantário da minha filha... como vêm é o rombo do orçamento para qualquer um... fazemos o exame sim, mas a preço simbólico... não tão alto...

Anónimo disse...

por mim, aceito reunir-me com mais pessoas para encontrarmos uma solução contra este método de avaliação ou mesmo acabar com estes exames.
Acho um disparate fazer estes exames.Se durante a faculdade fui avaliado nas matérias de contabilidade geral,fiscalidade e contabilidade analitica,porque razão tenho de ser novamente
avaliado a essas matérias?
Contem comigo para qualquer forma de protesto.

Anónimo disse...

também concordo contem comigo também! Não percebo como há pessoas que concordam com o exame, a existência de colegas que passam á conta dos outros não é uma justificação válida, emprestei os meus apontamentos a muitos colegas , será que vão passar ás minhas custas?Acho que não,temos que ser solidários uns com os outros. O exame não tem razão de ser pois já fomos avaliados e porque é um negócio!!Não faz sentido nenhum. Neste exame chumbei por uma e estou certo de que passo no de Novembro(não tão certo assim...) mas não acho uma barreira intransponivel, é no entanto um negócio injusto! é o mesmo que tirar a carta de condução e depois de ter a carta fazer um exame. O que me assusta é que não estamos unidos e a opinião diverg, á pessoas que concordam com a existência do exame. Eu também penso que a existir teria que ter um preço simbólico, sem gralhas descobertas a meio do exame e algumas só reveladas quando saiem as notas.

de qualquer modo força colegas vamos reunir-nos para chegarmos a um concenso...

Anónimo disse...

será coincidência??
Será coincidência que as pessoas que comigo fizeram o curso, já há um ano, e que concordam e aceitam o exame da ctoc, já são toc's, e que daqueles que conheço que sao contra o exame só uma minoria ( 2 em 10 )é que passou!!!! TODOS SABEMOS QUE É ASSIM!! por isso......

Anónimo disse...

Ás vezes comvem pensar um pouco para alem do nosso umbigo e a sua argumentação pareceu-me um pouco "infantil"...eu também sou muito bom aluno e chumbei,nunca pensei que tal me acontecesse até porque tinha sempre das melhores notas.Mas cada um tem a sua opinião que respeito...
Eu acho que o exame não faz sentido não porque não consiga passar, basta que nos esforcemos para isso, é injusto porque é um negócio,porque já fomos avaliados e ainda porque está mal concebido. As coisas não são imutáveis, senão Portugal ainda era uma ditadura.
Reconheço que tenho colegas que pouco sabem da profissão e que para mim sinceramente estão longe de passar no exame, mas sabe-se lá... No entanto acho que o mercado há-de escolher os melhores, não é preciso que a Ctoc nos distinga através de um exame ridiculo!
Acho que é uma maneira de terem poder como por exemplo a nivel das formações para angariarmos créditos, essas formações têm que ser na maioria na Ctoc, e penso que nós deveriamos poder escolher de livre vontade a nossa formação profissional.

Isabel disse...

Marquem a data, a hora e o local.

Anónimo disse...

Tipicamente PORTUGUÊS falam falam falam e não dizem nada... Na altura de realização de algo util todos fogem e não querem dar as caras... Esta é a sociedade em que vivemos um povo fraco...

Anónimo disse...

Eu sou apenas contra o preço do exame 300€ é muito dinheiro, pois sou recem licenciada (e trabalho como escriturária) e nem os 600€ que a Isabel referiu ganho! Portanto se alguns colegas nossos conseguem passar (parabéns para eles) … e outros não infelizmente (e se realmente querem ser TOC’s continuem a tentar)... quer dizer que é possível passar no exame (não é impossível nem nada do outro mundo como muitos comentários que aqui leio fazem parecer)… é tudo uma questão de dedicação ( a 100%) , preparação e muita concentração.
E a confiança nas nossas capacidades também ajuda!

Anónimo disse...

Alguem me sabe dizer se o CD na Dr. Susana e o curso de preparação ajudam para preparar nos para o exame

Anónimo disse...

SInceramente NÃO!!!

Anónimo disse...

Gostaria de saber se das pessoas que foram ao exame em 21 de Junho e chumbaram, se apresentaram recurso.

Eu chumbei e apresentei recurso, o resultado está quase a sair, e depois gostava de comparar com mais pessoas.

Anónimo disse...

resolvi não pedir recurso...já não sei que fazer...só espero que em Novembro seja de vez!!! boa sorte colegas e bom estudo

Anónimo disse...

Será que alguém que já tenha feito o exame me pode elucidar sobre os elementos de consulta que utilizou e qual o método de estudo que aplicou na preparação?

Anónimo disse...

diga um email e conforme possa posso enviar o que tenho digitalizado

Anónimo disse...

eu sou da mesma opinião que os exames têm que acabar. Fui a primeira vez a exame este no em março e xumbei por uma, fique revoltada comigo mesma mas paciência, fartei-me de estudar, acabei a minha licenciatura em economia com média de 16 e pensava que ia ser fácil. Voltei a exame em junho, fui mas muito pouco animada por o exame era um dos piores que eu já tinha visto, de todos os exames que a ctoc fez eu achei este o pior e cheio de erros. Mas consegui passar , fique contente mas isto não me ajudou em nada.Sei exactamente o mesmo. O meu trabalho dependia disso. O meu patrão chegou-me mesmo a dizeer que se voltasse a xumbar que tinha que me mandar embora, chegue mesmo a desesperar com isto tudo. Agora que passei ainda tenho mais um problema, nas declarações electrónicas ainda não sou reconhecida com TOC dai ainda não poder desempenhar as funções de TOC, já ligue para a ctoc e nada, estamos sempre no mesmo. Primeiro o problema é passar no exame depois é poder assinar a contabilidade.

Boa sorte a todos

Anónimo disse...

Agradeço desde já ao colega que se disponibilizou a ajudar. Peço-lhe por favor para enviar o que puder para o email contgreg@hotmail.com.
Fico-lhe eternamente grata.

Anónimo disse...

bem colega eu sinto-me também injustiçada visto saber fazer quase tudo ao nivel da contabilidade numa empresa e chumbei no exame, estou desesperada pq me sinto confiante no meu trabalho mas tenho as pernas cortadas. estou com esperança de estar inspirada na manhã de dia 8 de Novembro, mas a pressão é grande e mtas das vezes caímos nas esparrelas das perguntas por isso mesmo!!

Anónimo disse...

Nos enunciados dos exames aparece claramente a informação de que os códigos autilizar não podem estar anotados. Alguem sabe se podemos sublinhar a fluorescente, algumas partes desse codigo e organizá-los recorrendo a post-it?

Anónimo disse...

Colega,
Fui a exame em Junho e consegui passar. Levei os meus códigos com partes sublinhadas a fluorescente para ver melhor e com post-it com o nº e nome do artigo para ser mais rápido a procurar. Na sala onde eu fiz o exame eles nem sequer inspeccionar os códigos.

Anónimo disse...

FORA COM OS EXAMES JÁAAAAAAAAA!
SOU TÉCNICO DE CONTABILIDADE E LICENCIADO. EXERÇO ESTA ACTIVIDADE À 6 ANOS E SE NÃO FOSSE EU A "ELUCIDAR" O TOC PARA QUEM TRABALHO IA SER BONITO...
MAS PRA QUE RAIO QUEREM ELES CRIAR OBSTÁCULOS AOS PROFISSIONAIS? SERÁ QUE ESSA DESCULPA QUE EXISTEM MUITOS TOCS SERVE? NÃO ME PARECE...NÃO VEJO A ORDEM DOS ADVOGADOS A FAZER O MESMO, E NO ENTANTO TEMOS 1 ADVOGADO EM CADA ESQUINA...ENFIM...
DEIXE-SE DE COISAS, SR.AZEVEDO E DEIXE TRABALHAR QUEM MERECE...

Anónimo disse...

eu tambem sublinhei e pus post its, e uma anotação ou outra, não passei , mas espero que seja agora em Novembro

Anónimo disse...

Nuno Santos.....és tão bom e és...Tec.Contabilidade?? LOL Todos sabemos k existem TOCS com a 4ª classe, que já foram bons no seu tempo, actualmente não sabem o que é, por exemplo,uma IFRS. Mas se calhar é isto mesmo que a CTOC que evitar. E qto à ordem dos advogados, e ao contrario do que dizes, têm que fazer exame de admissao.

Anónimo disse...

a ordem dos advogados faz um exame justo depois de 6 meses de aulas de preparação, o que justifica um pouco melhor o custo do exame. Não se pode comparar com um exame de escolha multipla que custa 300€ como o nosso, ponham a mão na consciência e cheguem a um consenso! as ordens não servem p dar lucro e sim p nos ajudar na profissão. Andamos a pagar-lhes os ordenados "gordos" é o que é

Anónimo disse...

Também vou fazer o exame pela primeira vez em Novembro e encontro-me um bocado perdida. Se o colega que se disponibilizou a enviar o material que tem digitalizado não se importasse, agradecia imenso que mo enviasse a mim também.

p.ctoc@hotmail.com

Anónimo disse...

Como é que nós sabemos que elementos de consulta devemos levar para o exame? Quem já fez o exame, o que levou?

Anónimo disse...

imprimi todas as IAS, o q dá mais ou menos dois dossiers de arquivo, levei o fiscal da áreas editora que está muito bem organizado, levei também o código comercial e acho que mais nada. Podem por post its e sublinhar que foi o q fiz tam´bém , ninguem implicou

Anónimo disse...

E as 3 horas, acharam suficiente?

Anónimo disse...

O Plano Oficial de Contabilidade da Porto Editora será permitido?

Anónimo disse...

Alguem conhece alguma publicação que contenha a compilação das IAS

Anónimo disse...

não conheço mas dava jeito, sim o Poc também é permitido escquec-me desse, mas desde que não seja o Poc explicado claro. Achei as 3h insuficientes e tinha feito varios exames em casa, mas é diferente claro, nem consegui acabar pq com as gralhas deles ainda me atrapalhei mais, nomeadamente na pergunta 34 do exame de Junho, como não sabia q estava mal perdi mt tempo

Anónimo disse...

então as respostas dos recursos? ainda não se sabe de nada?

Anónimo disse...

Boa tarde,

Nem a propósito, hoje como ainda não tinha recebido a resposta do recurso que apresentei, liguei para a CTOC...disseram-me que algumas respostas já foram enviadas e que as restantes esperam que consigam preparar ainda durante esta semana.

Perguntei como têm sido os resultados, e disseram-me que as respostas têm sido basicamente para a pergunta 24...e que para alguns a CTOC deu razão para outras não. O que interessa para eles é a argumentação!!!

A todos que apresentaram Recurso espero que tenham sido convicentes e que a vossa capacidade de argumentação tenha sido a suficiente.

Assim que souber a minha repsosta comunico...fiquei de ligar no final da semana!

Anónimo disse...

de mim não levam nem mais um centimo!!! não ando a matar a cabeça para depois me puxarem o tapete debaixo dos pés e chumbar!!
Parasitas da sociedade são os srs da ctoc que vivem á custa daqueles que pagam e pagam e pagam e pagam....

Anónimo disse...

Por acaso já alguém recebeu a convocatória e o conteudo os temas do exame de Novembro? É que tenho estado à espera e nada.

Anónimo disse...

Sei que algumas pessoas já receberam, e depois esta epoca de exame deve estar lotada, porque como reprovaram imensos no exame anterior, ficam com prioridade para a proxima epoca, por isso pode acontecer não haver vagas.

Anónimo disse...

Eu recebi a minha convocatória hoje.
Na semana passada tinha ligado para lá a perguntar quando era suposto receber a carta e eles disseram que só iam começar a distribuir esta semana.

Anónimo disse...

Alguém tem ideia quantas pessoas irão ao exame de 8 de Novembro? Se forem muitos... certamente o grau de dificuldade será maior. Se no 1º
exame deste ano foram admitidos cerca de quatrocentos e vinte dois no 2º nao sei a estatistica mas de certo não foram muitos.. obviamente que irão ceifar a maior parte..

Anónimo disse...

Boa tarde

Alguém me consegue indicar tudo o que é necessário para fazer o exame de admissão à CTOC. Quais as datas dos exames do próximo ano e de que forma me posso preparar para o exame.
Melhor dizendo, toda a informação que tenham sobre a admissão à CTOC.

Quem puder dar essas informações agradecia que me enviasse para catia_stb18@yahoo.com.br

Agradeço já a todos os que possam fazer isso.

Cumprimentos

Anónimo disse...

acho que deves ligar para a ctoc e informar-te sobre o assunto, as datas dos proximos exames só saiem para o ano em príncipio mas o 1º deve ser em Março ou Abril, quanto a preparação podes fazer um dos cursos de preparação, o da Apotec é muito bom. Em relação ao curso podes ir ao site da apotec ou ligarlhes que eles te explicam tudo. o Próximo exame é dia 8 de novembro, que medo! eu vou lá estar...

Anónimo disse...

Mais uma vez está provado que se fala muito e não se faz nada.
Mais uma vez digo que o exame da CTOC é uma estupidez pegada,não tem sentido nenhum.Cada vez complicam mais ,paga-se bem pelo exame e quem precisa é que se trama.
Eu digo isto pq estou a ser prejudicado em termos profissionais,pq como não tenho a cédula profissional,tenho perdido oportunidades de emprego.
Já ouvi aqui no forum alguém propor para nos juntarmos para encontrarmos uma forma de mostrarmos o nosso desagrado com esta forma de avaliação.
Acho que só deveriamos ser avaliados através de um estágio e não estágio e exame.

Anónimo disse...

Também estou contra a questão do exame. Porque não o estágio? Que seja de 1 ano, ou 2...mas o exame é ridículo.

Eu também peço ajuda para a preparação para o exame.

nunoksantos@gmail.com

Abraço

Anónimo disse...

Eu fiz o exame de 8 de novembro de 2008.
Sou de acordo com o exame pois é necessário controlar o excesso de técnicos, mas também sou da opinião que os que são técnicos e não fizeram exame o deveriam fazer para existir igualdade de direitos.
Espero conseguir passar :)

Anónimo disse...

Acho incrível! 1º é a barreira dos exames,que só servem para fazer uma filtragem ao acesso á camara dos TOC, agora é a questão de colocarem um limite de tempo em que se está inscrito a candidato a TOC!Tem -se um prazo de 2 anos,caso se atinja esse prazo temos de efectuar nova candidatura,novos pagamentos,etc.
Para a direcção da CTOC isto é uma verdadeira mina de fazer dinheiro!!!
Eu pergunto se isto não terá um fim!!!
O mal é ninguém se queixar,ninguém se manifesta,todos concordam com esta situação.
Ouvi alguém dizer que nos deviamos juntar todos para mostrar o descontentamento.Concordo,façamos uma reunião para debater esta situação e tomarmos medidas,isto pq acredito que o descontentamento é generalizado.Podem contar comigo,basta fazerem uma convocatória nesta página a marcar o dia ,hora e local,que eu estarei presente...sou um dos interessados em resolver este problema que nos afecta a todos!!!!

Anónimo disse...

...se não houver exames é que a profissão é cada vez mais uma miséria...acho muito bem haver os exames e mais só os cursos de contabilidade é que se deviam poder inscrever...mais ninguem...os outros têm as suas ordens, que vão para lá...

Os posts mais populares (de sempre!)

Pesquisar neste blogue