quarta-feira, 15 de dezembro de 2004

Plano de Comissões para 2005

Para 2005 (leia-se no ponto 1.2 do Plano de Actividades) serão criadas comissões para a nível nacional proceder a visitas a estagiários e patronos (...).
  • Pergunta: então e as criadas em 2004 (em 2004 foram constitudas comissões de estágio e de exame)? São as mesmas - "revistas e aumentadas" - ou são mais comissões?
  • Custo: 75 euros (ver orçamento, em Honorários: serão visitados 1333 estagiários), mais "quilómetros" e refeição e alojamento... sim, porque podem ser necessários visitar estágios a mais de 30 quilómetros de casa...
Comissão especializada cujo objectivo é o estudo e análise das propostas para o SISTEMA COMPLEMENTAR DE SEGURANÇA SOCIAL (leia-se no ponto 1.5 do Plano de Actividades).
  • Pergunta: Então para que serve a Direcção? As propostas chegam e a Direção sugere à comissão qual a melhor proposta. A comissão propõe essa mesmo e é essa que a Direcção escolhe... tá certo.
  • Custo: 20000 euros... a dividir por quantos?
Comissão de Controlo de Qualidade (leia-se no ponto 1.6 do Plano de Actividades).
  • Pergunta: 25 equipas de visitas. Quantas pessoas por equipa? Duas visitas por semana. Cada equipa faz duas visitas (50 visitas) ou duas visitas, só...
  • Custo: 100 euros por visita (ver orçamento, em Honorários), mais "quilómetros"... blá, blá, blá... não estou a ver como se chega aos 440000 euros previstos no orçamento...
Comissão de para aquisição de nova sede para a CTOC (leia-se no ponto 1.7 do Plano de Actividades).
  • Pergunta: Porque é que a comissão, criada em 2003, não ajudou a Direcção a cumprir o plano de actividades para 2003? Porque é que a comissão, reconduzida em 2004, não ajudou a Direcção a cumprir o plano de actividades para 2004? Porque é que a comissão de 2003 e de 2004 vai ser reconduzida para 2005? Será porque não há duas sem três?
  • Custo: Não estou a ver no orçamento valores para esta comissão. Parece que, ao menos, esta comissão é remunerada ao preço justo.
Comissão de Exames (leia-se em FSE do Orçamento).
  • Pergunta: Os exames vão ser difíceis ou fáceis? Quantos TOC depois de "controlados" pela outra comissão, a do controlo, vão fazer o exame?
  • Custo: 19200 no total. A 3 exames ao ano, dá 6400 cada exame. Dividido por quatro, por cada representante da especialidade (contabilidade geral, analítica, fiscalidade e deontologia), dá 1600 cada especialidade. Dividido por 3 membros de cada especialidade, dá 533 euros por membro... vá lá, não parece assim uma grande comissão... em custo, leia-se!
  • Proveito: cada exame profissional terá um custo para quem o realizar de 100 euros. Ora isto dá lucro acima dos 64 exames por chamada... pode ser? terei feito bem as contas?... Não posso confirmar: nos proveitos não vem reflectida esta rubrica... só há proveitos relativos a exames de "ética" e a estágios...
E parece que em 2005 não funcionam mais comissões... E comissões que funcionam?

Pergunta: Que nome se dá a um elemento de uma comissão da CTOC?
Resposta: Comissionista.

1 comentário:

Anónimo disse...

Caro Colega,

Uma comissão é uma comissão e.. dá sempre jeito! E nesta "casa" como se vê, ele há comissões para todos os gostos, mas não para qualquer um. É a dos estágios, composta pelos "amigos" e "amigos dos amigos", é a do sistema complementar de ss, idem idem, cuja promessa foi do anterior mandato, mas ainda não se sabe como vai ser ou se é que chega a ser, é a do controlo de qualidade que vai ser para os amigos e conhecidos, enfim é o bicho é o bicho... e assim se "devoram" grande parte das contribuições pagas mensalmente pelos TOCs.

Quanto à comissão da aquisição da nova sede, parece que a mesma é composta por membros dos orgãos sociais, os quais já são remunerados, principescamente nalguns casos, escandalosamente noutros. No entanto ("não sei se fale, não sei se diga, não sei se pense"), consta que poderá haver outra "recompensa" pelo esforço dispendido, para além de outras despesas com esta comissão que têm sido incluídas noutras rubricas. Afinal de contas os cartões de crédito servem para quê?

No entanto, a fazer fé numa noticia publicada na comunicação social e no site da CTOC (Noticias/Media), a sede já foi adquirida por oito milhões de euros. Como tal esta comissão não deverá ser reconduzida para 2005.
Ou será que...

Já agora não se esqueça do GECTOC que aparece duplamente em Honorários e Trabalhos Especializados, 80.968+14.280=95.248 e que se saiba nunca produziu nenhum estudo!

E ainda da Jornada Palop 200.000!!!

E já agora, quanto é que no passado se gastou com o Manual do Toc, o qual até hoje ainda não apareceu?

"Moral da dita cuja": a comissão dada não se regateia o valor, mem se recusa, porque há sempre outro para aceitar.

Sara Andrez

Os posts mais populares (de sempre!)

Pesquisar neste blogue